1 CHOPPS, 24 PASTEL

SÃO PAULO (virão outros?) – Este é o 22º GP do Brasil seguido em que trabalho. Além de ser uma evidência de que estou em fim de vida e carreira, é uma longa história de observações, desde os tempos de Jacarepaguá e das primeiras quando da volta da F-1 a São Paulo. Foram anos de Senna e Piquet, Prost e Mansell, muito Schumacher, overdose de Barrichello.

Interlagos mudou alguma coisa desde 1990, mas não muito na essência. O espaço atrás dos boxes aumentou bastante. Está tudo mais moderno e bem cuidado. É normal. Mas é um autódromo velho. Afinal, são 70 anos de vida. Conheço vários pelo mundo. Da F-1 atual, todos menos as pistas da Turquia, Cingapura, Valência e Abu Dhabi. Dessa safra nova de circuitos gigantescos, inaugurada com Sepang, já estive na China e no Bahrein, além, claro, dos repaginados Nürburgring, Hockenheim, Silverstone e sei lá mais onde.

E não há nada igual a Interlagos.

Nada igual, porque aqui as pessoas se encontram. E andam entre pneus e caixas de motores e pedaços de carro e tambores de óleo e latões de gasolina. Aqui se sente o cheiro da gasolina. O paddock é apertado, mas todo mundo quer passear entre um treino e outro, porque sabe que vai encontrar aquele velho amigo, aquele mecânico com quem trabalhou não sei onde, aquele cara que em Istambul ou Xangai ele não verá nunca, porque o paddock é enorme, deserto, os boxes são distantes uns dos outros, há quilômetros de assepsia entre a McLaren e a Brawn, a Force India e a Renault, não há bicos, mulheres, atrizes, modelos, manequins (já houve mais peruagem aqui, mas não se pode querer tudo).

Aqui todo mundo arruma uma credencial. O dono da equipe de F-3, o instrutor da escola de pilotagem aqui na frente, o tesoureiro da federação, o pilotinho de kart, o amigo do Rubinho, a familia do Massa, os caras das empresas, o gerente da firma, os policiais federais e os delegados, o secretário de meio-ambiente e seus assessores, a turma da faxina é numerosa, a da segurança, também. Aparecem jornalistas que a gente só vê uma vez por ano, é um evento festivo e concorrido, mas em Interlagos sempre cabe mais um.

E o pessoal da F-1, que é normalmente chato e metido a besta, parece voltar um pouco no tempo e entra no clima da camaradagem, circulando entre pneus, esbarrando em bundas e peitos, fumando loucamente na porta dos banheiros movimentados, jogando bitucas no chão, suando, se molhando na chuva, encharcando as meias e os tênis e, no fim do dia, se acabando na picanha e na caipirinha e, se der tempo, numa morena faceira.

Interlagos é um pouco do que sobrou de automobilismo na F-1. Boa corrida a todos.

domingo 010

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Tô ficando louco ou é o Erasmo Carlos, na cadeira de rodas?

Guimarães
Guimarães
14 anos atrás

Caro amigo, navegando por estas bandas vi seu nome ligado ao assunto e não poderia deixar de perguntar:
voce é o Claudio Ceregatti que fez Mecânica na ETE Lauro Gomes nos idos de 70? Meu contato:
[email protected]
Grato pela atenção e um abraço,
Guimarães

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Na primeira vez que entrei em Interlagos, tinha 16 anos. Entrei pulando o muro, perto da curva 2, coisa que hoje em dia não dá nem p’ra sonhar em fazer. Era uma corrida de Endurance, de motocicletas, 12 Horas de Interlagos, se não me engano. Jurei p’ra mim mesmo que um dia estaria na pista, correndo. Consegui cumprir meu juramento aos 45 anos, e pretendo correr até o dia em que não conseguir mais entrar no carro. Portanto, Flávio, bobagem esta coisa de “fim de carreira”.

ROMULO NACRUTH LOBO
ROMULO NACRUTH LOBO
14 anos atrás

Cade o Nelsinho Piquet, tudo isso que aconteceu com ele, é para calar a boca do pai, pois lembro dele dizer que não queria o filho patinando nessas equipes pequenas, pois é o Nelsinho patinou, rodou, bateu e saiu fora não só de uma pequena equipe, mas patinou para fora da formula 1 para sempre, e ai Nelsão, teu arrogante, prepotente, tomara que isso sirva de lição para você, agora vai ter que ficar mendigando até mesmo as pequenas equipes para aceitar teu filho de volta.

Nelson Carneiro
Nelson Carneiro
14 anos atrás

Flávio, vc poderia postar mais fotos de bastidores, por favor? Histórias também, pls? Por exemplo: “Foto + História”. Uma foto e a descrição do que estava acontecendo, qual foi a conseqüência, etc. Valeu…

Baroni
Baroni
14 anos atrás

Tenho um sentimento especial por Interlagos, explico: Nas décadas de 60 e 70, meu pai, mecânico formado na oficinas da vida, contava estórias lindas de uns malucos correndo de Karmann-Ghia, VW, DKW, um tal de “Moco”, um tal de “Fittipaldi”. Eram sensacionais as estórias dos acampamentos no autódromo.

Espero que esse “clima” ainda perdure em Interlagos. Esses circuitos “mudernos” são de uma chatice monumental.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

E os mecânicos da Brawn tirando a mangueira arrebentada do carro do Kova? Achei muito legal da parte deles. Tem a ver com esse espírito.
Ano passado os caras da Ferrari tiveram que mandar nos 400m rasos…

Pry
Pry
14 anos atrás

FIM DE VIDA E CARREIRA?!?!? ISOLA, CARA!! Vc ainda tem que viver muito e escrever mto sobre automobilismo!

Andre Decourt
14 anos atrás

Com certeza seria MUITO melhor no Rio…

Alehand
Alehand
14 anos atrás

Belas palavras, Flavio.

Virgo
Virgo
14 anos atrás

Chefia, que beleza de texto. As pessoas se deixam impressionar pelo hardware todo, mas eu sempre achei que esse contato é o importante. É o mesmo motivo pelo qual as olimpíadas me emocionam. Pessoas do mundo todo, aqui no velho Interlagos, interagindo. Simples assim. Era o que me encantava nos nossos farnéis.

Caio, voce me fez sentir uma puta saudade dessa putada (no melhor sentido do termo) toda!

Cerega, lembrei de voce quando vi a coruja…
Abraço no 6

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  Virgo
14 anos atrás

E eu, sempre lembro de voce, Virgo.
Porque sumiu, cara?
nada mudou, e a pilotaiada continua a fazer o S do mesmo jeito…
Abraços

geraldo nunes
geraldo nunes
14 anos atrás

O senhor na cadeira de rodas à direita seria o Frank Williams???

Denise
Denise
14 anos atrás

Flávio, não acho que você esteja no fim da carreira… e muito menos no fim da vida!

Ânimo, garoto!!! Ainda tem muito GP pra você cobrir!!!

Beijo,

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

“… de que estou em fim de vida e carreira”. Que drama hein? Parece que vc tem a mesma idade do Murray Walker….

Pedro Nandi
14 anos atrás

Ótimo texto Flávio! Nostalgia master aqui, hahahaha!

Flavio Costa
Flavio Costa
14 anos atrás

Até parece que o arrogante do Bernie, que só pensa em $$$, vai levar pro túmulo toda sua fortuna…inglês tonto!

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
14 anos atrás

Sou um grande apaixonado por Fórmula 1, automobilismo e esportes em geral. Tive a felicidade de escolher 2006 como meu ano de “estrear” em Interlagos como torcedor e ver a vitória do Massa, o bi do Alonso e o show do Schumi na despedida dele.
Mas, nada foi tão recompensador quanto ouvir o primeiro carro na pista na Classificação de sábado, ainda do lado de fora do autódromo (graças a fila do meio-ingresso em que estava um grande amigo meu com quem dividimos os momentos no GP).
Como jornalista que sou, quero conhecer os bastidores de um GP Brasil assim como já conheço Stock Car, F.Truck e WTCC em Curitiba.
Achei o texto do Flávio sensacional, que resume o sentimento perante à realização de um GP Brasil e que traduz a razão que, independente de quem vença ou seja campeão e independente de quão ruim possa ser um Nakajima ou Grosjean, estando na F1 tem que ser é profissional em excelência.

Jefferson
Jefferson
14 anos atrás

Parabéns ao Flavio por despertar paixão com suas palavras, parabéns ao Rubinho pela longevidade na F1 e pela garra e vontade demonstrada.

ra
ra
14 anos atrás

E o rubinho continua o mesmo marcha lenta!

Pierre
Pierre
14 anos atrás

Não é sempre que vemos o Rubinho ser primeiro em alguma coisa. Pois bem, hoje, quebrando a tradição, Rubinho conseguiu! Foi o primeiro a saudar Button pelo título. Parabéns Rubinho pela conquista!

Milena
Milena
14 anos atrás

Lamento por aqueles que só sabem criticar, mas jamais seriam capazes de chegar onde o Rubinho chegou, com garra, honra e carater. O povo brasileiro só valoriza que chega em primeiro, ser o segundo melhor do mundo não tem valor.
Sabem criticar, e muito bem, o Rubinho, mas são incapazes de mover uma agulha pra tentar mudar esse país. São lesados e lesão todos os dias, horas esse é o país da ‘vantagem’, por isso pessoas honestas não tem vez.
Rubinho torço por você, sempre torci e sempre torcerei.
És um profissional incrível, tenho orgulho de tê-lo como meu representante.

EU
EU
14 anos atrás

A FÓRMULA 1 PERDEU A ESPORTIVIDADE, QUEM GANHA A CORRIDA NÃO É O PILOTO, MAS A EQUIPE. LEMBRAM DO RUBINHO DEIXANDO O SHUMAKKER PASSAR, PQ O DONO DA EQUIPE MANDOU?? E NELSINHO? QUE BATEU PQ O ROSS BRAUN MANDOU? AFINAL É CORRIDA OU NAO É? CADE A COMPETITIVIDADE? ELES FAZEM O ESPORTE PERDER A GRAÇA E GANHANDO A CORRIDA PELOS INTERESSES E NAO PELO TALENTO!

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Bixxxxu acabei de ver o Pet do Flamengo de 37 anos mesma idade do ovó Rubinho com muita raça e categoria fazer um gol maravilhoso no Palmeiras… falta isso no Rubinho…. raça… fala menos e agir mais… para de ficar naquela novela de babação de ovo com o Galvão Bueno que ninhuem aguenta mais…
mais sorte da próxima… ou da próxima… ou da próxima vez!!!

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Rubinho….. brilha muitu nu curinthia

Rodrigo Ruiz
14 anos atrás

Me sinto assim em qualquer outra prova em Interlagos, mas infelizmente ainda me falta um QI a mais na F1.
Há 4 anos que tento entrar. Já tive gente honesta falando que não ia conseguir arrumar, já tive um monte de promessas de “falsos” amigos que na época da corrida simplesmente sumiam e depois apareciam dizendo que sobrou um monte de credencial.. .outros que prometem e na hora pulam fora e por ai vai..
Eu vou largar de ser idiota e acreditar em Papai Noel e assim que abrir a venda dos ingressos pro ano que vem e garantir o meu nem que seja no G….

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  Rodrigo Ruiz
14 anos atrás

Não vai no G não, vai de A que é o melhor.
Fica lá em cima debaixo das árvores que fica “lindju”.
Abraço, pai-pai

JOEL ,BSB
JOEL ,BSB
14 anos atrás

Quem redigiu este este texto? bom pra caraio!

Companheiro
Companheiro
14 anos atrás

Só não cheguei em primeiro porque meus companheiros me abandonaram, são eles: A chuva, os pneus dos concorrentes furados, as batidas ele eles (companheiros de outras equipes)… e as zicas que meu narradooooooooooor preferido deseja aos meus caros colegas de profissão para que eu possa ir subir no podium.

Adriana Cury
Adriana Cury
14 anos atrás

Não se pode querer tudo mesmo, mas um pouquinho de paixão, como a que você demonstrou, ou saudade, ia bem no mundo de $$$$ da F1.

Lionel
14 anos atrás

Ola Flavio fala aond evai ser a festa do Buton pra gente ir la aprontar ..comprimentar ..cantar..sei la o que [email protected]

ricardo kotscho
ricardo kotscho
14 anos atrás

que belo texto, caro flávio gomes!
acabei de ver a corrida, coisa que não fazia há muito tempo.
agora, lendo voce, me lembrei das primeiras corridas de formula-2, e depois de formula-1, que cobri em interlagos, antes dos amigos galvão bueno e reginaldo leme…
pelo jeito, continua tudo quase igual. e é bonito.
abração,
ricardo kotscho

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  ricardo kotscho
14 anos atrás

Uma honra, mestre, tê-lo aqui.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  ricardo kotscho
14 anos atrás

Noooossa!
Quem a aparece aqui!
Continua quase igual e é ainda mais bonito.
Vem ver com a gente!

joao alfredo domiciano junior
joao alfredo domiciano junior
14 anos atrás

O Flavio, nunca mais fecho o meu comercio pára ver esta enganaçao chamada tartarugachinelo. Vc poderia nos ajudar, dando-nos alguem ou.. merecedores de torcida brasileira. Pelo amor de |Deus, um cara que sai em primeiro e chega em oitavo em sua terra natal, enqunto o outro sai em 14 e chega em quinto, nao merece ser chamado de piloto. Flavio mande um piloto ou mais para quem a gente possa torcer ano que vem, depois de tanto tempo acordei barrica filho duma egua nunca mais,abss

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
14 anos atrás

Boss,
É a descrição de um brasileiro num evento brasileiro.
E me vejo assim na nossa Classic.
Pilotos de outros tempos, que naqueles, não nos olhariam, não nos ouviriam.
Jornalistas kilometrados que não ririam de nossos contos, não agradeceriam por nossa presença.
Mecânicos que mexeram nos inimagináveis invencíveis, e contam como a porca de onde foi parar dentro donde.

Você, Mestre Joa, Cerega, Brandão (saudade!), Veloz (hoje de castigo num quartinho porquê não deve falar um palavrão onde ele está! e saiu uns 12…), Jonny’O, Máximo, Cássio e tantos outros que nos dão este sentimento que você sentiu.
Desde o #69, Interlagos nos dá o nosso GRANDE PRÊMIO.

Até a próxima!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  Caio, o de Santos
14 anos atrás

Voce tambem sumiu, Caio.
Vê se aparece.

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Parabens ao Button fez um campeonato muito bom no começo depois ficou meio apagado, mais foi campeão e é o que vale. Rubinho foi guerrero, brasileiro né!!!!!! não desiste nunca mais valeu parabens a ele também. E sucesso na Willians minha equipe predileta. Agora tomara que o Bruno consiga uma vaga para o ano que vem e o Lucas também pq são dois grandes pilotos. Valeu FG!!!!!!!!!!!!!

Sylvestre
14 anos atrás

Contribuições para o Maximo (lembretes)

1- Os “tambores da chuva”

2- A demora em noticiar que o Weber tinha voltado à frente do Rubens depois da primeira parada (o que não precisa o desgraçado fala)

3- “Em se confirmando o título de Button”, depois que o Rubens já tinha abandonado.

Ruiz
Ruiz
14 anos atrás

Atualmente prefiro a indy, tambem. Bons tempos do Ayrton.

Sylvestre
14 anos atrás

“Além de ser uma evidência de que estou em fim de vida e carreira”

Ei, que papo mais louco, cara? Quanto anos vc tem, pra falar isso?

belem
belem
14 anos atrás

como sempre o Flavinho dando um jeito de deixar a jente mais apaixonado (ou buscando o que resta de paixão) pelo automobilismo … até dá vontade de ir no ano que vem

Mario Silva
Mario Silva
14 anos atrás

A Formula 1 ficou muito tecnológica, o piloto não precisa ser mais o “Cara” basta ter um carro melhor que o seu adversario.

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Indy? piada.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
14 anos atrás

É….a festa ficou só na pole position pois na corrida melou tudo.
O Button que saiu lá atráz ainda consegui chegar na frente do Rubinho, que coisa incrível.
Sabemos que só ganha quem trabalha prá valer e neste ítem e o Rubinho até parece os tucanos que não fazem nada e nem trabalham.
Ficam esperando que as coisas caiam de bendeija.
Mas também há quem dá, não é?

zéca
zéca
14 anos atrás

Interlagos, final dos anos 50 e início dos 60 só tem paralelo nos Clássicos de competição,
Saudades.

Alberto Júnior
Alberto Júnior
14 anos atrás

O Bernie foi muito infeliz na sua entrevista na “Folha”. Lamentável, será que esse sujeito não tem a dimensão das bobagens que diz.

F! maracutaia To fora
F! maracutaia To fora
14 anos atrás

ninguem merece ouvir tanta asneira falada pelo galvao bueno e pela globo querendo empurrar o rubinho goela a baixo do brasil. ate eu se tivesse corrido tantas vezes na F1 teria vencido mais. o cara eh completamente treva como piloto se der uma Bike pra ele ele quebra.

Angela F. Cunha
Angela F. Cunha
14 anos atrás

Por que você não faz um concurso para premiar o mais chato da TV ? Os candidatos imbatíveis seriam, XUXA PARA BAIXINHOS, especial de fim de ano de Roberto
Carlos e o superchato Galvão Bueno. O páreo seria duro.
Não consigo assistir futebol na Globo, quando ele irradia.

sjc
sjc
14 anos atrás

A F-1, SEUS COMENTARIOS E TUDO MAIS RELACIONADO A RESPEITO SÃO TUDO MUITO VAZIO E SEM A MINIMA IMPORTANCIA, VCS SAÕ TODOS MUITO CHATOS, ANTIPÁTICOS E ARROGANTES, PAIZINHO DE 8º CATEGORIA

Pablo
Pablo
14 anos atrás

E hoje, mais uma…la vem a desculpa do pneu furado…

Se o Barrichello corresse sozinho, capaz de nao completar e dizerem que a equipe trabalhou contra…

” Quem nasceu pra queijo minas, nunca vira roqueford…”

É isso!

Oreçique Dias
Oreçique Dias
14 anos atrás

Bernie, Galvão e Rubinho se esqueceram de aposentar. Capacete c/ distintivo da Urubuzada? é só AZAR

joao artur graf
14 anos atrás

22 cchopps 1 pastel
SOBROU O ESPIRITO DA DKW NO FUNDO DOS LAGOS. 1001 MOTORES, TROCADOS NAS CURVAS ,EM 66 SEGUNDOS, OS TRES CILINDROS ESTÃO NO FUNDO ,DO ESPIRITO DO ESPORTE ,FEITO NA MUNHEKÁ, SEM PROPINAS, A DKW RODOU, NESTA………………………………..VIROU CHIPS/CHIPS/CHIPS/BATATAS FRITAS NO PÓDIUM……………….
http://WWW.BAIRROVILAOLOMPIA.COM.BR/VELADEIGNICAO
VELA PLASMA EM AÇÃO………………..

armando
armando
14 anos atrás

Rubinho campeão,Corinthians campeão da Libertadores.Que sonho.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Pena pelo Barrica! Mas de consolo, foi bom ver o Ga-ga-ga-galvão brochar! Bicho bem chato este, só a globo que não quer ver isto…