Mísseis mortais

SÃO PAULO – Foi incrivelmente longo o intervalo de tempo entre a batida de Ed Carpenter no muro e o choque de Paul Dana. Tempo mais do que suficiente para que os pilotos desacelerassem. Até acredito que os comissários tenham dado bandeira, que o rádio tenha dito “yellow flag”, que luzes amarelas tenham acendido no painel.

Mas por que diabos o cara estava tão rápido?

Detesto essas corridas em ovais. Com carro de fórmula, transformados em mísseis como o que arrancou as pernas de Zanardi, não há segurança que baste.

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André - Dek
André - Dek
17 anos atrás

Esse acidente está muito estranho
O falecido Dana chocou-se com o carro de Ed 8 segundos depois do mesmo ter encontrado o muro, nesse tempo passam 5 carros por Ed antes de Dana.
4 por dentro de Ed e 1 por fora.
Quem puder assistir o video novamente prestem atenção no quinto carro, ele vem por fora já bem mais lento.
Dana que vinha logo atrás, vem muito mais rapido.
A telemetria indica que ele não freiou.
1º Como ele não viu o carro do outro coitado, rodando feito barata tonta enquanto os outros conseguiram desviar com menos “tempo”.
2º 8 segundos é tempo pra caramba principalmente nesses ovais da vida
3º O quinto carro vai lá fora bem devagar e ele vem “chutado” por dentro.
A única conclusão que me vem em mente, foi que ele achou que dava para passar por dentro em velocidade ai pegou algum pedaço do outro carro e virou passageiro para onde ele foi.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Faço minhas as palavras do colega Claudio (abaixo) e acrescento que Andretti pai correu primeiro na F1 para depois tornar-se campeão na Indy, enquanto que o filho, tendo percorrido o caminho inverso, foi um tremendo fiasco, meia temporada somente pra aprender a largar…

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Rogério, não vou negar que não tenho particular simpatia por este tipo de corrida.
Acho suas ponderações aceitáveis mas, gostaria de lembra-lo que Nelson Piquet quase perdeu os pés num acidente parecido e Emerson Fittipaldi praticamente encerrou sua carreira da mesma maneira e não creio que possamos considera-los pilotos ´´bisonhos“…
Em minha opinião este tipo de corrida agrada somente aos americanos e aqueles que não conhecem bem a filosofia das corridas de automóvel, pelo menos, não do ponto de vista do torcedor clássico, aquele que gosta de ver e torcer pelo piloto + maquina.
Levar um monoposto de mais de 700 CV ao limite da velocidade numa ´´pseudo reta infinita“ me parece uma estupidez. Onde está a habilidade disto ???
Arrancar, freiar, virar (p/ambos os lados), disputar frenagens e dividir espáços são, na maioria das vezes, o grande divisor de águas que separa os bons dos ótimos pilotos e sinceramente não consigo ver isto nas categorias norte-americanas, salvo naquelas em que eles correm em circuitos mistos, onde normalmente a habilidade aparece e as corridas são bastante mais interessantes.
Estes ovais (curtos ou longos) são e sempre foram arenas onde a maioria vai exatamente pra ver isto, um bando de alucinados acelerando ao limite pra ver quem bate primeiro…
Não gosto, não gosto mesmo !!!

Rogerio
Rogerio
17 anos atrás

Acho q a culpa maior por essas mortes sao das proprias equipes q deveriam contratar pilotos pelo seu talento e não pelo dinheiro q eles trazem.

Paul Dana e um exemplo disso…era jornalista e entrou nas corridas por pura paixao, o cara ja vinha de um grave acidente em Indy500 e ficou de fora do resto da temporada… simplismente e um cara q nao deveria estar numa categoria como a IRL, como ele existem muitos outros na IRL, como por exemplo o proprio Ed Carpender, quase sempre envolvido em acidentes, e tem outros nomes q nao deveriam tar na IRL, como Kosuke Matsura, PJ Chesson, foi os q lembrei agora, os caras sao muito bisonhos…

Eu acompanho a bastante tempo a IRL e a ChampCar, e não lembro de algum acidente forte q tenha sido ocasionado por algum piloto bom.. sempre tem envolvido algum desses caras bisonhos.

Mas acidentes fatais acontecem em todas as categorias, e acho q corridas em ovais sao mais seguras do q muitos circuitos mistos, lembrei agora de dois acidente, um com Michael Andretti se não me engano em Mid-Ohio na Cart, ele escapou na caixa de areia e o carro ficou completamente destruido, felizmente nada sofreu e saiu caminhando do carro, outro acidente que lembrei aparentemente foi normal, mas acabou com a morte do uruguaio Gonzalo Rodrigues nos treino da prova da Cart em Laguna Seca.

Tem muita categoria por ai muito mas perigosa, as provas de Rally por exemplo seguidamente se ve falar em mortes.

Eu gosto de corridas em ovais, mas q nem a IRL e exagero, acho muito melhor a ChampCar q corre so em dois ovais e o resto da temporada em circuitos de rua, q na minha opiniao sao os melhores circuitos, onde mostra q e piloto mesmo, nada de pistas lisinhas sem ondulaçao, ali o cara tem q ser braço, o carro pula o tempo inteiro, e qualquer bobiada ta no muro, e sem essas pauladas de ovais.

Mário
Mário
17 anos atrás

Que paulada. E o rádio? Será que ninguém avisou o cidadão pra desacelerar? Acho que foi imprudência. Morte besta.

CARONA
CARONA
18 anos atrás

1º – Jornalista é jornalista piloto é piloto. KKKKK

2º – Não gosto de corridas em ovais….. é chato demais.

3º – O resto é concequencia das corridas .

Gilberto
Gilberto
18 anos atrás

Sei não…esse piloto era Jornalista…Jornalista que se mete a piloto…sei não!!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Pra mim, Dana “cochilou” por um segundo com o pé embaixo. Foi o suficiente para morrer.

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
18 anos atrás

Ao amigo Claudio… Tudo bem que pilotos americanos na F1 são fiasco. Concordo plenamente… Esse povo americano é meio maluco mesmo. Mas tem um pessoal que andou nos ovais e depois foi pra F1 e conseguiu se firmar… É o caso do Villeneuve. E o trapalhão do Montoya tb…

Mike Vlcek
Mike Vlcek
18 anos atrás

por isso concordo com um amigo aí embaixo q escreveu q o lance é o seguinte:
na IRL, nao importa muito ser melhor tecnicamente, basta ter coragem pra se arriscar. Se vc tem coragem de andar lado a lado a 350km/h e sabendo q 10cm de distancia separam vc da roda do adversário e do muro fatal, blz.
nao dá, definitivamente, para comparar com a F-1.
o proprio Senna, vcs lembram, testou em 92 ou 93 um carro da CART em circuito misto e disse depois q achou o carro legal, mas q aquilo nao era pra ele, pq correr em oval era uma maluquice, além de não representar um desafio do ponto de vista técnico.
pois então. faço minhas as palavras dele…

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Mike Vlcek

Respeito e até concordo com você se um dia desses algum desses 10 pilotos que ficam se engalfinhando em fila dupla ou fila tripla a mais de 300 km/h encostarem um no outro, caro amigo Mike Vlcek, ninguem vai querer ver…nem eu nem voce, nem o anjo da guarda dessa turma…mas que isso é emocionante ah disso ninguem pode falar porque é, o risco deles se pegarem é eminente e quando isso acontecer pouco se terá que comemorar… e muito a chorar.

Onon Nono
Onon Nono
18 anos atrás

Caro amigos desinformados, c o rubinho for para a IRL ai eh q ele vai sofrer, pq se der uma patada no acelerador ele vai rodar…

Na IRL o cara roda soh por estar na linha errada e pegar turbulencia de dois carros a frente, quer saber como eh isso, eh so pegar e andar de moto atras de dois caminhoes se ultrapassando…
experiencia propria

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

Acho até que os circuitos mistos selecionam mais os pilotos…mas aqui,o cara andar 10 voltas lado a lado quase se tocando naquela velocidade…não é pra qualquer um…

Askjao
Askjao
18 anos atrás

Depois de uma semana de descanso, longe dos computadores, volto para atormentar a vida de alguns aqui… sobre o acidente… acontece com todos os que se dispoe a correr… desde kart a carros do tipo formula, etc, etc, etc… E corridas em oval geralmente são show… nunca vi uma chata… já na F1…

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Talvez a solução pro Rubinho seja a IRL .
Lá ele vai poder dar a “patada” no acelerador ….

Claudio
Claudio
18 anos atrás

Ora, alguem dizer que corrida em oval é emocionante que piloto de oval pilota na F1, faça-me o favor, ou não gosta de carros e/ou não entende nada sobre.

Qualquer mísero piloto de corridas de fusca que têm pelo Brasil afora, sabe que o que é um circuito misto, trocar uma marcha um segundo mais cedo, ou um segundo mais tarde, fazer a curva um pouquinho mais aberta, um pouquinho mais fechada, tentar frear um metro, dois, mais pra frente, tentar acelerar um pouquinho mais cedo na saída de uma curva, enfim, todas essas sutilezas só pra ver consegue cavar uma velocidade a mais na curva, na reta, um mísero décimo no final da volta.

Coisas essas que o automobilismo americano não proporciona ao se correr apenas em retas, ou em ovais. Dizer que um piloto de IRL toca na F1, foi uma das maiores besteiras que li nos comentários do blig do Gomes. Não à toa que o único americano que se deu bem na F1, foi o Mario Andretti. Já o seu filho o Michael, quando conseguia largar, já era uma proeza.

Afinal, piloto de IRL só sabe dar pisoteada no pedal da direita, vira sempre pra direita, duas ou três vezes no máximo por volta e só. Como disseram existem ovais e superovais, mas a tocada é a mesma.

Quanto ao acidente posso estar errado, mas creio que eles estavam em desaceleração sim. Mas não pisaram forte no freio para não causarem outros acidentes, seja alguem enchendo a traseira de outro, seja alguém perdendo o controle do carro, ou ainda com alguém tentando desviar de outro carro mais lento.

Dana morreu, foi uma fatalidade, e como alguém disse abaixo, creio que morreu fazendo o que mais gostava. Coisas assim acontecem em corridas, as velocidades aumentam, as de ontem pareciam baixas, e as de hoje parecerão baixas também.

Pior seria se o Dana morresse, com dengue, e o médico injetasse o medicamente errado por erro puro e simples. Isso sim seria uma baita estupidez.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Respeito as corridas em circuito oval como modalidade, mas nos mistos é que você vê a habilidade como fator fundamental, não a coragem, como nos speedways. Li que a equipe avisou ao Paul Dana sobre o acidente, mas a telemetria indica que em nenhum momento ele desacelerou. Agora, fica o dito pelo não dito.

Mike Vlcek
Mike Vlcek
18 anos atrás

“Melhor roda a roda q vc assistiu”
sim, foi emocionante, agora quero ver a cara de todo mundo no dia q um roda a roda desses terminar com um subindo na roda do outro, indo se espatifar no muro e levando junto vários outros carros, todos a 350 km/h.
será q vai ser emocionante tb ter q adivinhar de quem é esse dedo, de quem é aquele pé, ou então aquele braço ali mais adiante….

Gabriel Marques
Gabriel Marques
18 anos atrás

O que se deve notar é que antes de bater ele atropela um roda e a suspensão dianteira desarma. A imagem não mostra se ele vinha embutido em alguém, pois vários outros pilotos passaram lotado. Sem querer ser frio, mas corrida de automóvel é isso, vão se passar séculos e ainda vai ser um esporte de risco. Que Paul Dana vá com deus e que seus familiares encontrem o conforto necessário o mais rápido possivel e de alívio, penso eu, que ele morreu fazendo o que mais amava na vida…….

Fabio Edo
Fabio Edo
18 anos atrás

Concordo plenamento com tudo que foi dito aqui sobre (in) segurança da IRL.

Mas quem viu as ultimas 15 voltas desta corrida deve ter se sentido como a mãe do Helinho, houve um momento que a camera focalizou a mãe dele e dava pra ver ela pedindo que ele parasse com a disputa com Dan Wheldon…

A melhor Roda X Roda que já assisti

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Retificando o texto

O problema é que a IRL é sim insegura

Tempos atras, saiu um “especial´´ na ABC, pouco depois daquele acidente do Brack, falando que em X corridas de 1999 a 2003 (epoca do especial) o numero era proximo de um ferido a cada duas corridas

e tem fundamento porque só em 2003, por exemplo, e so incluindo piloto local, Daré, Giafone, Tony e Gil se feriram naquela temporada (2003)

depois, infelizmente, na ultima corrida aconteceu aquilo com o barck e depois o acontecdido com Renna, treinando em Indy

Mas aí vem a conclusão, era até admissivel algo assim nos anos 60 e 70, quando a segurança era mais primitiva e muito menos desenvolvida, e a velocidade quase tão alta, mas atualmente com o numero de compostos e ligas especiais utilizadas e os conhecimentos adquiridos, é inadmissivel que tantos se percam em algo supostamente esportivo

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

O problema é que a IRL é sim insegura

Tempos atras, saiu um “especial” na ABC, pouco depois daquele acidente do Brack, falando que em X corridas de 1999 a 2003 (epoca do especial) o numero era proximo a um ferido a cada duas corridas

e tem fundamento porque só em 2003, por exemplo, e so incluindo piloto local, Daré, Giafone, Tony e Gil se feriram naquela temporada(2003)

depois, infelizmente, naquela ultima corrida aconteceu aquilo com o barck e depois o acontecdido com Renna, treinando em Indy

e aí vem a conclusão, era até admissivel algo assim nos anos 60 e 70, quando a segurança era mais desenvolvida e a velocidade quase tão alta, mas atualmente com o numero de compostos e ligas especiais utilizadas, os conhecimentos adquiridos, é inadmissivel

Mayara
Mayara
18 anos atrás

A corrida oval que mais me atormenta foi a indy 500 de 1993 em que literalmente roubaram o 1.o lugar do Raul Boesel…

Carrera
Carrera
18 anos atrás

O Flávio tocou num ponto importante. Depois da batida do Carpantier, os carros já deveriam estar andando em rítimo de bandeira amarela, ou pelo menos reduzino, já que devem ter levantado as amarelas.

Mas o Paul vinha cheio…. não teve tempo de desviar, realmente foi muito feia a batida…. Não sei se o problema são os ovais, o pessoal do resgate, os carros, só sei que morte é uma coisa q não pode acontecer em corridas. Estamos em 2006, tem muita tecnologia aí para ser usada. Vamos deixar as mortes para as corridas do passado.

Realmente é lamentável.

Célio
Célio
18 anos atrás

A emoção nas 22 voltas finais mostram o potencial dos ovais em trazer emoções. Senna não morreu num oval, Shummy não quebrou a perna num oval, e tantos outros pilotos da F1 que se acidentaram ou morreram foi por causa de um circuito oval. Viva os ovais, e que bom se F1 adotasse circuitos ovais também.

miss lips
18 anos atrás

o mais triste disso tudo é saber que a irl tem uma das piores equipes de resgate.
eles demoraram demais para tirá-lo do carro, o mesmo aconteceu com o bruno junqueira nas 500 milhas do ano passado. se querem manter esta velocidade estúpida, devem pelo menos melhorar o nivel das equipes de resgate.
queria ver a reação do tonny george se o ed carpenter tivesse morrido também.

um abraço a todos.

LAGO
LAGO
18 anos atrás

Além do foguete nas mãos, quem acompanhou o duelo de Hélio e Dan pelas cameras da Penke e da Ganassi sendo invertidas, ora de uma ora doutra, ora cá ora acolá, pelas +- últimas dez voltas da corrida, pôde ver que os caras são doidos de pedra, brutos, e só não digo machos prákárá… pois temos Dana Patrick, que embora mais lenta, comprova que mulheres também podem ser acéfalas quando embuídas do sonho da glória suprema que somente bom braço e pé direito pesado podem propiciar. Minhas homenagens a Paul Dana, mais um que se foi em busca do que não achou…

Mike Vlcek
Mike Vlcek
18 anos atrás

mais uma morte estúpida em ovais da IRL..
por mim, essa fusão com a CART saía logo, eles largavam todos esses ovais imbecis, deixando-os para a Nascar, e corriam só em circuitos mistos.
Daí a Indy 500 seria A prova do ano, a unica em oval com monopostos da CART/IRL, e seu charme ficaria ainda maior.
pelo menos as chances de alguém morrer cairiam bastante ao longo do ano. (sigh)

romero
romero
18 anos atrás

Assisti a 1ª corrida no Rio da antiga F Mundial, hoje F-Cart . É realmente emocionante, os caras são loucos mesmo e sabem dos perigos existentes. E pô, correr a quase 350km por hora num oval cercado de muros por todos os lados sem dúvida é mais perigoso que qualquer outra categoria. E morte, é um acontecimento inerente a todas elas. Em Indianápolis, eles chegam a 400 km. Lembro de uma entrevista do Piquet que dizia que quando ele passava na reta dos boxes e a placa era mostrada(sim eles mostram a placa idêntica à da F1) ele conseguia assimilar e entender dois ou três segundos após a passagem. O equivalente ao comprimento de dois campos de futebol, segundo Wily Herman.
Abraços

Paulo
Paulo
18 anos atrás

É isso aí!
Eu também acho, corrida e mulheres, gosto de todas.

antonio augusto purr
antonio augusto purr
18 anos atrás

acho legal estas corridas sim . Poderiam , sem dúvida , serem mais curtas . Elas parecem a superpole da F1 : rodam meia-boca até o final , quando aí sim , pregam o pé na barata… Não entendo os que dizem que não gostam ; concordo com os que dizem – não adoro ! – , mas fã de automobilismo que se preste consegue ver a emoção pura de andar a 350 km/h separado por meio metro durante 5 minutos ininterruptos . É coisa pra sabe , sem dúviva . Eu vejo e reconheço a habilidade , o talento a coragem dos caras . Sõ talentos diferentes dos requeridos pela F1 , mas são talentos … Vejam o exemplo do Emerson : um dos maiores pilotos da F1 , piriri, pororó e pra ganhar dos caras de lá teve de cortar um dobrado danado e quando ganhou ganhou por pouco , não foi um passeio … Corridas são como mulheres : gosto de todas ….

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

É as corridas em oval não me atraem muito, prefiro os mistos mesmo, a IRL e Champ já estão articulando uma fusão ou seria um re-fusão ?

Veloz-Hp bem lembrado da antiga Indy, corrida que morria pelo menos um com só alguns feridos, era uma considerado uma corrida normal e tranquila.

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

A corrida foi tão emocionante que eu dormi no final. Não vi a tal disputa do Helio. Vamos ver se a próxima corrida vai ser mais interessante, afinal, vai ser num circuito misto.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Correção não foi o Bob mas o Al Unser que venceu em 1970 e 1971.
Desculpem-me a memória falha.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Adoro fórmula Indy, adoro corridas em ovais desde a primeira corrida que a TV brasileira mostrou, antes mesmo da F1, que foi a 500 Milhas de Indianápolis de 1970, pela TV Record e narrada pelo pai do Emerson, o Wilson Fittipaldi ( o Barão) e vencida por Boby Unser, pai do Al Unser Jr. num carro chamado Ligthning Boath (não sei se escrevi certo) lindo de morrer e pilotado com maestria pelo Boby.
Naquela época me chamou a atenção o fato de que a maioria dos pilotos eram todos amadores, alguns só corriam uma vêz por ano com carros feitos por êles mesmos e logo na corrida mais veloz do mundo.
Isso é muito bonito, corajoso e romântico mas, o preço sempre foi alto demais. Dezenas de pilotos já morreram por causa justamente desse charme e tradição que a F Indy ainda quer manter de ter de tudo um pouco, amadores e proficionais lutando em igualdade de chances para a vitória.
Na minha opinião o que matou o Dana foi a sua inexperência somada a um rádio que talvez não estivesse funcionando e aquilo que o Emerson disse uma vêz : “Quando corro num oval eu sempre olho para o carro que estiver o mais à frente possivel do bolo, seja êle lider ou retardatário, pois a mer.da sempre virá daí. O que mais se usa num oval é a visão de longe, nunca a de perto.”
Creio que o Dana morreu pela sua inexperiência e talvez não olhar “de longe”.

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
18 anos atrás

Respeito a opinião de todos… Porém, fatalidade acontece em todo lugar… Lembram do piloto da Stock que morreu? Não era carro de fórmula nem pista oval… Mas que os carrinhos são uns misseis isso são… mais de 350Km/h é velocidade que não acaba mais…

Cláudio Horta
Cláudio Horta
18 anos atrás

Lamentavel, porem não podemos detonar uma categoria simples dizendo que não tem naa a provar, alguem ai viu as ultimas voltas o Helio ao lado do Wheldon, aposto que todos aqueles pilotos tocam na F1 e por outro lado, poucos pouquissimos pilotos da F1 tocam nos EUA, como dizer que a NASCAR e uma categoria qualquer, todas correm praticamente nas mesmas pistas. Falei e dize, hehehe

Onon Nono
Onon Nono
18 anos atrás

tem gente q axa q oval eh so acelerar, alguns ovais sao apenas de aceleracao, porem sao poucos, a maioria funciona como um circuito misto onde vc troca marchas, a diferenca eh q vc nao vira para a direita.
agora o espetaculo eh muito maior do que em circuitos mistos, afinal quem nao ficou com as maos geladas enquanto o helinho estava disputando roda a roda a primeira posicao??

Marcelo Borges
Marcelo Borges
18 anos atrás

Lamentável!!!!!!!!!

Fernando Carmona Sim
Fernando Carmona Sim
18 anos atrás

Flávio
Você mesmo disse uma vez, que essa formula Indy é uma maquina de moer gente!
Alem de serem chatas, elas são muito perigosas!
Beijos!

Maurício Morais
18 anos atrás

Estupidez a morte desse piloto no oval. Estupidez corridas desse tipo que não provam nada. A habilidade de um piloto de corridas é provada num circuito misto, onde frear certo é tão importante quanto acelerar. Num oval só se prova o que? rapidez de reflexo???às vezes nem isso dá pra provar, com a palavra o rapaz que perdeu a vida…

Valter Franco
Valter Franco
18 anos atrás

Este tipo de corrida eu também não curto muito. Prá falar a verdade eu acho que os ovais são interessantes pelos ”porrões”
Nos comentários do W. Herman na Band e ele disse que esses carros percorrem ”um campo de futebol ” por segundo……..enfim, qualquer vacilo pode ser fatal….e realmente foi.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Gomes, vc usou a comparação mais correta possivel. O cara realmente parecia um missill em direção ao seu alvo. Nem ao menos um reflexo de freio, mudança de direção, nada, simplesmente nada.
Alguem que acompanha a Indy, sabe dizer se eles ainda correm em alguns circuitos de rua, ali era bem legal e mai seguro.

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

Que coisa… Vi na TV parecia que só ele não tinha visto, bateu com o pé lá em baixo… E se pega os dois de frente….abraço seria duas mortes.

Edgard
Edgard
18 anos atrás

Foi terrível, lembrou muito o acidente do Alessandro Zanardi que lhe custou as 2 pernas.

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Leia – se lay -out …. é a pressa na hora de digitar !

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Sei que pode não ser o tópico apropriado , mas é ridiculo também o lay-iut dos carros da IRL .
Vai ser feio assim lá #$%¨&# !!!

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Eu já havia comentado aqui outro dia que achava ridiculo os caras ficam rodando em circulo , só viram o volante para esquerda e só reduz a marcha para entrar nos boxes .
Sem contar que tem aquele muro que quando o cara pega deve ser uma beleza … Já imaginou ??? Vc a 300 km/h e encontrar um muro de concreto na frente ??? Deve ser uma beleza …..
Agora o acidente do Dana foi muito feio , mas já tinha visto piores .
Não deu para entender realmente o por que ele não desacelerou .

Luiz Fernando
Luiz Fernando
18 anos atrás

Também não gosto dos ovais não. é perigoso para a velocidade atual, e mantém as corridas sempre no mesmo ritmo. Chaaaato …

Rafael Prete
Rafael Prete
18 anos atrás

É dificil saber o motivo do piloto não ter desacelerado…
os demais ja haviam feito, ele continuou com o pé no acelerador.
Distração ou concentrado noutra coisa ? Uma pena !