Malandrinha | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 20 de março de 2006 - 11:49Colunas Warm Up, F-1

Malandrinha

SÃO PAULO (dois pesos) – É preciso conhecer os detalhes, para saber se a Ferrari “interpretou o regulamento de forma diferente” ou agiu de má-fé na história das asas dianteiras flexíveis. Na minha modesta opinião, no automobilismo todo mundo rouba. Isso vale para corrida de kart indoor até a F-1. Todo mundo trapaceia, até alguém reclamar.

É claro que ninguém é burro o bastante para fazer coisas facilmente detectáveis, ainda mais na F-1. “Interpreta-se” o regulamento e pronto. Má-fé? Bem, depende do ponto de vista. Ninguém inventa essas coisas e fica esfregando as mãos dizendo “vamos ferrar todo mundo, hahaha, como somos maus!”. Isso seria uma boa descrição de ato de má-fé. Acho que a coisa é diferente. O cara descobre uma brecha, “interpreta” o regulamento, esfrega as mãos e exclama, meio baixinho, quase sussurrando: “Acho que vamos nos dar bem com isso, deve funcionar”. Não há má-fé aí, há até uma boa fé, a fé de que tudo vai dar certo, o carro vai melhorar etc.

Fé boa ou má, o fato é que a Ferrari vai mudar as asas. Sem punições. A BAR, ano passado, inventou aquele tanque mandraque que foi pego em Imola e levou a maior ferrada da FIA. Lembro que na época achei absolutamente desproporcional a punição. Aliás, escrevi duas colunas a esse respeito, na época: Todo mundo rouba e Qual o pecado da BAR?.

A verdade é que a Ferrari faz o que quer e fica tudo por isso mesmo.

76 comentários

  1. HF disse:

    Faço minhas as palavras do Marcelo Jardim:
    “É aquela velha história: a Ferrari faz uma pré-temporada chinfrim, muito aquém das expectativas. De repente, quando nem mesmo Schumy esperava, tem um carro fantástico na primeira etapa. Chega em segundo e surpreende a todos. A todos?! Não. Estes, que não podem estar completamente errados, oficializam um pedido junto a FIA de que a Ferrari estava ilegal. Corrida seguinte, cadê a Ferrari?! Cadê o Schumacher?! É sempre muito estranho o que ocorre com estes italianos…”
    http://www.gptotal.com.br/

  2. Carlos Piazza disse:

    Rikho, se fosse possivel criar regulamentos perfeitos, não haveria necessidade de comissários, técnicos, juizes, vistorias etc…Assim como é propósito do regulamento equilibrar e conter o desempenho dos participantes, é obrigação dos projetistas tentar ´´de todas as maneiras possiveis“ incrementar o desempenho apesar ´´dele“. A tecnologia evolue rapidamente e aquilo que valia ontem, não vale mais hoje e será completamente obsoleto (ou ilegal) amanhã. Qqr nova solução é sempre considerada ilegal por aqueles que não conseguiram produzi-la ou entende-la.

  3. Uma coisa disse:

    Numa coisa concordo com o Carlos Pizza sobre os comentários:
    “Muita opinião emocional sem o menor respaldo lógico”.

  4. Rikho disse:

    Eu acho que essas, han, “interpretaçoes” acontecem porque os regulamentos muitas vezes sao mal-feitos, por ser pouco objetivos ou até obscuros. Se dissesse: nao é permitida QUALQUER forma de flexibilidade nos aerofólios, pronto, acabou-se o que era doce. Eu acho que a chiadeira tao grande aconteceu mais por causa de tanta vista grossa que a FIA já fez pra Ferrari ao mesmo tempo que já puniu feio outras equipes (mais recentemente a BAR, agora Honda). Nao foi por acaso que a Honda liderou a horda de insatisfeitos. Queria dizer mais ou menos assim: “E aí, vao fazer alguma coisa ou é só com a gente?”. Deu no que deu… Quer saber? De repente, a Ferrari acabou pagando o pato de temporadas passadas. Como diz o Gomes: assim é a vida…

  5. Carlos Piazza disse:

    Galera boa tarde.
    Quanto bla, bla, bla !!!
    Muita opinião emocional sem o menor respaldo lógico. (Parece enredo de novela mexicana).
    A situação é a seguinte: Existe um regulamento técnico e são definidos procedimentos para avaliar o cumprimento de tal regulamento. No caso especifico das asas em questão, elas foram vistoriadas atravez do procedimento regular e foram aprovadas. Por que ???Porque os projetistas vermelhos, (e outros também), acharam uma forma de cumprir o regulamento e sua respectiva contra-prova. O fato de a FIA ter ´´recomendado´´ a retirada de tais componentes apenas tem o propósito de acalmar a concorrencia incompetente.
    Fatos como este são inerentes a F1 desde a sua criação e continuarão ocorrendo a despeito das opiniões estapafurdias da maioria dos ´´guardiões da legalidade“.
    Vamos acordar galera, estamos falando de F1 real e não de contos de fadas.

  6. Rikho disse:

    Romero, desse vídeo, o que mais gosto é a narraçao, fiquei até com pena do Cléber Machado.

  7. Altair disse:

    Bom,

    Quer dizer que a Mclaren e a Sauber também tinham a famosa peça flexível ??????
    Quer dizer então que não é só a malandrinha , tem também as malandrinhas falsas que assinaram o comunicado na maior RON FALSIDADE DENNIS ?????

  8. Alexandre disse:

    Ok.

    Argumentos (!!!??) por terra,
    assunto se encerra!

  9. D. Weiss disse:

    E tome “anuencia” por parte da Fia

    Não disse que ia ficar por isso mesmo ?

  10. D. Weiss disse:

    Rubinho babaca como sempre
    vai tomar pau o ano todo e cedera seu lugar a anthony

  11. romero disse:

    Boa Rikho.
    Que vergonha. O Montoya cumprimentou o Barr pensamdo que ele tinha vencido a corrida. As vaias foram 10x maiores que Indianápolis do ano passado. Dois momentos impagáveis:
    1- a cara do Ralf;
    2- a falta de vergonha do barr subindo no 1º lugar do pódio e ouvindo o hino alemão. o mínimo que esse cra deveria ter feito era ficar com seu 2º e “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.
    Valeu o vídeo

  12. Alexandre disse:

    Outra técnica petelha e esquerdóide: ninguém aqui está dizendo que não exite tucano canalha, ou que este ou aquele não é.

    A discussão começõu quando afirmei: Lula é um pilantra!

    A existência de outro pilantra não dá a ele o direito de sê-lo.

    A técnica dos petelhos nunca é provar que Lula (e toda a corja que já caiu e ele não sabia) não é pilantra, porque isso é impossível, e sim dizer que eles podem ser pilantras porque outros já houveram.

    É ridículo e tosco.

  13. D. Weiss disse:

    O Geraldo Pinockmin é da mesma estirpe canalha e achacadora do FHC, vide o que ele está fazendo e não fazendo no Estado

    A divida estadual de acordo com o SEADE, cresceu descontada a inflação, 130 por cento entre 1996 e 2004

    O estado tem graças aos impostos aumentados sucessivos aumentos de arrecadação mas ningue sabe pra onde vai, a S. de Saude por exemplo, recebe 28 por cento do orçamento, que é maquiado com repasse federal de 1,8 bi da lei Kandir e só aí entra no minimo previsto por lei, que é 30 por cento do orçamento
    O ensino publico é o 5o. pior´da nação, com 41,5 por cento dos alunos em estado de conhecimento “critico” ou “muito critico” um resultado pior do que 85 por cento dos estados da Nação
    A causa são as escolas sucateadas e os salarios baixissmos pagos aos professores (disso posso falar pois tenho familires que sao professores de Universidade do Estado)
    Depois não adianta aparece na imprensa inagurando Fatec vazia sem a minima condição de estudo, até porque as crianças de hoje não terão nem oprtunidade de estudar lá, afinal o ensino fornecido pelo Geraldo é pessimo, que vai acabar estudando lá são os filhos da elite, a mesma que Geraldo bajula, concedendo facilidades fiscias suspeitas a Daslu (onde sua filinha trabalha) e a mesma elite que tentar apear de todas as formaso acesso a informação para as classes mais baixas

    Tem muito mais canalhice tucana, não só do FHC, mas do queridinho Geraldo, so não entro em detalhes porque aqui não é palanque nem lugar de politica

  14. D. Weiss disse:

    O geraldo é da mesma estipre canalha e achacador do FHC, vide o que ele está fazendo e não fazendo no Estado

    A divida estadual de acordo com o SEADE, cresceu desconatda a inflação, 130 por cento entre 196 e 2004
    O estado tem graças aos impostos aumentados sycessivos aumentos de arrecadação mas ningue sabe pra onde vai, a S. de Saude por exemplo, recebe 28 por cento do orçãmento que é maquiado com coisas extras Saude, que a fazem entrar no minimo previsto por lei, que é 30 por cento do orçanmento, e tem mais canalhice tucana, so não entro em detalhes porque aqui não é lugar

    Se quiserem saber, entrem no blogo do Josias ou do Tucano Rodrigues

  15. Luiz Fernando disse:

    Gostei tanto que vale a pena repetir:

    “se minha casa for assaltada pela segunda vez, e a polícia pegar o ladrão, vou mandar perdoá-lo porque não prenderam o primeiro.”

    Muito bom mesmo !

  16. Alexandre disse:

    Chega a ser impressionante a tendência para o autoritarismo e totalitarismo dos simpatizantes e militantes do PT.
    FHC é ladrão e pronto!
    Como quem diz: nós decidimos isso e não aceitamos contra argumentos, porque não ouvimos o que não queremos.
    Essa é tônica deste (des) governo: nós podemos tudo porque sabemos tudo e somos os escolhidos.
    A lógica é a seguinte: se já houve algum ladrão nós também podemos ser, como quem diz – se minha casa for assaltada pela segunda vez, e a polícia pegar o ladrão, vou mandar perdoá-lo porque não prenderam o primeiro.

    Outro detalhe que mostra a rigidez da ideologia não pensada, mas comprada pronta: entreguista.

    Essa besteira que petelhos e esquerdóides em geral dizem sobre privatizações. Deveríamos comemorar se fossem vendidas TODAS as 134 estatais brasileiras, fontes apenas de conchavos e negociatas – inclusive Petrobrás, BB e CEF, àquelas que os imbecis dizem serem “nossas”.

    Nossas de quem? Essas empresas foram privatizadas há muito pelos seus funcionários. O país nada ganha com elas, a não ser cargos de diretoria vendisos politicamente.

    A Vale foi privatizada, e hoje vale muito mais. Embraer também. Assim como as teles. São muito mais valiosas para o país hoje do que quando eram “nossas”.

    Se queremos que empresas sejam nossas, isso se dá pela Bolsa de valores, e não por estatais gigantescas, ineficientes e cheias de aspones petistas

  17. Pedro Jungbluth disse:

    Gostaria de lembrar que em 2003 a Ferrari fez queixa contra o pneu da Michelin que dilatava. A Michelin alegou que o pneu era medido antes de usar, como a FIA recomendava, e não tinham nenhuma informação sobre o que ele fazia depois.
    Lembro que a Michelin e suas equipes não foram punidas em nada, mas tiveram que fazer um pneu novo (que por sinal estava pronto!), e a partir dai a Ferrari parou de tomar couro, até consquistando o campeonato no fim do ano.

  18. Sousa disse:

    O Weiss quanto a F1 disso tudo, quanta a política será que FHC poderia ter sido pior que o molusco ??, sinceramente nunca vi uma crise tão grande no meu setor quanto estou vendo agora, e no geral se FHC espoliou o Estado, o que dizer do Molusco quanto ao número de Pequenas e Médias Empresas quebradas ?? Não acredito que o molusco tenha melhorado a situação da fome do Nordeste, a não ser que a família dele por lá seja bem grande…
    De qualquer forma nem FHC e nem Molusco, Geraldo Alckimin é o que temos de melhor, sucessor de Covas um dos caras mais corretos que já apareceram na política.

  19. D. Weiss disse:

    Mas já que o papo é F1, voces são muito trouxas ou ingenuos de se rebelarem contra a Rossa

    Em 97 a Fia admitiu que uma das equipes (frsise, entre as tres primeiras colocadfas) usou controle de tração durante a temporada inteira, mas não tomou qualquer atitude.
    Depois soube se que a equipe era a Williams, o resultado foi que em 1998 não ganharam nada, tiveram uma temporada mediocre, sem resultados
    Em 1998, 1999, e 2000 a malandra da temporada foi a McLaren, mas aí em 2001 quando a Fia liberou a eletronica o que se pode notar foi uma melhora da Rossa (que havia ganho em 200 de forma apertada) e principalmente da Williams
    Então é hipocrisia afirmar qualquer coisa a respeito, a Fia é assim, e todos jogam sujo, ponto

  20. D. Weiss disse:

    hahaha ALtair voce é um tapado mesmo ou é uma vegetal ( seria um chuchu ? ) hahaha

    o FHC é ladrão e pronto, muitissimo mais ladraão que qualquer um que veio antes dele e que qualquer um que venha depois, perto de FHC Lula é trombadinha de mercearia
    FHC é ladrão, corrupto, canalha, entreguista e espoliador, deixou uma nação a mingua e prostrada
    Mas pior que um prefeito que teve a vida tirada por corruptos, é saber que a fome gerada pela politica do FHC ceifou muitas e muitas pobres criancas, no norte e nordeste, então a ficha corrida do “pseudo intelectual de Sorbone” é digna de qualquer bandido de alta pericolosidade

  21. Luiz Fernando disse:

    Desculpe-me a franqueza, mas a definição do FG sobre o que seria má-fé na F1 foi quase infantil. Seria mais fácil considerar como má-fé qualquer ação que tivesse como intuito burlar o regulamento e/ou que assumisse o risco razoável daquela burla.
    A razão da confusão (e que dá o ensejo de se considerar plausível aquelas antigas ordens da Ferrari para Rubinho, como li – incrédulo – em outro site) é pensar que existe uma ética desportiva (mais flexível) e uma outra ética (mais rigorosa) para os outros fatos do mundo. Não é assim. A ação ética – já nos ensinavam os antigos – é incondicionada.
    Tempos que mudam … o que antes seria uma pessoa correta virou um sujeito “todo certinho” …

  22. Sousa disse:

    Não concordo com o Flávio quando ele compara Ferrari com a Bar 2004.
    Primeiro, havia uma queda de braço entre Bar e FIA, A FIA então aproveitou-se do episódio para mostrar quem é que manda. Claro que a punição foi dura demais mas foi por motivo político.
    Não se pode comparar as duas traquinagens, a asa da Ferrari só faz diferença no final das retas longas, é uma mixaria de ganho. Quando tiraram o Caixa 2, ops Tanque 2 da Bar ela foi lá para o fundo do Grid, não existe comparação.
    Teve gente que riu do espelho da Mclarem ué ?? será que não foi um componente móvel ?? claro que é suspeito, o material tem frexibilidade além do permitido e balançou tanto que caiu. E a largada do Fernandinho, ele é o super-homem ?? eu duvido que não tem malandragem, dispositivos de largada não foram proibidos, o que é aquilo então. Se a FIA não descobre não quer dizer que não esteja lá.
    Eu acho que existe muita emoção quando se fala de Brasileiros e da Ferrari, como existem os que ama existem os que odeiam, ambos os sentimentos distorcem a realidade dos fatos.

  23. Altair disse:

    Peraí,

    Já que o assunto pendeu pra política a gente tem que lembrar que perto do LULALà e sua corja que rouba milhões e mata prefeitos o FHC tem de ser julgado no tribunal de pequenas causas…..

  24. Altair disse:

    Flávio,

    Será que é só a Ferrari que faz o que quer ??????
    A Mclaren nunca teve nenhum dispositivo secreto ??????
    A Renault não tinha o controle de largada mesmo antes da liberação ???????
    Acho que tá muito fácil dizer agora que a Ferrari é tudo de ruim e ponto, que só sacaneiam que só trapaceiam e etc….
    Não é porque a BAR teve uma punição dura e injusta por causa do tanque de gasolina mágico que qualquer outra equipe deve ser punida da mesma forma…..
    Um erro não justifica outro, ou não ????

    Abraço

  25. Fucking Shit disse:

    As asas controversas já CUMPRIRAM SEU PAPEL: dar pontos à Ferrari onde mais precisavam. Agora não precisam mais; schumacher diz: “Sabemos que o circuito de Albert Park será mais favorável ao nosso pacote”. Será que depois de trocar as asas eles perderão seus pontos?!?!?!??!

  26. a123 disse:

    “Incríveis os carrinhos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>