NA PARAÍBA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 29 de dezembro de 2015 - 19:03Autódromos

NA PARAÍBA

SÃO PAULO (por que não?) – Bem, sempre faço as ressalvas de praxe quando se trata de projeto de autódromo no Brasil. Quantos já foram anunciados aqui que nunca saíram do papel? Em compensação, teve coisa que virou realidade, sim. O Circuito dos Cristais, em Curvelo, é o maior exemplo.

Agora, a Paraíba.

Quando eu estava lá, semana passada, recebi um e-mail do leitor Carlos Ribeiro com informações sobre um autódromo que está sendo construído a 30 km da capital, na direção de Campina Grande. Não tive tempo de ver nada de perto, mas agora dei uma pesquisada e, sim, tem mais um autódromo saindo do forno, ainda que em silêncio.

O Autódromo Internacional da Paraíba já existe, de certa forma, como se pode ver pela foto mais abaixo. Há uma reta já asfaltada, e um edifício de boxes sendo construído. No dia 24 de janeiro haverá uma prova de arrancada, como se lê aqui, dando início às atividades no local.

O empresário Fernando Monteiro é o responsável. Não o conheço, mas encontrei esta entrevista com ele aqui, de 2011, e por ela é possível traçar um breve perfil dele. Entusiasta de corridas desde os anos 60, pioneiro do kart no Nordeste, o ex-piloto de família abastada construiu uma pista de terra há alguns anos numa região que acabaria se transformando numa das mais valorizadas de João Pessoa. Essa área fica no chamado Altiplano, que virou bairro rico da cidade, repleto de edifícios enormes com vista para o mar (mas afastados da orla) e de condomínios residenciais. Monteiro deve ter feito muito dinheiro com esses terrenos.

Ali ficava um autódromo/barródromo/kartódromo chamado Mario Andreazza, bajulação que não me agrada muito. Andreazza, militar gaúcho, foi um dos mais proeminentes ministros da ditadura, tendo servido aos governos de Costa e Silva, Médici e Figueiredo. Na pasta dos Transportes, cometeu a aberração da Transamazônica e foi o responsável pelas obras da Ponte Rio-Niterói.

Posso estar sendo tremendamente injusto, mas a impressão que tive ao ler a entrevista de Monteiro foi a de estar ouvindo um daqueles coronéis nordestinos que fizeram a má fama da elite local. Mas repito: posso estar sendo tremendamente injusto. Não conheço sua história e me baseio apenas no que ele mesmo conta, o que inclui relações muito íntimas com o poder político do Estado e projetos mirabolantes como levar a Indy para a Paraíba com a ajuda de Emerson Fittipaldi — a quantidade de “iniciativas” envolvendo Emerson nos últimos anos é gigantesca.

dapb

 

Bom, são apenas ilações, e neste momento o que mais me importa é ver se esse negócio sai mesmo, como parece que vai sair — a promessa é de que fique pronto em meados do ano que vem. Há um vídeo de apresentação no fim do texto, que informa que a pista terá três traçados distintos, o maior deles com cerca de 3,5 km de extensão, mais hotel, restaurante, torre de controle, 30 boxes e tudo mais. O vídeo não é grande coisa — uma animação por computador meio simplória, sem detalhes relevantes, meio tosca, até. Mas isso é o de menos se o autódromo virar realidade e se tudo for feito, como se diz, “nos conformes”.

Monteiro parece ser um milionário disposto a levar o automobilismo para a Paraíba, e não há mal nenhum nisso. Tomara que dê muito certo e que o país ganhe mais um circuito em condições de receber todas as categorias que quiserem correr lá. Tem uma página sobre o autódromo no Facebook para quem quiser se manter atualizado, mas o site do empreendimento não está ativo ainda.

Vamos acompanhar de perto, e peço aos nossos blogueiros paraibanos que nos mantenham informados. Porque se eu já estava pensando em morar em João Pessoa num futuro próximo, a ideia acaba de ganhar um grande aliado chamado Autódromo Internacional da Paraíba. Não vivo sem uma pistinha de corrida…

15 comentários

  1. brunolustosa disse:

    Estamos tentando levar uma cegonha com os canhões cearenses pra essa prova de inauguração dia 24 agora!

  2. Thiago Leal disse:

    Meio que aprendi a dirigir (se é que aprendi) no barrão do Andreazza, com o meu pai, às vésperas de fazer auto escola, e assisti a muitas corridas de kart que rolavam lá dentro. Não sei da história, mas nunca me pareceu um autódromo bem aproveitado, porque fora as corridas do kartódromo interno, nunca vi a pista externa ser aproveitada, só pra aulas informais de direção, além de rachas, arrancadas e cavalos de pau. Acho que o finado Andreazza hoje é condomínio fechado, como tem sido o destino de tudo no Altiplano, como você bem notou.

    Quero conhecer o autódromo novo. É possível que, quando estiver pronto, eu já esteja morando em Pernambuco, mas vou à pista com prazer.

  3. Anderson Lira disse:

    Lamentável tecer certos comentários a respeito de uma pessoa e um projeto em andamento que sequer você conheceu… Vida que segue.

  4. Rogerio disse:

    Muito bom saber que vem mais um autodromo por ai, mesmo que seja feito/administrado por um “coronel” (alias, nesse quesito, nada mudou . Os coroneis continuam mandando por lá)fã do regime militar. Sou absolutamente contra o regime militar. Andreazza foi um daqueles megalomaniacos da epoca do “milagre economico militar”. Tudo tinha que ser grande, enorme, monstruoso e muito superfaturado.

    Mas vou ser sincero, Flavio. Tenho muita saudades do automobilismo daquela epoca…..

  5. Alberto Costa disse:

    Torço para que saia do papel em breve. Minha família é da Paraíba, conheço o estado e acredito que este empreendimento será muito benéfico para a economia local.

    Bom ano novo para você FG.

  6. Roberto Martinez disse:

    Boa notícia ! Vou a João Pessoa e Campina Grande algumas vezes por ano, a trabalho, mas já passei alguns finais de semana na região e deu para conhecer razoavelmente de Tambaba/ Coqueirinhos / Cabo Branco / Tambaú/ etc ..até Natal/Ponta Negra (incluindo Pipa),. Pela descrição da localização, esse autódromo deve ficar perto de Santa Rita, pouco mais a frente talvez , na BR 230 a caminho de Campina Grande , pertinho da empresa que trabalho…vou tentar visitar na próxima oportunidade…

  7. Roberto Mota disse:

    Flávio, pode ser uma pergunta meio boba, mas vá lá: para a construção de um novo autódromo precisa-se da chancela da CBA? Quem homologaria esse circuito, a CBA ou algum auto clube?No mais é de se louvar a iniciativa. Sou da Bahia, e ao que parece já tem um adiantado projeto de um autódromo. Se puder, dá uma lida. http://www.tribunafeirense.com.br/noticias/1239/novo-autodromo-da-bahia-tera-sede-em-sao-francisco-do-conde.html . São alvissareiras notícias para nosso automobilismo.

    Um abraço.

    José Roberto

  8. Armando Melo disse:

    Conheci o kartódromo do bairro Altiplano no fim dos anos 80… realmente se chamava kartódromo Mario Andreaza! Como vc falou FG existia tb o circuito misto e que foi muito utilizado nos anos 70, inclusive a concessionária Promac VW corria com passats na época… a pista era de barro ou terra batida. Conheço bem aquele bairro meu até hj tem terrenos por lá, enquanto ao novo autódromo já tinha ouvido falar mas não tinha despertado para tal assunto, mas agora fiquei bastante animado com a veracidade dos fatos.
    Abraços e seja sempre bem-vindo a PB.

  9. Marques Goron R. da Silva disse:

    O Mario Andreazza realmente foi polêmico. Muitos o idolatram, vários o detestam. Ministros bons mesmo foram o José Dirceu, a Marta Suplicy, o Márcio Thomaz Bastos, ah, o Carlos Lupi também.
    O Andreazza nunca foi rico, já esses picaretas…

  10. Rodrigo disse:

    Olá FG, já havia te passado este “bizu” em um comentário de um outro post, porem, acho que vc não deu muita bola. Sou aqui de João Pessoa e também estou ansioso por este empreendimento sair do papel, coisa que ja se arrasta a uns 5 anos mais ou menos (houve problemas com uma empreiteira contratada, conforme li em uma entrevista com o sr Monteiro, acredito que a mesma que vc leu,). Porem acredito que vc não tem conhecimento da construção do kartódromo Paladino, também na região de João Pessoa (cidade do Conde, litoral sul). Já em obras bastante adiantadas, com pista, de 1380 mts, totalmente asfaltada, estando o complexo na fase de acabamento e com pretensão de alcançar padrão internacional da FIA. Pelo que tem na pagina oficial o campeonato brasileiro de kart 2016 sera aqui. Abraços, futuro conterrâneo……..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>