VOU DE TÁXI
SÃO PAULO (ótima escolha) – Nos planos detalhados de instalação da nova capital em Brasília, comecinho dos anos 60, foi definido que os táxis da cidade seriam todos da cor cinza e da marca DKW-Vemag. Li isso, só não sei onde — se alguém achar esse texto, me mande; deve dar para encontrar na internet. O Rafael Linhares, ministro do STF, postou esta foto agora há pouco no Facebook. Creio que já pinguei aqui no passado, mas sempre é bom ver um Belcar.
Flavio, mandei um video para seu face (recados) sobre fabricação de DKW anos 60 voce já viu ?
Tenho esse vídeo na íntegra.
Embora os DKWs fossem realmente a melhor escolha, é muito estranho que o arquiteto da cidade definisse qual o modelo de táxi que deveria se usado.
No máximo ele poderia definir a cor e o nº de portas…
Essa foto já pingou em 19/07/2011, e pelos comentários já havia pingado antes disso. Mas vale o repeteco, nem todo mundo acessava o blog nessa época.
http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2011/07/vou-de-taxi/
Mostrei essa foto pro meu pai e ele disse que tinha um parecido. Só que era com posta suicida.
Acredite, a primeira vez que li a respeito dos DKWs cinzas foi em uma bandeja do McDonalds em comemoração ao aniversário de Brasília.
Depois, já na faculdade, encontrei um livro com vários artigos a respeito do transporte público nas capitais brasileiras e a já aqui citada carta de Lúcio Costa ao presidente da Novacap é elencada como um dos primeiros documentos balizadores da formação do transporte em Brasília. A íntegra está em um livro do Ernesto Silva, “História de Brasília”.
Flavio,’voce gosta de Brasília??
porcaria de cidade, pior coisa que fizeram, jogaram nosso dinheiro no lixo.
Não fala merda.
A cidade é belíssima.Não podemos associar a porcaria que fazem lá com a cidade.Esta foto foi tirada Palace Hotel?
e colocou uns 10 estados no mapa.
Não, é a plataforma inferior da Rodoviária do Plano.
Rodoviária do Plano Piloto. Aquela “pirâmide” ao fundo é o Teatro Nacional.
Esta foto é debaixo da Rodoviaria parece, pois vemos o Tetro Nacional.
Parece que o táxi está num ponto na parte debaixo da rodoviária, pois dá pra ver o Teatro Nacional bem próximo dali.
fora os do DF, todos os outros políticos são mandados para cá pelos seus votos, portanto, não culpem a cidade (e nós os moradores … ).
Olá FG. O citado ministro não seria do STJ não? Nunca vi esse nome em julgamentos do STF. Saudações.
Não é do stf. Vc sempre erra.
Grande Flávio, uma pergunta que não quer calar:
Como teria sido a evolução desses modelos DKW, caso a VW não os tivesse descontinuado, nos idos de 66/67?
Um Audi 80 de 1ª geração, basicamente um Passat de 3 volumes com logotipo de 4 argolas…
Boa tarde Flávio,
Esta, e outras ótimas histórias, podem ser conferidas no livro do médico pioneiro, Dr. Ernesto Silva, “História de Brasília” (http://doc.brazilia.jor.br/Livros/Historia-de-Brasilia-Ernesto-Silva.shtml).
Dr. Ernesto era um arquivo vivo. Sabia tudo sobre Brasília. Particularmente, o considero uma das pessoas mais importantes para que a nova capital fosse inaugurada. Era uma pessoa extremamente apaixonada pela cidade.
Abraços
No link abaixo, em “curiosidades”, o autor publicou trechos da carta de Lucio Costa ao presidente da NOVACAP, referindo-se sobre como deveriam ser os taxis da capital.
“O modelo dos taxis deve ser previamente estabelecido. Deve ser o DKW Cinza Escuro, de preferência de quatro portas…”
http://nogueiraclaudio.blogspot.com/2010/04/claudio-nogueira-21.html