INTER-JUNG

apexinterSÃO PAULO  – Ótima, como sempre, a coluna do Andre Jung no Grande Prêmio. Uma ode a Interlagos e uma constatação curta e grossa: a estreia de Kobayashi lança sombras sobre Nelsinhos, Grosjeans e outros. A ilustração, fabulosa, é de Marta Oliveira.

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luiz alberto
luiz alberto
14 anos atrás

Este era O CIRCUITO,que formou os melhores pilotos brasileiros,

MSM
MSM
14 anos atrás

Não tive o prazer de ver corrida no antigo Interlagos. O Kobayashi andou bem, não teve essa desculpa de que era a 1ª vez que corria de F1, sentou no carro, fez um bom treino e na corrida não aliviou nas disputas. E ainda deixou o Nakajima com ódio, a ponto de tocar na traseira do Kobayashi para ver se o tirava da prova. A sorte é que o Nakajima é fraco e o feitiço acabou virando contra o feiticeiro.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Sempre achei as histórias do Recruta Zero e do Sargento Tainha hilárias…

Marinho
Marinho
14 anos atrás

para o RA
o estreiante foi o melhor de todos os estreiante só ai ponto!!!
depois o “O Campeão” apelar para uma reclamação como a direção de prova…ele me surpreendeu! e olha acompanho F-1 desde que tenho 6 anos de idade!

Marinho
Marinho
14 anos atrás

Falar que algum circurto é ultrapassado é irreal, não tem como comparar, é relativo ultrapassado em que quesito? segurança? desafio ?asfalto?estrutura? na verdade invertendo o grid acho que um circuito assim é o que traria mais emoção ao esporte hoje ta muito burocratico , tudo eu digo, visse na ultima corrida quando o estreiante japa da Toyota deu um calor no VIRTUAL campeão, este não teve a menor vergonha de reclamar para a equipe e dizer que o cabação tava fazendo manobras irregulares, sendo que deveria ser assim; eu sou o virtual campeã, vou lá mostro pra esse muleque como é que se faz, fdando um show de pilotagem em cima do moleque, mas mas fica na choradeira, assim como toda a F-1 hoje em dia uma vergonha.

Reinaldo
Reinaldo
14 anos atrás

Quem teve a oportunidade de assistir alguma corrida em Interlagos antiga, sabe como aquilo tudo era mágico! Eu fico me perguntando: não daria para manter os dois traçados? Acredito que o investimento valeria a pena – não por saudosismo. Interlagos original é maravilhosa!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
14 anos atrás

Em geral concordo com tudo o que o Jung escreve. Mas o que sobrou do antigo templo é muuuuito pobre perto do que este autodromo já foi ! A “mutilação” do antigo traçado foi um crime contra a memoria de pilotos que ali forjaram as suas carreiras e que ali aprenderam a fazer curvas como a 1 e 2 de pé cravado, e a frear forte ao final de um longo retão em descida. O Sol era outro desafio, curva de alta fechando no final, e obrigando a uma forte freada em subida, na aproximação do Sargento. Aquela pista era um monumento de desafios e variações, curvas de alta e de baixa, em subida e em descida, de raio longo e de raio curto. Como autodromo projetado e construido, não tinha paralelo.
Não servia mais ao Dragao Devorador de Qualidade da atual F1 ? Que se criasse um traçado alternativo, sem destruir o velho, bom e inigualavel traçado.
Foi nele que desenvolveram seu talento o Cyro, Bird, Luisinho, Moco, Emerson, Wilson, Ingo, Piquet e outros.
Acho que o Bird e o Luisinho devem se sentir enjoados cada vez que vão la. E o Landi, Camilo, Moco, Cyro, e muitos mais, que “fizeram” o nosso automobilismo, de onde estiverem, certamente desaprovam aquelas arquibancadas plantadas no solo sagrado !
As mudanças de Interlagos coicidiram com carencia pilotos de calibre especial no automobilismo brasileiro, que subtituisse a geração dos citados campeões.
Vamos lutar pela recuperação do antigo traçado, antes que alguem tenha a brilhante ideia de “retificar” as poucas curvas de verdade que sobraram em Interlagos.

Antonio Seabra

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Flávio, quais as chances deste traçado antigo ser novamente utilizado em corridas de F1, lógico, caso a parte do traçado que não é utilizado existir ainda?

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Na antiga curva 2 atrás do guard rail bem no começo do retão, havia 3 pedras de mais ou menos 6 cm de diametro
colocadas nas vértices de um triangulo de +_20 cm que eu
havia deixado lá para marcar meu lugar de assistir treinos
e aulas do Marazzi nas 4ª feiras. Gostava de ver as molecadas tentarem descobrir se era ou não mito fazer
as curvas 1 e 2 sem tirar o pé. De lá dava também pra ouvir (quando aparecia para brincar) a trovoada do V8 nas reduções de marchas quando um Camaro azul metálico ia entrar na curva 3, fazia a 4 e despejava a cavalaria para fazer a ferradura com o coro melodioso dos pneus Thompson . Na reta oposta, os pêlos do braços já estavam mais que arrepiados de emoção. Por isso me considero um viúvo da antiga pista.

pauloaidar
pauloaidar
14 anos atrás

Eu já vi outros estreantes deixarem essa impressão e querem saber ? Chegaram longe . O camarada mostrou velocidade, arrojo, coragem, coisas em falta em muitos dos que andam na frente, quanto mais nos Grossojean da vida (sem patriotada, Nersim incluido).

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

A F1 anda tão pragmática que eu me vejo no dever de torcer por um novato que simplesmente deu um X no campeão mundial,com dez anos de experiência no circo.

E aos que dizem que ele foi lento,ele segurou o Button por várias voltas,precisando modificar o traçado e se defender com um carro que rende razoavelmente bem,mas que sempre andou atrás da Brawn e Red Bull. Se fosse um brasileiro,já teria o status de gênio promissor,sendo a nova salvação do automobilismo tupiniquim…Eita miséria…

LBM
LBM
14 anos atrás

Como está a idéia do reaproveitamento das “velhas” 3 e 4 no circuitinho atual?

Dener
Dener
14 anos atrás

faltou o café.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
Reply to  Dener
14 anos atrás

Faltou não. Antes era chamada de subida dos boxes ou subida do café, por conta de uns pés de café que ali estavam plantados.

Léo
Léo
14 anos atrás

É quem acha que Kobayashi é piloto é que é o sábio ainda por cima, e lasqueira de mundão vei doido!

ra
ra
14 anos atrás

Discordo que a estreia de Kobayasshi tenha sido tão boa, fez uma boa manobra na prova mas o ritmo de corrida como disse o proprio diretor da Toyota foi muito lento!

Claudio Arantes
Claudio Arantes
14 anos atrás

Lembro que Bernie e Ayrton rabiscaram os primeiros esboços das alterações para criar uma curva fechada depois da largada, comum a todos os circuitos modernos. As curvas 1 e 2 não tinham área de escape e eram em relevê tipo Indianápolis assim como a 3, muito, muito velozes demais. O maior objetivo era diminuir o tamanho da pista . Os F1 levavam 2m30s para a volta. Se furasse um pneu o cara não chegava nunca assim como os carros de serviço e resgate…a idéia de descer do final da reta dos boxes para o Sol e ir na contra mão para a reta oposta foi do Ayrton.

Ron
Ron
Reply to  Claudio Arantes
14 anos atrás

Provavelmente para diminuir o custo de manutenção e aumentar a segurança.
Vai ver as estórias do Senna andando na contramão eram pra se lembrar um pouco de uma parte da pista antiga.
Mas que circuito! Não sabia como era.
Queria ver se fosse com os carros de agora.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

A estréia de Kobayashi lança luz sobre a capacidade de Nelsinhos e Grosjeans da vida…

ou…

A estréia de Kobayashi lança luz sobre o que é estrear na F1 na condição de segundo piloto de Alonso na Renault…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

O Jung manda muito bem mesmo, sempre. Quem diria, interlagos é hoje o circuito que rende as melhores corridas da F1 e, em termos de competitividade, está acima dos ultimos dois puro sangue da categoria, Spa e Suzuka. Acho quase inacreditável que se tenha gasto tanto dinheiro na construção circuitos tão mediocres como Bahrein, Xangai e Sepang, até desembocar em coisas horrendas como Valencia, Abu Dhabi e Cingapura. Acho que o caso Kobayashi demonstra que qualidades a parte, a GP2 não é assim tão parecida com a F1 não.

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Precisamos ver o japonês se firmar, muitos tiveram alguns lampejos de genialidade e acabaram na vala comum dos coadjuvantes. Mas que botou uma pressão nos novatos de meio de ano, botou.

Marcelo D
Marcelo D
Reply to  Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Quem viu Alesi estrear na F1 achou que seria um novo Gilles Villeneuve…

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

Realmente o traçado antigo era fantástico. Para quem gosta, procure no (como diz o Flavio) VocêTubo filmes sobre a F1 em Interlagos. Tem um vídeo antigo do Emerson andando com um Maverick falando sobre cada curva e características da pista… simplesmente maravilhoso. Ele fala do Laranjinha “Sabe porque essa curva se chama Laranja? Porque só laranja tira o pé para fazê-la!”. Também tem vídeos com os Opalas Stock entrando pendurados na antiga Curva 1… muito bom!

Abraços.

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Interlagos era sensacional. vi F1, Stock, Uno era do cacete, era muito legal ver a freada da Ferradura e os inevitáveis totós.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Interlagos é um autódromo sem chicanes, onde os carros fazem curvas ao invés de simplesmente mudarem de direção. Porisso, mesmo mutilado, é um dos melhores do campeonato de F1. Ou mesmo o melhor.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
14 anos atrás

Qualquer pessoa que fale/escreva com o coração sobre o “nosso” Templo, tem lugar cativo como amigo. Que saudade (e que raiva que dá na mutilação) do traçado original. Das opções escolheram a pior. Não perdoo o finado por essa heresia com o melhor traçado existente no mundo. Sem ufanismos, apenas como FATO.
O Jung só exagerou no comprimento do retão. São (eram) 970 metros se a memória está em dia.
E esse Japa ainda vai da o que falar.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Kobayashi não ficará na Toyota pelo mesmo motivo que faz com que a equipe seja medíocre: falta de administração esportiva. Ah! e de cozinheiro (conforme informações do FG).

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Aliás, o André Jung poderia ser comentarista de F1. Seria ótimo. Poderia ocupar do Reginaldo Leme, que a cada dia que passa piora.

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
Reply to  Valmir Passos
14 anos atrás

Mas aí o Galvão ia ficar discutindo, querendo saber mais que o AJ, no ar, como faz com o Burti. Acho que o AJ não ia querer passar por isso.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Simplesmente perfeito. Senti a mesma coisa quando anunciaram a mudança de traçado. Minhas irritação e frustração só foram compensadas porque tive a oportunidade de dar uma volta no circuito antigo, ainda que no banco do passageiro….mas ainda assim, tenho saudades daqueles tempos.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
14 anos atrás

Off topic: que loucura a Times fez hoje. Gomes, post para a gente detonar essa lista, com uma só nossa, hehe.

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2009/10/22/ult4361u3085.jhtm

Leon Neto
Leon Neto
14 anos atrás

Falvio:

vc viu a lista do “The Times” dos 50 maiores pilotos da historia? Button a frente de Emerson Fittipaldi?

Rossano
Rossano
14 anos atrás

OK, desculpe. O s do Senna não está lá porque é o traçado antigo. Falha minha!

Rossano
Rossano
14 anos atrás

Estou enganado, ou está faltando o s do Senna?

Heitam Neudes
Heitam Neudes
14 anos atrás

Cadê o S do Senna?

ALLAN
ALLAN
14 anos atrás

O que a corrida de kobayashi fez, foi nos relembrar que não importa a época, ou a tecnologia do carro, quem sabe pilotar, simplesmente sabe pilotar e pronto. Me lembro quando Andretti, veio do oval para fórmula 1, em todas às corridas estava se adaptando, até que perderam a paciência. Em seu lugar, trouxeram o também novato Mika Hakkinen, que logo mais se tornaria bi-campeão mundial, e este logo no seu primeiro treino classificatório, largou na frente do velox e experiente Ayrton Senna.

Dú
14 anos atrás

Deu tilt no desenho! Gozado, tenho ele vetorizado, coloco no http://interlagosantigo.blogspot.com/ mas batendo na tela, dei uma de Ceregatti, viajando pelos que vi andando nesta pista, do Cecotto e Jacaré fazendo dupla e comtornando a Ferradura, do maluco brow do Rubens Trípoli tomando maior capote na 3, querendo andar na Veraneio, Fabinho entordando o Dodge 1.800 no Esse.
Pode parar, baixou o Ceréga hahaah

petrafan
petrafan
14 anos atrás

hoje, para mim, a melhor coisa que pode acontecer na F1 para 2010 é a titularidade de Kobayashi.

TUTA
TUTA
14 anos atrás

O efegê (Feioso Geek, já que agora tá de ócli, como dizia minha empregada Otília) e o erre-éle (com acento e hífen, eu que fiz, eu determino os penduricalhos) que me desculpem mas o ajota tem os melhores cangaceiros no sertão da F1. O cara sabe umas coisinhas da cocheira que nem os jóqueis sabem. Esse a volante não pega nunca.

Thiago
Thiago
14 anos atrás

RETRATAÇÃO: Desculpe minha ignorância e juventude!!!! Não tive a felicidade de conhecer o traçado antigo de interlagos… Já li a coluna do Jung. Perdoe-me, sou um merdinha. Por favor não me #block.!!! UAhUAhuHAuHAuHUA

Abs.

Andre Decourt
14 anos atrás

Vai ter gente falando que esse circuito aí tá errado….. Interlagos é mais um circuito mutilado…..

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Flavio, eu tô maluco ou a pista tá…. diferente?!? Cadê o S do Senna depois da reta dos boxes???? É o traçado antigo?

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
Reply to  Thiago
14 anos atrás

Sim, é o traçado antigo.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Kamiu san irá, finalmente, lavar a honra dos samurais? Somente o sapiente Jaspion poderá dizer… Banzai!!!!!!!!!!!!!!!!!

Baroni
Baroni
14 anos atrás

Esse traçado era sensacional mesmo. Saudades, também, de Jacarepaguá e o seu retão. Hoje, só ruínas adornadas pelos “elefantes brancos” do PAN 2007.

Douglas
Douglas
14 anos atrás

Hoje quando vamos ao kartodromo dá pra ver o antigo curvao, devia ser sensacional esse traçado antigo, a prefeitura deveria recuperar esta parte do traçado.

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

Pois é, juro que pensei nisso durante a corrida de Interlagos. Esse japonês é atrevido mesmo. Das duas, uma: ou ele é “ninja” mesmo, com talento acima da média, ou essa turminha (Grosjean, Nelsinho, Buemi, o espanholzinho do nome esquisito..) é um engodo só.
Como sempre, o tempo nos dirá.

Será ele uma espécie de Vettel Nipônico????

Vitor Luiz Fernandes
Vitor Luiz Fernandes
14 anos atrás

Caro Flávio..
Todos nós tentamos a ser saudosista….não fujo à regra..
mas ver esse desenho do autódromo nos remete à algumas memórias indiscutíveis como a Ferradura..grande Ferradura e, é lógico..subida do lago…onde HAVIA um lago..
hehehe
mas os tempos mudam…e nós ….nem tanto

abraço

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Ainda não li a crõnica do Jung, mas esse traçado antigo é qualquer coisa entre o fantástico e o irreal.Esse traçado “tilkista” de hoje é chato, a corrida só é boa como o “chove-não-chove”.Um abraço.

Jailton Moraes
Jailton Moraes
14 anos atrás

Flavio o The Times publicou uma lista com os 50 melhores pilotos da história da F1, segundo o jornalista Kevin Eason, essa lista não tem critério algum, apenas o gosto pessoal do tal jornalista. Em primeiro lugar está Jim Clark, que sinceramente pouco ouvi falar, não sei se por pura ignorância a respeito do assunto ou porque o jornalista realmente exagerou. O link da matéria é este: http://www.timesonline.co.uk/tol/sport/formula_1/article6880955.ece
No automobilismo os comentários que eu mais respeito são os seus e, se não for pedir muito, eu gostaria que você fizesse uma análise dessa lista ou até mesmo uma lista própria.
E só para constar o Senna ficou em segundo enquanto o Schumacher ficou na terceira posição.
Há, eu também gosto do jeitão do Kimi e acho o Galvão Bueno um lunático!
Valeu pela atenção e um abraço.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
14 anos atrás

Koba-San estreou muito bem, é verdade.
Mas não enganen-se: falta velocidade e experiência ainda.

Dizer o que foi dito, tendo como referencia o Grosjean, até tudo bem. Pq o Francês não fez nada mesmo até agora. Foi alvo de ultrapassagens em todas as corridas, não foi combativo e ainda causou confusão em Spa.

Agora… o Piquet Jr. tem várias boas brigas e algumas belas ultrapassagens na F1, desde sua segunda corrida em 2008. Tambem nunca foi afobado e ataca e defende com muita frieza (visto França, Canadá, etc em 2008).

Acho errado vc dizer que NAP estaria na sombra de estreantes como Koba-san… mas é só minha opinião.

Abraços!

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Flavinho parabens viu vc e um jornalista imparcial e respeitado seus comentarios sao sempre de primeira tanto de automobilismo como futebol pena que torce para lusa mas tudo bem vc e gente boa.
Outra coisa vc precisa fazer um indiana gomes com VW TL
abraços

Airton
Airton
14 anos atrás

Como diria um antigo narrador de futebol daqui da cidade, quando aludia à habilidade de certos jogadores com a pelota, o japonês Kobayashi chamou o carro de “minha nega” e não de “vossa excelência”.

Enio
Enio
14 anos atrás

Que Traçado! Que Circuito! Que Saudades! Quem conheceu deve estar com o mesmo sentimento.VOLTA DO TRAÇADO JÁ!!!!!! Se possivel.
abçs

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Na verdade, a estréia do kobayashi lança dúvidas sobre a categoria chamada GP2. N. Piquet correu muito bem lá e não fez nada d+ na F1. Grosjean começou o ano disparando na frente e agora……. Enquanto isso pilotos ditos médios na GP2 fazem um papel muito melhor na F1, vide Kobayashi e Buemi.

Há um certo tempo que pairam duvidas sobre essa categoria, de posse do Briatori, e apoio da Renault sobre o previligiamento de alguns pilotos (inclusive os Renault Drivers, como o Grojeans e D.Grassi) quanto ao fornecimento de motores. Fato também que o Grosjean esse ano abandonou várias vezes com quebra do motor, fato que não é mto comum na categoria, pelo menos nao em uma equipe de ponta……