SÃO PAULO (torcendo) – A Renault fez um evento hoje em Paris para lançar suas bases para o futuro, que incluem a nova denominação da equipe de F-1: Alpine. É uma das marcas esportivas associadas à montadora francesa, com intensa participação no automobilismo mundial nos anos 60 e 70, principalmente. Aqui no Brasil, a Willys, que era parceira da Renault, produziu o esportivo Interlagos baseado no clássico Alpine A108, hoje uma figurinha rara no mercado de carros antigos. O nome Interlagos foi dado pelo publicitário Mauro Salles.
Na apresentação, os franceses mostraram essa pintura aí no alto. Carro preto, com o detalhe das cores da França atrás. Mas calma, o carro não será assim. Esse layout será usado na pré-temporada, pelo que foi informado. É muito provável que a Renault adote o azul para a equipe Alpine, já que essa era a cor prevalente nos carros da marca — como esse aí embaixo.
O carro, isso já foi definido, vai se chamar A521. O “A” é óbvio, o “21” também, e o “5” vem de uma linhagem que remete ao início da aventura da Renault na F-1. Em fevereiro de 1975, a montadora encomendou à sua turma das pistas — Alpine e Gordini, que deram origem à Renault Sport em Viry-Châtillon — o projeto de um motor turbo V6 de 1,5 litro para usar na principal categoria do mundo. Nove meses depois, dois motores, batizados de 33T, estavam prontos e foram testados em Paul Ricard num protótipo feito pela Alpine batizado de A500.
Jean-Pierre Jabouille foi o piloto que iniciou os testes. Em março de 1976, o carro andou bastante em Clermont-Ferrand, e os engenheiros tiveram muito trabalho para fazer a bagaça funcionar direito. Esse carro nunca correu de verdade, mas é considerado o primeiro F-1 da Renault, no fim das contas. E era preto. Hoje está num museu.
Como o A500 era preto, preto foi a cor escolhida para a apresentação de hoje da Renault. Está explicado.
A Renault acabaria estreando no Mundial com seu motor turbo em 1977, mas o bicho só quebrava e a imprensa inglesa apelidou os carros de “chaleiras amarelas”, porque viviam soltando fumaça quando o motor explodia. A montadora insistiu na tecnologia e os primeiros grandes resultados vieram já em 1979, com seis poles, quatro pódios e a primeira vitória em casa, em Dijon-Prenois com Jabouille — e só não foi uma dobradinha porque na épica batalha pelo segundo lugar Arnoux acabou sendo superado por Gilles Villeneuve.
O resto, como se diz, é história. A Renault acabou sendo muito bem-sucedida tanto como fornecedora de motores quanto com sua equipe própria. Ganhou nada menos do que 12 títulos de construtores (1992/93/94/96/97 com a Williams, 1995 com a Benetton, 2005/06 com seu time oficial e 2010/11/12/13 com a Red Bull) e 11 de pilotos (Mansell/1992, Prost/1993, Schumacher/1995, Hill/1996, Villeneuve/1997, Alonso/2005/06 e Vettel/2010/11/12/13). É um currículo de respeito. Só a Ferrari, com 16 títulos entre as equipes, ganhou mais.
A equipe de fábrica soma 35 vitória na F-1, a última delas em 2008 com Alonso no Japão. Nesta semana, o chefe do time, Cyril Abiteboul deixou o cargo que ocupou por cinco temporadas. Deverá ser substituído por Davide Brivio, ex-chefe da Suzuki na MotoGP. Mas a grande atração da Alpine será mesmo o piloto espanhol, que volta à F-1 depois de dois anos saracoteando por outras categorias. Terá como parceiro o jovem Esteban Ocon, que no ano passado subiu ao pódio pela primeira vez no GP de Sakhir, com uma segunda colocação.
O fato é que o amarelo tradicional da Renault ficou para trás e o negócio agora é o azulão da Alpine. Allez le bleus, pois.
Acho que a Sauber levou a sério essa história de alinhar o terceiro carro no grid! Tanto que se preparou e já contratou três pilotos titulares!!!
Agora me pergunto: tem realmente uma advogada no comando desta equipe??? Será que não viu isso no contrato assinado com o Giedo van der Garde??? Achou que ignorar era a solução??? Deu no que deu!!!
Monisha Kaltenborn, aqui vai um recado de um grande poeta contemporâneo do Brasil: “Sabe de nada, inocente!”
Por fim, “e agora chora, chora na cama que é lugar quente!”
Acompanho a F 1 desde 1.970 e não tenho lembrança de que, tenha ocorrido fato igual a êste. Alguem se recorda?
Porque quem escreve evita escrever o óbvio para assim não parecer tão distante?
A coisa é matéria de Direito, não de segurança!
Chega a ser desrespeitoso com o piloto alegar insegurança ao permitir guiá-lo.
Gentes!, o piloto quer apenas e tão somente o direito de ter seu contrato respeitado e não preterido por euros e dilmas a mais arregimentados no balcão de negócios!
E se fosse com um nosso qualquer piloto nacional?
E tome tapetão!
Que merda!
Trabalhar com equipe pequena e que tem mais pilotos do que vagas dá nisso. Bem feito para aqueles que acham que contratos existem para não serem cumpridos.
O Felipe Nasr começou na F1 com o pé esquerdo: primeiro ele bate na piloto reserva da Williams nos testes de Barcelona e agora vem esse piloto holandês com a Faca nos Dentes tomando sua vaga na Sauber na Justiça nos 45 Minutos do Segundo Tempo antes do início do GP da Austrália. São coisas Bizarras da Vida!
O mais estranho é uma corte determinar que um piloto com contrato tenha mais direito do que outros dois. Estipula uma multa e valor indenizatório e pronto. A Sauber poderia colocá-lo no treino da sexta e acabou, Acredito que até no contrato do Schumacher com a Ferrari deveria ter uma cláusula que desse o mínimo de garantia à equipe de escolher quem por nos seus carros!
Vcs imaginem o Galvão e a Globo se tirarem o NASR para colocar o Holandês…
Perguntar não ofende: será que a magistratura excelentíssima da Austrália vai obrigar a Sauber a “ser sorridente” com esse holandês filho de uma…, hã, quero dizer, gente boa pacas? Confesso estar achando esta história, de tão bizarra e fora do mundo real, até engraçada. Se eu fosse o Peter Sauber deixava ele correr em Melbourne, sim. Mas com gasolina para meia volta. Devem estar aprontando para cima do VDG, disso não tenho dúvidas. E o Nasr e o Ericsson bem quietinhos, não falaram um pio até agora. Para quem disse que a 2015 iria ser sem emoções na F1, perdeu a aposta…
Este caso, junto aos mistérios envolvendo o acidente de Fernando Alonso, não seria mais um artifício propagandista da desgastada F1?
Tenho como verdade que é mais uma empreitada de seres extraterrestres pra desmoralizar a categoria, concedendo mais espaço à categorias como Indy e NASCAR, que possuem amplo investimento por parte dessas entidades..
Vão fazer um acerto financeiro aos 45 do segundo tempo.
Deve ter gente querendo pedir emprestada a cadeira elétrica do Alonso pra ele…
Que presepada. Erro beeem primário, nénão? Demite o cara do RH!
Entendi direito? A classificação é as 03h00 e a Globo só vai passar o Q3 a partir das 03h40?
Correto! Entendeu direito! A classificação é às 03h00min e a Rede Globo só vai exibir a terceira parte da classificação (a partir de 03h40min) em virtude do clássico filme que vai passar em O Corujão – deve ser A Lagoa Azul!!!
Acho que o Banco do Brasil deveria retirar o patrocínio,aliás não deveria ter dinheiro do BB nisso ,ainda mais um piloto fraco como esse Nars.Ja basta torrar dinheiro com o porcaria do Massa.
A Sauber já está providenciando uma MGU da Honda, aperfeiçoada, que regride a memória do piloto, para antes da assinatura do contrato. lol!
Boa!!!
Mas com uma modificação: que a regressão seja definitiva!!!
Caro Flavio:
fugindo do caso Sauber, o novo site da F1 “esqueceu” de colocar os horários locais. Será possível obtê-los?
josé maria
Acrescente 13h aos horários de Brasília.
Flavio:
obrigado pela atenção. Aliás, acabei de encontrar
a informação em “veja todos os horários e programe-se aqui” .na chamada E AGORA?
Abraços,
josé maria
Não sei se é útil fazer isso numa equipe como a Sauber, mas se eu fosse o Nasr, até cederia meu lugar NESTA corrida; MAS, em troca, exigiria varias regalias!
Privilegio de primeiro piloto, prioridade de peças, motor…
Se bem que cumprir acordos não tem sido o forte da Sauber…
Flavio Gomes, segue o vídeo da suprema corte australiana:
http://scv2.webcentral.com.au/sentences/coa_sms_v_gvdg_12mar15_v2/index3.html
Overbooking….kkkk
Paga-se a multa pela rescisão do contrato e pronto?
O que não está explicado é se ele pagou para ter o carro em 2015? o que parece é que ele teria um carro mediante o valor X, apareceu outros dois pilotos pagando X+ e o holandês dançou. Então pega o carro 2014 bota na pista e fala – Anda filhinho!!! se o cara se recusar, a equipe processa ele por quebra de contrato.
Difícil acreditar que a Sauber não trabalharia sério no carro do VDG. A equipe é prioridade. Com 2 carros na pista você tem maior possibilidade de pontuar. Gastar com a montagem de um carro e na corrida não o usa-lo de forma devida “SÓ” pelo climão com o piloto?! Desperdício. E, ainda que tratado como não proposital, poderia manchar mais a imagem da equipe e parceiros não ficariam muito satisfeitos com sua marca exposta apenas em 1 carro, tendo pago por 2.
Esse filme eu já vi na Jaguar. Na McLaren-Mercedes de 2007 com Hamilton e Alonso (a equipe tinha tudo para ter o campeão de pilotos, mas fazia um foguete para o Hamilton e uma charanga para o Alonso). E na Se Ferrari então, nem se fala! Chegava a ser cômico. O segundo piloto só ganhava corridas depois de o primeiro piloto garantir matematicamente o título! Parecia até que trocavam os números dos carros 1 e 2 da equipe!!!
Eu iria até o Tio Bernie e solicitaria uma reunião urgente com todos os chefes de equipe solicitando que a Sauber pudesse colocar 3 carros no Grid apenas nesse GP…pegava o Carro reserva e montava com o que tivesse e deixava o cara andar…ele é ruim pácas e não iria a lugar nennhum com o 3º carro da equipe, depois disso iria brigar nos tribunais.
Ruim pacas??quem o Nars??
Caramba, parece até que o holandês é que errou…
Se fizeram um contrato com ele, e agora não o querem cumprir, ele deve ficar satisfeito?
Não sei se a maneira como ele reagiu é a ideal, mas que é correta é!
Imagine se a situação fosse com você!
Iria espernear, não é mesmo?
Ou iria botar a culpa no PT?
é… talvez seja mais barato colocar o 3º carro
Não pode dar um terceiro carro para a Sauber?
Se fosse extrapolar, colocava ele no carro e não colocava os pneus, ou pior, não baixava dos macacos?
acho que sai o Nars … Bco Brasil já ameaçou retiraro patrocínio dos 40 milhões de dilmas
O final do seu texto coincide com o que eu estava pensando: se o piloto ganha a vaga na justiça, contra a equipe, como que a equipe vai trabalhar com ele?
Ele trocar o próprio pneu é de menos… O problema é que ele vai guiar um troço a 300 km/h e quem prepara esse brinquedo não tá nada a fim da presença da criança por lá…
Nunca que eu aceleraria esse carro. Vai que falta, acidentalmente, uma porca… … ;;;
Só há uma saída para a Sauber agora: contratar o advogado do Fluminense.
A equipe só que manter os pilotos originais e não ganhar o campeonato da F1 correndo na GP2.
Cara, acompanho a formula 1 desde 1973 e nunca vi uma coisa tão idiota. O cara entrar com um processo para receber uma grana por quebra de contrato, tudo bem. Acho justo. Mas para correr? Não sei qual dos dois lados é mais idiota neste caso…
A Sauber vai colocar combustível para apenas uma volta. Não contraria a justiça australiana, não gasta mais grana de bobeira, economiza equipamento e deixa o Giedo puto da vida.
Que rolo hein? SE a categoria fosse séria e estivesse saudável financeiramente poderiam atuar como atuou a Liga NBA forçando o dono da Sauber a vender a equipe depois deste papelão… Mas aí quem se habilitaria a comprar? Quem ? Quem?
O sogro do Van der Garde, que não deve ter gostado de “perder” o $$ que pôs no menino para agradar a filhinha…
Até eu queria ter um sogro assim…
Pense numa merda…
Quem disse que a F1 esse ano não teria emoção?
Ou a Sauber paga a multa para o holandês ou um dos dois pilotos pagantes vai assistir a corrida dos boxes ! Ou se dá um jeitinho , pq ñ é só por estas bandas q se dá jeitinho nas encrencas da vida !
Se tratando de “justiça”, e ainda mais, de justiça de país desenvolvido, eu acho que a Sauber tá fudida!
Se isto fosse no Brasil, seria uma pizza amarga como aquela que somos obrigados a engolir, toda vez que acaba uma CPI.
Negar toda a infra para o VdG correr decentemente, seria o mesmo que não dar o cockpit à ele. E se eu fosse um dos outros dois pilotos pagantes, acionaria o patrocinador e bateria o pé!
então..
mas por exemplo..na Mclaren Alonso não pode correr, colocaram o reseva
A Sauber não pode fazer o mesmo “van der garde é titular mas não vai poder correr, vamos colocar o reserva Nars”
Eu tinha imaginado o mesmo. ele saindo para trocar os pneus domingo.
Acredito que fica fora dos 107%
Asa no máximo, todas as regulagens para ser lento, estratégia de classificação ficar dando muitas volta. tanque cheio e pneu mais duro.
Um absurdo o que a equipe fez,
Aposto que Nasr não corre e o BB vai demorar anos para reaver a grana.
VDG vai ter a imagem dele comprometida pelo processo e pela performance.
A única questão que me deixa confuso é a questão do contrato. Se foi celebrado na Suiça, Como pode a justiça Australiana dar uma decisão? Se tiver alguém especializado em Direito Internacional privado por aí e puder esclarecer.
Diante desta situação, está mais fácil a Sauber solicitar uma permissão especial para correr com três carros! Afinal de contas, não era isso o que algumas equipes queriam para encherem o grid??
Brincadeiras à parte, a impressão que eu tenho, de acordo com as últimas notícias, é que a Sauber não correrá na Austrália, ou que Ericsson será o piloto que ficará a pé…
O pior é o caro não ver que ele destruiu a carreira dele na Formula 1! Quem vai querer um piloto que acha que manda mais na equipe do que o dono???
Era melhor ter ficado quieto e satisfeito com a recisória e os 40% do FGTS.
é que ele se assustou com as mudanças no seguro desemprego.
Kkkkk boa!
Isso vai feder mais ainda. Como é que ele vai se garantir nas demais etapas? Vai ter que entrar com uma ação judicial a cada etapa do Mundial, já que a decisão australiana não tem qualquer efeito nos demais países onde serão sediados os demais GPs… Ou então encaminhar carta rogatória para a FIA, obrigando-a a respeitar a decisão australiana durante toda a temporada… Processualmente complicado em qualquer dos casos…
A equipe vai colocar gasolina o suficiente só pra volta de apresentação. Larga e fica a seco antes de terminar a reta.
Flávio
Compartilho da mesma opinião do meu xará Fabio Seixas, após a última publicação em seu blog: Acho que a Sauber vai dar de ombros e deixar Nasr e Ericsson.
Reproduzo aqui um trecho do post do Seixas: “Porque Sauber é um velho garagista, e não creio que ele aceitará ver uma persona non grata dentro de um carro batizado com a inicial de sua mulher.”
Acho que, no final, é isso que vai acabar acontecendo….
Como uma equipe de F1 se mete numa enrascada dessas? Em que pese o absurdo de um piloto entrar pela primeira vez no carro nos treinos livres da primeira corrida, e de que VDG não é nenhuma Brastemp, e até que seja mesmo a tal jogada para adquirir a equipe, ele esta coberto de razão em defender seus direitos.
Dizem que contratos são feitos para serem rompidos. Não é isso, claro, o rompimento de qualquer contrato esta previsto no próprio, assim como a multa resultante do ato, ou seja, contrato rompido = contrato cumprido. A Sauber vai ter que romper um dos 3, se tiver bala prá isso. Esta é a F1 do gagá do Bernie, que se não foi o culpado desta vez, certamente nunca fez nada para evitar situações como esta em sua lavanderia automobilística.
Que historia! ZZZzzzzzzzzz
Solução: Pague a multa do Van der lei.
Pensou se ele senta e mete tempo no companheiro?
Nem se baixar o Fangio nele!
Aposta vai dar pane no MGU-K!
E dizem que a Sauber acabou de fechar com mais um patrocinador e fornecedor : Martin-Baker, assentos ejetáveis!
Mas, me parece que a emissão da superlicença depende da Sauber. Portanto, só sai se a Sauber quiser…