LÁ
SÃO PAULO (inveja é pouco) – O Dú Cardim mandou o vídeo. É de ontem. Decisão da TC argentina em La Plata, 50 mil almas nas arquibancadas. Omar “Gurí” Martínez, aos 49 anos e 11 meses, se tornou o campeão mais velho da história da categoria que é considerada a mais popular do país. Os carros são umas ronhas bem loucas, estão longe de lembrar os campeonatos de Turismo mais glamorosos do planeta com seus superesportivos super-caros, super-chiques e supereletrônicos, mas são alvo de devoção de uma coisa que só os argentinos têm: paixão. Vejam a invasão da torcida da Ford (sim, tem isso aí do lado) depois da corrida.
Um negócio de louco. Só para constar, foi o segundo título de Martínez, 32 vitórias na TC — o outro foi conquistado em 2004.
Não poderia passar em nenhum canal da grande rede de tv daqui. Teriam um infarto com uma torcida carregando a bandeira de uma montadora.
O piloto parecia um toureiro vitorioso saindo nos bracos da galera pela porta principal da Maestranza exibindo as orelhas do touro nas maos.
Estamos muito atrás dos hermanos em vários sentidos. Automobilismo é um deles.
E os carros entupidos de patrocinadores… Coisa linda!
Isso é corrida! Ou melhor: Eso es una carrera!
Muito legal…estive lá em 2005 e vi bem de perto a TC, demais !
O piloto socou um cara no alambrado ou eu vi demais ?
Eu também MORRO de inveja, toda vez que vejo. Ainda temos muito que aprender.
Amigos, vocês repararam a pista, as curvas de alta, as retas, que circuito bonito, lembra muito as pistas antigas. Parecia que eu estava vendo uma corrida dos anos 70. São pistas assim que fazem falta hoje em dia, pista de alta de verdade com curvas super velozes, grandes retas. Hoje tudo é autorama.
Paixão!!!!!…é isso pura paixão!
Não existe paixão em automobilismo baseado em monomarca ou mesmo na multimarca bolha (coisa de automobilismo americano, ou a Nascarização do automobilismo).
No Turismo Carretera a coisa pega pra valer entre as marcas ……. Ford, Chevrolet ,Dodge e Torino !…… motor 6 cilindros ( lindo som não?!!!) .
E nós aqui seguindo e errado monocromático sistema de carros ,motor ( AP!!!! aff!) , bolhas ………….etc. Tudo em nome da viabilidade de custo , na verdade um grande erro. Pra reduzir custo em corridas é só fazer regulamento bem feito, poxa , começa lá de baixo , evitando preparação muito forte . Não sou contra preparação de motor , mas pra ir melhorando primeiro é necessário grana. E pra ter grana é preciso interesse do patrocinador , e patrocinador quer ver isso …….paixão , vibração, publico!
A Truck é um sucesso por isso, multimarca com regulamento correto , e não equalização como é feito no GT3 , outro erro esse.
O publico não é idiota e gosta de automobilismo de verdade.
Só corrigindo, na NASCAR cada montadora tem seu motor, que são diferentes entre si. Como não são elas que preparam o motor, ocorre de ter motores diferentes (peças e forma de montagem) mesmo com a mesma marca (caso da GM).
Mas concordo, a graça das corridas é ver o carro da marca por inteiro, tipo a F-Truck que só pelo som do motor agente já qual é.
Opa!!! Ainda bem né!!!…..valeu pela correção!
os motores sao de 6 cil em linha com uns 350cv a diferença e a raça deles fazem tudo e nao copiam nada sao os mais antigos preparadores de carros do mundo praticamente desde os anos 10 do sec passado
Mais do que a gente tacar pedra na CBA, RGT, Organização da Stock e afins, deviamos enviar uma equipe de pessoas para fazer um estudo social quanto ao publico da TC. Lindo demais ver o publico vibrando com um campeão, mesmo que ele tenha que sentar a porrada pra poder chegar no pódio, no qual aqui nossa mirrada Stock definha a cada ano.
Os carros podem até não ser bonitos.
Mas que som do motor eim?!
Simplesmente SENSACIONAL! Aqui, os eventos (por acaso são corridas) estão muito corporativos! Um saco! Tinha que ter essa paixão!
Assisti a essa prova ontem Flavio, via link…maravilhosa…os carros tem esse leiaute é por causa de um “amor” mesmo pelos carreteras do inicio dos anos 70, mas por dentro o que há de mais moderno nos motores V8..viu o ronco?? Mais forte que os f-1 chazinho…hahha….e cada marca tem o seu proprio motor…Ford, Chevy, Dodge e Ika-Torino….se um dia quiseres saber como é o regulamento em termos de pontos bem como tem o “chase” deles…que se chama Copa de Oro…
https://www.facebook.com/groups/F1Forever/permalink/958072497591887/
Ika-Torino? Existe ainda? Pelo que sabia tinha virado Renault Argentina.
Não são V8, são motores 6 cilindros em linha Ford, Chevrolet e Dodge/Jeep com novos e modernos cabeçotes 24 válvulas produzidos pelo Oreste Berta especialmente para a TC.
Ao contrário da Stock Br., tudo “made in argentina, carros que tem identificação com o públco e organização controlada pela associação das equipes.
Parabéns ao Guri, baita piloto.
Parabéns ao narrador, isso sim é emoção verdadeira.
Pena que no Brasil não temos uma categoria popular assim.