A MAIOR
SÃO PAULO (inveja mata?) – A maior coleção de carros nacionais (e muitos estrangeiros, também) do Brasil virou tema de reportagem do impagável Alexander Gromow. O texto está aqui, no Maxicar, e tem galeria de fotos também. O vídeo é esse aí em cima. O Gromow não diz de quem é, nem onde, mas todo mundo que brinca com carros antigos conhece o dono. Aliás, mais que dono: um guardião da memória automobilística nacional, autor de livros e piloto de Dodginho na Classic Cup. Nem preciso dar mais pistas… Aliás, somos quase parentes, porque o irmão dele se casou com uma prima minha!
Babem.
Coitado do Fiat, cortaram bem na hora.
Parabéns pela matéria, parabéns ao proprietário pela magnifica coleção e pelo capricho, Quem sabe um dia terei a oportunidade de vê-la com meu filho… Abraço!
Não basta ter grana pra comprar, cuidar é que são elas, daí que se separa COLECIONADORES de obsessivos compulsivos…Parabéns pela bela coleção e pelo cuidado em manter a memória viva dos grandes automóveis do Brasil e dos clássicos estrangeiros.
Essa é a fantastica coleção particular do Fabio Steinbruch, que fica num galpao no Itaim. Pra conhecer os carros nem precisa ir visitar o galpão, basta ver nos livros de autoria dele, “Memórias Sobre Rodas” e “Automóveis no Brasil”, ambos da Editora Alaúde, em que a maioria dos carros aparece em fotos. Belissimos!
Itaim?
Até aqui o pessoal estava mantendo a verve, mas alguém tinha que chutar o balde, não é mesmo?
Só tem retardado no mundo, Alex.
Check
Que deselegante!
A garagem do Fabio fica no Belenzinho. Ele já fez lançamento de livros lá.
Faltou falar do carro mais raro desta coleção, o tucker.
Tá confundindo as coisas, garotão. E JAMAIS seja grosseiro com a Jacque.
Fantastica coleção conheço gente que coleciona mas não tem tempo nem dinheiro nem infra estrutura para cuidar como Vc cuida Eu gostaria de fazer uma parceria deixando os meus junto com os seus e se não tiver mais espaço Eu tenho terrenos enormes para construir mais galpões no ABC o importante é preservar ..e os meus estão acabando…tenho poucos mas da dó e filhos não querem saber fiquei muito contente de saber que conserva os seus tão bem ..caso hava interesse em fazer parceria o Flavio tem meu email que ficam gravados quando mandamos mensagens aqui parabéns e abs Lio Campos
Belo filme, a começar pela bela música. Esse magnifíco acervo contém boa parte da história da indústria nacional. Carros antigos remetem-nos a refletir sobre a vida e são um doce e nostálgico passeio pelo passado.
Flávio, como você é um grande aficionado por eles, imagino com toda certeza que deva conhecer a coleção de carros antigos do Hotel Cassino Imperial Palace em Las Vegas. Visitei-a em 1994 e 1999 e é realmente incrível. Eles tem para mais de 600 carros e exibem 200 de cada vez, em rodízio. Tem também a maior coleção de Duesembergs do mundo, expostos em uma ala especial para eles, com 30 exemplares em estado de zero km.
Eu conheço, estive lá… sábado passado, carros inpecáveis, super bacana!!!!
Flavio será que esse seu amigo não estaria precisando de um ajudante na oficina? Pois lá trabalharia de graça e feliz pelo resto desta minha severina vida.
Que coisa mais linda do universo. Parabéns ao dono – e ao Flávio e ao Alexander por compartilharem as imagens
fantástico.
4Rodas Classicos em uma das edições já mostrou , é de babar!
Eu tenho essa edição! Queria ver os Chevettes que ele tem…
Fabio Steinbruch!?
Olá. Há meses espero a tal coleção de miniaturas “Carros inesquecíveis do Brasil” da Altaya, e até agora nada. A coleção teve como referência os carros desse colecionador. Alguém tem notícias sobre o lançamento? O FG já falou dela aqui…
Alías, acho que moro nos arredores desse galpão, desconfio até que seja na rua de trás…
T+
Não seria do Fabio Steinbruch ? Putz COLEÇÃO !
A Variant 2 pode ser considerada a “mãe” da Santana Quantum. Aqui no Brasil a Volks trouxe a Parati e acabou com o mercado da Variant 2 (segundo o vídeo). Mas a Santana Quantum surgiu logo em seguida (1985), pra continuar a saga Variant. Na minha opinião, são os carros mais carismáticos da Volks. Depois do Fusca e da Kombi.
Não vou nem citar que a Santana Quantum continua existindo, só que agora com outro nome e importada. Passat Variant. Indiscutivelmente um dos melhores carros novos, mas com o grave problema de ser importado, tendo as peças, manutenção e ipva com os preços elevados.
Mesmo assim, se for comparar, o preço das peças de uma Passat Variant devem se equivaler aos ditos carros atuais, do mesmo segmento, só que nacionais. Com a diferença de qualidade que os importados continuam tendo.
Não existe nenhum bobo no mercado de automóveis.
Só no Brasil que inventam essas bizarrices.
Esqueci de dizer obrigado pelo vídeo. Viajei fundo na memória.
Sensacional, mas faltaram os Fiats…
Ninguém mostra a logística envolvida para manter funcional uma coleção desse tamanho.
Como não deixar a gasolina estragar, a bateria não descarregar, o óleo não vencer, as borrachas não ressecarem, etc…
Alguém pode dizer ?
Caro José Almeida,
Neste caso exite uma equipe de 5 mecânicos altamente especializados e um grupo de ajudantes; tanto para fazer restaurações como realizar as manutenções de rotina.
O vídeo mostra uma sala com computadores, que certamente controlam tudo…
Saudações
Haja trabalho e recursos ! Coleção fantástica. Agradeço a resposta !
Alexander, parece que você é o cara que manja desse museu. Além do FG claro….Mas é possível um mortal simples como eu fazer uma visita nesse local ? Pode me oferecer um contato seu para saber mais sobre isso ?
Abç.
Isto depende Andrade,
Não é um local de visitação aberto ao público de uma maneira geral, não é um Museu, é uma Coleção Particular. Volta e meia o proprietário convida pessoas para os seus galpões. Com essa divulgação a quantidade de interessados ficou grande. Até hoje este Post do Flávio Gomes já foi visto por mais de 40.000 pessoas, das quais mais de 2.000 assistiram o vídeo – isto demonstra, de um lado o poder de fogo do trabalho do Flávio e de outro o interesse pelo assunto. Vamos ver se tudo isto não vai motivar um “Dia das portas abertas”. A grande questão é a segurança do patrimônio, pois a gente sabe que vândalo em pele de cordeiro é o que mais há…
Eu fui convidado, e me sinto privilegiado com isto, sem dúvida alguma; mas tenho pouco a dizer sobre liberação de visitas, por outro lado o proprietário tem um grande orgulho de sua coleção e tem gosto que gente do ramo, educada e respeitosa (talvez ese seja o critério de escolha dos visitantes) admire o seu trablho.
Vejamos no que isto vai dar…
Aquela Veraneio pra mim bastava.
Sem comentários, lindo…. Parabéns ao feliz proprietário dessas raridades.
Vi esta coleção em 2005, na época do lançamento do livro “Alguns Aspectos da História do Automóvel no Brasil” e fiquei horas vendo os carros. Todos perfeitos. Os JKs e SP2, por exemplo, têm os pneus cinturato que eram os originais de fábrica, raríssimos e caríssimos hoje em dia. Só alguém muito cuidadoso e atencioso aos detalhes faria questão disso. Daquela vez até agora a coleção aumentou bem. Esse colecionador sabe o que se passava na cabeça dos aficcionados dos anos 60 / 70 e 80.
Lindos demais.
E o SP1, só uma pergunta meio fugindo do assunto, é verdade que só existe no museu da VW? Acheiq eu o SP1 fossem raro, mas que tivessem alguns por aí, que tinha sido vendido ao público…
Sei que existe um em MG,na cor azul calcinha,que foi tema de uma matéria tempos atrás no Auto Esporte.
Tem um em Criciúma/SC, placas pretas.
O SP que está no AutoMuseum Volkswagen em Wolfsburg é um SP2,
Agui em São Bernardo do Campo, escondido nos porões da fábrica, dentre outras peças importantes existe um SP1. Pena que a VW do Brasil não implementa um museu por aqui. Filiais menosre, como a da África do SUl tem um museu, pequeno, mas está lá!!!
Olá!
Hoje passou uma reportagem sobre este acervo no Bom Dia São Paulo da Rede Globo. Esta coleção fica no interior de São Paulo. A reportagem está abaixo aqui no site da globo:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/cacapava-recebe-festival-de-veiculos-antigos-ate-domingo.html
Abraços
Nossa, como tem gente que chuta… Essa de Caçapava é o antigo acervo do museu de Roberto Lee. Nego vê na Globo e acha que viu tudo.
Fantástico acervo.
Remete à minha infância: Alfa Ti, SP2, Opala, Caravan, Corcel GT (igual ao que o meu velho teve), entre tantas preciosidades. Importante colocar a preocupação com o futuro, onde se é preservado carros que são até contemporâneos (Ômega, Alfa 164, XR3, Kadett GSi conversível, Santana, Kombi, etc ). Coleção de muita qualidade e variedade. O dono desse acervo está de parabéns.
O comentário de que como é bom ter $, só vale também para quem tem gosto por carros e visão do futuro para contar registrar a história.
Existe a chance de ser aberta para a gente delirar???
Abç´s.
Estou sem palavras para comentar… e pensar que isso tudo é mantido por um particular! Imagina a história de cada exemplar… Que lugar FANTÁSTICO!
PQP! SENSACIONAL!!!
Uau!
FG, bom dia !
Sensacional, todos os carros são maravilhosos, mas eu babo mesmo é no SP2.
Bom dia a todos !
Que bom que tem gente que preserva! Parabéns ao patrono!
Queria eu poder trabalhar com isso…
Mas me fez lembrar a coleção do Zuffo, no Guarujá, eu te mandei algumas fotos Gomes. Vc viu? Ele teve ter mais de 100 carros de corrida em estado impecável.
Absurdamente grande e magnifica. Meus parabéns ao …….simplesmente incrível. Gostaria de visitar um dia…vou pedir durante um Rally do Jan Balder…hehehehehhe
Onde fica o Museu? É aberto ao público? Pode ser visitado????
Não é um museu, é uma coleção.
lindo D+ !!!
Noooossa!! Sensacional e espetacular!
Aonde fica isso, meu Deus? Quero visitar essa coleção, no mínimo, duas vezes por mês!!
É pedir muito a localização via e-mail?
Claro que é pedir muito. É uma coleção particular, uai.
Porra esta é facil, é a coleção do Fabio !!!
Sensacional !!!!!!!
Belíssima coleção!!!!
O que me deixa indignado e não sei se é o caso deste colecionador, é o fato de coleções como esta não serem abertas ao público, mesmo que eventualmente.
Conheço algo parecido, só que a coleção é de motos (mais de 1.000!!!!) e creio que foi até um milagre eu ser recebido pelo proprietário e ver as motos.
Lá tem inclusive uma motocicleta Megola, raríssima e funcionando!
Infelizmente jamais expõe o acervo (nem em fotos) salvo algumas raríssimas exceções onde apresenta 3 ou 4 motos.
Enfim, é dele, faz o que quiser.
Belo filme, se pudese ver ao vivo acho que passaria algumas semanas apreciando, se fosse minha eu moraria ali dentro mesmo.
Olha aqui uma boa notícia: http://www.portalr3.com.br/2012/03/cacapava-realiza-o-1%C2%BA-festival-de-antigomobilismo-roberto-lee/#.T3WVRtXNd6c . Não sei se o Nasser está por dentro, mas é uma luz no fim do tunel.
A música é fantástica, “Peggy O´My Heart”, mas a versão mais bonita ainda é a de Mitch Miller.
Não exatamente, é o All Johnson!!! Believe it or not…
Retificando a informação, acabei pegando a versão com o Buddy Clark – canção de 1947.
GE-ZUIS…
Que espetáculo, que acervo, que consciência de preservação histórica deste Sr. (graças ao Google consegui identificar este benfeitor).
Eu, com minha “coleção de 1 Maverick”, já me sinto preservador da história, me senti um “mirim” depois dessa.
Flavio: assim como em outros acervos particulares que abrem as portas ao público 1 rara vez ao ano, será que não rola visitação neste Disneyworld de adultos? Pagaria algumas garoupas para admirar essas máquinas.
Parabéns por divulgar esta cobertura, abraço!
Maravilha.
Lá em Passo Fundo tem uma coleção particular desse naipe. Apenas não saberia dizer se é menor, maior ou igual, mas é do mesmo porte.
Quando tive a oportunidade de visitar (cortesia do fantastico PauloTrevisan), fiquei babando !!!
Antonio
Meu Deus, Belíssimo!!!!!!!!! Onde fica, pode ser visitado??????
Nunca ví coisa igual, seria uma delícia se puder ver ao vivo.
Se for possível manda pro meu mail, Parabéns!!!!!
Coleção espetacular, aqui não cabe corrigir algum erro de identificação de marca ou modelo e sim simplesmente apreciar o que nos é mostrado.
Exato.
Flávio,
Grato pela divulgação e parabéns por sua sempre presente elegância, mas se você tiver um tempinho envia os seus cometários para a tal versão reloaded.
Um abraço do
“Impagável”
Não entendi o pedido, Alex!
Caro Edison,
Se você tiver um tempo me envie as correções que você acha que devam ser feitas para que eu possa incremetá-las numa versão “reloaded” – assim todos poderão usufruir de seus conehcimentos.
Saudações
Alexander,
eu apenas comentei um post anterior que apontava erros de pronuncia e de identificações de modelos, eu estava tão entretido com os veículos que não percebi nada, para mim estava tudo perfeito, mesmo que você chamasse os mercedes de fusca eu nem teria notado.
Parabéns pela filmagem e estou com um fundo de inveja de você por ter tido acesso a esta coleção e eu não.
Um grande abraço.
Nem ví o filme mas já sei quem é. Boa gente pacas. Gosta de Passat GTS Pointer. Pra mim basta isso.
O Passat Pointer ele tem desde zero, em um cáculo recente ele avaliou, considerando somente a inflação, que o carro hoje custaria uns cento e quinze mil reais… O pessoalzinho da VW do Brasil é PhD em enfiar a faca e não é de hoje…
E eu esbagacei o meu que era igual ao dele… Mas era bem legal quando a gente botava os Pointer da turma pra derreter em Interlagos.
legal demais!!!
PQP, como é bom ter grana! Falo isso com a maior boa intenção, nada de ironia.
Mas o textinho é mequetrefe, insiste em grafar Maserati com dois “s”, de carona na mania de falar “Masserati”. Ora, ninguém fala “De Tomasso”. Então…
E a Alfa Romeo que está sendo restaurada não é uma Montreal, é uma Alfetta GTV.
Olá Cacá,
Grato pelos gentís comentários, vou tomar nota para fazer melhor no futuro.
Certamente você escreveria melhor e faria o vídeo idem, gostaria de ver algo que você tenha feito para poder me certificar de sua qualidade no ramo, aprender sempre é bom.
Uma coisa é certa: só erra quem faz, por outro lado criticar é mais fácil, basta batucar coisas no teclado.
se você tiver mais ponderações sobre o trabalho que fiz me envie, quem sabe sai um vídeo “reloaded” com créditos às suas contribuições.
Numa hora destas eu lembro de um adesivo que vi em automóvel antigo e quero colocar nos meus: me mostre uma virtude, porque os defeitos eu conheço todos. Parabéns Gromow pelo seu excelente trabalho. Vê-lo me fez ganhar o dia!!
Vielen Dank Herr Diehl…
Exatamente.. a questão é.. GTV ou GTV6? Tenho um teso por esse carro… é um galpão na Mooca isto? Steinbruch? HEhehe.. vocês não vão falar né?