MENU

quarta-feira, 28 de março de 2012 - 18:41F-1

PING-PONG

SÃO PAULO (era legal) – O Chico César, que evidentemente não é aquele, mandou a mensagem:

Você, como bom arqueólogo, vai gostar desta imagem. Foi um achado literalmente do fundo do baú. É o Livro Ilustrado Oficial “FÓRMULA 1”, lançado para temporada de 82. As figurinhas vinham nos chiclés Ping-Pong (nem sei se ainda existe). Tem texto de Reginaldo Leme. Mas o que é o interessante é ver as antigas pistas e a variedade de equipes (17) da época. Bom, meu álbum está pouco preenchido, nunca fui bom em completar, além do que a mãe pegava no pé por tanto chiclete… Mas deve ter algum internauta com ele completinho. Vale instigar a turma.

Alguém entre nós completou?

64 comentários

  1. Schmidt disse:

    Eu tenho o álbum PING-PONG FÓRMULA 1 – 1982, FÓRMULA 1 89, FÓRMULA 1 90, e FÓRMULA 1 – 91, todos completos e escaneados. Uma das minhas paixões é colecionar álbuns de figurinhas, tenho centenas deles, de temas variados. Se eu puder ou conseguir postar fotos por aqui, será um prazer poder compartilhar.

    Grande abraço

    Schmidt Tv a Lenha

  2. marcelo disse:

    tenho 108 figurinhas.super conservadas quem interessar. entrar em contato [email protected]

  3. Luis Fernando disse:

    Que Legal!! Tenho o Album da F1 Ping Pong de 82 que falta apenas 1 figurinha. Pf quem tive o mascote Plácido da ultima página do álbum pf me avise.

  4. Luis Carlos F.Quintas disse:

    Flavio, eu tenho um diploma da coleção Ping Pong Super Heróis, conhece quem tem a mesmo diploma o meu é o numero 14

  5. Cláudio André disse:

    Muito legal seu blog, gostei muito e adoro as coleções do chile ping pong, você teria uma relação completa sobre todos os lançamentos ping pong com a quantidade de figurinhas e se tinha álbum ou não? poderia disponibilizar caso tenha? Obrigado e parabéns pelo blog.

  6. edilson francisquini disse:

    figurinhas formula 1 queria saber se vc tem todas me mand por email obrigado

  7. Emerson Bicalho disse:

    Putz!!!! Eu tive um destes!!!!

  8. Sandro disse:

    Caraca! Outros tempos!
    Lembro do album de figurinhas da Copa de 82.
    Do Brasil tinha jogadores que nem foram para o Mundial! (Mario Sergio, por exemplo!)
    Da Nova Zelandia vinha incompleta, creio eu!
    Saudades desse tempo!

    Lembro dessas figurinhas da F-1! Outros tempos em tio Bernie era menos ganancioso!
    A primeira figurinha que eu me recordo era de… Nelson Piquet! Tinha da Brabham BT49C, a pista de Zandvoort, Jan Lemmers (quem?), etc.

    Outros tempos!

  9. Wesley disse:

    Tenho ele completo… dos álbuns de figurinhas do passado, foi o único que guardei.
    Lembro que na época, com 10 anos, (moro em Belo Horizonte – MG) era um grande fã do Piquet, que corria naquele ano com a Brabham nº 1 após ser campeão em 1981 – perto de casa tinha uma quadra de futebol, e nela tinha uma salão onde vários adultos jogavam baralho. A lixeira ficava cheia de maços de cigarro vazios. Daí surgiu a ideia de fazer das caixinhas os carros de F1. O marlboro era a Mc Laren, o Parliament, caixa azul e branca era o carro do Piquet, o John Player a Lotus, etc.. escrevíamos os nomes e nº do piloto em cima, a abertura da caixa era o aerofólio. Pelo álbum cópiava as pistas no quintal de casa com giz, tinha inclusive entrada e saída de box… além de tomada de tempo cronometrada. A regra era a seguinte, cada garoto representava uma equipe, cada carrinho podia receber um lançamento, se o detrás consguisse ultrapassar, na vez seguinte ele lançava primeiro, se saísse da pista perdia a vez. Geralmente a corrida era de três voltas. Fazíamos o campeonato com todas as provas e anotava tudo no caderno fazendo um autêntico campeonato mundial… a nota triste para os mineiros é que desde aquela época continuamos sem ter um autódromo em minas…

  10. The Ogre disse:

    Eu completei, mas não guardei. Lembro que tinha duas figurinhas que teimavam em não sair e ninguém tinha pra trocar. Aí a solução foi fazer o pedido. Quando chegou o envelope com as duas dentro foi um momento muito bom. Acabou sendo o único álbum que eu completei na vida.

    Bons tempos, tinha Ping Pong e uma Fórmula 1 competitiva de verdade.

  11. Ubaldir Jr. disse:

    Eu completei esse danado. A última figurinha que faltava era uma das últimas, que traziam charges de uns mascotes no final do álbum. Ela se chamava “Mariane”, me lembro até hoje. Eu consegui ela em troca de algumas figurinhas do álbum da copa de 82, que também era da ping-pong, e tinha 300 figurinhas ao todo. Deste último ficaram faltando 6 figurinhas para eu completar. Como tinha um colega meu que queira umas figurinhas do meu álbum incompleto da copa que eu tinha, troquei pela tal da “Mariane” pra completar o álbum da F-1. Ele tinha 180 figurinhas ao todo, me lembro bem disso até hoje também. Nesse álbum eu colei na capa de trás recortes de jornal do primeiro e do segundo títulos de Nélson Piquet.
    O duro é que me casei, mudei da casa de meus pais, e o pobre álbum ficou em um guarda-roupas que passou a ser de minha irmã. Um dia me deu na telha de procurar o danado. Minha irmã tinha feito um limpa e acabou jogando ele fora. Uma pena. Tinha muita coisa legal nele. Um pouco da história da F-1, as equipes da época (os Alfa-Romeo de De Césaris e Giacomeli eram lindos), todos os campeões até então, as fotos de todos os pilotos daquele ano, o traçado dos circuitos da época, os logos das equipes daquele ano e até de umas que já não existiam, além de um enchimento no final, que eram estes hipotéticos “mascotes” das pistas, uns desenhos até engraçadinhos de figuras paramentadas com detalhes ligados ao automobilismo, mas meio assim, “nada a ver”. Me lembro até das fotos de Ricardo Paletti, Gilles Villeneuve e Didier Pirroni. O primeiro morreu naquele ano batendo na traseira de Pirroni em uma largada em que a Ferrari ficou parada. O segundo faleceu nos treinos para o GP da Bélgica (em Zolder ne época). Pirroni, algumas provas depois acabou se estatelando (em Hockenheim, se não em engano), e nunca mais competiu na categoria. Morreu alguns anos depois em corridas de lancha no Canadá.
    Bons tempos. Pena eu ter perdido esta publicação. Me trazia boas lembranças da infância – início da adolescência.

  12. Nikolas Spagnol disse:

    Bons tempos, 17 equipes e ninguém ficava com essa viadagem de dizer “ah, Osella é muito lenta pra participar, Toleman é muito lenta pra participar” como hoje, onde o cara não pode ser 4 segundos mais lentos que o líder que já começa a choradeira.

    Brabham, Tyrrell, Williams, McLaren, ATS, Lotus, Ensign, Renault, RAM/March, Fittipaldi, Alfa Romeo, Ligier, Ferrari, Theodore, Osella, Toleman e a March particular do Emilio de Villota. São as 17 equipes, certo?

  13. CLAUDIO disse:

    SERA QUE ALGUEM QUE TEM ELE COMPLETO NÁO SE IMPORTAria em scanear e colocar o arquivo pra gente poder rever

    eu lembro com saudades desse album e a foto que eu gostava era do fittipaldi de chico serra

  14. Richard Vieira disse:

    Também tenho ele completo. Tá guardadinho numa gaveta. Me lembro como se fosse hoje. Tinha 8 anos quando todo dia ia no armazem do lado de casa levar as moedinhas catadas do pai e da mãe pra gastar tudo em chiclete ping pong. As figurinhas repetidas eram guardadas com cuidado. Depois de um tempo fazia um maço enorme que tinha que até usar elástico daqueles de dinheiro pra levar pra trocar com os amigos da rua ou da escola. Desse modo conseguíamos muitas figurinhas que não tínhamos. Tinha também o lance de comprar em outros lugares da cidade pois achávamos que as figurinhas vendidas no bairro estavam viciadas, ou seja, por mais que você comprasse, sempre saiam o mesmo lote de figurinhas.
    As adesivas também eram difíceis porque não eram vendidas nos chicletes, mas sim nas bancas através de pacotes de figurinhas. E comparado ao preço dos chicletes eram bem mais caras. Lembro disso pois o pai e a mãe não gostavam muito de comprar essas adesivas por causa do preço.
    Enfim, tá lá na gaveta, cheirando até mofo, mas quando folheio vem à tona lembranças de infância que infelizmente as crianças de hoje não tiveram a sorte de ter. Sem falar que foi ali que aflorou o fanatismo pela fórmula 1 e pelo automobilismo que tenho até hoje.

  15. Eu tenho até hoje guardado. Mas meu Pai também teve que mandar a carta do final do album e comprar as figurinhas faltantes. Porém os adesivos do meio do album não tenho todos.

  16. Luis disse:

    Eu também tenho, guardado até hoje. Estava no pré primário à época, e o álbum era sensação entre a molecada.

    O mais bacana era sair procurando figurinhas pelo chão, já que muita gente mascava os Ping Pong e não faziam coleção. Até hoje lembro que a figurinha do Piquet foi encontrada assim, largada no chão, uma das poucas que faltavam para completar a coleção. Ótimos tempos :)

  17. Alexandre Ozorio Soares disse:

    Eu completei, mas precisei mandar carta para pedir as figurinhas que faltavam.
    Aliás, foi o único album de figurinhas que completei. Eu tinha 9 anos de idade e começava a acompanhar a F1.
    Mas, é claro que um dia, em uma limpeza não autorizada em minhas tralhas-papéis-livros-documentos, acabou indo para o arquivo morto do lixo.
    Que tristeza…
    A foto da Alfa Romeo era a que eu mais gostava, as rodas eram cromadas!!

  18. Roberto disse:

    Esse pessoal que coleciona revistas e albuns de figurinhas deveriam digitalizá-las e colocá-las na internet para o pessoal que não conseguiu completar aquelas que estavam faltando. Isto seria uma democracia incrível. E mostrar para as gerações futuras como nossos heróis eram reverenciados no passado e continuam até hoje.

  19. Marcelo disse:

    Tinha 14 anos na época e tinha esse álbum, mas não cheguei a completar, infelizmente se perdeu no tempo. Pelo menos, as imagens da época estão bem guardadas. Disparado a melhor época da minha vida, depois dos 18 anos só apareceu obrigações(puta coisa chata), ainda bem que estou solteiro.

    Pai solteiro pelo menos, minha filha esta comigo e me resgata as alegrias que tive no passado.

  20. Machinist disse:

    Eu não tive o álbum. Por algum motivo não chegou na minha cidade.
    Mas colecionava obsessivamente as figurinhas e no final colei todas num caderno.
    Masquei muito chiclete com essa coleção, e a coleção Ping Pong da copa de 82.
    Também não sei que fim deu meu album-caderno…

  21. Paulo disse:

    Eu o tenho completo. Tenho tb o da Copa e um do guaraná antártica de aviões… muito legal.

    Gostaria de lançar uma idéia! Na Copa passada meu sobrinho colecionava o álbum e eu descobri que tinha o tal álbum na internet também!!

    Na hora que vi pensei em fazer algo parecido com F1… Não entendo picas de internet, mas pensei que se criássemos uma plataforma pré-definida (em alguma coisa flash, java, etc) como campeonatos por ano (poderia ser a partir do Grande Prêmio Flávio?) todos poderiam baixar a base e ir “colando” figurinhas que fossem buscando na net! Como a plataforma n teria imagens e n teria negociação (compra de figurinhas) acho que n teria problemas com direitos autorais. O que acham?

  22. JC Dias disse:

    Muito legal. Acho que estamos ficando velhos e saudosos (rssss). Antes disso, por volta de 1977, o Ping-Pong vinha com figurinhas de motos, dos funnycars, stockcars e uma outra categoria que não lembro qual era. Também bem legal. Teve outra de aviões, não sei se Ploc, Ping-Pong ou o que.

  23. Airton Silva disse:

    Tenho um álbum desse da temporada de 1976, mas que igualmente se encontra incompleto. Mesmo assim tem, entre outras figurinhas, a Tyrrell de seis rodas. Um colega de escola disse na época que se eu comprasse a caixa inteira de Ploc ou Ping Ping, não estou bem lembrado, completaria o álbum, mas que eu sempre fui muquirana, não comprei.

  24. Cristiano disse:

    Desse eu não lembro. Mas eu colecionei Ploc Monster, mas não era um álbum e sim um poster, e as figuras eram “transfer” de raspar.

  25. Emerson disse:

    Eu não tenho o album mas, tenho algumas figurinhas ainda. Guardadas com carinho.

  26. Roberto Antonio disse:

    Curiosidade:
    O primeiro chiclete vendido no Brasil foi o “Ping Pong” lançado pela Kibon em 1945.
    O Ping-Pong concorreu com o Ploc durante muito tempo até que ambos foram comprados pela empresa Kraft Foods, que fundiu as marcas (o Ping-Pong era da Kibon e o Ploc era da Adams). Numa das últimas vezes em que foi vista, a embalagem tinha uma metade de cada cor, uma lembrando o Ploc e a outra lembrando o Ping-Pong.
    O Ping-Pong era extremamente duro, custava para amolecer – haja maxilar! Algumas pessoas gostavam porque isto tornava a bola mais resistente, mas, quando surgiu o Ploc, super macio, o Ping-Pong foi perdendo terreno.

    • Hener Gúmeno disse:

      Que eu me lembre, o Ploc era duro pacaraio também… Praticamente a mesma coisa que o Ping Pong.

      O primeiro chiclete macio que apareceu foi o FreshenUp (recheado), seguido anos depois pelo Bubbaloo (também recheado) e pelo Gummy (sem recheio).

      Hoje em dia nem faço ideia do que existe no mercado. Parei nos anos 80…

  27. Roberto Antonio disse:

    Eu tenho! Agora vou ver se acho um outro…esse quero ver quem tem! Um sobre aviões lançado pela Antártica. Você trocava 5 tampinhas de guaraná por alguns pacotes (não lembro quantos) de figurinhas.

  28. Eduardo Martin disse:

    Há pouco tempo estava falando desse álbum com um amigo. Eu tive, mas não completei. Foi o álbum mais legal da minha infância junto com o da Copa de 82. Eu tinha 10 anos, tudo era mais legal. Foi a partir desse álbum que comecei a entender um pouco de F1, as equipes e seus pilotos, os circuitos, o calendário. Demais!!!
    Reforço o pedido para quem tem completo que poste todas as páginas.

  29. Júlio Lima disse:

    Eu cheguei a ter ele completo, até um dia em que minha irmã mais velha, dando uma geral nas minhas coisas, viu aquele álbum meio surrado com algumas figurinhas descolando e… jogou fora!

    Lembro até hoje qual foi a última figurinha que consegui pra completar o álbum: o traçado do circuito de Kyalami.

  30. Luiz Fernando Pereira disse:

    Também tenho o meu completo. Haja chiclete, que eu mascava um pouco e depois amarrava na ponta de uma linha pra caçar aranhas em suas tocas. Rever o álbum aqui me fez relembrar da saudosa infância em Andirá/PR.

  31. Marco disse:

    Eu completei e tenho o album até hoje. Relíquia de um aficcionado desde a infância. A figurinha mais legal é a o traçado antigo de Interlagos. Como a pista não fazia mais parte do calendário em 82 (O GP Brasil era em Jacarepaguá), Interlagos teve um respeitoso e merecido destaque à parte.

    • Hener Gúmeno disse:

      As figurinhas não se restringiam à temporada 82. Eu tinha essa de Interlagos, a figurinha do Fangio, do Dennis Hulme, do Emerson (recém-aposentado), etc. Era muito bacana. Mas eu não tinha o álbum, só um punhado de figurinhas.

  32. Lembro do álbuns da copa do Ping-pong.

    A pergunta mais importante é: a marca de chiclete ainda existe?

    Não me recordo de ter visto o produto nos últimos 10 anos.

  33. Wolfpack disse:

    Este eu tenho completasso, e o da Copa do Mundo de 1982 também, relíquia que vale ouro.
    [ ]s

  34. Luciano disse:

    Tenho esse da F1 e o da copa de 82 completos… Duas relíquias!!!!

  35. Luciano disse:

    Eu completei… tá guardado. Tenho tbm o da copa de 82.

  36. MSM disse:

    TInha os dois, Formula 1 e Copa do Mundo, muito chiclete comprado para completar os albúms, mas infelizmente não consegui.

  37. Jonas Martins disse:

    Tenho completos os de 1988, 1990 e 1991!

  38. Marcelo Martins disse:

    Eu tive, faltou 1 figurinha pra completar e fiquei com dor no coração agora por não ter o álbum mais.

  39. Sérgio Barros disse:

    Tenho e guardo com muito carinho, relíquia. Minha parte preferida é a coluna da Lotus, com o então iniciante Nigel Mansell, com o Elio de Angelis, o brasão da equipe e uma foto linda demais daquele carro maravilhoso.

  40. Max Mosley disse:

    Sim, eu completei este álbum. Saudades do tempo que em iniciativas como essa independiam de ong’s, incentivos fiscais, ações pontuais (e efêmeras) de marketing ou potencial de retorno publicitário megalomaníaco para que coisas tão simples e bacanas como esse álbum pudessem acontecer.

    • Hener Gúmeno disse:

      Hoje é muita grana envolvida, direitos de imagem, etc… Hoje não basta comprar o produto para ter um brinde (mesmo juntando vários e vários cupons): vc sempre paga uma grana a mais para poder levar. Acabou a magia.

  41. petrafan disse:

    putz!

    o álbum da Ping Pong de 1982!

    não completei, mas várias das figurinhas que sobraram foram coladas na porta interna do meu armário, inclusive no espelho. quando nos mudamos, ficaram lá.

    nunca mais as vi, nem ao álbum.

    vi a foto e quase chorei.

  42. Se fizerem algum álbum de figurinhas de chicletes será do BBB… E dizem que o mundo não vai acabar em 2012… Tá acabando…

  43. Vitor Fazio disse:

    Putz, muito legal. Adoraria ter um desses completo.

    Aliás, o que é aquele “AA” no topo da capa do álbum? Alcoólicos Anônimos Racing Team?

  44. Helton Fernandes disse:

    Eu nunca tive o álbum. Ou tive? Sei lá…

    Tinha vária figurinhas coladas na porta do armário e na janela do quarto.
    Apreço especial para a figurinha da Arrows.
    Pq a Arrows??
    Sei lá…

  45. Harry disse:

    FG
    Estava pensando no Ping Pong ontem, acho que tanto ele como o Ploc, não existem mais.
    Abs
    Harry

  46. Jonivan disse:

    Eu tinha um bolo de mais de 200 figurinhas, não cheguei a ter o álbum, mas perdi todas elas em uma mudança de casa…. Fiquei um tempão deprimido pensando nos chicletes comprados e jogados fora só pra ter a figura, e nos inúmeros campeonatos de “bafo” de que participei para aumentar a coleção…

    Bons tempos, ótima lembrança essa!

  47. Darcio Botelho disse:

    Eu tenho, se não me engano, completo, vou procurar. O da Copa de 82, tenho também, e este, está completo, última figurinha, foi um jogador da União Soviética, Kenyanenko. Abs

  48. Marcos Tadeu disse:

    Eu completei !! Tenho guardado até hoje, relíquia !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *