MENU

quarta-feira, 22 de março de 2006 - 13:00Automobilismo brasileiro

A pedidos

SÃO PAULO (o meu é boxer, mesmo) – A pedidos, já que o carrinho foi muito mencionado alguns posts atrás, segue a foto do Karmann-Ghia V8 do Flávio Marcílio. Dois blogueiros ma enviaram, o Carlos Eduardo Nogueira e o Filipe.

Uma caranga e tanto. Quem tiver detalhes sobre sua trajetória, que conte!

PS: O Luiz Sérgio Jr. me mandou esta reportagem que mostra um KG com motor de Galaxie. Algo muito parecido com a traquitana do Marcílio da década de 60.

23 comentários

  1. luiz carlos disse:

    este carro eu vi correr, não lembro se com anesio hernandez ou anesio martinez

  2. Alvaro Gomes disse:

    Este pode estar feio, mas foi pioneiro na modificação, Existe um outro feito pelo Paulo com motor 302 do Galaxie. Em breve terei pronto um outro Karmann Ghia conversivel com um V8 Chevy 283 e cambio Powerglide.

  3. joaquim disse:

    Caro Filipe W, gostaria de receber a foto do “Mufattão”. Grato pela gentileza: Jolofi@gmail.com

  4. felipe clark disse:

    Caro Filipe. Gostaria muito de receber estas fotos do carro bimotor do Muffato. Eu assisti uma corrida em Curitiba, fotografei-o, mas não encontro. Por favor, se puder mandar para : felipeclark_824@hotmail.com

  5. Filipe W disse:

    Antigo,

    valeu tb pelas informações sobre a berlineta e do Alfazoni, se ficassemos relembrando aqui essas invencionices maravilhosas iamos ficar um dia inteiro e não iamos relatar todas.

  6. Filipe W disse:

    Valeu pelas informações Joaquim

    Se quiser a foto do bimotor do Pedro Muffato é só falar.

  7. joaquim disse:

    Ao Filipe W e Antigo:
    Ora, alvíssaras…. nem tudo está perdido. Vamos lá: Filipe, sim os motores eram ligados pelo virabrequim por uma junta elástica, creio que do JK. Esse carro andou em testes no antigo circuito do Rio, mas nunca correu, era uma quebradeira só.
    Antigo, corretíssima a informação. É verdade, me esqueci do Alfazoni, mas pra complementar sua informação, o piloto que rodou na frente do José Moraes no antigo S era o Antonio Rodrigues, num estranhíssimo fusca com uma traseira redonda, apelidado ovo de codorna. Vi o Alfazoni, pintado de vermelho, exposto no 4o. Encontro Nacional de Veículos Antigos Brasileiros, realizado em Brasilia, em agosto passado. Bem, aí é outra história.

  8. Filipe W disse:

    Joaquim,

    esqueci de perguntar vc sabe me dizer se esse Lorena de dois motores era no mesmo esquema do fusca bimotor do Fittipaldi ?
    ou seja um motor na frente do outro ligados pelo virabrequim ?
    aproveito para pedir a quem tiver fotos desses carros que as envie por favor.

  9. Filipe W disse:

    Joaquim

    sobre o Simca-berlineta ou do Jamaro infelizmente não tenho mais informações mas mandei pro Gomes uma foto do protótipo de dois motores do Pedro Mufatto, que era de fazer inveja ao caçador de estrelas do Bica Votnamis, se quiser te passo tb.

  10. antigo disse:

    Joaquim, essa berlineta do Ricardo tinha motor Simca V8, e era muito desequilibrada, pelo excesso de peso na traseira. A caixa não me lembro, mas não era a original, também. Tinha um radiador na dianteira, mas muito mal dimensionado, e o carro, como um todo, era mal feito, ou seja, a adaptação era meio no martelo. Daí, dava algumas voltas e parava no box, até a quebra definitiva. O Ricardo desistiu dela poucas corridas depois, e, a essa altura, já virou sucata. (aliás, deve ter virado há muito tempo).
    Maldosamente, a turma apelidou rapidinho o carro de “Ascaril”, ou seja, uma mistura de Aschcar com pu.ta que pa.riu.
    Outro protótipo, que voce não citou, era o ‘Alfazoni”, do Zé Moraes Neto, um Malzone com motor Alfa Romeo, 2000cc, do “JK”. Esse, andava pacas, e era bom de curva e freios, também. Assisti uma demonstração da excelência dos freios, desse carro, numa corrida do campeonato carioca, na curva do S, da pista antiga, de Jacarepaguá. Um cara rodou na frente dele, que vinha colado, e, em pouquíssimos metros, o Zé estancou o carro, com um controle perfeito, e saiu sem tocar o outro. Abs.

  11. joaquim disse:

    Aproveitando a deixa e ainda no contexto dos “híbridos”: quem sabe da Simca-Berlineta (ou Berlineta-Simca) no. 100 que andava pelas mãos do Ricardo Achcar nos meados de 60; ou do Jamaro, uma carroceria de Lorena cortada (spyder), com dois motores VW, construido pelos irmãos Jair e Jairo Amaro, precursor do Fusca bi-motor dos Fittipaldi; ou do insólito protótipo de dois motores – um DKW na dianteira e o outro VW na traseira, dois câmbios, duas embreagens e dois aceleradores,que andou com o Pedro Mufatto, em início de carreira (faz tempo…) entre tantos outros.

  12. Rodrigo Mattar disse:

    Com certeza esse KG corria equipado com o motor Chrysler V-8 do Dodge.

  13. Filipe W disse:

    Eu acho que o motor era chrysler mas não tenho certeza,.

  14. amaral disse:

    boko moko é do tempo dos mugs. em casa tivemos cachorros com esses nomes.
    abs

  15. Edgar SC disse:

    Alguém sabe dizer qual era o V8 que tinha ali…?

  16. Lucas disse:

    Como dizia o Edgard Mello Filho, “Você viu a USINA que tem debaixo daquele capô??”

  17. Alexandre Reis disse:

    Nossa, a foto tá mal tratada, mas pelas entradas de ar dá pra perceber o que escondido ali por baixo.

  18. Marcos disse:

    Era um sucatão mesmo !
    Muito mal feito, um perfeito Maestro :
    Em cada esquina, um concêrto…
    Mas fui procurar por um adjetivo mais apropriado no meu dicionário arqueológico, e encontrei: BOKO MOKO !!!!

  19. VELOZ-HP disse:

    Grande Filipe e Carlos Eduardo.
    Obrigado aos dois por alegrar o meu dia com essa foto. É mais uma valiosa contribuição à cultura automobilistica brasileira.
    Parabéns aos dois e obrigado.

  20. Filipe W disse:

    È uma pena que a foto esteja bem mal-tratada, não deixa de ser um carro muito interessante, aparentemente o motor era dianteiro e tração traseira, mas realmente não sei se isto está certo acho que vou mandar uma msg ao Flávio Marcilio pedindo mais informações.
    Enquanto isso achei umas fotos de um outro KG tb muito interessante, com motor de Corvair de 6 cilindros, isso é que era época boa !!!!!
    Mais maneiro que esses dois só a loucura do Fusca de dois motores dos Fittipaldi.

  21. Rikho disse:

    Nao é sucatao… a foto é que tá horrível. Interessante a grade gigante na frente. Parece uma versao desse Fiat Palio maior, como se chama, q tem pára-choques grandes, é mais alto… nao consigo lembrar o nome.

  22. Kowalski disse:

    Tem um na garagem do meu prédio

  23. Marcos disse:

    ARRE !!! QUE SUCATÃO !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>