KOMBI DO DIA
SÃO PAULO (tontos) – Muito bem. Agora parece que vão mesmo tirar a Kombi de produção. A data do assassinato, não confirmada oficialmente, é 2014, porque a partir deste ano todos os carros fabricados no Brasil terão de ter freios ABS e airbags. E os atrapalhados engenheiros da VW não conseguiram encontrar uma solução para colocar essas bobagens na Velha Senhora. O homem consegue ir à Lua, faz um telefone que se conecta a um satélite e rastreia o infeliz do dono, aterra a praia do Flamengo e não consegue colocar um freio ABS e um airbag numa Kombi. OK.
Que se dane, o mundo começou a acabar quando tiraram o Fusca de linha, que acabe de vez. Mas quero ver se vão criar algo que seja capaz de virar torradeira, como essa coisinha fofa aí embaixo. Que, aliás, gostaria de ter em casa. Onde compra?
Curiosidade – explicação da torradeira.
Assim como no Brasil, a Kombi também ganhou apelidos nos EUA. Enquanto aqui ela foi chamada de “pão de forma”, lá ela ganhou a alcunha de “toaster” (torradeira). Inclusive, alguns proprietários americanos usam um adesivo na traseira escrito “You’ve been overtaken by a toaster” (Você foi ultrapassado por uma torradeira), que brinca com o apelido. Nada mais coerente que a Kombi servisse de inspiração para uma torradeira de verdade.
A propósito, a torradeira da foto é fabricada no Japão. É possível encontrá-la à venda no Ebay, por preços que eu considero abusivos. Se você tiver algum amigo no Japão, provavelmente o preço deve ser mais realista por lá.
Flávio,
Ainda há uma esperança para a Kombi. As duas resoluções, do air-bag e do ABS, dispensam os veículos fora-de-estrada da obrigatoriedade de oferecer o equipamento.
Se a VW lançar a Kombi 4×4, ela não vai precisar sair do mercado. A questão é que o custo do veículo provavelmente aumentaria. Será que enfim teríamos a VW Syncro por aqui?
Tive uma pick up 93 que comprei usada e meio detonada em 97 ,o ex dono bateu de quina num caminhão, trocou a frente e a porta do passageiro que a deixou um pouco desalinhada, colocou um velho motor 1500 para poder vender barato. Comprei-a, coloquei o motor original (1600 e dupla carbu), troquei a porta do motorista por uma do modelo 96 para ficar igual a que foi trocada, troquei os pneus e o dinheiro acabou. Trabalhei 10 anos fazendo entregas de peças nas montadoras (só não fui na GM de Gravataí e na Ford de Camaçarí, de resto fui em todas ). Nas viagens para São José dos Pinhais (Renault e Audi), com 800 kg de carga, conseguia fazer (acelerando até 80 km/h e depois o embalo na banguela) a média de 15km/l de gasolina, se duvidarem tenho todas as notas de abastecimento com as quilometragens para comprovar. Já nas idas para VW Caminhões e Citröen-Peugeot em Resende (Porto Real), na descida da serra onde há o posto policial da divisa SP-RJ e não havia as tartarugas na pista, eu banguelava a minha ” cabrita ” com os mesmos 800 kg e ela atingia 130 km/h (tenho o comprovante da multa também que os PRFs me deram). Além dessas histórias, tenho outras aventuras que me deixaram muitas saudades; quem teve uma kombi teve aventuras, boas e más, com certeza. Hoje em dia ainda me divirto dirigindo uma 2007 com chapa oficial nas ruas de Diadema-SP entregando vacinas e deixando as crianças sadias.
Que gracinha, fofuxa! Não sei por que, mas essa pintura em V da dianteira da Kombi me lembra muito a parte frontal dos biquinis das gurias da Praia Mole.
“Foram fabricadas somente 5.000 unidades dessa torradeira no Japão para servir de brinde a quem levasse o carro para fazer revisão em algumas concessionárias da marca por lá. Depois de algum tempo, alguns dos ganhadores começaram a vender pelo ebay e algumas foram para nos EUA.”
li nesse blog aqui: http://www.zeronze.com/tostadeira-vw-van-kombi/
Na verdade o problema não é o air bag e os abs, que são se simples solução.
Mas conseguir que esse modelo que foi sendo adaptado com o tempo no Brasil passe no crash teste frontal, não há como.
Quem já teve o desprazer de ver uma colisão frontal desses “carros” sabe bem que mesmo a velocidades pequenas o estrago é grande. Ficou famoso o termo de que as pernas do motorista são os parachoques da Kombosa.
Afinal a FIAT só lançou o “novo” Uno e a Volks trocou o motor do Gol por transversal, pois em ambos os casos o modelos não passavam no crash.
Noutro dia em Macaé/RJ fiz o translado do hotel até o compromisso a bordo (no banco da frente) de uma Kombi, nunca me senti tão inseguro, instintivamente eu recolhia as pernas ante qualquer aproximação aos carros da frente. Bonitinha mas ordinária essa tal de Kombi. Para cidadezinhas do interior e para trânsito leve ela é perfeita, mas para a roda-viva das nossas cidades caóticas não serve.
Lá se vai um de meus carros prediletos. Uma pena, sinal dos tempos!
Elson Aquino
Ah, e eu acho que Andreas (colecionador de imagens e miniaturas da VW e trabalhou lá por anos) tinha essa torradeira. Ou é em formato de Fusca? Bom, tbm não sei se ele vende…
O problema é que o projeto da Kombi é antigo, e as linhas de montagem e ferramentas para ela são hoje quase que uma exclusividade. Desde os anos 80 a VW de fora vem evoluindo, tanto que já estão na 5ª geração (tbm chamada de Caravelle), mas aqui a preguiça e a facilidade de vendê-la falou mais alto. Com a chegada das asiáticas nos anos 90, enfiaram um “chapéu” nela para ter seu teto aumentado e pronto.
Talvez valesse mantê-la em produção como um clássico, mas não há como entender por quê não tivemos as outras versões por aqui. É como o Golf, o Passat, o Vectra… o preço é o mesmo, mas o carro aqui é inferior. Todos compram, mesmo…
A VW trouxe a Caravelle na época em que as vans asiáticas estavam no auge e a Kombi perdeu espaço.
Como o preço era alto, a Caravelle não teve êxito e apenas raras unidades forma vendidas.
Atualmente, a VW “fabrica” a Crafter sob licença da Mercedes-Benz. A Crafter nada mais é que a Sprinter com frontal redensenhado com a logomarca VW.
Essa Kombi na Europa foi substituida pela Transporter faz pelo menos 15 anos no mercado, vc encontra ela com 5/6 anos por 10 a 15.000 euros. Parece que nunca chegou ao Brasil…
Na verdade FG, o ABS já esta pronto para a senhorinha aí….o problema é o Airbag….
“E os atrapalhados engenheiros da VW não conseguiram encontrar uma solução para colocar essas bobagens na Velha Senhora.” Lamento o fim da Kombi mas ABS e Air Bags não são bobagens, ao contrário, são importantíssimos!
Dá para fazer sim, Flávio. Como você disse, o homem fez um bocado de coisas na história, só que a Volks não acha interessante($$$$$) fazer uma kombi moderna.
Uma pena.
Tô com você. Motor, câmbio, rodas, pneus, freios, bancos e um tanto de metal (a racionalidade e eficiência em pessoa) de uma Kombi custa a mesma coisa que se paga num Polo, se colocar ABS e airbag vão pedir o que custa um Jetta e aí já é demais.
E esse toca-disco Kombi? Demais!
http://youtu.be/KDyMe-KtDbE
Air bag e abs pra que???…..ora bolas!!!
Vou guardar a minha como relíquia.
Para salvar vidas. Só isso.
Jura?
Pensei que era somente para deixar mais caro……puxa vida, me desculpe.
eu tenho uma do dart vader é irada…
O pessoal já achou no ebay, mas tem este decalque legal aqui pra sua Kombi Mr. Goma:
http://www.ebay.com/itm/VOLKSWAGEN-BUS-VAN-TOASTER-DECAL-STICKER-BRIGHT-RED-/260439056481?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3ca360a061&vxp=mtr
do jeito que a VW do Brasil tá uma merda, cheia de gente que não gosta de trabalhar, lógico que vão acabar com a Kombi. Faz anos que deveriam ter trazido a T3 pra cá, ou a T4. Poderiam fazer uma versão modernizada da T3 com mecânica PQ24, na verdade muitas opções, mas óbvio que não vão fazer nenhuma, por que como falei, não gostam muito de trabalhar, não são chegados a desenvolvimento de produto, já que sabem que brasileiro vai comprar a primeira merda que lançarem, pq VW vc conhece, vc confia, ou alguma bobagem assim.
SÃO SINAIS DO FIM DOS TEMPOS! EU TENHO UMA KOMBI 83 1600 2 CARBURA, FAZ UNS 6 ANOS QUE FALO QUE VOU ARRUMAR O ASSOALHO MAS CONSIGUINDO FECHAR A PORTA EU VOU EMPURRANDO COM A BARRIGA, O MOTOR MANDEI FAZER A UM ANO ATRAS E TA FILE, E NA ESTRADA ELA É MAIS ALINHADA QUE MINHA DOBLÓ 2011, MUITO SHOW!
FG
Se não tivessem aberto meu carro no domingo na Usp e levado meu iPhone já teria postado aqui a foto da Kombi que meu vizinho (que nunca falei com ele) está vendendo.
Acho que é 1959 a 1963 é preta e branca idêntica a que você postou nestes dias e ele pede R$ 19 mil.
Está bonita ela
Abraço
Harry
Harry, procuro uma kombi até 1973 para comprar. [email protected]
Eu também quero uma! Ducarai a torrada sair com a marca da VW!
A torrada nao fica uniformemente torrada….
Mas acho que dá para fazer um Combo (desculpe o trocadilho infame)
Mas já meteram até agua na kombi e não conseguem ABS e Airbags.
A Kombi já morreu, FG. Foi depois que deixou de usar o clássico 4-cilindros boxer e passou a usar motor de Fox.
Achei por U$ 248,00 :http://www.ebay.com/itm/Volkswagen-Original-Minibus-Toaster-Red-Not-for-Sale-Japan-limited-New-/110846093747?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19cef129b3
e mais 120 doletas de frete!
caramba!!! que torrada cara da mulestia….
Tô triste…
E eu ainda tinha o sonho de comprar um kombi 0km, com 18 anos e fazendo faculdade meu sonho foi para o ralo.
the dream is over.
compra usada, agora q o preço vai despencar.
Uma pena.
Já procurei isso para um amigo.
Era fabricada no Japão tem um bom tempo. Não se encontra mais, e quando achar vai custar caro, como o anúncio do eBay que o amigo passou o link aqui no tópico.
Eu tenho.
Ah..vai…duvido!
Vao dar o mercado da Kombi de lambuja para a Fiat……
Me sinto chato falando sempre sobre isso, mas é a velha história da falta de encanto no mundo. As coisas não tem mais alma. É isso. As pessoas não tem mais gosto. Elas gostam do que é “in”. Aliás, daquilo que são condicionados a achar “in”. E que não duram, porque o que é “in” hoje, dura um ano. Ano que vem já está “out” e precisam atualizar. Pagando, claro. Pagando pra estar sempre “in”…
“IN”gnorantes.
Mandou bem – concordo!
TV =máquina de transformar INgnorantes em INdiotas consumidores.
Porreta essa torradeira! Tem até capota!
por 474 dinheiros estadunidenses
http://www.ebay.com/itm/New-Volkswagen-Original-Minibus-Toaster-red-Rare-Color-Japan-Limited-/260956224621?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cc233fc6d