MENU

sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 18:19Automobilismo internacional

CHICOTINHO E MOEDINHA

CAXAMBU (adoro horário de verão) – Bom dia, macacada. Passei o dia na estrada, porque é fim de semana do VII Blue Cloud, nosso encontro de DKWs aqui em Caxambu. Não blogarei muito até domingo, sorry. De vez em quando é preciso um pouco de vida de verdade.

Mas é claro que a eleição de Jean Todt merece ao menos uma menção. Era esperada e ele derrotou Ari Vatanen — o preferido dos fãs, por assim dizer — por larga margem. Sai o chicotinho de Mosley, no comando desde 1993, e entra o pequeno Napoleão que jogou uma moedinha para o ar para definir o vencedor do Paris-Dacar de 1989, se não me equivoco. E ganhou Vatanen — as voltas que o mundo dá. Na época, ele dirigia a equipe da Peugeot.

Não gosto muito de Todt pessoalmente, me parece um cara meio matreiro demais, capaz de bobagens abomináveis como a da moedinha e as ordens para Barrichello dar passagem a Schumacher, totalmente desnecessárias e antiesportivas. Mas ele é um sujeito sabidamente competente. E conhece corridas. Tomara que seja bom para a FIA, para o esporte, para a F-1 em particular, para as outras categorias em geral, e que seja feliz.

62 comentários

  1. Waldemar disse:

    No caso de 1989, o piloto que perdeu o cara e coroa foi o Jacky Ickx, ele estava disparado e iria ganhar o rally, mas o Todt mandou que ele diminuísse. Ele não diminuiu e o Vatanen acelerou. Os dois chegaram iguais. Dai a moeda e o Ickx ficou tão alegre que nem comemorou com a equipe!!! Foi falar com o Tambay, que salvo engano chegou bem colocado.
    Enfim, são todos a mesma coisa!!! Lembre-se do Senna em Mônaco!!

  2. Kobayashi disse:

    Quanto as ordens do Jean Todt para o Barrichello deixar o Schumacher passar, concordo que foram antiesportivas, mas desnecessárias com certeza não, pois o Schumacher precisou bastante disso na sua carreira.

  3. luisfernando disse:

    pior que o mosley impossível.

  4. José Augusto F° disse:

    Esperemos que ele seja totalmente profissional e isento. A F1 já está muito maculada.

  5. burgão disse:

    que bosta esta ficando este blog.

  6. Celio Ferreira disse:

    As equipes que tem dinheiro , gostaram da continuidade
    Jean é um tradicional mosley melhorado.

  7. Oliver disse:

    Fala Flavio,

    De uma olhada neste blog: http://giroconesul.blogspot.com/, no post da bolivia tem um buso velho q talvez vc curta (o blog é de um amigo que saiu de sp e está fazendo um tour pela america latina de carro -bem legal)

    T +

  8. jugger disse:

    FG
    Dos seus comentários entendo que o ente ‘empresa’ demitiu o RL… se a empresa ‘Grande Premio” é do FG, então FG ‘kick the ass’ do RL? Melhor esclarecer… dentro do possivel.

  9. Denise disse:

    “meio matreiro demais”???

    Nossa, Flávio, nessa você foi muito bonzinho! Acho melhor eu não colocar aqui o que acho do Todt, pode ficar muito grosseiro pra uma garota…

  10. Fabiano Lacerda disse:

    E enquanto isso,na terra dos loucos,Piquet Pai solta os cachorros até em direção ao finado.

    Eita.

    • José Carlos Araujo disse:

      Ou alguém duvida que o Encena foi o piloto mais sujo da F1? Shumi é junior perto dele…… Esse cara foi tarde. Não gosto e não gostava desse difuntinho e das viuvinhas loucas. Ainda bem que morreu essa merda de piloto!!!!!!!

  11. ALEX B. disse:

    Será que ele, o fuinha, será melhor que o tarado? Tomara! Flavinho, bom divertimento com os fumacês politica e ecologicamente incorretos! Pobre Caxambu! :)

  12. Eric disse:

    fala meu amigo….foi dirigindo o que???

  13. Sostenes disse:

    Flavio, nao vi nenhum post seu falando que donnington Park subiu no telhado e a Inglaterra ta correndo o risco de ficar sem uma etapa da F1 em 2010, mesmo com os dois ultimos mundiais de piloto e equipe.

  14. Que merda, eu tava torcendo pro Vatanen. Mas na verdade, teria que acontecer um milagre para que ele fosse eleito. Espero que ele tenha aprendido bastante com essa empreitada e que numa próxima oportunidade dê o ar da graça.

  15. Alexandre Rosa Athayde disse:

    O próximo desafio do Jean Todt é dar continuidade ao bom trabalho feito pelo Max Mosley

  16. João Eduardo disse:

    Gomes, o Reginaldo Leme não escreveu a coluna desta sexta… procurei no site e ele não está nas opções de colunista… Ele não vai publicar a coluna desta semana?

  17. rolistefas disse:

    O que aconteceu com a coluna do Reginaldo Leme ? Aliás, porque sumiram quaisquer referências ao Reginaldo Leme no site Grande Prêmio ?

  18. Paulo Z disse:

    Saudações em DOIS TEMPOS!

    Primeiro tempo: Para dizer que o considero um baita jornalista!

    Segundo tempo: Para dizer que o Barrichello (sempre ele!) entrou neste comentário como Poncio Pilatos no Credo!

    Quando deixaremos de gastar tinta para este (razoável) piloto que INSISTE em desempenhar UM PAPEL QUE LHE FOI ATRIBUÍDO e fazer-se de DESENTENDIDO para ganhar MILHÕES de US$ e ainda por cima quer nosso respeito esportivo?!

    VIDA QUE SEGUE.

  19. morpet disse:

    Não gosto do cara. Anão ditador. Ponto.

  20. MSM disse:

    Essa história não vai acabar bem.

  21. Vecchio disse:

    Deixe estasc oisas políticas de lado. Isto nunca vale à pena., nada muda em nossas simples e cotidianas vidas. Curta o encontro em Caxambu. Espero novidades daí.
    Abraço,
    Vecchio

  22. Clezio Soares da Fonseca disse:

    Cadê meu dinheiro? Vou querer meu dinheiro de volta dos ingressos da classic que eu fui. Não é justo isso! Gastei uma fortuna, fiz empréstimo no banco, torrei meus cartões,
    pra quê? Pra nada. Tentei ajudar o pessoal da CBA e FPA,
    aguentei o mau humor do FG mandando alguns blogueiros tomarem lá naquele lugar,vi uma lada noventa e bolinha tomar maior pau de um 147 setenta e antigamente. Comprei 2 esfihas do habibs pra ir no farnel e tive que beber água do bebedouro porque não tinha dinheiro pro refri, se não , não conseguiria voltar pra casa de busão. Tanto sacrifício, e nem uma menção se quer do Asterix para com o nosso automovel club. Estes dirigentes vão ter que me devolver o meu dinheiro, nem que seja em forma de scargot que andaram comendo lá nos diretórios da fia.

  23. Bruno Bernardo disse:

    Não esqueca de ir na fonte Dom Pedro e na Dona Leopoldina…

    Melhores águas que já tomei…

  24. Seven disse:

    meu tenente, lá no cpor, falava: if you think that fuck it´s easy, fuck yourself and save your money.

    depois, meu primeiro chefe dissse: passarinho que come pedra, sabe o cu que tem.

    depois, o diretor disse: quem te cu, não faz trato com pica.

    porque mais da mesma coisa ?

    dirigir um orgão desse não é para esportistas, mas para profissionais. sem achar que foi o melhor resultado.

  25. Gustavo disse:

    Gomes, fique em caxambu para a ANPOCS, vc vai adorar já que é meio bobo igual aos sociólogos. Parabéns à Isinbayeva, mas não ao Todt. Entre o Napoleão e a saltadora de vara, acho que seu post deu importância demais ao lado errado.

    abração

  26. Isinbayeva ganhou o prêmio príncipe das astúrias, vc viu?!

  27. Paulo Henrique Palma disse:

    Flávio, você poderia fazer um post falando sobre essa história da moedinha? Daria um bom post! Abç!

  28. Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !! disse:

    Cadê as fotos dos (O(###)O) ssssss !!!!

  29. Jackie disse:

    Cadê as fotos dos (O(###)O) sssssss !!!!!!

  30. porsche 917 disse:

    Sai Mosley, entra Todt, quer dizer, só mudou as moscas, a m… continua a mesma. A Ferrari deve estar estourando champagne; vem aí a era Alonso/Ferrari com a perpetuação dos favorecimentos aos rossos, infelizmente.

  31. disse:

    Dane-se o Pinteiro perder cadeira, assim estes caras viajam menos para a Place de la Concorde. Já que aqui nada fazem mesmo.
    Se precisarmos de alguém para lobby na Fia, temos Nélson, Massa, Chico Rosa e mais uma turminha.

  32. Jorge Ferrari disse:

    Pois é o toddy era o chefe da equipe da Peugeot e seus dois carros estavam para disputar o 1o. lugar. Pra não dar [email protected]#$#@[email protected]%¨& todos acharam por bem “sortear” quem iria ir para o primeiro lugar. Na moedinha ganhou o Ari.

  33. Mauricio disse:

    Venceu o candidato chapa branca.

  34. Gláuber disse:

    Fala verdade toma MUUUUUUU!!!!!
    Fala mentira toma Todt!!!!

    O pobre do Massa tem um bom empresário, um tal de Nicolas Todt. Foi contratado pelo Jean acho que já na Sauber e andou pela Ferrari sob seu comando. Alguém ainda acha que o Massinha de modelar vai ser ferrado por alguém nos próximos anos? Mesmo que ele ande com turbo, difusor múltiplo, controle de tração nas 4 e combustível de avião nada será visto.

  35. Claudio Ceregatti disse:

    Se nasce torto, morre torto.
    É competente, mas Briatore tambem era. Levou 4 campeonatos mundiais com métodos do tal “quem nasce torto…”
    Tomara que seja bom, e como Napoleão que é, para o bem do Automobilismo que não morra na ilha de Santa Helena, como o original.
    Problema será fazer bom uso do poder que de fato tem.
    Isso é para poucos. Sinceramente duvido que seja um deles.

    • vitão disse:

      Cerega, é muito bom te ver de alto astral. Pé no porão e vamos em frente . Daqui a pouco estaremos trocando tinta com um certo jornalista que tem certa semelhança com o todinho, bem baixinho…
      Quando o turbo entra ( no sentido figurado , lógico) é bom segurar no puta-merda……

  36. Willians disse:

    Tem muita gente com medo do Todt porque ele foi funcionário da Ferrari. Mas, calma. A FIA não é só F1 e não cuida somente de corridas de automóveis. Aliás, a sigla não é Federação Internacional de Automobilismo. Então, ela tem outras atribuições (questões de segurança dos automóveis, por exemplo). E para os preocupados, na equipe que cuida dos desportos, tem gente do México, Mônaco, Itália e Espanha; países que entendem de corridas de automóveis.

  37. Saulo Caridade disse:

    Ola FG. Cadâ a coluna do reginaldo Leme ???
    Foi a seu post sobre a Globo que fez essa merda ??
    Ele nem tá na lista de colunistas !!!!

  38. Fabiano disse:

    Trocaram 6 por meia duzia

  39. rosemeyer disse:

    Mais uma raposa asquerosa para tomar conta do galinheiro.Começou a operação 8 titulos para Alonso.

  40. Victor disse:

    Vatanen era o cara para reviver as outras categorias. Todt é cria da F-1, apoiado por Bernie. Bem capaz de ser mais do mesmo…

  41. Jonny'O disse:

    Eu gostei ,e achava que o Mosley ultimamente estava coberto de razão ,sem os chicotinhos ,é claro.

    E francamente não achava boa a ideia de Vatanen no comando , tenho impressão que ele está envolvido em alguma conspiração mundial,anti-F1.

  42. Lionel disse:

    Olhem que beleza o pessoal que vai apoiar Todt, pessoal com longa tradição em corridas como Nova Zelandia, Equador,Malasia,China,PARAGUAI ,Filipinas,Eslovenia,NovaZelandia,Tanzania..(alguém sabe aonde fica a Tanzania…)

    Presidente do Senado

    Nick Craw, Presidente, Comité para a Competição Automóvel dos Estados Unidos (EUA)

    Vice-presidente para a area da mobilidade

    Brian Gibbons, director-executivo, Associação Automóvel da Nova Zelândia

    Vice-presidente do Desporto

    Graham Stoker, Council Chairman, Associação de Desporto Motorizado (Reino Unido)

    Membros do Senado

    Hernan Gallegos Banderas, Presidente, Automóvel Clube do Equador (Equador)
    HH Tunku Mudzaffar bin Tunku Mustapha, Director, Associação Automóvel da Malásia
    S.H. Rudolf Graf von der Schulenburg, Presidente, Clube Automóvel da Alemanha
    Carlos Slim Domit, Presidente, Associação Mexicana de Automobilismo (México)
    Jainchang Yan, Deputy Presidente, Federação do Desporto Automóvel da China

    Vice-presidentes para a Mobilidade

    Carlos Barbosa, Presidente, Automóvel Club de Portugal (Portugal)
    Victor Dumot, Presidente, Clube Automóvel do Paraguai
    Ignacio Gonzalez Fausto, Presidente, Associação Mexicana de Automobilismo (México)
    Gus Lagman, Presidente, Associação Automóvel das Filipinas
    Franco Lucchesi, Delegado da FIA, Automóvel Clube de Itália
    Jorge Rosales, President, Automóvel Clube da Argentina
    Danijel Starman, President, Clube Automóvel da Eslovénia

    Vice-Presidentes para o desporto

    José Abed, Presidente, Organização Mexicana do Automobilismo Internacional (México)
    Michel Boeri, Presidente, Clube Automóvel do Mónaco
    Morrie Chandler, Presidente-honorário, Automobilismo da Nova Zelândia
    Enrico Gelpi, Presidente, Automóvel Clube de Itália
    Carlos Gracia, Presidente, Real Federação Espanhola de Automobilismo (Espanha)
    Mohamed ben Sulayem, Presidente, Clube Automóvel dos Emirados Árabes Unidos
    Surinder Thatthi, Associação Automóvel da Tanzânia

    È o fim do mundo mesmo…abraços à todos Lionel

    • Claudio Ceregatti disse:

      Faltou o Brasil aí, gente!
      Cadê o genial Sr. Scaglione, ou o revolucionário Sr. Pinteiro?
      Como uma entidade do porte da FIA sobreviverá sem nossa notória competencia?
      Visionários que são, certamente não encontrariam eco nessa estrutura. Só pode ser por isso.
      Uma lástima, o desperdício de valores desse naipe, dessa estatura.
      O mundo automobilistico ficou pior.

    • vitão disse:

      Bruce McLaren era neozelandês. , assim ocmo os pilotos da família Milen (Rod, Steven) que tiveram sucesso nos EUA. Mais Chris Amon (alter ego do Cerega) e Dennis Hulme. Quer mais ? leia aqui :
      http://www.sergent.com.au/nzdriversa.html

  43. Edison Guerra disse:

    Vai continuar do mesmo jeito de sempre.

  44. Joao disse:

    Cara todt no lugar do chicotinho é o mesmo que trocar seis por meia duzia, vai dar na mesma ou pior, e se o cara resolve favorecer uma equipe(Ferrari) por dinheiro ou amizade ou troca de favores, isso nao cheira bem.

  45. Ernandes disse:

    FG,

    Você acredita em possíveis regalias à Ferrari por parte do Todt ou isso ele é capaz de separar muito bem?

    Abraço!

  46. vitão disse:

    ganhou o negócio, perdeu o esporte. Tio bernie desceu a lenha no Vatanen em entrevista durante o GP, acho que saiu na Folha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>