MENU

Friday, 30 de October de 2009 - 8:34F-1

ARABESCAS (1)

abus1SÃO PAULO (vou pra outra) – Nada mais artificial do que essa pista de Abu Dhabi no meio do nada com suas arquibancadas vazias lavadas com Omo total, pontuadas aqui e ali por árabes com suas roupas também lavadas com Omo total falando ao celular e exibindo seus óculos Ray Ban, e os iates desertos, e as passarelas que ligam nada a lugar nenhum, e o hotel monstruoso com sua arquitetura metida a besta. Haja mau gosto.

Assisti ao primeiro treino com o entusiasmo de quem joga um demo de Playstation. Como a corrida não vale nada, não vale a pena dizer muita coisa, também. McLaren e Brawn andaram bem. A Ferrari foi mal. A Renault, também, com Grosjean mais ainda — duvido que esse moço continue no time no ano que vem; vai ser o Glock, mesmo, ao lado do Kubica.

Como se imaginava, a atração do fim de semana é o circuito em si. Tudo chiquérrimo, carérrimo, limpérrimo, cafonérrimo, mas certamente espetacular, suntuoso, feérico, exuberante. Tem quem goste.

Deu Hamilton, Button, Vettel e Barrichello nas quatro primeiras posições. Agora vou para Interlagos e depois dou um jeito de assistir ao segundo treino. Sem muita empolgação. Das arábias, ultimamente, nem quibe e esfiha. Comi outro dia e me deu azia.

98 comentários

  1. Sérgio says:

    Caro editor, você deve estar com despeito, só sabe criticar. provavelmente queria ser um piloto e mau consegue guiar um “stok car”. precisa de um psicólogo para melhorar a sua convivência. tenho pena de você, é um frustrado.

  2. Julio says:

    Corrrida mais chata e sonolenta do ano!
    Haja saco!

  3. Bio says:

    Vou tentar comentar sobre o assunto sem ser médio-orientefóbico. O circuito proporciona imagens bonitas, a transição de luz é inovadora. Mas o traçado é besta. Besta conforme a lista imensa de novos circuitos bestas da nova safra: China, Turquia, Bahrein, e outros. E tem tantas pistas alternativas que seguramente deve haver um tipo de anel externo bem mais interessante. Ano que vem eles vão mudar isso. Nesse ano, não deu.

  4. Peri says:

    Não vou nem falar sobre o que já foi dito acima por vários internautas … pista ridícula, tudo artificialmente lindo e moderno, cheiro de petrodólares em todos os cantos … mas e aquele hotel ??? Vai ter hóspedes no resto do ano ???

  5. Du says:

    hahaha… Qta raiva meu amigo!! Mas concordo, é tudo lindo.. saida dos boxes, pintura da pista(alias Interlados ta merecendo uma do tipo)iluminação, o park da Ferrari ali do lado entre outras coisas… enfim!! F1 não é só isso!! 50 bilhoes de reais!! E para quem gosta de velocidade e emoção não teve alguns detalhes, alguns segundos… onde o coração bate mais rapido, ainda mais hj em dia com HD! Praticamente nao teve isso… se teve foi no finalzinho e mto pouco! faltou uma pista melhor não essa essa pista que parece de kart! cade as curvas de alta??

  6. Robson says:

    Se os pilotos quiserem, essa é uma pista que dá para ter brigas, duelos e ultrapassagens, sim! Butom e Webber que o diga!

  7. guilherme says:

    De fato a pista é muito chata, sem sal basicamente, uma pista de curvas planas sem emoção, corrida chatíssima a de hoje !!!

  8. Zé Roberto says:

    Eu gostaria de dividir uma impressão sobre 2 pilotos: o Kobayashi, que fez o nome em Interlagos e acabou de fazer mais algumas manobras bem plásticas em Abu Dhabi e o Sebastian Buemi, que quietinho, sem muito estardalhaço, com o equipamento que tem, está fazendo um bom trabalho no STR … pilotos para prestar maior atenção …
    Abraço.

  9. Zé Roberto Teijeiro says:

    Pelo que vi na TV podemos resumir em poucas palavras esse GP: tudo lindo, tudo maravilhoso, mas a pista é muito “safadinha” …
    Este arquiteto alemão (Hermann Tilke, acho que é esse o nome) já assina quase metade das pistas atuais do calendário da F1, o que é uma pena, pois ele está acabando com a categoria.
    Pistas truncadas, sem pontos de ultrapassagem, sem emoção, onde quase tudo é resolvido na estratégia de box … e aí pergunto: “quando alguém assiste uma corrida quer ver a estratégia da equipe, a quantidade de combustível colocada, o set de pneus utilizados? ou quer ver aquelas ultrapassagens fantásticas no final do retão, ver os pilotos executando os “x” nas curvas em sequência?”…
    Acho que por isso as melhores corridas do ano foram de Spa, Monza e Interlagos … coincidência? pode ser … mas eu acredito que são autódromos onde o piloto pode fazer a diferença (juntamente com um bom carro, óbvio).
    As corridas nos autódromos criados por este alemão são verdadeiras procissões. Emoção? só quando uma mangueira de combustível enrosca na boca do tanque de um carro … bah!!!

  10. eliseu says:

    Eu gostei do circuito.
    E acho admirável o apoio destes governos ( “donos” ) ao esporte como atrativo e divulgação do país deles.
    Aqui o esporte tem muito apoio oficial, não é?
    Sempre alguém vai criticar os traçados novos. Eu também gostava muito mais do antigo Interlagos, do antigo traçado da Austria, do antigo Hockenheim e do antigo Nurburgring.
    Mas eu lembro do GP de 1973, onde o Stewart e o Cevert dominaram a corrida e as imagens eram feitas de helicóptero, pois não existia outra forma de transmitir daqueles 22 Km. Não dava para saber quase nada dos outros pilotos, só ouvindo o Domingos Piedade narrando a passagem pela reta.
    Além do tempo interminável que levou para chegar socorro ao Lauda pegando fogo em 1976.
    Gomes, tu estás ficando velho, resistente às mudanças, e muito ranzinza.
    Um abraço.

  11. Thais says:

    Fabio…vc tem um problema sério com o estômago…cuide disso heim..kkkk
    Gostei das suas arabescas…
    Abraços e boas férias da F1 pra ti!!

  12. Odair de Lima says:

    Para as tantas pessoas por aí que acreditam que o dinheiro, ou “modernidade” são valores em si, todo o cenário desta etapa da fórmula 1 é um paraíso. Nada mais natural para uma geração que criou a realidade virtual, relacionamento virtual, e outras tantas coisas sem qualquer essência ou sentido. Os dinossauros que “infelizmente” estão extintos hoje em dia são o espírito de competição, o desafio da velocidade e das ultrapassagens. Nada mais natural para uma atualidade “videogame”! Ou senão; são apenas negócios, enfim.

  13. Robson says:

    Flavio Gomes como de costume, revoltado com a vida….

  14. Sanio Sousa de Oliveira says:

    Prezado Flávio,

    Concordo em parte com algumas coisas que você mencionou no blog. Gostei muito do comentário do amigo Leonisio S. Barroso, “é festa pra rico”… Mesmo sendo um tanto quanto chato e não tendo mais valor nenhum para o campeonato pois “quase” tudo esta decidido. Ficou faltando o vice campeonato que deve ser do nosso Rubens, pra variar, definir quem vai terminar em 3º lugar (Ferrari ou Mclaren), acho que vai dar Mclaren e os pilotos que estão a procura de emprejo para 2010 mostrar serviço e tentar uma equipe para o ano que vem. Do mais uma coisa meio sem graça, mas quem gosta de F1, mesmo não valendo nada, ainda vale muito a pena acompanhar, para mim, pena que acabou pois amo este esporte.

    Abraços,

  15. Leonisio S Barroso says:

    Que isso meu amigo…Tá com raiva do mundo?
    Esse circuito faz parte do “esforço” árabe para criar alternativas de desenvolvimento para a região quando o petróleo acabar, acontece o mesmo em Dubai e em todo Emirados Árabes. É negócio, puro negócio. A Fórmula 1 é um grande negócio, direta ou indiretamente um dos maiores do mundo, Tio Bernie bem sabe…
    Fica frio e deixa os “pobres” milionários se divertirem…
    É festa pra rico…

  16. Jeová says:

    Caro Flávio,
    Tenho um amigo q me disse algo assim:
    – Quando uma pessoa critica algo q fiz, eu até não dou muita bola!
    – Quando duas pessoas criticam algo que estou fazendo, paro pra pensar!
    – Quando três pessoas criticam algo que estou fazendo, realmente alguma coisa deve estar errado comigo.

    Em outras palavras, meu caro, veja o que o público q t lê e respeita a sua opinião e v teu programa esta dizendo d você. Vc deve saber mais do que ninguem que as pessoas que acompanham você e comentam no seu blog é pq se interessam na sua opinião e tem opinião. Os q não tem opinião tão no blog do galvão!
    Portanto, pensa um pouco sobre este jeito ranzinza que vc tá assumindo, reclama de tudo, não elogia nada, acha sempre q todo mundo tá errado – inclusive – que te segue.
    Se vc respeita o publico q t acompanha e q tb tem opinião… para pra v o q tem de errado e v se vc pode ser crítico sem ter que ser chato e ser o “rei do mundo e da verdade”.
    Saudações.

  17. O negocio é corrida se for boa é o que vale agora se tá vazio ou não o problema é dos cheiques bilionarios eles tem muita grana para perder eles podem. Agora kd o Regi?

  18. Régis says:

    achei legal para se tirar umas fotos, fazer uns posteres e pronto…corrida mesmo, deixem pra monza,spa,interlagos…velharias que não precisam de passarelas, hóteis que mais parecem umas lesmas gigantes…inda bem que o título não vai ser decidido lá, seria a sensação mais artificial….vibrariam com quem? com os camelos? se bem que até os camelos de lá( caso existam) devam ter sido gerados nos últimos meses para enfeitar o ambiente “natural”

  19. Kauer says:

    Depois que mutilaram e acabaram com o belíssimo circuito de Hockenheim eu não duvido de mais nada. Deviam aproveitar o espaço amplo para fazer pistas como a antiga Silverstone e suas incríveis curvas de alta velocidade.

  20. Samuka says:

    Concordo!!! Ô pistinha sem charme. Plastificado !!! Acho q teriam q trocar o carinha q desenha e projeta esses autodromos hj em dia. Aliás acho q teriam q começar do ZERO, e projetar uma nova F1. Porque essa, tá uma chatice só…

  21. José Sergio says:

    Concordo com o artigo. Quem vai aos autódromos sabe que as estrelas são os carros, o barulho de seus motores e as ultrapassagens! Neste novo circuito de rara beleza os carros são meros coadjuvantes, nem sequer tem espaço para as ultrapassagens!!!

  22. Roberto says:

    Desculpe-me, cheguei a elogiar o traçado, mas nem isso presta! Pista ridícula, construção ridícula, construções ridículas, hotel feio, tudo feio, até o sol parecia de mentirinha; alteram até o mapa geográfico jogando oceano no em torno.

    Não, não! Treino frio seria até se valesse o título mundial. Podre, merece boicote. Não merece nada. Ver aquela merda é o mesmo que compactuar. Feriu a mim assistir ao treino. Meus olhos doem.
    Deram um tiro na cara da realidade, do esporte, do público, da massa. É o fim, e a tendência é piorar. Metade das provas do mundial são disputadas em infernos artificiais feito essezinhos aí. Chega. Volto a comentar no post do treino, se é que haverá!

  23. Marcos says:

    Acho que o Flavio Gomes deve ter sido o unico no mundo que não gostou da pista…aff, mau gosto é não ter gosto do que é exuberante e totalmente moderno. A pista é linda e um modelo a ser seguido…fazer o que se lá não tem ninguém…problema.

    Pergunta pros pilotos e equipes se não estão satisfeitos em andar nela??? Bonito são os circuitos brasileiros né…

    Comentário totalmente da “oposição”.

  24. niko says:

    Formula 1 sem inglaterra, sem frança, daqui a pouco o calendário só vai ter corrida na arábia, tailandia, korea, tá certo que é um campeonato mundial mas esquecer o berço europeu da categoria é um erro que pode custar caro à F1.

  25. Cacá says:

    Então troca o nome do Blog,e coloca (SÓ MINHA OPINIÂO VALE)!!!! Fiquei com dó de voce!!!!!!

  26. jailson says:

    Tá certo Flavio, vá p/ Interlagos, isso sim é que é autódromo né? Garanto que passando-se poucos dias da etapa da F1 o mato já está tomando conta!!
    Mas, se você, que é o Galvão genérico (a única diferença é que não faz narrações!), diz que o de Abu Dhabi não é legal, então não é. Fica com o capinzal de Interlagos; dando que pra andar com essas latas velhas de 3º mundo que voces andam, tá mais que bom!!!
    Flavio Gomes: o dono da verda!!

  27. Seu creyson says:

    De tudo que voce falou me chamou a atenção o aspecto vazio do autodromo. Se uma pista nova representa o futuro da formula um e se o futuro da formula um é arquibancada vazia, então tá mal, o dinheiro não compra tudo.

  28. FRANCISCO SANTOS says:

    Eclestone ! a única coisa que vc fez de bom(DE BOA) na via foi sua FILHA, a Tamara, que GOSTOSONA !!!

  29. CRISTIANO says:

    CARA.. A PISTA É MUITO LINDA.. A FORMULA 1 MERECE ALGO DA MAIS TECNOLOGIA QU E EXISTE;;;;TECNOLOGIA!!

  30. André Lima says:

    Bom, prefiro correr em Abu Dhabi do F1 2009 pra PC… Baixei semana passada e tow chegando já perto de bater esse tempo do Kovalento…

  31. Samir Andraos says:

    Flavinho

    To contigo e nao abro! eu morei muitos anos no golfo Persico portanto falo com conhecimento de causa! Com todo o respeito que devo às demais pessoas que fizeram comentarios contrarios à sua opiniao… essa cafonice de circuito é coisa tipica de gente que nao tem conhecimento, nao tem gosto, e nao sabe o que fazer com o dinheiro
    Infelizmente esse povo nao me convence com toda a fortuna deles quando do outrolado da cortina nemhum deles governa democraticamente, a mulher nao tem direito nemhum e se um dia alguem quiser pedir a cidadania de um destes estados do golfo, teria que morar no minimo 40 anos e ainda recebi um passaporte com a classificacao de “Cidadão de Segunda Classe” .
    Aime mudei parea o Brasil….

  32. Paulo Calenda says:

    Realmente o circuito é demais de moderno, para os atuais carros da Formula 1, que sequer serão reabastecidos na próxima temporada. Parece me que a coisa inverteu, redução drastica no orçamento dos carros, e fartura na construção de circuitos. O importante é que o Brasil volta fechar a temporada de 2010, ao invés desta meticulosa pista arabastica!!!

  33. GERALDO CASSELLI JÚNIOR says:

    Saudades dos tempos em que se aparava uns matinhos no acostamento ou quando se via a Scuderia Ferrari improvisando uma mesa dentro do seu box pra servir o rango pra galera ( Eu testemunhei !!!)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *