TRISTEZA ALEMÃ

SÃO PAULO (quanto pessimismo) – Me chamou a atenção o prognóstico sombrio de Bernie Ecclestone sobre o GP da Alemanha. A corrida volta ao calendário no ano que vem, mas o baixinho acha que em 2017 já era. Porque, segundo ele, os alemães “perderam a alegria com a F-1”.

Estranho, porque uma equipe alemã domina o Mundial e um piloto alemão, Vettel, é um dos melhores do grid. Por que a alegria teria acabado?

O negócio é dinheiro, não alegria.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

A única salvação pra F1 seria a possibilidade de disputas concretas entre pilotos, onde o fator humano faria a diferença e não o fator máquina. Na minha opinião a F1 teve dois momentos sublimes onde a popularidade e audiência foram magnânimas: Ayrton Senna duelando com Prost e depois Alonso desbancando a Ferrari de Schumacher……se subtrairmos estes dois momentos do esporte veremos que a F1 sempre foi meio que estagnada!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

“…se subtrairmos estes dois momentos do esporte, veremos que a F-1” teve outros três momentos não tão sublimes para a concorrência, mas impactantes para a história da categoria:

1 – o passeio quíntuplo de Fangio em quatro equipes na década de 50.
2 – os sete massacres de Schummy em dois milênios diferentes.
3 – as quatro surras de Vettel no espanhol enganador.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

é grana
os alemães não são tão ricos quanto nós para bancar formula 1, olimpíadas,
essas coisas de países ricos e sem problemas.

Andre Sb.
Andre Sb.
8 anos atrás

Vai ver o Alonso e o Massa são alemães (e o Vettel e a Mercedes, poloneses) e não sabiamos…

Estevão
Estevão
8 anos atrás

Menos competitividade gera menos emoção, que gera menos alegria, que finalmente gera menos dinheiro… Uma coisa puxa a outra. E no Brasil já está indo pelo mesmo caminho.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

É que pro Bernie alegria é dinheiro e dinheiro é alegria, simples.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Onze títulos em vinte temporadas e uma equipe dominante.

Cansaram de vencer.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Vencer sem competitividade e sem alegria deve cansar mesmo!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Concordo, Segafredo. Herr Hepta e seu Herdeiro foram tão superiores, que não houve concorrência.
Isso sempre acontece com os grandes mitos. Aconteceu com Fangio, também.

Juan
Juan
8 anos atrás

Alemão é um povo muito centrado.
F-1 é um espetáculo. Apenas isso, nada além disso.
O alemão não se sente mais capaz porque tem “um alemãozinho do interior contra o mundo todo”. Arrisco a dizer que as corridas na alemanha eram mais cheias no autódromo antigo, antes de o queixada aparecer.
O povo alemão tem outras preocupações, mais sérias.
Conheci, ano passado, o Allianz Arena, em Munich. Me surpreendeu a beleza, o planejamento, mas antes de tudo, a simplicidade dos materiais que foi construido.
Se for nos “estádios da copa do br”, veremos mármores, pedras, entre outros adereços que não existem por aquelas bandas.
Bernie já se tocou disso. F-1 só existe hoje em cima de “novos ricos de dinheiro e vazios de cultura”.
Abs!

Rafael Vieira (@rafavieira1979)
Reply to  Juan
8 anos atrás

Caraiiiiii Juan, que porrada com luva de pelica hein? Disse tudo em poucas linhas.

Na real acho que o Bernie já se ligou que a vaca foi para o brejo e ele decidiu extorquir países emergentes o máximo que der. Tendo em vista que o rapaz sabe que não viverá mais que 10 ou 15 anos, ele quer engordar o pé de meia. Após ele partir desse plano para o próximo, acredito que em torno de 2022, quem sabe um novo líder, preocupado com corrida de carros apareça e resgate a velha F1, recolocando França, Alemanha, Holanda, no calendário, pois se o preço for justo, ninguém iria querer ficar de fora.

Garlet
Garlet
8 anos atrás

A Alemanha devia mandar esse Eclestone a merda, e fazer uma fórmula própria Mercedes, com mais tecnologia ainda, ao ponto que a FE e a fórmula mercedes fossem algo muito a frente de qualquer f1.

Mauro Sousa
Mauro Sousa
8 anos atrás

A FIA, FIFA e o COI perderam a noção de custos, tamanho e o que realmente esses eventos esportivos significam… Fico me perguntando se os estádios franceses usados na copa de 98 serviriam pra outra copa agora…. É tudo muito modificado, nunca ta bom…… Eu perdi o interesse por todos.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
8 anos atrás

Não sei não… Do jeito que a Formula 1 está sem graça e previsível, acho difícil não perder a alegria. Eu que pensei que jamais perderia, perdi!

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Que tem $$ nessa coisa toda, tem sim. Porem, creio que mais do que dinheiro, o que pode estar faltando é interesse mesmo. A categoria, por mais que se insista em dizer que não, vira e mexe ocorrem situações que não coadunam com esporte. Veja, que paira ainda hoje comentários sobre os primeiros títulos de Schumy por mais que ele tem se mostrado o melhor de todos os tempos depois dos eventos com a Benetton/Briatore nos primeiros títulos. Roubo de informações da Ferrari pro engenheiros da McLaren ( com ajuda de Alonso), contrato de pilotos que restringem a performance do companheiro …., e isso vem desde muito tempo ( se não estou enganado foi divulgado um contrato do Piquet com clausula restritiva para o pobre do Nakagima). E soma-se os circuitos, e corridas sem sentido em lugares sem sentido também. Isso tudo vai minando de uma forma ou de outra o esporte. Eu citei alguns casos, mas creio que um trabalho profundo, poderia nos brindar um numero enorme de situações. E os alemães podem ter capturado isso mais rápido do que os apaixonados latinos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fernando
8 anos atrás

…verdade Fernando, o povo alemão não é passional como os latinos e perceberam que até mesmos seus campeões, tiveram conquistas sem graça e com muito pouca luta!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Sem graça pra você, Segafredo, que assistiu seu campeãozinho ser espancado até não poder mais.

Ah, sim… sei… tinha um russo no caminho.
É mesmo! A culpa do outro título perdido é do “maluco da primeira volta”…

Mello
Mello
8 anos atrás

Talvez para o Bernie “alegria” signifique justamente “dinheiro”.

Issac Nemach
Issac Nemach
8 anos atrás

Ora, não é dinheiro que traz felicidade? Não tem grana, não tem alegria :)

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Tristeza é essa doença que acometeu Bernie nos últimos anos… e tem nome alemão também…

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
8 anos atrás

Claro que é grana.

A F-1 esta se perdendo, temos um regulamento técnico de merda aliado a uma visão de curtíssimo prazo que não foca na manutenção das eventos master da categoria.

Um calendário da F-1 sem os GP´s da Alemanha e da França é o mesmo que os maiores torneios de Tenis de Mundo (Grand Slam) sem o Torneio de Wimbledon.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Só Vettel e Schumacher somam 11 títulos. O negócio é que o Harry Potter geriátrico quer aproveitar ao máximo as horas extras na terra e não abre mão, nem das horas extras nem do proveito que pode tirar delas. Porém (ai, porém, há um caso dif… me largue, Paulinho), não adianta correr dela nem atrás dela, a morte. Ela vem quando e como quer e não perde a viagem.
Abs.

Rodrigão Meira | @Cevadabuster
8 anos atrás

Parabéns aos alemães!!!

Fernando Vieira
8 anos atrás

Não acho que a alegria dos alemães com a F1 tenha acabado. Acho que eles cansaram é de assinar cheques pro Bernie Ecclestone que não lhes dá nada em troca. Pelo contrário, ainda mandou amputar uma das pistas mais legais do campeonato…

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Alegria para o Ecclestone é dinheiro?
Ele bem que poderia fazer um discurso sobre a alegria demonstrada pelos amantes da F-1 no Bahrein, na Malásia e em Abu-Dabi.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
8 anos atrás

A Formula 1 morreu já há alguns anos ! O problema é que os alemães costumam serem mais inteligentes e sérios que a maioria dos outros povos ! Se o negócio é dinheiro, como você diz, eles procuram gastar e aplicar em coisas mais produtivas !

Paulo Emilio
Paulo Emilio
Reply to  Paulo Emilio
8 anos atrás

E mais, como eu disse alemão não é bobo ! A pista original de Nurburgring , felizmente preservada, virou local de diversão para qualquer um com alguns euros ! A pista nova com o mesmo nome é simplesmente medíocre ! E finalmente foram mutilando Hockenhein aos poucos até transforma-la em um verdadeiro kartódromo ! Vergonhoso, tudo em nome da Formula 1 ! Como querer que um povo perspicaz não perceba isto e deixe de lado a categoria moribunda !

Helton Fernandes
Helton Fernandes
8 anos atrás

Tudo é dinheiro.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
8 anos atrás

Estive na Alemanha em julho/agosto e percebi uma certa indiferença dos alemães com a F1. Fiquei até espantado. Eu sempre citava esses dois pontos que vc colocou: equipe alemã dominante + Vettel.
Não davam muita bola.

Cássio
Cássio
8 anos atrás

Até parece que esse Bernie ta preocupado com a alegria do povo alemão….
é o bolso dele que ta enchendo menos.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
8 anos atrás

Se tu for analisar de modo sensato verás que nas categorias de Prototipos, a Alemanha esta muito bem, e nas categorias de GTs as quais temos pelo mundo 23 categorias que fazem atrativos à uma marca, isso satisfaz muito à Audi, BMW, Porsche e mesmo a Mercedes-Benz que tem muitos compradores em Asia…então, uma categoria cara e monotona como a f-1 ficou impraticavel e fora de questao de um fabricante sério e preocupado com o que o publico quer.

Cenzi
Cenzi
8 anos atrás

A F1 está tão chata, que nem esses fatores que você citou são suficientes para cativar o público alemão.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Olha que essa alegria ( dinheiro ) está acabando no GP Brasil, Alemanha,
Italia ( Monza ) a sim a anos acabou na França. Bernie tem que abrir seu olho ,
ou fecha-lo pra sempre , F1 está acabando .

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

a única coisa que talvez conte, é que como lá é muito mais comum o automobilismo, as montadoras são grandes e tals, os caras precisam de algo mais para ser atrativo, se não vira uma categoria “normal” como qualquer outra.

Arthur Luz
Arthur Luz
8 anos atrás

Empolgante como está, F1 hoje é só gasto de dinheiro.

Fontana
Fontana
8 anos atrás

Na “das land der dichter und denker”, o entretenimento é apenas entretenimento, e talvez o chefe do circo queira mais dinheiro do que vale..

Aprendo muito sobre automobilismo no seu blog…

Parabéns FG!

Abs