Velozes e furiosos
SÃO PAULO (certas curvas desaparecem) – Ainda na série “fotos antigas de autódromos”, o Paulo Guedes nos brinda com mais algumas do fundo de seu baú. Segundo o blogueiro de carteirinha, elas são das 24 Horas de Interlagos circa 1975. Ele mesmo tirou, pelo lado de dentro da curva do Sargento.
O Fusca #29: Alfredo Guaraná Menezes; o Maverick #20: Nilson e Bird Clemente; o Maverick #18: Camillo Christófaro e Camilinho; o Opala #7: “Não tenho idéia de quem são os pilotos, mas a foto é bonita”, diz o Guedes. É linda.
O barato é que na época neguinho se espalhava pelos gramados do autódromo sem muita preocupação com segurança. O Guedes, mais um pouco, entrava nos carros ou pedia para o piloto sorrir!
Faltava segurança. Mas sobrava charme…
O Opala era pilotado pelo Bob Sharp e Jan Balder nas Primeiras 25 horas de Interlagos, em 25 de agosto de 1973. Na foto quem pilota é Jan Balder, usava capacete prata e Bob usava capacete branco…é isso
Ô Stephan, grande sacada. o Bob Sharp, passou a correr depois de Maverick pela equipe do Grecco. com relação aos pilotos que corriam de Opala: Ciro caires em 1974 pela Div-3 (aliás, vi esse carro pela última vez em 1993 em Belém do Pará, disputando km de arrancada); Luisinho Pereira Bueno, em Div-1 (71, 72) pela Hollywood. o pai do Massa, ao que me conste, correu pela extinta Fórmula Uno. Saudações.
Não quero ser chato, mas tomei gosto pela coisa. A propósito dos pilotos do Opalão #7, são Bob Sharp e Jan Balder, salvo engano.
FG:
Não é verdade que
Elas são eliminadas, assassinadas por administradores incompetentes.
No lugar da antiga Curva do Sargento hoje existe uma quadra de esportes… Arrancaram o barranco, e fizeram uma quadra no meio de um autódromo… A velha e maravilhosa curva do Sol termina , e recomeça logo depois…Tem que ser muito burro, incompetente e ignorante para produzir uma atrocidade dessas.
Nas primeiras transmissões da F1 em Interlagos, a Globo colocava uma camera bem no ponto de onde tiraram estas fotos, e produzia closes incríveis do cockpit. Dava para ver as mudanças de marchas e o movimento dos braços, claramente.
Hoje, caso alguem tente reativar o circuito antigo vai ficar sem uma das mais desafiadoras curvas de Interlagos. Tem um buraco e uma quadra inútil no lugar…
Ah, sim: o Maverick 18 foi pilotado por Camilão e Eduardo Celidônio, a mesma dupla que havia vencido a Mil Milhas em 1966.
Caros, esta Mil Milhas é de 1973 – foi realizada no finalzinho daquele ano. Além do Guaraná, guiou o Fusca um piloto chamado Luigi Giobbi.
Sobre o Opala: a dupla era Bob Sharp e Jan Balder. José Carlos Ramos guiou com os outros dois em algumas corridas, mas não na Mil Milhas.
O legal da publcação destas fotos é descobrir que alguns de voces tambem estiveram lá. No proximo Racing Day espero ir a Interlagos para um papo.
Estas fotos são da Mil Milhas de 1974,vencidas pelo Ford Maverick nº 20 dos irmãos Clemente,aqui como Divisão 3,sendo o mesmo carro que estreou nas 25 Hs de Interlagos de 1973 como Divisão 1.O Fusca 29 é do Guaraná,que me parece terminou em 5º(vou pesquisar),mas durante a madrugada,ficou por horas na segunda posição.O Opala nº 7 foi pilotado por Jan Balder/Bob Sharp/José Carlos Ramos.O Ford Maverick nº 18 é realmente do grande Camilão com seu número característico.
Nesta prova se não me engano os pilotos do Opala 7 eram Jan Balder, Bob Sharp e Reinaldo Campello. Eles se classificaram em terceiro na prova vencida pelos irmãos Clemente (Bird e Nilson) com Camilo chegando em segundo. Vou pesquisar para confirmar as informações sobre o Opala 7.
curtiçao essa curva do opalão,ela está bem inclinado,isso é que é automobilismo de verdade,e não essa tal de stock júnior,e essa v8 com esse regulamento nascar.
Confesso que sinto nojo quando penso em nascar,irl,indy,ou cart(é tudo uma %!@$&@#mesmo)f- mundial,autódromos(?) ovais,superovais,ou seja não gosto do automobilismo(?) da américa*
“* a palavra américa, vai contra tudo que este que vos escreve pensa, no caso do uso disseminado nos EUA do termo “América” como sinônimo de “Estados Unidos”. Mas como o nome do continente virou até titulo de novela, este que vos escreve desistiu de brigar sozinho e também de criar uma ONG que lutaria pela proibição de tamanha atrocidade discriminatíoria contra os coitados das Américas Central e do Sul.
é isso aí FG
Opalão muito bonito!! interessante a inclinação da curva! A galera devia vim de pé embaixo ai!
Seus comentários sobre segurança e charme de Interlagos, me fizeram lembrar do tempo que atravessava as pistas , depois de pular o muro atrás da reta oposta para ver de perto O Rato (emerson fitipaldi) correndo de Dauphine e o Bird Clemente de Wyllis Interlagos. Bons tempos aqueles.
Roni Franco
Pena que não dá pra ampliar essas fotos….muito legal!
Nessa época a Brahma patrocinava pilotos do RJ, deve ser um deles..talvez Bob Sharp..
Na época, se o piloto colocava alguma das rodas na grama, corria o risco de até capotar, pois os matinhos eram plantados na areia. Teve uma corrida, no final da década de 70, que muitos carros capotaram, nos treinos e na corrida….
Belas fotos !!!!! E o Opalão patrocinado pela BRAHMA, até isso daqui a pouco vai acabar.
Ja achei este site: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/BobSharp.htm
Opalao numero 7 de Bob Sharp. As vezes (em corridas longas) Jan Balder e Jose Carlos Ramos.
Opa! Perai! Ele corrie de Opalao e mudou-se para maverick em 1975.
Agora virou pesquisa – quem se habilita???
Vamos la – Quem corria de Opalao na epoca: Ciro Cayres, Luis Pereira Bueno, Paulo Gomes, Pedro Vitor deLamare … me espaca alguns. O Pai do Massa, corria de Opalao?