Pega, mata e come
SÃO PAULO (há os que falam e os que fazem) – Está pronto o Carcará II. Há meses que nós, dekawezeiros de plantão, vimos acompanhando a epopéia empreendida pelo colecionador Paulo Trevisan, de Passo Fundo, que simplesmente encomendou um novo Carcará a Toni Bianco, esse que aparece na foto, de julho do ano passado, moldando a carroceria de alumínio na garagem de sua casa.
O jornal O Globo dedicou uma página ao assunto, hoje, matéria do incansável Jason Vogel.
Já vi algumas fotos do Carcará II na pista, os testes estão sendo feitos em Guaporé, e ele vai andar em junho no Rio. Quem (ainda) nunca ouviu falar do Carcará, é só clicar aqui.
Grande Carcará. Grande Trevisan. Grande Lettry, Anísio, Rino, Crispim, Toni, Norman, Bob, os heróis daquela aventura. Grande Vemag.
Olá
Fui piloto de kart e f 1600 da Alpie na década de 80, logico que até hoje ainda tem gasolina correndo na veia…rsrs
Gostaria de saber se os custos da Classic são altos e quem prepara estes carros, resumindo, como faço para andar de Classic?
Abraço
Mendonça
O Toni Bianco (que além do mais é um grande ser humano, gente da melhor qualidade) construiu 5 “Fórmula Junior”, que eram pensados para usar motor DKW e Gordini. Tinham suspensão dianteira de Gordini. Um deles recebeu motor Alfa Romeu e foi pilotado pelo grande Celso Lara Barberis que com ele se acidentou em Interlagos e faleceu. Recentemente ele fez o 6o. com mecanica DKW por encomenda do paulo Trevisan (de Passo Fundo-RS).
Um deste chassis tubulares foi carenado em aluminio e virou o Carcará. Este Carcará foi posteriormente “vítima” de adaptações loucas, como se fazia na época, sem engenharia: o Normaan Casari colocou nele um motor Ford 289 nacional (aquele dos primeiros Galaxies e F100). Ficou desequilibrado (suspensão de Gordini com motor de caminhão) , nunca mais andou direito e virou sucata.
Sobre o record do Carcará: o piloto escolhido era o Marinho, mas na hora “H” puxaram o tapete dele e deram para o Norman Casari pilotar…O Marinho era MUITO mais piloto!!!
Abraços, Hagar
Veloz-HP , muito obrigado. Ouvi falar do projeto, mas nunca soube que ele chegou ao estágio de protótipo.
Pô Veloz-HP não regula as fotos não !!! hehehehe
Pelo visto vc tem um tesouro aí escondido e fica regulando.
Brincadeiras a parte valeu mesmo pela adição.
eu queria era fazer o maior repositório digital de fotos de corridas e carros brasileiros de todas as épocas, por enquanto é sonho mas de pouco a pouco quenm sabe.
Vitão, eu tenho uma foto de um Fissore de corrida que começou a ser desenvolvido na própria Vemag mas, com a desativação do Dept. de Competições e a posterior venda para a VW, tudo parou. Nunca mais ví esse carro, por certo a VW o sucateou mas sobrou uma foto.
Vou tirar uma cópia e mandar para o Flávio e êle certamente a colocará no blog.
Ainda bem que pra nossa sorte, quando o CARCARÁ II for para a pista, o Gomes vai postar aqui antes e depois pra galera poder acompanhar.
DESCULPE-ME FLÁVIO E DEMAIS AMIGOS DESTE ESPEÇO, O ENDEREÇO CORRETO É : http://www.memoriadapropaganda.org.br
Podem comprar com a Aurea, é uma pessoa especial.
FG, vc fala muito do DEKADABLIU, mas quase nada do Fissore? Algum preconceito ? O meu pai teve uns 4 BELCAR, era amigo do Wladimir Pieski, que tinha uma revenda em SBC. Fui lá algumas vezes. Vc tem foto de algum Fissore de corrida ?
COMO DECAVEZEIRO DE CORAÇÃO INFORMO QUE TENHO UMA FITA DE VIDEO CONTANDO TODA A VIDA DO CARCARÁ, COMO TAMBÉM AS FITAS E OS DV’S DE TODA PROPAGANDA DE AUTOMÓVEIS VEICULADA NA TV DE 1949 A 1998, BELO ACERTO PRODUZIDO PELO MUSEU DA PROPAGANDA, QUEM TIVER INTERESSE ACESSE: http://www.museudapropaganda.org.br.
Renan Nery.
Prezado Renan, esta fita com a história do Carcará você comprou? Se sim, onde? É possível comprar outra ou você disponibilizaria/venderia uma cópia em CD ou DVD? Qual é o conteúdo desta fita?
Sou verdadeiramente apaixonado pelo Carcará, representante único da grande engenhosidade e coragem de brasileiros ilustres como Anísio Campos, Toni Bianco, etc.
Um grande abraço.
Grande notícia !
Agora poderemos reviver e sentir um pouco daqueles tempos heróicos com grandes figuras do automobilismo brasileiro.
Alguem sabe que dia e onde será ?
Lembro que o Toni Bianco construiu um chassi de F2 (na época da F2 Sulamericana)… Alguém sabe se este carro foi alguma vez para a pista?
Parabéns a todos os envolvidos no renascimento desta lenda automobilística chamada Carcará.
É nossa história sendo valorizada.
Flávio Gomes, vc nós dá uma boa noticia para amantes do automobilismo. História fascinante a do Carcará, e espero sucesso na nova empreitada. Vc estará lá para cobrir todos os detalhes ????
Foi por meio deste blog, q conheci a historia do automobilismo nacional…
Todas suas aventuras, invencoes, criacoes, bem como suas decepçoes…
Caso do Carcará original que desapareceu… Fiquei muito chateado qdo sou be q o original nao existia mais…
Mas eis que ressurge a lenda…
Espero que esse seja muito bem cuidado pra toda a eternidade…
FG deve estar felicissimo…
Abraços
Pessoal, se alguem quizer ver mais Carcará II vejam o site:
http://www.bandeiraquadriculada.com.br
Até lá…