BLOK NA POKUTU

 

PRAGA (acontece) – Era questão de tempo. Praga é uma cidade cheia de placas de proibido. O centro é muito antigo, as ruas são estreitas e em muitas delas só passam bondes. Cheguei de noite, sem mapa, confiando no meu senso de direção (que nem estava tão errado assim), mas acabei entrando numa rua exclusiva para bondes. Isso acontece direto, e não é por mal. É que às vezes não tem outro jeito, ou você entra, ou vai parar na Ucrânia. Aí é batata. No Leste, sempre aparece um policial. No meu caso, nem foi preciso esperar muito. O Barkas (não era um Barkas, é licença poética; era uma van Renault, ou Fiat, algo assim) já estava parado na minha frente, multando um carinha local. O guarda olhou para Gerd, para mim, e me mandou parar, claro.

Não falo checo. Ninguém fala checo, nem húngaro. Nem os checos e os húngaros. É uma brincadeira desses eslavos. Eles devem falar português, entre eles. Mas quando dão com um turista, desatam a falar com acentos nas consoantes. É impossível compreender um idioma que coloca acentos nas consoantes.

Algumas palavras, no entanto, são universais. Passaporte é uma delas. Tive experiências ruins em Budapeste, anos atrás, com policiais. Eles viviam extorquindo todo mundo no fim de semana de GP. Pediam o passaporte, falavam um monte de coisa em húngaro, você ficava olhando para a cara do sujeito e quando ele terminava, dizia “hã?”, e aí eles avisavam, em inglês, que o passaporte ficaria retido até segunda ou terça-feira, e aí batia o desespero, a gente voltava na segunda, não podia perder o avião, então rolava uma negociação escusa e saía uma pilha de forints para os filhos da puta. Ainda bem que forint nunca valeu muita coisa.

Depois da primeira, nunca mais saí com passaporte em Budapeste. Na rua, era um apátrida. “Passaporte?”, pedia o policial (todo ano tinha extorsão; o capitalismo adora uma extorsão). E eu dizia que não tinha. Ai desarmava o cara. Ele ia me tomar o quê? O carro? Pode levar, é alugado. Me prender, não ia. Encrenca, enchição (ou “encheção”? Acho que nenhuma das duas existe) de saco. Mandava ir embora, xingando em húngaro, a língua do capeta.

Bem, o policial que me mandou parar era um gordinho com cara de simpático, Gerd é simpático, embora ele nem tenha olhado para o carro, só se preocupou com o fato de eu estar nos trilhos do bonde, pegou o passaporte, a carteira de motorista e me mandou estacionar ali do lado. Estávamos atrás de uma igreja, o cara não iria ser filho da puta atrás da igreja. Em Budapeste, os policiais levavam a gente para os fundos do Parlamento para tomar a grana. Atrás do Parlamento faz sentido ser filho da puta.

O guarda gordinho me disse meio indignado que eu não poderia andar em rua exclusiva para bonde. Foi o que entendi de seu discurso em checo. Mil coroas, determinou, em inglês. One thousand koronas. Isso eu entendi. Tinha acabado de chegar, não havia trocado dinheiro. Maquininha de cartão de crédito ele não tinha. Euros? Aliás, o euro é um negócio interessante. Moeda única de vários países, mas em nenhum se fala euro do mesmo jeito. Na Alemanha, é “óirro”, na França, “orrô”, na Inglaterra (acho que por isso eles continuam com as libras), “íuros”, na Itália, “êeuro”.

Não, ele não aceitava euros, e além do mais não sabia o câmbio. Porra, mil coroas? Quanto é isso? O gordinho não sabia. O diálogo era amistoso. Ele não queria me foder. Falei que estava perdido e mostrei o endereço do hotel. Mas essa era uma segunda etapa. Primeiro, eu precisava pagar a multa. Cash machine, ele teve a ideia. Aprovei. Onde tem? Ali, na frente da igreja. OK, eu disse. Espera aí, não vai embora. Eu estava espantado com o fato de o gordinho querer apenas receber a multa. Não perguntou nada do Trabi, não achou esquisito um cidadão brasileiro com um Trabant emplacado na Alemanha rodando na rua dos bondes em Praga. Fosse eu o policial, já teria me algemado.

Fui buscar a grana. Mas liguei para o hotel e perguntei para o cara que atendeu quanto dava mil coroas. Uns 40 euros, ele disse. OK, não é nenhum absurdo. Saquei duas mil coroas, voltei, entreguei o dinheiro, assinei a multa e ele me deu o recibo. Dois recibos. Acho que foram duas multas. “Blok na pokutu”, estava escrito nos dois canhotos. Devo ter feito algo grave. Blokei na pokutu.

Estava encerrada a primeira parte. E agora?, perguntei. Como vou para o hotel sem passar pelas ruas exclusivas de bondes, ou de charretes, ou de bicicletas. Um mapa!, o gordinho exclamou, e pegou dentro do furgão um desses para turistas. Rabiscou aqui, ali, indicou com a mão, e eu fiz “hã?”.

Era um caso perdido. O gordinho sabia que se eu saísse sozinho dali, blokearia várias vezes na pokutu, e estaria fodido. Vem atrás de mim, falou. E foi assim que Gerd teve sua primeira experiência no estrangeiro, foi escoltado pela polícia checa até um ponto em que já dava para seguir o mapa, e o gordinho se despediu com simpatia e alguma pena do brasileiro no Trabant.

Estive em Praga no ano passado por alguns dias e conheço o que tem para conhecer na cidade, então hoje era só uma escala rápida, mesmo, porque amanhã vou para Brastislava, na Eslováquia. Passei o dia em Dresden, meio trabalhando, meio na folga. Acordei bem cedo para ver a porcaria da corrida de Suzuka, escrevi o que tinha de escrever para os jornais e me mandei para o centro velho da cidade, que só tinha visto de passagem, à noite.

Fazia frio, chovia e parava, às vezes saía o sol, guardei Gerd num estacionamento subterrâneo e saí para passear pelos calçadões. Dresden tem mais de 800 anos e um monte de histórias, mas são as mais recentes que me importam, e por isso é impressionante olhar para a cidade sabendo que ela foi completamente destruída na Segunda Guerra. Depois de 13 de fevereiro de 1945 (falei disso ontem), a capital da Saxônia foi transformada num monte de entulho com milhares de cadáveres por baixo. Entrei num museusinho bacana, o Verkehrs Museum, que conta a história do transporte na região. Tem vários carros, bondes, trens, aviões, bicicletas, motos, maquetes, miniaturas, máquinas, equipamentos, tudo muito bem montado, merece a visita. No terceiro andar, um cineminha mostrava a história da cidade num filmete de uma hora. Entrei para ver. As imagens da reconstrução são inacreditáveis. Logo depois dos bombardeios, milhares de pessoas passavam os dias nas ruas, removendo escombros em mutirões, homens, mulheres, velhos e velhas, sem tempo para chorar os mortos.

A igreja mais importante da cidade acabou de ser reconstruída há poucos anos. Foi o símbolo do renascimento de Dresden. As poucas pedras originais foram catalogadas uma a uma e usadas na nova. São as mais escuras numa dessas fotos aí. Aliás, tudo que é escuro é o que restou dos bombardeios. As partes claras foram refeitas a partir dos projetos originais. Durante os anos de DDR, as marcas da Segunda Guerra ainda eram muito visíveis. Não havia dinheiro para fazer tudo de novo. Com a reunificação, muita grana foi investida para revitalizar Dresden, que tem no turismo uma importante fonte de renda. E não é para menos, porque a cidade é maravilhosa.

Antes de ir ao museu e de ver o filme (e de chorar com o filme; eu sempre choro nesses filmes de museu, e como estou sozinho e escondido num canto, ninguém percebe), desisti de enfrentar o frio com o que trouxe do Brasil e fui comprar um casaco pesado. Tinha um shopping bonito e animado ali por perto, entrei em duas ou três lojas, e não sabia direito o que comprar. Até que uma vendedora tiazona me deu um, mandou eu colocar e disse que tinha ficado “chic”. Chic é foda. Minhas dúvidas acabaram na hora.

Tirei umas fotos aqui e ali, uma perua Wartburg, um bloco de apartamentos da era Honecker, e saí de Dresden no fim da tarde com Gerd precisando de gasolina. Não entrei em estrada alguma antes de encontrar um posto. Sei como são essas coisas. Não vale a tensão. Achei um Aral perto da universidade e aproveitei para comprar um litro extra de óleo dois tempos, e a menina do caixa fez questão de me avisar que era para motocicleta ou cortador de grama, e eu disse que tudo bem. Comprei também um pacote de biscoitos de chocolate porque a ex-dona do Trabi era fã da marca e tem até um adesivo pequenininho no vidro traseiro que nunca vou tirar de lá. Meio desligado, talvez cansado, mesmo, peguei a 13 para o lado errado e ainda bem que percebi a tempo. Já estava voltando para Berlim. Perdi uns 10 km nisso e, depois de achar um retorno, proa para o o sul, República Checa aí vamos nós.

Choveu forte na Autobahn, mas parou quando entramos em território checo, sem que nem um postinho de fronteira marcasse o momento histórico da primeira saída de Gerd da Alemanha. A Checoslováquia era o destino mais popular dos alemães-orientais, que passavam férias e feriados no vizinho ideológico com viagens organizadas pelo governo da DDR. Em 1988, foram 651.630 excursões para o país, quase três vezes mais que as viagens para a URSS e seis vezes mais que para a Hungria, que andava saidinha demais da conta.

Andamos um bom trecho, uns 50 km, numa estrada escura e soturna, entre o rio e a linha de trem, sem nenhuma placa que indicasse que estávamos no caminho certo. Mas eu sabia que estava, sei me orientar pela lua, e ela tinha aparecido entre as nuvens. É verdade isso, que sei me orientar pela lua e pelo sol. Pelas estrelas, depende. A direção era correta, tranquilizei Gerd, que me pareceu nervoso. E quando apareceu “Praha”, não fiquei nem surpreso, nem aliviado.

O tempo passou rápido, porque consegui sintonizar sem querer no Blaupunkt o serviço mundial da BBC em FM e estavam transmitindo Chelsea e Liverpool, e o narrador falava o tempo todo “Maxerano”, e eu fiquei o tempo todo xingando o cretino do narrador. Quando o jogo acabou, a rádio saiu do ar. Desliguei e fiquei escutando o motorzinho do Trabi.

Os últimos 40 km foram percorridos por uma autoestrada checa muito boa, até a chegada a Praga e o já relatado encontro com o guarda gordinho. No caminho, achei que tinha perdido o celular. Não encontrava de jeito nenhum e não queria parar o carro para vasculhar o interior. Aí, engenhoso, fiquei tirando fotos com o flash para ver se encontrava. Batia e olhava a foto, sem perder a concentração na estrada. Numa dessas, coloquei o braço por trás do banco do passageiro e mirei para o assoalho. O celular apareceu no visor da máquina e fiquei mais calmo.

Agora está tudo bem. No fim, sempre fica tudo bem. Acho. Só estou com fome.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
moyses
moyses
14 anos atrás

Hmm.. vc sabe que os argentinos falam Masxeráno mesmo, não é? Eles castellanizaram o italiano, aparentemente, no caso do ‘ch’.

Ghallo
Ghallo
14 anos atrás

O Flavio vc Fuma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ghallo
14 anos atrás

Como alguém consegue escrever uma frase tão fácil de um jeito tão errado?

petrafan
petrafan
Reply to  Ghallo
14 anos atrás

FG, como você pode ser tão incompreensivo?

não vê que se trata da tradicional saudação tcheca “Flávio, meu camarada, um abração hein? Tudo de bom!”, escrita no dialeto tcheco Cieszyn Silesiano?

uma outra forma de escrever essa saudação tão singela em tcheco seria “Flavio kouříte!”

veja no hotel se arranjam pra você um livro chamado “Etymologický slovník jazyka českého”. nele você encontrará as explicações sobre essa e outras saudações tchecas. trata-se de uma leitura bastante leve, que você poderá fazer à luz do abajur, enquanto fuma um antes de dormir.

abraço.

Jander
Jander
14 anos atrás

blokearia várias vezes na pokutu – Essa foi hilária! To rindo até agora… xD

Ótimas histórias, dará um bom livro! E nos agradecemos.

fabio
fabio
14 anos atrás

Flavio você vai dar uma passada em Zchopau na fabrica da MZ, parece que eles tão tentando voltar

Fabao
Fabao
14 anos atrás

esse carro vai acabar blocando na pokutu em interlagos, ja estou ate vendo!

ronaldin
ronaldin
14 anos atrás

Deliciosas as histórias de Gerd!
Ele vem ao Brasil?

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Essa sua viagem me lembra A Guerra dos Bálcãs, do John Reed. Inclusive o texto. Parabéns!

Hugo Rosas
14 anos atrás

Sensacional relato, Flavio. Tu és um puta contador de história. Parabéns!

Mauricio MV.
Mauricio MV.
14 anos atrás

Esses posts estão merecendo um prêmio de literatura.
Valeu!!!

petrafan
petrafan
14 anos atrás

FG, talvez essa frase, possa estabelecer um contexto e assim auxiliar seu entendimento de o que significa “blok na pokutu”:

“Blok na pokutu na místě nezaplacenou.”

o guarda certamente disse isto a você no meio da conversa, mas você não deve ter entendido.

acho que a imagem deste link ( http://www.mppraha.cz/caste-dotazy/prestupky/blokova-pokuta/blok-02.htm) também ajuda. trata-se de um “Bloková pokuta obrázek č. 2”. veja que a primeira linha é “blok na pokutu”.

espero ter ajudado você a evitar mais pokutus enquanto estiver dirigindo por aí. mas se acontecer, você já vai saber se virar melhor com os bloks.

vamos torcer para que, pelo menos, o próximo guarda tenha também um blok do tipo “blok na pokutu”, e não um blok do tipo “bloková pokuta obrázek č. 2”, que parece ser bem mais complicado.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
14 anos atrás

Eu, como professor de história, estou adorando sas estripulias pelo velho continente.

Dica: escreva um livro, sua redação é ótima e muito divertida. Acho que fará sucesso.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
14 anos atrás

Cara, que inveja saudável que dá ler esses seus textos… Um dos sonhos da minha vida é viajar pela Europa antiga, conhecer os caminhos que não são para turistas, mas o dia a dia das cidades, dos povos, interagir, aprender, me perder, me encontrar, e sair de tudo isso com boas histórias pra contar pros netos.
Como meu filho ainda tem só 3 anos e meio, quem sabe ainda consigo realizar isso…
Enquanto não consigo, vou acompanhando os caminhos da Europa no banco do passageiro do Gerd. Obrigado pela carona!

Assis
Assis
14 anos atrás

Li os 3 post´s hj, afinal, fim de semana eu quero distancia da internet . Não esperava outra coisa, muito bons ! Sei lá pq está aí, mas fique aí + um mês ou 2 mandando estas histórias nestes textos deliciosos ! Congrat´s + uma vez !

Aurelio de Mattos
Aurelio de Mattos
14 anos atrás

Gosto muito de seus textos, realmete incríveis, me fazem ver as cenas com realismo absoluto. Mas eu tenho uma pergunta, nada contra o Gerd, eu também gosto de tranqueiras, mas pq vc não alugou um automóvel de verdade ?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Textos excelentes, muito bom de ler…

Uma empresa de rolamentos da República Checa que colocou um “braço” comercial aqui no Brasil e na Argentina, me patrocinou por dois anos no Paulista de Spyder Race e diversas Endurances…
Conheci algumas pessoas de lá, um pessoal gente boa !

Antonio Parras
Antonio Parras
14 anos atrás

Flávio:

Você por acaso já pensou em comprar um GPS ??? Sei que ficaria longe do “purismo” da sua viagem, mas evitaria o guarda gordinho e uma outra eventual “Blok na pokutu”.

Boa sorte e boa viagem. Continue escrevendo que assim todos nós aqui viajamos junto !!!

vitão
vitão
14 anos atrás

ri histericamente até quase cair da cadeira com a história do pukutu no fundo do parlamento…kkkkkk…m uito boa .
e aí, já achou as peças do cambio do #69?

Sérgio Villarim
Sérgio Villarim
14 anos atrás

“Blokei na pokutu” é bom pra c… to rindo até agora!!! Sensacional, Sr Flávio!!!

Paulo Vitorino
Paulo Vitorino
14 anos atrás

Parabéns, Gomes. Você escreve como poucos: com simplicidade e objetividade, além do bom humor característico dos bons de alma e coração. Aproveite muito sua viagem e continue nos levando junto em “seu” GERD.

Erick
Erick
14 anos atrás

Não sei se alguém aqui já avisou isso e não to querendo perder tempo lendo comentário por comentário, levaria o dia todo rs.

Tive a curiosidade de procurar esse tal de blok na pokutu e descobri que se trata de “bloco de multa”.

Foi um trabalho árduo de alguns cliques.

http://translate.google.com.br/translate_t?prev=hp&hl=pt-BR&js=y&text=blok+na+pokutu&sl=be&tl=pt&history_state0=#auto|pt|blok%20na%20pokutu

Abraço!

Warren Taylor
Warren Taylor
14 anos atrás

Prezado Gomes

Excelentes crônicas. Aproveitando, você já ouviu falar em GPS ?

Abraços

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Warren Taylor
14 anos atrás

É coisa de viado.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

consultando os universitários, parece que blok na pokutu significa bloco de multa.

Dionisio
Dionisio
14 anos atrás

Minha namorada tcheca disse que “blok na pokuto”é quarteirão penalizado.

Paulo Renato
Paulo Renato
14 anos atrás

Quase caguei de rir com o “blokearia várias vezes na pokutu, e estaria fodido”…

Muito bom o texto. Aliás, como é praxe!

Abraços.

Thiago
Thiago
14 anos atrás

“Blok na pokutu” signfica “Multa por bloqueio”

Durvaldisko
Durvaldisko
14 anos atrás

Gomes, você está devendo as “peludas peladas”,da DDR.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Essa viagem toda é só para encontrar um LADA?

Muito bom.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Brastislava ???

Estou falando que é EuroTrip.

Mauricio França
Mauricio França
14 anos atrás

IRRETOCÁVEIS esses seus últimos posts… Muito bons, divertidos, históricos, sérios, despachados…. tudo isso (e mais um pouco) num só!! Nos coloca no bando de passageiros do GERD!!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Ja que vc esta em praga va para Cracovia na Polonia… Qquer coisa da ate para fazer um “tour comunista” (uma vez vc postou no blog sobre isso… vc sabia q era em Cracovia).

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Lembra do filme ” O dia em que a terra parou” 1ª versão?
Foi inspirada numa aventura igual a sua. Da próxima vez
que tiver problema com os Barkas, diga apenas isso:
“klaatu, barada niktu!” E eles te deixarão em paz. Agora se o trabi te der problema, diga: “Trabi, parado vai pro lixo!” Com certeza ela voltará a andar, rapidinho,rapidinho.

Dárcio
Dárcio
14 anos atrás

Por acaso a polícia daí foi treinada no Rio? Meu Deus, achava que isso era coisa de Brasil.

JULIO DIAZ
JULIO DIAZ
14 anos atrás

tá ficando cada vez melhor essas narrativas, merecem mesmo virar livro ou filme.

Mihály
Mihály
14 anos atrás

Só para que fique claro: checo é eslavo, húngaro não. Passaporte em húngaro é útlevél. Os policiais de Budapeste não falam outro idioma que o próprio húngaro, mas sabem algumas palavras chaves em alemão. Entre eles: Passport (bitte)!

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Nossa, espero que você fique de “férias” por mais 30 dias…..heheehe….

pablorocha
pablorocha
14 anos atrás

Bem no pokutu Gomes? nussa!!!
Gomes já pensou em fazer um livros de suas peripécias? te garanto que compro um…tá muito bom teu blog, acesso todo dia já virou parada obrigatória…não no pokutu claro…

petrafan
petrafan
14 anos atrás

“Andamos um bom trecho, uns 50 km, numa estrada escura e soturna, entre o rio e a linha de trem, sem nenhuma placa que indicasse que estávamos no caminho certo. Mas eu sabia que estava, sei me orientar pela lua, e ela tinha aparecido entre as nuvens. É verdade isso, que sei me orientar pela lua e pelo sol. Pelas estrelas, depende. A direção era correta, tranquilizei Gerd, que me pareceu nervoso. E quando apareceu “Praha”, não fiquei nem surpreso, nem aliviado.”

apesar do texto dizer que não, transparece que você “cortou arame” enquanto não chegava em Praga.
hehehe…
abraço.

Villa
Villa
14 anos atrás

Só uma ressalva. Húngaro não é eslavo …

neanderthal
neanderthal
14 anos atrás

muito boas – como sempre – suas crônicas de viagem, Gomes.
esta vez ainda mais legal pra mim pois estou também no velho continente, apenas estou seguindo um roteiro restrito à França. Só que sem carro pois minha carta está (aliás, continua…) vencida. Então usei avião trem e ônibus, todos esses serviços funcionam bem, tem sido ótimo.
Vim fotografar a corrida de FIA GT em Paul Ricard, vim principalmente por causa da pista sensacional e dei tremenda sorte que Bernoldi e Streit venceram a prova (venceram não por acaso, o Corvette deles se adaptou muito bem à pista e os dois souberam se impor a todos, bela performance dos dois).
continuarei ligado aqui para ler mais da sua viagem, que desejo continue interessante. grande abraço

Vim fotografar a corrida de FIA GT em Paul Ricard

Marcio - CBN
Marcio - CBN
14 anos atrás

“blokearia várias vezes na pokutu, e estaria fodido”
essa foi demais mesmo.kkkkkkkk

Ricardo Divila
Ricardo Divila
14 anos atrás

Espero que esteja aproveitando a “terrinha” do meu saudoso velho…e nao esqueca de olhar para as mulheres, que me lembro estao no top-five da pulcritude mundial…
Ricardo Divila

Fabio Morais
Fabio Morais
14 anos atrás

Tá escrevendo cada vez melhor, Gomov.

Danilo Albergaria
14 anos atrás

Ah não, o que é aquilo? Um chocolate de nome Leibniz? O que é?

Danilo Albergaria
14 anos atrás

Poxa vida. Eu ainda vou conhecer o país de Tomas, Tereza, Sabina e Franz. E onde Kepler descobriu que os planetas têm órbitas elípticas. E onde Nedved aprendeu a jogar bola.

Cacilda, Gomes. Pare com isso. Tem gente que está explodindo de inveja (da viagem e da pena).

Dalcin
Dalcin
14 anos atrás

Fala FG!!!!
Fiz esta mesma viagem (pelo menos ate agora) ano passado e aconteceu exatamente a mesma coisa que voce. Na entrada da cidade, passei ao lado da torre de polvora, no centro e pimba, era a rua dos bondinhos e tomei as 1000 Coroas de multa, ando com os canhotos na carteira!!!
Pra sair de Praga, sentido Berlim novamente, levei 3 horas e meia peregrinando por Praga 1,2,3 ate me achar e conseguir pegar a estrada!! Depois conte se saiu rapido da cidade!
Essa Trabi afinal, comprou e vai trazer eh???
Boa viagem

André Grigorevski
14 anos atrás

Hahahahaha! Realmente, “blokearia várias vezes na pokutu” foi das caralhen.

Caso alguém ainda não tenha tido a curiosidade de usar o tradutor no Google, eu tive e “blok na pokuto” significa talão de multas.

Glauber Baldi
Glauber Baldi
14 anos atrás

Blok na pukutu = bloco de multa

Renato
Renato
14 anos atrás

“…tem até um adesivo pequenininho no vidro traseiro que nunca vou tirar de lá. ”

Vais trazer o Trabi para o Brasil. Eu sabia.

pablorocha
pablorocha
Reply to  Renato
14 anos atrás

Também desconfio, é tão pequeno que vem na bagagem de mão.

Dionisio
Dionisio
14 anos atrás

Flavio , como você escreve bem ! Os textos não são longos porque são bons.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
14 anos atrás

Caramba, cara… Que aventura!!
Até onde vamos com Gerd?