NAS ASAS

SÃO PAULO (tinha Business?) – Coisa mais linda o Tupolev da Interflug, a companhia aérea da DDR. E o Trabi de serviço? Tem algum túnel do tempo por aí? O Philippe Jr. mandou a foto.

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The Ogre
The Ogre
12 anos atrás

Cheguei a voar num desses, Gomes, em 1981, num vôo Praga-Milão da empresa aérea nacional tcheca, cujo nome me escapa (eram chamados OK Jets). O que chamava a atenção era que nas primeiras filas os assentos ficavam de frente uns para os outros, com uma mesa no meio, algo que hoje deve dar arrepios às empresas aéreas que tratam passageiros como sardinhas. Em nenhuma outra empresa aérea, de nenhum outro lugar no mundo, encontrei tanto espaço como neste vôo (e nem era primeira classe nem nada do gênero porque isso era coisa de burguês capitalista). E nem nunca mais voei de costas para a cabine de comando.
Boa lembrança que você me proporcionou.

Camilo Fontana
Camilo Fontana
12 anos atrás

Lindos, todos os três!

Roberto Viegas Junior
Roberto Viegas Junior
12 anos atrás

Simplesmente fantásticos…onde fica mesmo o túnel do tempo?!

Danilo Portugal
Danilo Portugal
12 anos atrás

Tupolev, no chão e inteirinho, é uma beleza!

rodrigo mota
rodrigo mota
12 anos atrás

TU-134 com um TU-154 da Aeroflot no fundo. 2 verdadeiros tanques voadores. o que fode na Aviação é a manutenção. você pode ter o Avião mais moderno do mundo, mas sem uma manutenção decente, não tem milagre…

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  rodrigo mota
12 anos atrás

apenas um comentário adicional. muitos TU-134 tinham sim uma “business class” de 8 lugares, mas como o jato era pequeno não era vantajoso colocar uma classe executiva em uma aeronave de 50/60 lugares…

muitos consideram inclusive o TU-134 como sendo o primeiro jato regional Russo/Soviético e um dos primeiros jatos regionais do mundo…

o vidro envidraçado tinha uma explicação, um tanto obscura. na guerra fria todo avião civil pertencia ao governo e portanto poderia ser usado para fins militares caso necessario. em caso de guerra os Tupolevs não precisariam de grandes adaptações para servirem como instrumentos de transporte e reconhecimento aéreo ou para treinamento de bombardeios. os navegadores aprendiam táticas de observação e todos os vôos ligando a URSS para o ocidente eram vistos com cautela justamente por causa dessa tática pois não se sabia se havia um navegador civil ou um navegador militar a bordo de vôos da Aeroflot e Interflug…

outro motivo é que até 1965 o ILS cat III que permite pousos com visibilidade 0 não existia, como na URSS não existiam tantas pistas entre si era necessário que o pouso fosse feito de qualquer maneira. então em casos de visibilidade muito restrita o navegador passava a guiar os pilotos durante a aproximação usando um sistema Russo equivalente ao INS e conjugando o ILS cat I

o TU-154 no fundo já dispoe do ILS cat III no seu sistema e pode pousar automaticamente com 0 de visibilidade.

muitos TU-134 foram reconvertidos com nariz convencional e reclassificados com o ILC cat II mas ainda sim dotavam de um equipamento de reconhecimento, desta vez por radar…

apesar de injustiçados o que fode um Avião é a manutenção, vejam o IL-62, avião Russo mais vendido de todos os tempos. praticamente não ocorrem acidentes com ele. o TU-154 só não é mais popular porque é barulhento e anti-economico frente aos B737 e A320, mas opera em condições extremas melhor que muito Avião…

Nelson
Nelson
12 anos atrás

O corpo do avião em si não é lá essas coisas,mas o bico e a area envidraçada da cabine é simplesmente espetacular.

Mauricio
12 anos atrás

Vamos irritar o FG…

Tem gosto pra tudo neste mundo…