Velozes e furiosos

SÃO PAULO (certas curvas desaparecem) – Ainda na série “fotos antigas de autódromos”, o Paulo Guedes nos brinda com mais algumas do fundo de seu baú. Segundo o blogueiro de carteirinha, elas são das 24 Horas de Interlagos circa 1975. Ele mesmo tirou, pelo lado de dentro da curva do Sargento.

O Fusca #29: Alfredo Guaraná Menezes; o Maverick #20: Nilson e Bird Clemente; o Maverick #18: Camillo Christófaro e Camilinho; o Opala #7: “Não tenho idéia de quem são os pilotos, mas a foto é bonita”, diz o Guedes. É linda.

O barato é que na época neguinho se espalhava pelos gramados do autódromo sem muita preocupação com segurança. O Guedes, mais um pouco, entrava nos carros ou pedia para o piloto sorrir!

Faltava segurança. Mas sobrava charme…

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz salomão
luiz salomão
18 anos atrás

O Opala era pilotado pelo Bob Sharp e Jan Balder nas Primeiras 25 horas de Interlagos, em 25 de agosto de 1973. Na foto quem pilota é Jan Balder, usava capacete prata e Bob usava capacete branco…é isso

joaquim filho
joaquim filho
18 anos atrás

Ô Stephan, grande sacada. o Bob Sharp, passou a correr depois de Maverick pela equipe do Grecco. com relação aos pilotos que corriam de Opala: Ciro caires em 1974 pela Div-3 (aliás, vi esse carro pela última vez em 1993 em Belém do Pará, disputando km de arrancada); Luisinho Pereira Bueno, em Div-1 (71, 72) pela Hollywood. o pai do Massa, ao que me conste, correu pela extinta Fórmula Uno. Saudações.

joaquim lopes filho
joaquim lopes filho
18 anos atrás

Não quero ser chato, mas tomei gosto pela coisa. A propósito dos pilotos do Opalão #7, são Bob Sharp e Jan Balder, salvo engano.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
18 anos atrás

FG:
Não é verdade que
Elas são eliminadas, assassinadas por administradores incompetentes.
No lugar da antiga Curva do Sargento hoje existe uma quadra de esportes… Arrancaram o barranco, e fizeram uma quadra no meio de um autódromo… A velha e maravilhosa curva do Sol termina , e recomeça logo depois…Tem que ser muito burro, incompetente e ignorante para produzir uma atrocidade dessas.
Nas primeiras transmissões da F1 em Interlagos, a Globo colocava uma camera bem no ponto de onde tiraram estas fotos, e produzia closes incríveis do cockpit. Dava para ver as mudanças de marchas e o movimento dos braços, claramente.
Hoje, caso alguem tente reativar o circuito antigo vai ficar sem uma das mais desafiadoras curvas de Interlagos. Tem um buraco e uma quadra inútil no lugar…

Panda
Panda
18 anos atrás

Ah, sim: o Maverick 18 foi pilotado por Camilão e Eduardo Celidônio, a mesma dupla que havia vencido a Mil Milhas em 1966.

Panda
Panda
18 anos atrás

Caros, esta Mil Milhas é de 1973 – foi realizada no finalzinho daquele ano. Além do Guaraná, guiou o Fusca um piloto chamado Luigi Giobbi.

Sobre o Opala: a dupla era Bob Sharp e Jan Balder. José Carlos Ramos guiou com os outros dois em algumas corridas, mas não na Mil Milhas.

Paulo R.Guedes
Paulo R.Guedes
18 anos atrás

O legal da publcação destas fotos é descobrir que alguns de voces tambem estiveram lá. No proximo Racing Day espero ir a Interlagos para um papo.

Edison Guerra
Edison Guerra
18 anos atrás

Estas fotos são da Mil Milhas de 1974,vencidas pelo Ford Maverick nº 20 dos irmãos Clemente,aqui como Divisão 3,sendo o mesmo carro que estreou nas 25 Hs de Interlagos de 1973 como Divisão 1.O Fusca 29 é do Guaraná,que me parece terminou em 5º(vou pesquisar),mas durante a madrugada,ficou por horas na segunda posição.O Opala nº 7 foi pilotado por Jan Balder/Bob Sharp/José Carlos Ramos.O Ford Maverick nº 18 é realmente do grande Camilão com seu número característico.

Guilherme Machado
Guilherme Machado
18 anos atrás

Nesta prova se não me engano os pilotos do Opala 7 eram Jan Balder, Bob Sharp e Reinaldo Campello. Eles se classificaram em terceiro na prova vencida pelos irmãos Clemente (Bird e Nilson) com Camilo chegando em segundo. Vou pesquisar para confirmar as informações sobre o Opala 7.

zé dirceu
zé dirceu
18 anos atrás

curtiçao essa curva do opalão,ela está bem inclinado,isso é que é automobilismo de verdade,e não essa tal de stock júnior,e essa v8 com esse regulamento nascar.
Confesso que sinto nojo quando penso em nascar,irl,indy,ou cart(é tudo uma %!$&#mesmo)f- mundial,autódromos(?) ovais,superovais,ou seja não gosto do automobilismo(?) da américa*

“* a palavra américa, vai contra tudo que este que vos escreve pensa, no caso do uso disseminado nos EUA do termo “América” como sinônimo de “Estados Unidos”. Mas como o nome do continente virou até titulo de novela, este que vos escreve desistiu de brigar sozinho e também de criar uma ONG que lutaria pela proibição de tamanha atrocidade discriminatíoria contra os coitados das Américas Central e do Sul.

é isso aí FG

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
18 anos atrás

Opalão muito bonito!! interessante a inclinação da curva! A galera devia vim de pé embaixo ai!

roni
roni
18 anos atrás

Seus comentários sobre segurança e charme de Interlagos, me fizeram lembrar do tempo que atravessava as pistas , depois de pular o muro atrás da reta oposta para ver de perto O Rato (emerson fitipaldi) correndo de Dauphine e o Bird Clemente de Wyllis Interlagos. Bons tempos aqueles.
Roni Franco

Leandro
Leandro
18 anos atrás

Pena que não dá pra ampliar essas fotos….muito legal!

paulo aidar
paulo aidar
18 anos atrás

Nessa época a Brahma patrocinava pilotos do RJ, deve ser um deles..talvez Bob Sharp..

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Na época, se o piloto colocava alguma das rodas na grama, corria o risco de até capotar, pois os matinhos eram plantados na areia. Teve uma corrida, no final da década de 70, que muitos carros capotaram, nos treinos e na corrida….

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Belas fotos !!!!! E o Opalão patrocinado pela BRAHMA, até isso daqui a pouco vai acabar.

Stephan
Stephan
18 anos atrás

Ja achei este site: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/BobSharp.htm
Opalao numero 7 de Bob Sharp. As vezes (em corridas longas) Jan Balder e Jose Carlos Ramos.
Opa! Perai! Ele corrie de Opalao e mudou-se para maverick em 1975.
Agora virou pesquisa – quem se habilita???

Stephan
Stephan
18 anos atrás

Vamos la – Quem corria de Opalao na epoca: Ciro Cayres, Luis Pereira Bueno, Paulo Gomes, Pedro Vitor deLamare … me espaca alguns. O Pai do Massa, corria de Opalao?