DOWN UNDER (2)

SÃO PAULO (tudo torto) – Foi no fim do primeiro dia da primeira bateria de testes de pré-temporada que todos se entreolharam no escritório da equipe, e aí as versões variam, e alguém disse: fodeu. As versões variam porque é claro que nem todos disseram a mesma palavra, talvez só um, mas o sentido era esse mesmo.

Um carro de Fórmula 1 só se conhece de verdade na pista, por mais sofisticados que sejam os atuais simuladores — esses que parecem videogame, ao menos os que alguns programas de TV mostram como se fossem o auge da tecnologia, a mim parecem apenas isso, videogames; há simuladores melhores e mais precisos, que a TV não mostra nunca.

Ainda mais hoje em dia, nesta era dos testes limitados e tal. Quando eles eram liberados, fazia-se a mesmíssima coisa. Um cabra tinha umas ideias, colocava no papel e no computador, os softwares avaliavam se aquilo poderia dar certo, um modelo em escala era produzido e colocado no túnel de vento, e milhões de dados coletados depois, o carro ia para a pista e andava muito antes de começar o campeonato. Não era raro dar tudo ao contrário, e aí entrava a sensibilidade do piloto, a criatividade dos engenheiros, o conhecimento técnico para a busca de soluções. Nenhuma equipe grande chegava ao primeiro treino livre oficial de uma temporada sem ter mexido no carro loucamente.

A Ferrari, nos tempos de Schumacher, testava mais do que ninguém. Tinha um circuito no quintal. O alemão trabalhava de sol a sol e tudo que tinha de ser corrigido antes de começar o campeonato era. Agora, se o bicho sai errado, não há tempo para encontrar o novo rumo. É o caso. E piloto, depois de duas ou três voltas num carro, sabe dizer se ele é bom ou não. No caso da F2012, o diagnóstico em Jerez foi: fodeu.

Bem, o primeiro treino no seco em condições normais com todo mundo na pista aconteceu agora há pouco e a Ferrari ficou em 16° e 18°. A esta altura, em Melbourne, o pior dos cenários para o time maranéllico é não passar nem do Q1. Quase impossível, considerando que quatro carros serão eliminados só por terem nascido, os marússios e os hispânicos. Mas olha… Dá para apostar que Alonso e Massa passam ao Q2, afinal não é possível que o carro seja tão ruim, mas eu não jogaria um dólar australiano na passagem para o Q3. Olhando de fora, a delicadeza da F2012 na pista lembrou muito o Meianov, todo quadrado, apanhando para fazer curva, instável, irascível, um cavalo xucro.

Para quem torce pela Ferrari, vai ser um ano de amargar. Para quem gosta de ver o circo pegar fogo, vai ser uma delícia. Ah, e quem me contou da tal primeira reunião no fim do primeiro treino foi alguém que vocês conhecem, e que neste ano ocupa uma posição de destaque no time.

Não posso revelar seu nome, aqui ele é apenas o Gola Profonda.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
hugo
hugo
12 anos atrás

A Ferrari apostou em radicalizar no projeto desse ano e se deu mal…quando li as noticias de que a escuderia iria por esse caminho no projeto do novo modelo, ja imaginei que seria dificil para os italianos….a Ferrari foi dominante quando existia uma certa estabilidade no regulamento tecnico, como tem muito dinheiro para aperfei;oar o carro, vai muito bem nessas condi;oes de poucas varia;oes…mas quando temos grandes mudancas no carro, os italianos se perdem, talvez pelo temperamento passional italiano, ou pela pressao enorme que existe la dentro….vamos ver o que acontece agora, se comecar a demitir todo mundo e continuar mudando demais as coisas, vamos ter mais um periodo de seca de titulos em maranello!

Youssef
12 anos atrás

Conclusão:

A Ferrari está pior do que no ano passado.

Massa está ainda pior do que no ano passado.

Faz bem a Globo de investir no MMA

Maia
Maia
12 anos atrás

Gomes, para adicionar ao glossário de apelidos: Pode chamar o Grosjean de João Grandão, pois “gros” em francês significa grande e “jean” é o nosso joão. Se ele começar a ganhar algo, elava-se o rapaz a “João, o Grande”

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Aonde o Alonso foi amarrar o burro dele hein?? tinha o sonho de tornar-se um novo Schumacher para a equipe, mas corre risco de encerrar a carreira sem mais nenhum título.

Andrey
Andrey
12 anos atrás

Eu ja estava com saudades do Gola…
Hehehe!!!!!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Crise na Ferrari? Garanto que a maioria dos que aqui escrevem nunca viram isso, principalmente se forem recem chegados, acompanhando a era Schumacher.
Acompanhei boa parte daquele período em que a Ferrari ficou vinte anos sem título de pilotos, aquilo era bravo. Lembro-me de torcer para o piloto deixar o cara passar, pois achava que o carro ia quebrar, e quebrava!
A época daquela turma que não virava nada, ou ainda, daqueles que nos enchiam de esperança, como Alboreto e Berger, mas as coisas ainda patinavam.
Bem, parece que estamos as portas de mais uma, aguenta coração! Se for para renovar talentos, que assim seja. Só espero que não dure outros vinte anos…

John Barnard
John Barnard
12 anos atrás

Por que todo ano a McLaren é candidata ao título – e a Ferrari não? Gente. Os caras que sabem fazer carro são poucos, e valem tanto quanto os pilotos. Um ótimo case, que a turma da Vila Olimpia deveria estudar.

Bertolo
Bertolo
12 anos atrás

Novo símbolo da Ferrari:
http://cinemaevariedades.blogspot.com.br/2011/09/novo-simbolo-da-ferrari.html

Hahahaha!!!

E a equipe que não utilizou os horríveis degraus no bico foi premiada. Era até meio previsível, pois tal aberração não tem qualquer aerodinâmica…

Vai ser um passeio da McLaren esse ano, mas ao menos teremos uma boa disputa entre Hamilton e Button, o que não ocorreu na Red Bull ano passado. E a Mercedes por fora, com Rosberg ingressando no rol de vencedores de GP.

Luis Freitas
Luis Freitas
12 anos atrás

é muito bom vê a F errari se F errar. rararararararara.

Em dezembro o desemprego vai bater forte lá pelas bandas de Maranello hehehehehe

gilles
gilles
12 anos atrás

Flavio, lembro-me do Emersom testando o Copersucar F6 em Interlagos, deu poucas voltas voltou aos boxes e disse: e uma m—-a. nao faz curvas.

A Ferrari perdeu o ano. lamento muito, qdo nasce errado morre errado.

Abraços, boa temporada, admiro muito seu trabalho .

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Primeiro alguns fatos que passaram desapercebidos:
Tempo da pole em 2011: 1:23:529 – Vettel
Tempo de pole em 2012: 1:24:992 – Hamilton
Ou seja a pole foi 1,685 s mais lenta.
Melhor tempo da Mclaren no Q3 em 2011: 1:24:307 (Hamilton), ou 0,685 s mais lento.
Melhor tempo da Red Bull no Q3 em 2012: 1:25:561 (Webber), ou 2,032 s mais lento.
Qual a diferença entre esses dois cenários? O difusor soprado. A Reb Bull, grande beneficiada com esse dispositivo, teve uma perda impressionante em seu desempenho. Se lembrarmos que o grande benefício desse difusor se dava em curvas de alta velocidade essa diferença será mais evidente em circuitos de alta. A não ser que Newey encontre alguma nova solução técnica, talvez, a equipe não se sobressaia tanto como nas temporadas anteriores. Se lembramos que nos últimos dois treinos da pré-temporada a Red Bull testou um novo pacote aerodinâmico que não se provou eficiente, Newey, e claro, Vettel e Webber terão muito trabalho nessa temporada. Mclaren por sua vez já era apontada pelo próprio Vettel como um bom carro, principalmente nas simulações de corridas. Se assim for, esse será um bom começo de ano para a equipe inglesa. Principalmente com seus dois pilotos em excelente forma. Quanto a ferrai qualquer leitura mais imparcial não somente dos testes na pré-temporada, bem como das declarações de seus membros já mostravam que as coisas não caminhavam bem. Esse treino somente colocou as coisas nos seus devidos lugares. Não é possível fazer qualquer julgamento sobre a performance de massa, e mesmo alonso parece cansado de “tirar leite de pedra”. O carro é muito ruim. Mercedes e Lótus? vamos aguardar. Tomara que, realmente, estejam competitivas.

Silvio
Reply to  Carlos
12 anos atrás

Excelente analise sobre a causa da perda de rendimento da Red Bull

hugo
hugo
Reply to  Carlos
12 anos atrás

legal seu ponto de vista, mais ou menos igual ao que houve com a Brawn mercedes depois da proibicao de seu difusor, ou seja, deixou de ser o carro dominante da categoria…

Leonardo Puzipe
Leonardo Puzipe
12 anos atrás

Tomara que o circo pegue fogo…hehehehe….Tô achando que a partir desta noite o Massa começará a procurar emprego para 2013.

Giovenardi
Giovenardi
12 anos atrás

ontem, no 3º treino eu pensei no Gola .. vai ser um ano movimentadíssimo pra ele .. os tifodidos, ops, os tifozzis devem estar arrancando os cabelos com essa ferrada, ops, Ferrari.
se o cavalo tá arisco, o touro também parece um touro mecânico ..
agora Uma pergunta técnica: no 3º treino eu ví a Mercedes com a asa aberta todo tempo (menos nas curvas), inclusive na entrada dos boxes … isso pode Arnaldo?

João
João
12 anos atrás

Esta sessão de qualificação, com 2 anos de atraso, faz jus a uma pessoa… Michael Schumacher. Não pelo seu quarto lugar na classificação, mas pelo 18º de Kimi Raikkonen quando o seu colega faz 3º. Se isto tivesse acontecido com o Schumacher em 2010, quando regressou, teria sido trucidado.

Pois é!

Saudações desportivas.

Luis Tucci
Luis Tucci
12 anos atrás

Engraçado o Montezemolo, não Flávio? Aposta num staff que ano após ano coleciona decepções e quer pensar em um carro revolucionário com esse pessoal (Domenicali & Cia Ltda) a frente do projeto?

Difícil esperar resultados diferentes fazendo tudo sempre do mesmo jeito. Talvez o maior incompetente, neste caso (ou caos), seja o Montezemolo, não?

Silvio
Reply to  Luis Tucci
12 anos atrás

Concordo, deve comecar trocando os pilotos, ambos fracos

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Eu gosto de ver o circo pegar fogo e adoro o Gola Profonda. Esse ano vai ser divertidíssimo!

Sanzio
Reply to  Felipe S.
12 anos atrás

[2]
hehehehehehhehehehe…

gola profonda
gola profonda
12 anos atrás

AAAACCCCCORDAAAA FLAAVVO:
La situazzione esta incredible aka en melbourne, asturiano se bandeo a correr atras de Domenicali, ja ke kurir na pista se ha mostrado impossible…….te ligo…

Ferrarista
Ferrarista
12 anos atrás

O F2012 foi inspirado no lendário FIAT 147 !!!

Carlos Tavares
Reply to  Ferrarista
12 anos atrás

Não fale mal de Fiat 147!

Carlos Tavares
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

Aliás, a F2012 é o “Biarticulado de Maranello”.

Quem for de Curitiba, perceberá a semelhança, apesar que o biarticulado curitibano é melhor de curva que o similar italiano.

Edison Guerra
Edison Guerra
12 anos atrás

Finalmente o Gola Profonda voltou.Neste ano,ele irá trabalhar muito!!!

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

O carro da Ferrari é ruim para os dois pilotos. Imagino a cúpula da Ferrari, que já deve estar com a cabeça bem quente, vendo a diferença de 1 segundo do Massa para o Alonso.

Silvio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Por isto que o Roubouso saiu correndo da McLaren – ele cansou de ficar 1 segundo ATRAS do Hamilton.

As desculpas ja tinham acabado, a estrategia foi sair chorando

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Em comparação com a McLaren, as outras equipes estão “um degrau abaixo”.

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

Tenho grande simpatia pela história da Ferrari e pelo que ela representa, mas essa turma que comanda a equipe hoje em dia é de fazer o velho Enzo se revirar no túmulo. O Montezemolo só reclama das regras, o Domenicali é um banana, o Alonso é um chorão mimado e o Massa é um perdedor.

Quero ver o circo pegando fogo, e ainda jogo gasolina. Vou me divertir muito com o Gola Profonda esse ano.

Galvão
Galvão
12 anos atrás

Cabeças vão rolar, seu FG.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
12 anos atrás

E para concluir: GOLA PROFUNDA rsrsrsrs… Fazia tempo que ele não aparecia.

Ta na hora de a Ferrari construir um circuito subterrâneo, totalmente vedado para não sair som. (Se é que já não está pronto).

Para Italiano que gosta de festa vai sere triste.

Para o Massa vai ser a mais clara decadência.

Que venha logo o Nasr! E que o Fantim encontre o caminho das pedras.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
12 anos atrás

Tudo culpa da FIA com seus regulamentos estúpidos.

Todo esporte o atleta pode treinar menos na Fórmula 1, vários pilotos já reclamaram disto.

É uma vergonha a equipe que tem toda uma infraestrutura para isto só poder usar de forma limitada.

Tomara que o Schumacher volte com tudo, com um carro desenhado para ele. Vou apostar no sapateiro.

Edison
Edison
12 anos atrás

Crise é crise… da forma que a coisa ta feia na ferrari, pode acontecer de iniciar o ano de 2013 com dois pilotos novos. Alonso não é de ‘tomar caldo’ de ninguem… a atual diretoria da ferrari esta longe de arrumar a casa. O ano será muito dificil e com muito trabalho.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
12 anos atrás

Eu lembro deste “fodeu” quando o Emerson testou pela primeira vez o F6, que foi o maior investimento da equipe Fittipaldi.
São trágicas, porém cômicas, as situações onde se aplica o “fodeu”…

w
w
12 anos atrás

Quando se usam caixotes no lugar dos carros só pode sair asneira

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
12 anos atrás

o Gola vai falar muito esse ano!

Mario Kondo
Mario Kondo
12 anos atrás

Adoro comedia italiana. Todt, Brawn e Schumi, pessimos atores que sao, estragavam o filme.
Com Domenicali e cia a diversao esta garantida. Como nos bons tempos.

moa
moa
12 anos atrás

Para mim isso eh praga do Comendador Enzo…. Quem mandou fazerem um carro assim tão feio!!! O coitado deve estar se remexendo no tumulo…
Ah, e para mim Massa nem termina o campeonato…

Nardo77
Nardo77
12 anos atrás

Fez falta o Gola Profanda… Os relatórios pós final de semana de corrida dele sao sensacionais!

Gabriel
Gabriel
12 anos atrás

é uma pena. é ruim pro campeonato. o carro campeão será o menos ruim.

Guilherme
Guilherme
12 anos atrás

Finalmente o Gola voltou! Estou ansioso pelas informações dele, ainda mais neste ano quando as coisas vão mal na Ferrari.

Lucas Nogueira e Ferreira
Lucas Nogueira e Ferreira
12 anos atrás

Fodeu…ótimo, toda a prepotência da Ferrari será castigada…
Os mclarianos agradem…pelo menos vai ser legar ver alonso se pegando com o pessoal do meio do pelotão…lembrando os anos de 2008 e 2009!!!!

Carlos Tavares
12 anos atrás

Sou do time dos que querem ver o circo pegar fogo. Ainda mais se o fogo for em Maranello.

Schumacher vencendo corrida neste ano será demais.

Pirroni
Pirroni
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

Sou do time dos que querem ver o circo pegar fogo. Ainda mais se o fogo for em Maranello.(2)

Esse ano promete muitas trapalhadas no circo ehehe

=D

Ettine
Ettine
12 anos atrás

Uma pena a ferrari assim, pois da tão propagada temporada com 6 campeões, quais deles realmente tem carros para disputar alguma coisa?

aldo gomes
aldo gomes
12 anos atrás

Um avião de dinheiro jogado fora. Até a Willimas de pneus médios superaram os cavalinhos com os pneus soft. Tá feia a coisa, vão impedir os pilotos de tirarem fotos, depois dessa.