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quarta-feira, 22 de março de 2006 - 21:48Automobilismo brasileiro, DKW & cia., Museus & coleções

Pega, mata e come

SÃO PAULO (há os que falam e os que fazem) – Está pronto o Carcará II. Há meses que nós, dekawezeiros de plantão, vimos acompanhando a epopéia empreendida pelo colecionador Paulo Trevisan, de Passo Fundo, que simplesmente encomendou um novo Carcará a Toni Bianco, esse que aparece na foto, de julho do ano passado, moldando a carroceria de alumínio na garagem de sua casa.

O jornal O Globo dedicou uma página ao assunto, hoje, matéria do incansável Jason Vogel.

Já vi algumas fotos do Carcará II na pista, os testes estão sendo feitos em Guaporé, e ele vai andar em junho no Rio. Quem (ainda) nunca ouviu falar do Carcará, é só clicar aqui.

Grande Carcará. Grande Trevisan. Grande Lettry, Anísio, Rino, Crispim, Toni, Norman, Bob, os heróis daquela aventura. Grande Vemag.

16 comentários

  1. mendonça disse:

    Olá

    Fui piloto de kart e f 1600 da Alpie na década de 80, logico que até hoje ainda tem gasolina correndo na veia…rsrs
    Gostaria de saber se os custos da Classic são altos e quem prepara estes carros, resumindo, como faço para andar de Classic?

    Abraço

    Mendonça

  2. Hagar disse:

    O Toni Bianco (que além do mais é um grande ser humano, gente da melhor qualidade) construiu 5 “Fórmula Junior”, que eram pensados para usar motor DKW e Gordini. Tinham suspensão dianteira de Gordini. Um deles recebeu motor Alfa Romeu e foi pilotado pelo grande Celso Lara Barberis que com ele se acidentou em Interlagos e faleceu. Recentemente ele fez o 6o. com mecanica DKW por encomenda do paulo Trevisan (de Passo Fundo-RS).
    Um deste chassis tubulares foi carenado em aluminio e virou o Carcará. Este Carcará foi posteriormente “vítima” de adaptações loucas, como se fazia na época, sem engenharia: o Normaan Casari colocou nele um motor Ford 289 nacional (aquele dos primeiros Galaxies e F100). Ficou desequilibrado (suspensão de Gordini com motor de caminhão) , nunca mais andou direito e virou sucata.
    Sobre o record do Carcará: o piloto escolhido era o Marinho, mas na hora “H” puxaram o tapete dele e deram para o Norman Casari pilotar…O Marinho era MUITO mais piloto!!!
    Abraços, Hagar

  3. vitão disse:

    Veloz-HP , muito obrigado. Ouvi falar do projeto, mas nunca soube que ele chegou ao estágio de protótipo.

  4. Filipe W disse:

    Pô Veloz-HP não regula as fotos não !!! hehehehe

    Pelo visto vc tem um tesouro aí escondido e fica regulando.

    Brincadeiras a parte valeu mesmo pela adição.

    eu queria era fazer o maior repositório digital de fotos de corridas e carros brasileiros de todas as épocas, por enquanto é sonho mas de pouco a pouco quenm sabe.

  5. VELOZ-HP disse:

    Vitão, eu tenho uma foto de um Fissore de corrida que começou a ser desenvolvido na própria Vemag mas, com a desativação do Dept. de Competições e a posterior venda para a VW, tudo parou. Nunca mais ví esse carro, por certo a VW o sucateou mas sobrou uma foto.
    Vou tirar uma cópia e mandar para o Flávio e êle certamente a colocará no blog.

  6. Alexandre Reis disse:

    Ainda bem que pra nossa sorte, quando o CARCARÁ II for para a pista, o Gomes vai postar aqui antes e depois pra galera poder acompanhar.

  7. RENAN NERY disse:

    DESCULPE-ME FLÁVIO E DEMAIS AMIGOS DESTE ESPEÇO, O ENDEREÇO CORRETO É : http://www.memoriadapropaganda.org.br
    Podem comprar com a Aurea, é uma pessoa especial.

  8. vitão disse:

    FG, vc fala muito do DEKADABLIU, mas quase nada do Fissore? Algum preconceito ? O meu pai teve uns 4 BELCAR, era amigo do Wladimir Pieski, que tinha uma revenda em SBC. Fui lá algumas vezes. Vc tem foto de algum Fissore de corrida ?

  9. RENAN NERY disse:

    COMO DECAVEZEIRO DE CORAÇÃO INFORMO QUE TENHO UMA FITA DE VIDEO CONTANDO TODA A VIDA DO CARCARÁ, COMO TAMBÉM AS FITAS E OS DV’S DE TODA PROPAGANDA DE AUTOMÓVEIS VEICULADA NA TV DE 1949 A 1998, BELO ACERTO PRODUZIDO PELO MUSEU DA PROPAGANDA, QUEM TIVER INTERESSE ACESSE: http://www.museudapropaganda.org.br.

    Renan Nery.

    • André da Costa disse:

      Prezado Renan, esta fita com a história do Carcará você comprou? Se sim, onde? É possível comprar outra ou você disponibilizaria/venderia uma cópia em CD ou DVD? Qual é o conteúdo desta fita?

      Sou verdadeiramente apaixonado pelo Carcará, representante único da grande engenhosidade e coragem de brasileiros ilustres como Anísio Campos, Toni Bianco, etc.

      Um grande abraço.

  10. Filipe W disse:

    Grande notícia !

    Agora poderemos reviver e sentir um pouco daqueles tempos heróicos com grandes figuras do automobilismo brasileiro.

    Alguem sabe que dia e onde será ?

  11. Flavio Chinini disse:

    Lembro que o Toni Bianco construiu um chassi de F2 (na época da F2 Sulamericana)… Alguém sabe se este carro foi alguma vez para a pista?

  12. Maurício Morais disse:

    Parabéns a todos os envolvidos no renascimento desta lenda automobilística chamada Carcará.
    É nossa história sendo valorizada.

  13. Carlão disse:

    Flávio Gomes, vc nós dá uma boa noticia para amantes do automobilismo. História fascinante a do Carcará, e espero sucesso na nova empreitada. Vc estará lá para cobrir todos os detalhes ????

  14. "Japoneis" disse:

    Foi por meio deste blog, q conheci a historia do automobilismo nacional…
    Todas suas aventuras, invencoes, criacoes, bem como suas decepçoes…
    Caso do Carcará original que desapareceu… Fiquei muito chateado qdo sou be q o original nao existia mais…
    Mas eis que ressurge a lenda…
    Espero que esse seja muito bem cuidado pra toda a eternidade…
    FG deve estar felicissimo…
    Abraços

  15. Prperalta disse:

    Pessoal, se alguem quizer ver mais Carcará II vejam o site:
    http://www.bandeiraquadriculada.com.br
    Até lá…

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