“INÚTIL”

SÃO PAULO (na frigideira) – A “Autosprint” já foi mais importante e influente, mas não se deve desprezar a revista quando ela começa a ficar histérica. O torcedor italiano é apaixonado e os dirigentes da Ferrari são muito sugestionáveis. Menos pelo veículo, mais pelos jornalistas que assinam seus libelos. E não há imprensa mais corneteira no mundo quando se trata de F-1.

Por isso, é relevante a capa desta semana, definido Felipe Massa como “inútil” para a equipe e já sugerindo nomes para substituí-lo. Não no ano que vem, mas “o quanto antes”. Sergio Pérez e, pasmem, Jarno Trulli são as, digamos, indicações da “Autosprint”.

É uma decisão difícil. O desempenho do brasileiro em Melbourne foi, de fato, muito ruim. Se é verdade que na classificação os dois pilotos patinaram, é igualmente verdade que Alonso foi muito mais rápido que o companheiro: 0s945 no Q1, 1s003 no Q2. É muita coisa, muito mais do que as médias de 2010 e 2011, a saber:

2010
– Placar das classificações: Alonso 15 x 4 Massa
– Posição média de largada: Alonso 5,8 x 7,7 Massa
– Diferença média de tempo em classificações: 0s316 pró-Alonso

2011
– Placar das classificações: Alonso 15 x 4 Massa
– Posição média de largada: Alonso 4,6 x 5,8 Massa
– Diferença média de tempo em classificações: 0s297 pró-Alonso

Claro que uma única corrida, como está de abertura do campeonato, é pouco para afirmar que os três décimos médios de 2010 e 2011 triplicaram. Média é média e só tivemos um GP até agora. Mas o que mais intrigou nesta prova foi a maneira como Felipe despencou, depois de uma boa largada. Pérez, que partiu em último, chegou em oitavo. Massa não terminaria nos pontos, embora tenha fechado a primeira volta em décimo. Aqui, vale lembrar que o mexicano também largou muito bem e era 12° na primeira volta, aproveitando-se das confusões que aconteceram com Bruno, Ricciardo, Hülkenberg et caterva. A partir daí, construiu sua corrida com uma estratégia de apenas uma parada, o que representa enorme vantagem em relação a quem, como Massa, foi para os boxes três vezes.

Felipe tinha problemas para aquecer pneus no último ano de Bridgestone e o mesmo aconteceu no ano passado, o primeiro da Pirelli. Em Melbourne, seu carro escorregava de um lado para o outro, o que é a pior coisa possível para a borracha. Ah, mas Alonso chegou em quinto. Verdade. E é aí que mora o problema. Massa será comparado sempre com Fernandito. Que é um piloto que lida melhor com as dificuldades. Apesar da classificação desastrosa, o espanhol, não nos esqueçamos, foi o primeiro depois dos quatro carros das duas equipes favoritas. É um resultado e tanto. Muito mais devido às suas qualidades que às do carro, que inexistem.

A melhor volta de Alonso na corrida, 1min30s277 na 52ª, foi a sétima melhor da corrida, 1s090 pior que a de Button, 1min29s187 — a melhor de todas. Felipe fez apenas a 15ª melhor, 1min31s940 (na 46ª), 1s663 mais lento que o parceiro. À frente, apenas, das duplas da Caterham e da Marussia e de Schumacher, que abandonou depois de quatro voltas, com o tanque cheio.

A temporada, em resumo, começou muito mal para Felipe. Trocá-lo por deficiência técnica é algo que, acredito, a Ferrari não faria se tivesse de pensar racionalmente. Racionalmente. Porque quando a imprensa italiana começa a apitar, as decisões em Maranello nem sempre são as mais racionais.

ATUALIZANDO…

A Ferrari informou que vai trocar o chassi de Massa na Malásia. Para tirar algumas dúvidas sobre o comportamento do carro na Austrália. E saiu em defesa do brasileiro em comunicado oficial.

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3 anos atrás

[…] “INÚTIL” – Blog do Flavio Gomes Concordo em genero, numero e grau.Apesar de o MAssa naquele ano ter tido alguns azares, como no GP da Hungria,do Canada e da Alemanha;mas no campeonato como um todo o Hamilton foi infinitamente superior, muito mais muito mas piloto disparado.E com um carro inferior, principalmente no começo do campeonato.Torci mto pelo Massa por ele ser brasileiro e pela possibilidade de ganhar o campeonato … […]

hugo
hugo
12 anos atrás

esses italianos sáo engraçados, fazem um carro horrível e chamam o piloto de inutil…o Alonso é o tipo de piloto que leva carros ruins a frente, mas é um caso isolado, podemos listar outros 2 ou 3 na historia com essa capacidade…o fato é que esse ano o carro nao teve a mao do Aldo Costa, ficando sob responsabilidade do Nicholas Tombazis e Pat Fry, que acabou de chegar..o Aldo Costa foi mal avaliado porque o parametro de comparaçao era muito alto (Rory Byrne), mas é um bom designer, e fez excelentes carros como a F2007 e F2008…nao existe milagre pessoal(sim, o Alonso tira coelhos na cartola), mas nao adianta crucificar o Massa.. eu diria que essa F2012 tem o nivel da Toro Rosso do ano passado em termos de performance…

Alex(BH)
Alex(BH)
12 anos atrás

Não sei o que se passa com o Massa, mas acho que um momento simbólico , divisor de aguas na carreira dele foi o episódio em que obedeceu a ordem da ferrari e deixou o Alonso passar, muito comparam o episódio com o do Rubinho, mas sempre ví uma diferença, o Rubinho fez questão de mostrar seu descontentamento e só deixou o schumacher passar no ultimo momento e nunca deu entrevista defendendo justificando a ação da aquipe, deixou sempre claro seu descontentamento, bem diferente do que o Massa fez. Não me esqueço dele numa entrevista depois da corrida justificando a açao da equipe, que eram um time etc e tal e que ela estava certa em dar a ordem, ele parecia realmente fazer um esforço para acreditar no que estava falando, numa, uma ordem dada num momento em que ele estava finalmente parecia superar tudo que ele tinha passado, era o retorno dele como um piloto competitivo, mas acho que depois ele percebeu o erro que ele cometou não de cumprir a ordem sim, mas da sua atitude , seus pronunciamentos depois, aquilo parece que impactou ele psicologicamente, não sei se vai voltar a ser competitivo, lamento muito mas ele vive num um pesadelo interno do qual não consegue acordar. O Rubinho ao contrário parece que usou aquilo a favor dele, construindo uma imagem do episódio pra sim de um injustiçado e que deveria lutar contra aquilo e seguir em frente, tanto que ele continuou um piloto requisitado até hoje e só nao continuou na F1 por questões financeiras.

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

Se o novo chassi for melhor que o primeiro e Massa começar a superar o Alonso (duvido muito), a Ferrari vai desligar um cabo de vela, mudar a ignição dos boxes, retardar a troca de pneus durante a prova, colocar um pneu de calibragem baixa ….. enfim, o jeito Ferrari de ser.
Ele já está fora da equipe antes do final da temporada!
Dou mais 2 GPs.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ulisses
12 anos atrás

Claro! É do interesse da Ferrari que seus carros cheguem o mais para trás possível, você tem toda razão!

Uma das maiores desgraças que aconteceu na F1 foi a entrada de um piloto brasileiro na Ferrari. Desde 2000, temos que conviver com opiniões “embasadas” como do comediante acima. Espero ansiosamente a saída do Massa da Ferrari para essa turba voltar logo a dar palpite sobre futebol.

Paulo Souza
Paulo Souza
Reply to  Ulisses
12 anos atrás

Concordo com o Burrinho… mas… a idéia que o Ulisses deu não é ruim. Alguém já esta fazendo o bolão? Quantos GPs até a saída do Lasanha da Ferralha?

Max Mosley
Max Mosley
12 anos atrás

Pois é, Flavio. Só agora perceberam que o rapaz é fraco demais não só para a ferralha, mas para o circo da F1 inteiro.

Pena que aquela sua coluna publicada no OESP de muitos anos atrás (e que eu retruquei por e-mail), onde você enaltecia o Zacharias e apontava potencial de campeão nele, terá que ficar esquecida para a eternidade. Quase deu pra republicá-la em 2008, mas ficou só no quase mesmo.

Enfim, não tem nada de Alonso, acidente com mola ou má fase. Ele é fraco mesmo. Sempre foi. Poucos enxergaram (Peter Sauber foi um deles). Muitos criaram expectativa. Agora todos o questionam e o italianos lamentam. E eu, é claro, rio de todos.

Aproveito pra lançar uma tese: pilotos muito estruturados não vão longe. Fittipaldi, Senna, Piquet e Barrichello passaram por muita dificuldade até chegar a F1. Embora suas famílias tivessem posses razoáveis (exceção dos Barrichello), todos suaram o macacão. Seus talentos vinham em primeiro lugar, seguido de algum apoio financeiro aqui e acolá até se tornarem pilotos reconhecidos mundialmente.

Por outro lado, da turma que sempre teve dinheiro a rodo durante toda a carreira pré F1, ninguém vingou: Tarso, Diniz, Zonta, Burti, Massa, C. Fittipaldi, Bernoldi, da Matta, Rosset, Pizzonia, Senninha e Piquetzinho (esses dois últimos eu já dou como casos perdidos também). O que isso quer dizer? Talvez nada. Mera coincidência. Talvez tudo. Simples denominador comum que denota grande necessidade pessoal. Da necessidade brota o resultado mais intenso. [/Titês] E ainda tem os que ficaram no meio do caminho: Moreno e Gugelmin. Pertencem mais ao primeiro grupo. Mesmo sem grandes resultados constantes, foram razoavelmente bem sucedidos e úteis por onde passaram.

Me desculpe pelo texto longo, porém já são três da matina. Hora ideal pra escrever sem compromisso.

thiago
thiago
Reply to  Max Mosley
12 anos atrás

O que Barrichello fez melhor que Massa na F1?

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

Felipe Massa não chega a metada da temporada. A Ferrari armou a cama de gato, e o entregador de spaguetti vai ter que sambar na paçoca para ficar. Algo do tipo largar na frente de Alonso em Sepang e claro chegar na frente. A Ferrari não vai bancar mais a mola nos cornos do Felipe, por mais latina que seja.
Quem será o substituto de Felipe na Ferrari, e para onde deve ir o Felipe Massa????
Deveria ser a enquete.
Ele vai voltar e figurar na malhação da Globo, ou atuar como comentarista junto ao Burti e o Gavião??? Um tipo de Casa Grande sem a canapis.
O que será de Felipe Massa, irá cobrar a molada do Burrinho?????
A Ferrari demorou e como vão as coisas, quanto menos brasuca na F1 melhor, pois só fazem vergonha ao passado glorioso de Emmo, Piquet e Senna.

thiago
thiago
Reply to  Wolfpack
12 anos atrás

Apenas considerando o fato que sem brazucas, duvido que a Globo continue a transmitir nos próximos anos.

Alex
Alex
12 anos atrás

Ferrari dá novo carro para Felipe Massa no GP da Malásia para acabar com dúvidas

Nem se tiver duas turbinas enfiadas no rabo esse cara vai voltar a fazer alguma coisa.
A mola fudeu de vez c/a carreira dele.
E é verdade que em 2008 o título tinha que ter sido dele. Naquele ano, ele foi o melhor, a fase era boa, e o carro era tb o melhor.
Por conta de algumas fatalidades (Hungria e Cingapura, só p/citar 2) ele não ganhou o campeonato, perdendo p/um carro pior, e p/o Hamilton, que naquele ano brigou cm a cm c/o Alonso, e c/a equipe dando todo o campo p/ele Hamilton. Mas o carro era pior.
Agora, qq um em circunstâncias normais pena c/o Alonso na mesma equipe.
Se estivesse c/o Vettel, tb seria uma guerra duca. C/o Webber o Alonso engoliria. C/o Button seria interessante de ver.
Mais ainda c/um novato meio malukete como o Vergne. Aí ele, se ficasse 1/2 corridas atrás, poderia até se emputecer.
Mas no geral só daria Alonso, p/mim disparado o melhor da turma.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
12 anos atrás

Sim, sim e sim. O Felipe não tem nenhuma condição técnica de pilotar um F1, todo mundo já sabe disso, menos a Globo. E o cara, além de tudo, fez aquela “homenagem” para o Alonso na Alemanha, o que por si só já é suficiente para perder toda a credibilidade do mundo. Eu odeio, e muito, o Jarno Trulli, mas ele é muito menos inútil que o Massa. E aposto que se ele souber que Fernando is fasther than you, não vai dar passagem, ao melhor estilo Barrichello.

aldo gomes
aldo gomes
12 anos atrás

O problema é que 99% dos que comentam aqui não sabem nem trocar o óleo do próprio carro. Ô povo metido a entender tudo, o brasileiro.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  aldo gomes
12 anos atrás

Falou o sabichão.

Paulo Souza
Paulo Souza
Reply to  aldo gomes
12 anos atrás

Nossa. Que bom que encontramos alguém que saiba fazer isso por aqui.

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  aldo gomes
12 anos atrás

realmente eu não nunca troquei, normalmente algúem faz isso para a gente,tipo a concessionaria, aqui só tem expert meu filho, se você sabe diz ai alguma coisa.

Aldo Gomes
Aldo Gomes
Reply to  Jackspeed
12 anos atrás

Justamente, eu não digo nada porque não sei. Não sou engenheiro de f1 nem jornalista. Achismo por achismo é melhor ficar calado e rindo dos entendidos que sabem mais que os própios mecânicos.

Raul
Raul
12 anos atrás

Muito bem!!! Tentando explicar o inexplicável…. Quando deu-se a noticia que a Ferrari tinha contratado o Fernandinho!!! Eu avisei no Blog…. Massa dançou…. Tudo bem que o mesmo não vem apresentando um bom desempenho!!! Mas quem estiver com o Fernandinho ta Ferrado!!! O cara frita tudo e todos!!! Basta olhar a História pregressa do Baita!!! e tenho dito!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Raul
12 anos atrás

É? Estranho, pois o Tarso Marques foi companheiro dele e só fala bem do cara. Fisichella também nunca teve problema algum com ele. Até o Hamilton, depois de tudo o que aconteceu em 2007 hoje se dá bem com o Alonso. Francamente, querer botar a culpa no Alonso pela incompetência do Massa é pachecada pura e simples. Massa é o Eddie Irvine brasileiro – sempre foi medíocre, mas deu a sorte de disputar um campeonato graças aos problemas do companheiro, e mesmo ganhando atenção de primeiro piloto, ainda assim falhou. Agora já era, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

Nilson
12 anos atrás

Bão, eu não acredito que a Ferrari testa dois carros durante a pre-temporada, provavelmente o carro testado e tudo que tem de bão fica com el fodon, o resto que sai marromeno fica com o piloto marromeno, a diferença entre os dois já é absurda… com um carro melhor e toda atenção para o el fodon a situação do marromeno só piora, piora e piora, sinceramente não acredito que o Felipe seja 1s mais lento que o el fodon, mas aquele carro que ele testou na pre-temporada deve está nas mãos do primeirão, como ele é segundão… que trate de acertar o carro para essa semana e não dar outro vexame, até porque neguinho não quer sabe dessas coisas, todo mundo acha que são dois carros exatamente iguais, na prática….!!!!

O Nelsinho deve assistir a F1 pensando: tadinho do Massa.rsrsrs

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

Essa história de troca do chassis é uma faca de dois gumes. Se o Massa for mal com o novo chassis, vai ficar ainda pior para ele.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

E alguém tem alguma dúvida que isso vai ocorrer ? Chassi … que desculpa esfarrafada !

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Os italianos e a Ferrari deveriam dar uma rememorizada e relembrar os anos 80 e a primeira metade dos 90. O pacote Schumacher-Brawn-Todt só aparece uma vez na vida.

Do jeito que está, não vão a lugar algum tão cedo…

Uisses
Uisses
12 anos atrás

Que o Massa está ruim, não existe a menor dúvida.
Depois que ele foi “obrigado” a deixar o Alonso passar, e deixou, caiu no descrédito com a torcida e perdeu muita competividade, culminando com aquela mola no capacete, um acidênte gravíssimo!
Mas a Ferrari também errou muito, ao ponto de faze-lo perder um título, além de ter dado a vitória para o finlandês no GP do Brasil para a equipe ganhar o título daquele ano.

Uma boa resposta de Massa para a Ferrari seria aquela já conhecida:
– “Não me venha apontar os meus erros com esse seu dedo sujo”!

Cai fora da F1 Massa!!! Isso aí tá muito ruim rapaz!
É uma categoria para garotos que gostam de videogame correrem em novos e grandes kartódromos!

Evaldo
Evaldo
12 anos atrás

O Massa sempre foi bem meia boca, nunca foi observado dessa forma , porque sempre correu atras de algum piloto fenomenal como o Shumi e o Kimi, ambos campeões.
Quando a Ferrari perdeu o rumo sem eles , a responsabilidade recaiu igualmente sobre os dois pilotos, Alonso e Felipe, na busca da hegemonia perdida. O Alonso cumpre bem o seu papel e corresponde a espectativa da equipe, mas o Massa perdeu sua mascara e teve escancarada sua mediocridade, e que não pilota porcaria nenhuma ( esta mais pra entregador de Spaghetti) Então só resta pro seu proprio bem, sair imediatamente da Ferrari e quem sabe em outra categoria menos competitiva, ele possa terminar sua carreira de com alguma paz de espirito.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Bem, o Massa não costuma andar tão bem nessa pista, e se o carro é ruim a situação fica ainda mais complicada.

Outro ponto importante é que o Alonso é um pilotaço, sem dúvidas o melhor do grid e um dos melhores de todos os tempos. Qualquer piloto do grid atual que eventualmente entrar no lugar do Massa, vai tomar tempo.

Eles acham que o Trulli é melhor que o Massa? Vixe…

Fábio Maurício
Fábio Maurício
12 anos atrás

Massa who?

O que importa é que, nesta macarrônica squadra, o Choronso vai continuar na fila.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
12 anos atrás

A Ferrari hj é quase igual àquela que ficou 21 anos sem títulos. Desorganizada, passional e pouco profissional. Com isso esperar uma demissão do Massa no meio do ano só não é plausível, como até esperado… Basta lembrar que, em um cenário parecido, demitiram Alain Prost… Acho que, se naõ trocarem tudo para o ano que vem(com a exceção do Alonso, é claro), a situaçaõ vai continuar piorando nos próximos anos… Se eu fosse o Montezemolo, já estaria batendo na porta do Adrian Newey com um caminhão de dinheiro a tiracolo, ou então já estaria tirando o Rory Byrne da aposentadoria…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Fabio de Deus
12 anos atrás

É isso aí!
O Alonso é mafioso, ele fica!

João Paulo Evangelista
João Paulo Evangelista
12 anos atrás

Quando o Barrichello foi para a Ferrari em 2000 , o Trulli deu uma entrevista pr Globo.quando o reporter perguntou oq ele como seria o desempenho do Rubinho na Ferrari ele respondeu “Não sei pq não contrataram eu inves do Barrichello”

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Impressionante esse mito sobre “o Massa de 2008”, o “piloto velocíssimo antes da mola”, e blá blá blá. Massa nunca foi velocíssimo, e o Massa de 2008 é o mesmo Massa de 2009, 2010, 2011 e 2012. A diferença é que em 2008 ele tinha um puta carro, e agora não tem mais. Simples assim. Massa nunca foi um grande piloto, e todas as suas vitórias aconteceram quando tinha o melhor carro e largou na pole. De 2009 pra cá só correu em carro meia-boca, e é por isso que seus resultados são como nos tempos de Sauber – medíocres. E, como se não bastasse, tem como companheiro aquele que provavelmente é o melhor piloto desde a era Prost/Senna no que se refere a arrancar bons resultados de carros ruins – de lá pra cá ninguém se compara a Alonso nesse quesito, nem mesmo o Schumacher.

carlos couto
carlos couto
12 anos atrás

Felipe nunca esteve tao pressionado. O fato de trocar o chassis, ao contra’rio de mostrar apoio, me parece ser um ultimato. Quando eles dizem “para tirar duvidas sobre o comportamento do carro” querem dizer: “Nao e’poss’ivel que o Massa piorou tanto! Mas, se piorou, vamos saber”.
E sabendo, certamente ele estara’ fora da Ferrari. A chance dele e’fazer uma corrida pro’xima ao Alonso, oque nao devera’ ser fa’cil, especialmente com chuva como previsto.

carlos couto
carlos couto
Reply to  carlos couto
12 anos atrás

Caro FG, sei que ninguem esta’ mais interessado nisso do que voce que provavelmente ja sabe, mas existe uma distorcao das fotos da primeira pagina se acesso o site por iphones. E como acessamos os blogs atraves do site? Nao achei os atalhos e so entro atraves do google.
Obrigado.

Gabriel
Gabriel
12 anos atrás

Por acaso alguém aqui sabe quem é o atual presidente da FIA ?
Não é mero acaso que o Massa entrou e está há tanto tempo na Ferrari.
E mesmo que sair, sairá para uma outra grande equipe.
Quem garante ?
Certamente o filho do presidente.
E vai saber se não é tudo combinado para faturarem alto com a multa rescisória da Ferrari, já que na F1 ninguém é santo.

Luis
Luis
12 anos atrás

O mais curioso é que, na enquete da Autosprint, o mais cotado pra vaga do Massa é o … Barrichello !

Ulisses
Ulisses
Reply to  Luis
12 anos atrás

Sai fora Autosprint! kkkkkkkkkkkkkkkk
Ajustar o “projeto 2012” e acertar o carro para o Alonso? Barrichello não seria tão otário ….

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Putz, coitado do Felipe.
Não foi campeão por uma curva em 2008 e agora é massacrado por El Fodón na Ferrari.
Infelizmente isso já era previsível.
Massa é bom, provavelmente muito bom, mas encarar o Espanhol não dá.
Ou se acomoda no segundo lugar e fatura mais alguns milhões (escola R.Barrichelo) ou vaza daí e tenta a sorte em algum outro lugar.
Vai que dá sorte de pegar uma Brawn da vida, lembrem-se que até ela o Button também era considerado medíocre ,fraco, acabado, etc

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Jody Scheckter e Gilles Villeneuve em 1979, fizeram dobradinha no campeonato… Por sinal o último que a Ferrari ganhou antes do hiato pré-Schumacher…

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Vale lembrar que, se Alonso não tivesse rodado na classificação, tinha boa chance de ir ao Q3… Enquanto que, sem o erro de Raikkonen, Massa teria sido degolado já no Q1! É muita diferença. E não sei se alguma equipe vai querer ele depois desse ano…

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Eu não perdia tempo, se fosse a Ferrari buscava o ótimo Sutil ou colocava o Perez que esta “faminto” pra mostrar serviço, crise na Ferrari começar pela forte marcação da mídia esportiva italiana. Quando Schumacher entrou na Ferrari, a primeira coisa que Todt pediu ao alemão era nunca criticar o carro publicamente( o alemão em 96 depois de 3 quebras ridículas, disse que seu estilo ao volante podia ser a causa das quebras, claro que ninguém acreditou, todos perceberam que ele queria proteger a equipe), ao mesmo tempo Todt fez o principal, pediu para a mídia italiana dar um tempo, porque a equipe ia passar por uma nova fase, mas precisaria de tempo..

Só que, bastou 3 vitórias históricas do alemão em 96 para a mídia ficar convencida que a fase negra ia se afastar. Em 97/98 com carro inferior a Williams e Mclaren Schumacher disputou o título, venceu várias corridas, e conquistou a confiança de todos. Em 99 a Ferrari já estava em condições de bater a Mclaren de igual pra igual, mas Schummy quebrou a perna. Restou a equipe se concentrar no “fantástico” Irvine que em pouco tempo… arrumou briga com Todt. Os títulos de 1999 e 2009 cairam no colo de Irvine e Rubens, nenhum dos dois levou o caneco.

Se o trio genial Schumacher-Brawn-Byrne era fantástico na Benetton, com Todt na Ferrari se tornou o quarteto mágico. Nunca mais a Ferrari foi a mesma, e Kimi só foi campeão em 07 graças ao trabalho do alemão em 06 desenvolvendo o carro. Pela terceira vez (96/03/06)Schumacher ajudava “erguer” a Ferrari( o alemão fez muuuuuita diferença também ao volante), e se Schummy fica na Ferrari em 07, seria o ano do octa dando o troco em cima de Alonso.

Massa tem 3 opções, ou anda próximo de Alonso nas próximas 3 corridas, ou pede pra sair, não dá mais pra ficar na equipe por causa do desempenho fraco. A Ferrari nos últimos 2 anos fez um favor de segurar Massa na equipe, por desempenho ele não estaria correndo em nenhuma equipe de ponta. E do jeito que esta, só vai conseguir vaga em equipe bem mediana que não tem apoio de fábrica.

Infelizmente a cada ano a suspeita da perda de velocidade tem a ver com acidente na Hungria em 09. Impossível um piloto de ponta como era Massa até o 09, perder tanta velocidade com 3 carros diferentes: 2010/2011 e pelo jeito vai para o mesmo caminho em 2012.

A Ferrari não exigi que Massa supere Alonso sempre(claro que isso pode acontecer em alguns treinos ou corridas, até Berger às vezes fazia isso com Senna ou Rubens em relação a Schumacher), mas que Massa pelo menos fique próximo ao espanhol na tabela. Não é o que acontece nos últimos 2 anos…

O jeito é a pachecada esperar por dia melhores com algum novo brazuka na F1, quem sabe com Felipe Nasr, porque se for depender de Massa ou B.Senna pode esquecer F1…

Massa não é mais o mesmo piloto de ponta de 06/07/08/09, e Bruno Senna não passa de um “rascunho” de piloto, eu prefiro 1000 vezes um Maldonado ATACANDO sempre como aconteceu na AUS, mesmo perdendo a corrida na última volta. Bruno fica com esse papo de “aprendizagem” que pra mim é papo furado, Maldonado sem conhecer carro-equipe e pistas botou pressão no Rubinho em 2011. Na primeira corrida desse ano foi espetacular nos treinos e corrida, não vai ser a batida na última volta que vai minimizar o piloto. A Williams com certeza gostou do que viu, e vai dar forte apoio ao venezuelano, que como piloto esta muito a frente de Bruno. Pagante, por pagante, Maldonado é muito melhor…

Qual vai ser a desculpa esfarrapada do Galvão dessa vez, que Massa não é mais o mesmo por causa do jogo de equipe na ALE 2010, me poupe. Até Rubens conseguia bons resultados depois da AUT 02, venceu 4 corridas(uma dela Schumacher “devolveu” a vitória a Rubens no GP do USA, tentando consertar a CAGADA da equipe na AUT).

Brasil hoje apenas participa da Formula 1, essa é a realidade de um país que não investe em esporte a motor, basta ver as categorias de base(monoposto) no Brasil.

Cada povo tem o que merece…

Fã do Button
Fã do Button
12 anos atrás

Quase todos os pilotos do grid atual são melhores que o Massa. Muitos que estão de fora tmb são melhores q ele. Fica difícil até achar um lugar numa equipe média pro ano q vem.

A melhor coisa q aconteceu pra F1 foi o Massa não ter ganho o título de 2008. Seria disparado o campeão mais medíocre da história. Imaginem se o Hamilton continua ruim da idéia e nunca mais ganha nada. Se ele não tivesse sido campeão em 2008, teríamos Felipe Massa com 1 título, e um Hamilton Gilles Peterson Moss.

João Paulo Evangelista
João Paulo Evangelista
Reply to  Fã do Button
12 anos atrás

Concordo em genero, numero e grau.Apesar de o MAssa naquele ano ter tido alguns azares, como no GP da Hungria,do Canada e da Alemanha;mas no campeonato como um todo o Hamilton foi infinitamente superior, muito mais muito mas piloto disparado.E com um carro inferior, principalmente no começo do campeonato.Torci mto pelo Massa por ele ser brasileiro e pela possibilidade de ganhar o campeonato no Brasil,mas seria muita injustiça o Hamilton não ter sido campeão.

Fã do Button
Fã do Button
Reply to  João Paulo Evangelista
12 anos atrás

Tmb acho que a Ferrari em 2008 tinha o melhor carro do grid disparado. Só tem uma coisa que não dá pra entender: pq o Kimi não foi bi com o pé nas costas?

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Fã do Button
12 anos atrás

eu já me fiz essa pergunta, parecia que ia comera ‘a era do gelo’ após o fantastico titulo do iceman mas ele não estava nem aí com aquele jeitão dele, um piloto nato o kimi mas a cbeça dele parece que funciona diferente.

Fã do Button
Fã do Button
12 anos atrás

Eu, se sou o Pérez, fico quietinho na Sauber. Ir pra Ferrari agora é mau negócio pra ele. Não vai andar na frente do Alonso, só vai se desgastar e pode queimar uma carreira promissora. Com o carro da Ferrari não vai fazer mais do que faz na Sauber. Porém o pouco com a Sauber é muito, e o meia boca de Ferrari sempre é pouco.

O negócio dele é ganhar experiência e continuar fazendo o nome, pra que quando aparecer uma oportunidade numa equipe de ponta seja pra chegar ganhando, o que na Ferrari não vai acontecer. Não que o Pérez seja ruim, pelo contrário, mas ainda não tá no nível do Alonso.

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Fã do Button
12 anos atrás

você deve estar doido, só um insano vai recusar um chamado da Ferrari. chama ele para ver ele não vai, repito mesmo na draga a equipe pode reagir e no final do campeonato não sera a sauber a terceira força.

Fã do Button
Fã do Button
Reply to  Jackspeed
12 anos atrás

Me fala um ex-companheiro do Alonso bem sucedido

Fã do Button
Fã do Button
Reply to  Fã do Button
12 anos atrás

Foi mal. Esqueci do Hamilton

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Fã do Button
12 anos atrás

entendi voce se referia a Alonsito destruir o segundo piloto mas acabou respondendo:é só fazer o que fez o Hamilton fez, se bem que ninguem me tira da cabeça que o alonso era monstruosamente sabotado em 2007,nao fosse isso alonso teria sido bi na Mclaren e hoje seria no minimo tetra, Hamilton não é mais piloto que alonso, aliás ninguem ali é,alonso derrotou Schumacher quando era competitivo.

Carlos Tavares
Reply to  Fã do Button
12 anos atrás

Seu raciocínio, a princípio, está correto. Mas piloto não tem de ter medo de cara feia. E presumo que Pérez iria, sim, caso fosse chamado. Ele não teria obrigação de andar na frente de Alonso. Ele tem 22 anos, aprenderia muito, e com certeza aproveitaria as oportunidades de andar rápido e se desenvolver como piloto de ponta.

JC Simonassi
JC Simonassi
12 anos atrás

FG,

mais uma coisinha … A Ferrari faz os carros ao gosto de Alonso (é claro apostando no melhor piloto) então já era … não tem mais jeito.

Abraço

Uisses
Uisses
Reply to  JC Simonassi
12 anos atrás

Já era assim com Shumaker e Rubinho ….
Sem nenhuma patriotada, óbvio que Shumi é melhor que Rubinho, mas que Shumaker tinha todas as regalias na equipe e que, copiou inúmeras vezes o acerto de Rubinho ….
A Ferrari parece não gostar muito de brasileiros, dá impressão de ter até uma certa mágoa, comeu muita poeira de Emersom, Piquet e Senna.
Acho que Massa não fica até o fim desse ano.

Fabio
Fabio
Reply to  Uisses
12 anos atrás

Esse aí de cima é o Rubinho Batiquebra da vida real. Chato,pachecão e enrustido.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  JC Simonassi
12 anos atrás

Sim, a Ferrari tinha que parar com essa maldita mania de fazer carros com 4 rodas, isto sempre vai dar vantagem para o Alonso em relação ao Massa. Carcamanos malditos, sempre sabotando os nossos brasileiros.

Nelson
Nelson
Reply to  Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Burrinho:esta foi ótima

JC Simonassi
JC Simonassi
12 anos atrás

FG,
essa mudança de chassi, só serve pra tirar o da Ferrari da reta … não vai mudar em nada, pra melhor, em relação ao Massa. Ele ficou lento depois do acidente, perdeu o respeito da equipe … Alonso is faster than you !!!! e com essa perdeu o respeito da maioria de sua torcida. Depois de desmoralizá-lo a Ferrari vai jogá-lo aos leões pra justificar as cagadas que vem acontecendo a tempo.

Na F1 não tem Santo e os mais tontos pagam a conta …é simples.

Abraço

Caíque Pereira
Caíque Pereira
12 anos atrás

Como tem gente que acha que conhece Automobilismo aqui…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Que a imprensa italiana fala mais do que deve, é publico e notório, sem contar o sensacionalismo como tratam as coisas.
Porém, sempre tive a Autosprint como um meio jornalístico confiável, ao menos a vinte e seis anos atráz, época em que por aqui, a informação sobre a F1 limitava-se ao desempenho dos brasileiros e era bem pobre com respeito ao resto do universo automobilistico.
Ainda dou umas olhadas no site deles, por curiosidade, pois acho o Grande Premio bem melhor, mas chamar o comportamento ou teor da matéria de histerismo, não combina nem com a qualidade do trabalho deles nem com quem está dizendo isso, FG.
Sugestionáveis ou não, a Ferrari já fez esse tipo de substituição em outras épocas. Não me lembro de outras mais recentes, mas me recordo de uma com o Rene Arnoux, em 86, quando mandaram o cara passear na segunda ou terceira corrida do campeonato, só não me lembro quem entrou em seu lugar.
Não sei até onde o Trulli seria uma opção interessante no que se refere a melhorar o “disastro” que se revelou o atual modelo, se a questão é trabalhar em cima do que já está feito, pensando no campeonato de construtores como estão dizendo, eu iria seguramente com Barrichello.

George McCrae
George McCrae
Reply to  Carlos Trivellato
12 anos atrás

Carlos, o piloto que substituiu o Arnoux foi o “pereba” do Stefan Johansson. O FM que se cuide que poderá seguir o exemplo do francês que foi demitido após o GP do Brasil de 1985.

George McCrae
George McCrae
Reply to  George McCrae
12 anos atrás

E pode acontecer de a Ferrari chamar alguém de experiência para salvar a equipe. Casos de Trulli e quem sabe até do Schumacher….

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Carlos Trivellato
12 anos atrás

Nossa, mais um querendo desenterrar o Barrica. Vc sinceramente acha que o Barrichello ia andar mais que o Alonso? E depois quem iria aguentar a choradeira dele dizendo que o Alonso é o queridinho da equipe, melhor o Barrica tentar a sorte na Indy e, no fim das contas, torço para que ele se encontre lá.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Carlos Trivellato
12 anos atrás

Me diga que você está brincando ao sugerir BARRICHELLO na Ferrari, por favor.

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
12 anos atrás

Uma mola nas ideias e o espanhol acabaram com o brasileiro! Peça o boné Massa!

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

A Autosprint viaja e fala muita bobagem…”somente com Alonso o campeonato de construtores está em risco”!!!!???? Sério, os caras realmente acreditam que aquela porcaria de carro tem (ou tinha) alguma chance de campeonato de qualquer coisa?
Alonso, por ser muito bom, vai levar o carro nos pontos sempre, nos pódios algumas vezes e, com muita sorte, ganhar 1 ou 2 corridas no ano. Muito pouco para disputar qualquer coisa…
O Massa, se ficar no ano todo e manter sua “média”, vai fazer pontos e, com muita sorte, algum pódio, e só. 2013 ele estará fora da F-1 (mesmo em equipes pequenas ele não tem chance, por conta do capital mais elevado que alguns novatos carregam), salvo se virar a mesa e fizer uma temporada espetacular.

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Melhor o Massa ficar esperto.

Se trocam o chassi, e o resultado, a performance do piloto é a mesma, aí fica difícil de se explicar.

Se eu não me adapto ao trabalho, não produzo…mesmo com meu chefe me dando tempo pra melhorar, não posso reclamar se me mandam embora. Corrida na Malásia tem de ser encarada como final de campeonato. Faca nos dentes, como dia GB, e esquece engenheiro, ordem do box…deu a largada, a corrida é sua! Vai pra cima e arrisca até o carro não aguentar! Que “estoure o motor”, rasgue o pneu, quebre o câmbio, mas CORRA!! Prove que o problema não é o piloto! Chega de mimimi!!

Presta atenção sr. Felipe Massa!

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Mas pelos comentários que leio aqui, com a saída de Barrichello, todas as ironias e maldades agora são direcionadas ao Massa.

Mais cruel e injusto que a imprensa italiana é o “torcedor” brasileiro de F1. Crítico em excesso. Tá certo que a fase do cara tá ruim, mas também não podemos faltar com o respeito.

Brincadeira é uma coisa. Agora perseguição e ‘bulying” e bem diferente. O cara já tá numa pressão danada, pressão interna inclusive, e justo no Brasil tem que aguentar agora torcida contra e implicância??

Eu assisto f1 pelo esporte em si e admiro os bons pilotos, brasileiros ou não. Se o piloto brasileiro não é campeão, acho injusto achar o cara um lixo!! E isso, só o “torcedor” brasileiro faz.

A imprensa italiana e a torcida italiana não trataram o Fisichella como um lixo, quando deu vexame na Ferrari. E é assim com todos os seus pilotos. pelo contrário, querem sempre um italiano na Ferrari, mesmo se o cara “não é uma brastempo” como piloto.

Vamos maneirar…

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
12 anos atrás

“Não é uma brastemp”…

Nelson
Nelson
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Concordo.Estão exagerando.Mas falando sério,acho que a ferrari e o massa deviam procurar saber de um centro de neurologia avançado que pudesse fazer exames no felipe.Sinceramente acho que ficou algum problema neurológico e ele está arriscando a si e aos outros,pois não é possivel alguem ficar tão fora do ar em alguns momentos das corridas.

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

Felipe, já Elvis… Dá tempo de fazer o molde do assento de um Indy… Corra Felipe que o Rubinho te espera de braços abertos. Só que com seu azar, é capaz do Rubinho te meter outra mola nos cornos. Na Ferrari de Don Fodon não dá mais.

Deyverson Araujo
12 anos atrás

O Sr. Alberto Sabbatini, o jornalista italiano, não contou nenhuma mentira.Tem sido assim de lá pra cá.Tomando um sacode do Alonso sempre.Os números mostram.O espanhol nunca ficou atrás de Felipe.Pior que Massa não consegue nem ficar perto dele.Chega ser inacreditável como os dois são diferentes na pista.Tá certo que ambos não tem um carro bom (De novo Ferrari parece ter errado a mão para construir seu carro) mais com o mesmo carro Alonso consegue se manter lá na frente e conseguir pontos.
Tá dificil heim Massa!!!!

tevez
tevez
12 anos atrás

Se ele fizer uma corrida que nem domingo acho que nem chega a temporada europeia….A Ferrari se caga de medo da autosprint…

Ele tem uma conta grande com a equipe que foi aquela cagada no abastecimento que fez ele perder um mundial…Coisa que qquer piloto sonha ter…

Sei lá…Só que se trocarem ele pelo Perez vai arrumando chassis porque vai bater muitooooooo

Laércio
Laércio
12 anos atrás

O fim da F1 vai chegar para o Massa muito antes que chegou para o Barrichelo (que na minha opinião é melhor).
O barrichelo tinha a sombra do Alemão e aguentou muito mais do que o Massa ta tendo de engolir do espanhol.
E vai ficar mais feio ainda se derem um pé no traseiro no meio do campeonato.

weber
weber
Reply to  Laércio
12 anos atrás

E na pesquisa da revista os leitores preferem a volta do Rubinho como pode-se ver aqui http://www.auto.it/autosprint/.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
Reply to  weber
12 anos atrás

Não sabia dessa pesquisa, então não sou só eu…

George McCrae
George McCrae
Reply to  Carlos Trivellato
12 anos atrás

Querem o Rubinho, que legal. Tomara que aconteça.

Carlos Tavares
12 anos atrás

O quadro não vai mudar se Felipe continuar. Torço pra que ele saia, ver outro medir forças com Alonso e ver como Felipe lida com uma vida pós-Ferrari. Seria interessante. Ali, já deu.

João Paulo Evangelista
João Paulo Evangelista
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

pos ferrari???guiando uma Fiorino e levando quentinhas para os mecanicos

José Rubens Cardoso
José Rubens Cardoso
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

E olha quee o Nelsinho andava bem próximo desse espanhol. Era muito, mas muito melhor que o Maçça…. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

A mim esta história de troca de chassis cheira a ameaça e não ajuda.
Ainda mais vindo da Ferrari.
Acredito que ele não ira sair antes do meio do ano, mas ira sair.
E pasmem, terá uma vaga garantida em outra boa equipe, já que tem amigos fortes e bem colocados. Um deles ainda corre, o outro é o chefe da equipe… Preciso falar mais?
Agora que o Massa ta pilotando esquisito está. Principalmente do meio do ano passado para ca. Tem algo de muito errado ai.
Avaliar isso de forma racional não está sendo fácil. Massa não é um piloto ruim, ele é bom.
A Ferrari não iria colocar equipamento de segunda nas mãos dele, porém é histórico dentro da equipe o fato deles favorecerem descaradamente um piloto em detrimento de outro.

pc
pc
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Massa é bom, o Alonso é marvado.

Caco
Caco
12 anos atrás

Quero ver a Globo com seu ufanismo. Como será que ficará aquele papo de “pátria de capacete”. Vai ser engraçado ver o Galvão Bueno tentando enganar o telespectador. O Bruno Senna é outra enganação. No capacete dele consta 7 patrocinios pessoais incluindo o coco do Santander na viseira. O Tio dele tinha apenas um pessoal. O talento é inversamente contraio.

Caco
Caco
Reply to  Caco
12 anos atrás

contrário.

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

Se vão trocar o chassis na Malásia e sairam em defesa de Massa, a leitura deve ser, Felipe não chega a metade do Campeonato. Podem escrever ai. A Ferrari vai buscar culpados, e Domenicali e Fry vão na mesma barca. Escrevam ai… Esta veio do Garganta.
[ ]s

tevez
tevez
Reply to  Wolfpack
12 anos atrás

Ele não inicia a temporada europeia se fizer uma corrida igual a de Melbourne

Juliano C.
Juliano C.
12 anos atrás

Difícil a Ferrari trocar o Massa no meio da temporada. Ok, ele está indo mal. Mas destacar o desempenho do Massa, e não o fato de o carro ser uma completa porcaria, é bizarro. Massinha bode expiatório. Se o carro fosse o melhor do grid, o Alonso seria primeiro e ele terceiro, quarto – e ninguém ficaria aporrinhando. Bom, talvez a pachecada ficasse com dor de cotovelo…

Se fosse ele, cairia fora desse enrosco. Voltando a competir contra um piloto normal, ele terá uma idéia perfeita das suas reais condições como piloto. Se for compamnheiro do Koba e não andar no mesmo nível, poderá se aposentar sabendo que fez o que pode na F1.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
Reply to  Juliano C.
12 anos atrás

Fizeram o mesmo com o Barrica ano passado, pilotando aquela carroça da Williams.

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

estão exagerando em relação a Ferrari, é só a primeira corrida e a Rossa não vai ficar nessa draga o ano todo, os caras tem staff para reagir desde que ainda tenha salvação esse chassi.el fodon foi quinto,atras de Mc e Red o massa é que não serve nem para acompanhar enterro, fica lá atras jogando fora pontos do mundial de construtores para a scuderia.por outro lado se a Ferrari for mal nas corridas teremos o gola e teclas SAP geniais.

Francisco
Francisco
12 anos atrás

Coreia no ano passado foi patético, o Massa foi o único piloto a destruir a suspensão do carro ao passar na zebra. Ninguém lembrou do Sutil?

Antonio Tigre
Antonio Tigre
12 anos atrás

Mais um para a Indy em 2013.

Antonio Tigre
Antonio Tigre
12 anos atrás

Mais um para a Indy ano que ve.