CADA VEZ MAIS CHATO

SÃO PAULO (sem volta) – Leiam a mensagem abaixo, que recebi do blogueiro Mauro Santana:

Sou curitibano e assisti a inúmeras corridas no autódromo de Curitiba desde a sua reinauguração em 1989. O que me deixou muito chateado foi entrar na página oficial do autódromo e me deparar com o informativo que diz o seguinte: “Informamos que não é permitido a entrada no Autódromo com churrasqueiras, bebidas e alimentos em geral”. Que mal tem em poder assar uma carne e curtir a paixão pela velocidade? Eu, meus familiares e amigos fizemos incontáveis churrascos e passamos vários domingos agradabilíssimos nesta pista, e ultimamente somente na etapa da F-Truck estavam liberadas as churrasqueiras. Mas o que me deixa triste é que o romantismo nas pistas por todo o Brasil está acabando, e por estas e outras que aplaudo de pé os nossos irmãos gaúchos, pois lá, além de permitir as churrasqueiras, ainda é possível acampar nos autódromos do interior.

Tem toda razão o Mauro. Não sei os motivos que levaram à proibição, mas que o mundo está cada vez mais chato, está.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ever
Ever
12 anos atrás

Churrasco na arquibancada? Arquibancada não é área de camping.
E outra: foi proibido entrar com bebidas, pq alguns idiotas fizeram voar p/ pista,
latas de cerveja (não lembro quando e nem qual competição).
E mais: tem gente q vai lá e quer fazer Rave no estacionamento…aí você imagina:
dezenas de carros com som alto (q chegam a abafar os roncos dos carros de corrida),
cada um com uma musica e mocinhas nos tetos dos carros dançando…
gente mal educada só aprende com proibições ou multa!

Toninho F1
Toninho F1
12 anos atrás

Os discipulos do Bernie Eclestone aumentam de ano em ano e se espalham por todos os autodromos do Brasillllll! Interlagos viveu 30 anos (anos 60/89) sob a batuta da Ancar, empresa de distribuição de alimentos, onde em suas lanchonetes eramos obrigados a comer um tal de “Misto Afonso” inventado pelo Afonsão Giaffone. A gente reclamava e era feliz e não sabia, porque hoje nem Misto Afonso tem para comer em Interlagos! Sempre tem espaço para piorar!

claudio aun
claudio aun
Reply to  Toninho F1
12 anos atrás

só pela curiosidade a ANCAR era do Antonio Carlos Avalone

Mateus Longo
12 anos atrás

Eu acho que faz pelo menos uns 10 anos que existe essa proibição.
Mas só agora que eles resolveram publicar isso no site.
Acho isso lamentável, mas é o que vem acontecendo.
abraços!

Machinist
Machinist
12 anos atrás

O mundo está cada vez mais chato, e deve ser por causa do lobby (ou influência) da OAB e relacionados.

tevez
tevez
12 anos atrás

Deveriam ir no Autodromo 9 de Julio lá na argentina….A galera acampa a 5ta a tardinha, tem motorhome de rico trailer e barraca…tudo organizado e civilizado…Por isso lá estão assim enquanto aqui se ferramo na fila da bobs pra comer aquela merda…

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Os cuzões estão dominando o mundo.

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
12 anos atrás

Para a turma do churrasco: a única e sofrível opção é chegar cedo, colocar o carro junto a grade na curva da vitória e improvisar o ambiente: fazer o churrasco por ali e buscar alternativas para enxergar a pista (já vi gente com escada de alumínio para ter melhor visão).

Porém, na arquibancada, realmente já era. Como falaram aqui: a reforma do Autódromo está chegando aos 20 anos e desde então nada mais foi feito. Aliás, assim como o AIC precisa de reforma, os acessos também já estão esgotados há tempo. Há duas vias para uma entrada só, ou seja: um verdadeiro funil!

marcelo pacheco
marcelo pacheco
12 anos atrás

Amigo, não são só os gaúchos que permitem isso em seus autódromos. Aqui em SC na velocidade na terra, acampamentos e churrasqueiras são tão óbvios como os próprios carros de corrida.
A duas semanas na abertura dos nosso campeonato, em São Bento do Sul, segundo informações oficiais do evento, tivemos 6 mil pessoas divididas em dois camping, o família e o da “bagunça” pra quem quer fazer festa, foras as tendas armadas para o próprio dia, seja no sábado ou no domingo. Todo o entorno dos 2250 m da pista estava tomado por gente, barracas, gazebos ou sombrinhas de praias. Ah, e suas respectivas churrasqueiras.
Foi fantástico, pq além de um desfile de carros e pilotos sentados no teto, eu venci na minha categoria com todos este publico assistindo.
Abraço e veja tudo isso em poeiranaveia.blogspot.com

Ashpool
Ashpool
12 anos atrás

Eu sei o motivo: Sempre foi permitido fazer churrasco no autodromo, mas no estacionamento. O problema é que as pessoas levan suas churrasqueiras pra arquibancada, ocupam com meia duzia de pessoas um espaço onde caberiam pelo menos 20, te enchem de fumaça, tampam a sua visão da pista com um guarda sol e vc nao pode reclamar pq eles tao tao cheios de cerveja q não veem a corrida e não deixam voce ver. A proibição aconteceu pq a administração do autodromo entendeu q não da pra tentar educar quem nasceu sem. Assim todo mundo paga.

E tem mais, essa proibição tem quase 10 anos…

marcelo pacheco
marcelo pacheco
Reply to  Ashpool
12 anos atrás

na entrada da arquibancada, ou seja, na escadaria costuma ter segurança, basta ele nao permitir que passe por ali. e digo mais, uma vez proibiriam minha esposa de subir com uma sombrinha e olha que fazia uns 40 graus, era dezembro no festival brasileiro de arrancada.

marcelo pacheco
marcelo pacheco
Reply to  marcelo pacheco
12 anos atrás

desculpe, a resposta era pra pessoa acima

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Se por um lado é possível compreender um pouco a questão do Autódromo (porque a sujeira deixada pelos espectadores são largadas pra funcionários da limpeza que já ganham pouco e ainda têm de aturar falta de educação das pessoas que largam a sujeira no local, constituindo mais trabalho, mais horas de limpeza pra funcionários que ganham efetivamente pouco, é um problema).

POR OUTRO LADO, churrascos em autódromos, piqueniques e etc são uma instituição cultural do Automobilismo brasileiro que deve ser respeitado. Ainda mais se considerarmos que a opção “levar alimentos pro Autódromo” é a melhor alternativa existente contra os preços absurdos e abusivos de alimentos comercializados dentro daqueles espaços.

É o tipo de problema que só se resolve com uma coisa só, Educação.

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

A razão disso?
…. o proprietário do autódromo vai instituir uma taxa aos ambulantes cadastrados para vender lanches ruins lá dentro.

Luciano Tyski
Luciano Tyski
12 anos atrás

Eu moro no interior do Paraná distante 250Km de Curitiba, eu e outros amigos nos reuniamos e iamos em caravana para o AIC prestigiar as corridas que acontecem/iam por la WTCC / Marcas e Pilotos e as arrancadas que sempre acontecem. Como sempre levávamos nossa currasqueira portatil e entre uma corrida e outra um treino e outro, uma puxada e outra íamos ao estacionamento num lugar afastado e queimavamos uma carne tomando uma cerveja (que ninguém é de ferro). O problema surgiu em um evento de som automotivo que teve no estacionamento e pra variar briga com os participantes. A organização do AIC entao resolveu proibir todo o tipo de acesso ao estacionamento. Fazendo com que todos os frequentadores do AIC estacionassem seus carros na rua sendo que tem um enorme estacionamento proibido por eles.

Com isso voce é obrigado a se alimetar mal e porcamente com um pão com maionese por R$10 oferecido pela franquia de alguma lanchoente parceira do AIC, se quiser comer alguma coisa melhor tem que sair, mas se sair tem que pagar outra entrada na volta.

E com isso cada vez mais o AIC esta perdendo o seu publico, eu e meus amigos não vamos mais ao AIC a quase 2 anos, tudo por causa de maus elementos que prejudicam os que vão la para passar o dia e curtir o dia de velocidade.

RIP AIC.

Bira Martins
Bira Martins
12 anos atrás

Pelo andar das carroças, os organizadores deveriam fornecer as churrasqueiras e pelo menos o carvão para o público.
As pessoas envolvidas com estas competições, desde os “donos”dos autódromos até as equipes, passando pelos seguranças, etc. só querem saber deles mesmos.
No último final de semana tivemos a abertura do campeonato brasileiro de Rally Cross Country aqui em minha cidade (Barretos) e eu só posso lamentar! Nem aquela competição (prólogo) que era a única parte que o público podia assistir, foi realizada!
Umas três ou quatro equipes de mecânicos contratadas para cuidar da maioria das equipes de competição e só.
O público que se contente em ver F1 na Globo já que Le Mans, SPA, etc. estão fora do nosso alcance.
Ou então divertir comendo pão com mortaleda, vendo as brincadeiras no stor G em novembro.
Vou fazer um F Vee e correr sozinho no quintal da fazenda de um amigo até que seja denunciado para a CBA e vá preso. Pelo menos os amigos poderão fazer churrasco.

Andrade
Andrade
12 anos atrás

É um acordo entre o autódromo/Coca Cola/Moradores ao redor. Assim o público é obrigado a consumir os itens vendidos pelo pessoal do bairro e do patrocinador.
A comida idem. Se permitir churrasqueira ninguém compra as coisas que são ofertadas. Mas com o churrasco foram criativos: publicaram qua a fumaça das churrasqueiras colocava em risco a segurança dos pilotos pela falta de visão. Falo sério, eu corria lá, mas por causa disso nem frequnto mais o lugar. Perdi o tessão. Abç.

Marcus Simões
Marcus Simões
12 anos atrás

É PROIBIDO. Pode mais nada aqui. Vai virar teatro na Inglaterra. Todos sentadinhos, bem vestidos vendo a corrida. Quando houver uma ultrapassagem, todos batem palmas e fazem cara de alegre.
Que chato! Na Europa, tem europeu. No Brasil, tem brasileiro. Churrasco na arquibancada é sacanagem. Mas naqueles barrancos e nos gramados (capim rasteiro) tá valendo. É legal. Comecem a proibir essas coisas e todos vão pra frente da TV passar raiva!

Roberto Borges
Roberto Borges
12 anos atrás

É o país do vale tudo, mas nada pode!
Chatíssimo!
Concordo com outros comentários: deveriam botar esses caras para assistir algumas corridas da Nascar ou Endurance na Europa.

Luciana
Luciana
12 anos atrás

O motivo é pra vc ter que comprar uma água quente por R$4,50,uma Coca em lata tb quente por R$7,00,um pastel de vento por R$8,00 e um cachorro quente apenas com o pão e a salsicha por R$12,00…..só pode ter essa explicação

Rafael Balneário
Rafael Balneário
Reply to  Luciana
12 anos atrás

Por isso que o publico é cada vez menor!!!!!!!!!!!!!!!infelizmente Luciana

Alvaro Megamix
Reply to  Rafael Balneário
12 anos atrás

Verdade Luciana , e não é só nos autódromos não, tem festa disso e daquilo que cobram uma verdadeira fortuna pela água , refrigerante tudo quente, ou seja quer ver corrida ? quer ir na festa? vai ter que pagar o que os organizadores querem e pronto. Chato mesmo.

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

Com tudo isso o Rio Grande do Sul está dando um show em materia de automobilismo, o estado com mais pistas no país ,muitos autodromos com piso de terra,e o democratico churrasco pra todos

Rafael Balneário
Rafael Balneário
Reply to  claudio aun
12 anos atrás

Por isso que o publico aí no RS é cada vez maior!!!!!!!!!!!!!!!

marcelo
marcelo
12 anos atrás

5 paus um sorvete implorado! essa eh a razào

Daniel Gomes
12 anos atrás

simplesmente por que muito do pessoal que vai la num ta nem ai pra corrida, quer fazer folia e beber até entrar em coma, dae bêbados começaram a jogar garrafa e latinha na pista, simples assim num foi o Autódromo que proibiu foi os idiotas que não gostam de automobilismo e nem sabem o que estão fazendo la que estragam tudo e perderam as regalias,

eu vou la pra assistir corrida e até por que todas as corridas grandes acabam no máximo as 14:00 horas, e as outras dos regionais não tem publico mesmo, por que os que gostam estam la dentro dos boxes fazendo seu churrasco junto com as famílias.

Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Pq eles nao permitem? Simples: assim quem vai no autodromo é obrigado a comprar das lojinhas de la e pagar os preços astronomicos la cobrados. Ou vc nunca foi numa corrida em Interlagos para entender isso?

Opaleiro MG
Opaleiro MG
12 anos atrás

Com certeza é para não prejudicar os “comerciantes licenciados do autódromo” com seus churrasquinhos de gato e cerveja quente a preços exorbitantes.

Jonny'O
12 anos atrás

Nossa…..qualquer nova noticia do nosso automobilismo geralmente é uma má noticia, infelizmente.

Claro que se tiver bom senso vai ter lugar apropriado pra levar a churrasqueira e por causa de alguns maus usuarios não se deve apenas proibir, mas sim usar organizar e por ordem na casa,simplesmente, fazendo-se cumprir as regras do lugar.

O problema é que para os cartolas ,se o autodromo ficar vazio é melhor, assim eles ganham seu dinheiro sem fazer nada.

rafael maito
rafael maito
12 anos atrás

Flávio, eu estava na ultima corrida com bebidas e churraaqueiras no autodromo, era F-Truck , tinham currasqueiras no meio da arquibancada, era uma coisa legal, não atrapalhava, mas tinha muita bebida também, em lata , e gente bêbada sabe como é e lata de cerveja é um objeto fácil de tacar, então …. um animal tacou uma lata de cerveja cheia na pista. Pronto na Stock do fim do ano já estava proibido. Não lembro bem, mas foi lá por 2003 ou 2004. Hoje só é permitido entrar com uma garrafinha de 500 ml por pessoa, quem leva bebida tem que deixar com os seguranças, que devem fazer a festa depois, mas também tem gente que consegue entra com algo escondido, até mesmo pq aqui em curitiba faz frio e sempre se anda de jaqueta.
Mas o autódromo aqui é feio, quando está vazio eles não liberam o público a assistir a corrida no fim da reta para “lotarem” o espaço em frente aos boxes para ação do patrocinadores e também deixam os banheiros no fim da reta trancados, sinceramente não sei porque

rafael maito
rafael maito
Reply to  rafael maito
12 anos atrás

mais uma coisa , eles colocam placas de patrocinio, no melhor ponto pra se assistir a corrida da arquibancada, que é no fim da reta e tampam toda a visão do público.

Flavio COLORADO
Flavio COLORADO
12 anos atrás

Concordo plenamente com o blogueirto Rogério. Na arquibancadas do Autódromo de Curitiba não tem lugar para churrasqueiras, simplesmente não há espaço. O pior é que os mesmos idiotas que assam a carne e enchem o “fiofó” de cerveja, urinam (ali na arquibancada) na frente de mulheres e crianças. Autódromo é para ver corridas, com a familia e os amigos, um cachorro quente até vai bem, mas esses “pinguços” que acham que toda festa tem quie ter cachaça tem mais que se f…
FG não apoie este tipo de comentário, se você fosse no autódromo de Curitiba quando “tudo era liberado” ia ver a zona que era…

Aliandro Miranda
12 anos atrás

Aprendam com os autódromos que são realmente grandes, que abrigam grandes espetáculos.

Nas 500 Milhas de Indianapolis tem o Ground Admission, que é um ingresso para ficar na parte interna da pista, na grama, onde você leva sua churrasqueira, isopor e barraca.

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  Aliandro Miranda
12 anos atrás

Agregando mais ponderações, Interlagos tinha até camping na década de 70, onde a galera fazia churrasco etc. e tal..

Tempos românticos que não voltam mais aqui em Sampa.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
12 anos atrás

Além do capitalismo, chegou o dia dos bons pagarem pelos maus. Triste.

Rafael Martins
Rafael Martins
12 anos atrás

Bom, não sei os motivos e não sei como são os churrascos no autódromo de Curitiba.
Mas se depender da impressão que eu tinha em Londrina quando tinha churrascos do pessoal da arquibancada e arredores, sou a favor da proibição. Junto com isso normalmente vem som alto e alguns sem-noção bêbados e afins, sem contar outros inconvenientes mais.. Lugar de churrasco – se depender da impressão que tive ao presenciar alguns – em minha opinião não é bem em autódromos ou próximo a arquibancadas.
Obviamente deve haver algum interesse comercial. Obviamente fastfood não é bom como um churrasco… mas obviamente não é todo mundo que se porta adequadamente em locais públicos…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
Reply to  Rafael Martins
12 anos atrás

Bebida, música brega a todo volume, duvido que nove entre dez churrascos não tenham esse complemento. Sinceramente, do jeito que gosto de corridas, só se levasse junto um churrasqueiro, ficar queimando a barriga? Se bobear, nem almoço!
Lembro da época da F-1 em Jacarépagua, eu subi no último degrau da arquibancada as 7:00 hs da manhã e delá desci depois do final da corrida. Churrasco…

Carlão
Carlão
12 anos atrás

POR ESSAS E OUTRAS, É QUE LE MANS E NURBURGRING SÃO LENDAS,,,

Rogerio
Rogerio
12 anos atrás

Desculpa aí, mas… na F-Truck ou $tock com 30 mil pessoas na arquibancada e o cara do lado fazendo sinal de fumaça com sua churrasqueira… ninguém merece. O Autódromo de Curitiba não tem espaço prá isso na arquibancada. Outros autódromos até tem morro, gramado, etc… mas em Curitiba não dá. O que daria para usar é o estacionamento… inclusive o pessoal usa. Eu vi na última F-Truck de 2011.

Pedradas em 3, 2, 1…

charles
charles
Reply to  Rogerio
12 anos atrás

Ledo engano, tá apoiado, ninguém merece sair todo defumado, além de que existem certas pessoas que simplesmente não sabem conviver em sociedade, fazem o churrasco, depois enchem a cara, e você com a sua família fica acoado, torcendo pra acabar logo a corrida pra se livrar desses seres insuportáveis.

Luciano Tyski
Luciano Tyski
Reply to  Rogerio
12 anos atrás

Rogério, o pessoal que faz o churrasco no AIC, não faz nas arquibancadas, pelo motivo que você mesmo colocou, eles são feitos no estacionamento.

jesse
jesse
12 anos atrás

Enquanto isso carros velhos e tunados de gosto duvidoso com sons nas alturas invadem o estacionamento com jovens movidos a bebidas alcoolicas promovendo todo tipo de algazarra.
Isso tudo pode!

Paulo Franco
Reply to  jesse
12 anos atrás

Seu comentário é, infelizmente, perfeito!

Helton Fernandes
Helton Fernandes
12 anos atrás

O mundo caminha pra chatice dos contratos de exclusividade.
Fulano não pode comer uma picanha e tomar uma cerveja pq na lanchonete do autódromo que fica lá na putaquipariu terceira esquerda tem uma esfiha com gosto de pano de chão e schincarioll quente.
Se vão proibir uma prática tradicional que forneçam alternativas de qualidade e preços adequados .

Sergio Monteiro
Sergio Monteiro
12 anos atrás

André Almeida, seria ÓTIMO se alguma franquia tipo Habib’s assumisse os quiosques do autódromo de Curitiba. Pelo menos teríamos uma comida com um mínimo de qualidade por um preço apenas absurdo. Hoje temos que comer coisas que eu não daria para minhas cadelas, pagando os olhos da cara – e as orelhas, os braços e uma perna! E isso para ficar ensopado quando chove e assado quando faz sol (arquibancada coberta? hahaha).

André Almeida
Reply to  Sergio Monteiro
12 anos atrás

Pois é, amigão…. A graça antiga de você frequentar um lugar não é fazer dele uma zona. Não é fazer churrasco na arquibancada.

Ninguém de bom senso faz churrasco em arquibancada.

É aprender com os grandes autódromos, que prezam por um público que gosta do esporte: dar espaço no gramado, ou em algum lugar, pra vc montar sua churrasqueirinha.

As coisas no passado eram bem mais simples…

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
12 anos atrás

Deve ser porque : – Vai que alguém ” laça ” algum dirigente da CBA e faz um churrasco….
Pensando bem, “larga mão disto” , carne dura ……
reserva de mercado como disseram aí em baixo: AHHHHBibs; MacDonaudo e por aí vai…..

André Almeida
12 anos atrás

Você realmente não sabe? Não se impressione, se alguma franquia do tipo “Habib’s” tiver assinado aqueles bons e velhos ‘contratos’ para funcionar lá dentro.

Ervino Haupt Junior
Ervino Haupt Junior
12 anos atrás

Olha que já faz muito tempo isso. E já cansei de ir no autódromo e estarmos no máximo em uns 40 assistindo alguma prova. Nunca me esqueço numa corrida da fórmula Uno na década de 90 que eramos tão poucos que vieram distribuir credenciais pra box na arquibancada pra ao menos movimentar para as fotos enviadas aos patrocinadores. Temos um bom autodromo mas muito pouco explorado.

Paulo Franco
Reply to  Ervino Haupt Junior
12 anos atrás

Eu tenho outra teoria, Ervino.
O curitibano simplesmente não gosta de corridas!
Já em Londrina, no oeste do Paraná e no RS, o povo AMA corridas!
Dá gosto brigar até por um quinto lugar mixuruca, porque vc sabe que tem alguem assistindo e vibrando com cada manobra sua!
Esporte a motor é no sul do Brasil.

João Daniel
João Daniel
12 anos atrás

Se fazem isto aqui em Tarumã dá guerra…

penataba
penataba
Reply to  João Daniel
12 anos atrás

João, acho que até lá por 89, dava; hoje…

Ulisses
Ulisses
Reply to  João Daniel
12 anos atrás

João, o brasileiro é o povo mais bunda mole do mundo! Se proibirem ninguém vai fazer nada, nem reclamar.