AGORA, MELBOURNE

SÃO PAULO (falta pouco) – Pois terminou a pré-temporada. As equipes tiveram 12 dias para treinar. A maioria delas usou carro novo o tempo todo. Outras, como Mercedes e Lotus, entre as que importam, perderam alguns dias por um probleminha ou outro.

Os aurinegros fecharam o último dia, hoje, com o melhor tempo do inverno em Barcelona. Com Raikkonen. Já tinha andado bem, a Lotus, com Grosjean. É uma equipe que pode aprontar nas primeiras corridas, como fez no ano passado com um pódio de Petrov e outro de Heidfeld. O carro é rápido e Kimi é sempre um competidor interessante.

A Ferrari é a grande interrogação. Será possível que tenha saído um carro ruim de novo? Silêncio forçado dos pilotos e pessimismo do corpo técnico indicam que será um ano daqueles. E, se for, pode vitimar pelo menos duas figuras de proa de Maranello: Domenicali e Massa.

Quanto a Alonso, que tenha paciência. Vai para sua terceira temporada de Ferrari. Schumacher enfrentou calvário parecido. Chegou em 1996 numa equipe em frangalhos que estava sendo remontada, foi vice em 1997 (“título” cassado) e 1998, poderia ser campeão em 1999 se não quebrasse a perna e só no quinto ano de vermelho veio a taça. É preciso paciência e perseverança. E, também, montar um time à sua volta, como fez o alemão ao convencer Todt a trazer seus parceiros Brawn e Byrne. Leva tempo, mas quando pega no breu, funciona. Ao menos funcionou com Schumacher.

Dos carros novos, só não se viram os da Marussia e da HRT. O hispânico fará um shakedown amanhã, se der. O marússico, só na Austrália. Duvido que se classifiquem para o grid em Melbourne. Mas tomara que sim, coitados. Ir até lá para ficar vendo a corrida dos boxes é muito triste.
Com o GP da Austrália, começa também uma nova fase do Grande Prêmio, a parte séria da empresa. Estamos finalizando os detalhes de uma importante mudança que será devidamente informada a todos aqui e ali. Vai dar tudo certo
.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
enko
enko
12 anos atrás

que venha a australia.

alemôn 7 x
alemôn 7 x
12 anos atrás

já vi que non adiantarr nada, essa marrcela e essa nelson não querrer desgrudarr da minha saco.
com já falarr outrras fezes, eu nunca serr a melhorr pilota da mundo, eu non serr a deus do velocidade, (pensarr que é deus é parra aquela ex presidenta de foces), eu terr sido muito bon no meu época sim, mas aquelas erram outrras tempos.
deixarr que leve o meu vida em paz, deixa eu correrr trranquilo porr favorrr.
abrraços.
alemôn 7 x.

alemôn 7 x
alemôn 7 x
Reply to  alemôn 7 x
12 anos atrás

em tempo, essa marrcelim, parrece a marcela com outrra nome.
puxa saco igualzinha as outrras.

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Existe uma diferença básica: Schumacher é gregário, construtivo e planeja a longo prazo. Praticamente foi ele quem transformou a Ferrari em uma equipe competitiva de verdade de novo.
O Alonso é o cara que exige tudo para já, mas que espera que lhe entreguem tudo nas mãos, não sabe planejar e construir, é imediatista e egocêntrico. E com a Ferrari toda “italianada” como está, o melhor que o Massa faz é procurar outros ares. Quem sabe ao lado do Raikkonen na Lotus ou no lugar do Perez na Sauber. Com a primeira, pode até estar arriscado a ter um carro eventualmente competitivo, mas pouco propenso a disputar títulos; com a Sauber, virará um Barrichello rumo à aposentadoria gradual.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

O único que acha que Alonso eh um “novo” Schumacher eh o próprio Fernando… Rsrsrsrsrsrs

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
12 anos atrás

Putz! Mas que cara de ressaca, hein?

JC Simonassi
JC Simonassi
12 anos atrás

FG,
acho que a Ferrari vai ficar por mais um longo período de debatendo … como na década de 80. Cabeças vão rolar e tbém aposto que saem Massa e Domenicali. O Alonso nÀo é o Schumi e não terá a força que teve o alemão. Já já ele vai começar aquela choradeira … e choradeira com crise não combina. Os italianos não vão aguentar … vide Prost 90’s. A única e possível alternativa para os italianos é se pagarem pelo passe de Newey. Este é o único gênio disponível … já que Ross Brawn tá fechado com a Mercedes.

Abraço
Simão

Marcio Haddad
Marcio Haddad
12 anos atrás

Mais um para a minha torcida que era inicialmente para: Massa, e Senna. Torcemos agora também para a nova fase do Grande Prêmio, e complementando sua frase “Vai dar tudo certo” JÁ DEU CERTO!

Cassio
Cassio
12 anos atrás

A Ferrari ta na bota da willhans, tentando ultrapassa-la pra chegar primeiro no fundo do poço!!
E nessa da pra dizer que o Alonso de Fodon kkkk

Rafael V8
Rafael V8
12 anos atrás

Masmasmasmasmasmas… Não vai pingar nada sobre a eleição de Vladimir Putin, e o reflexo desta nos destinos da F1?

Fernando Linhares
12 anos atrás

Tudo de bom com as mudanças Flavio!

Estamos sempre disponíveis para fazer suas pesquisas.

Abc,

Fernando

Fabio Tust
Fabio Tust
12 anos atrás

A parte mais importante do post foi:
“Com o GP da Austrália, começa também uma nova fase do Grande Prêmio, a parte séria da empresa. Estamos finalizando os detalhes de uma importante mudança que será devidamente informada a todos aqui e ali. Vai dar tudo certo.”

Boa sorte Flavio e para a equipe do Grande Premio! Tudo dará certo sim! Vocês merecem!

Sergio Andrade
Sergio Andrade
12 anos atrás

FGomes e leitores,

Independente de quem andará na frente em Melbourne, só lá para sabermos quem estava blefando, escondendo o jogo, ou rapido por ter um carro bem nascido, segue uma tabelinha interssante com os melhores tempos do último teste em Barcelona, e o número de voltas completadas ao longo dos 4 dias; confesso que não me lembro de uma pré temporada, ou mesmo testes como outrora, em que 20 pilotos ficaram dentro de 1.3 secs do mais rápido:

BARCELONA F1 2012 TEST ROUND 2 1-4 MARCH – COMBINED TIMES

Pos Driver Team Best time Total laps
1. Raikkonen Lotus 1:22.030s 164
2. Perez Sauber 1:22.094s +0.064 232
3. Button McLaren 1:22.103s +0.073 108
4. Ricciardo Toro Rosso 1:22.155s +0.125 231
5. Alonso Ferrari 1:22.250s +0.220 240
6. Senna Williams 1:22.296s +0.266 212
7. Hulkenberg Force India 1:22.312s +0.282 134
8. Kobayashi Sauber 1:22.386s +0.356 149
9. Massa Ferrari 1:22.413s +0.383 227
10. Hamilton McLaren 1:22.430s +0.400 180
11. Di Resta Force India 1:22.446s +0.416 206
12. Grosjean Lotus 1:22.614s +0.584 197
13. Kovalainen Caterham 1:22.630s +0.600 168
14. Webber Red Bull 1:22.662s +0.632 172
15. Petrov Caterham 1:22.795s +0.765 224
16. Rosberg Mercedes 1:22.932s +0.902 257
17. Schumacher Mercedes 1:22.939s +0.909 179
18. Vergne Toro Rosso 1:23.126s +1.096 144
19. Maldonado Williams 1 :23.347s +1.317 126
20. Vettel Red Bull 1:23.361s +1.331 108

Boa semana a todos!!!!

Antonio
Antonio
Reply to  Sergio Andrade
12 anos atrás

Vettel em último ? é isso mesmo ?

Abner Gomes
Abner Gomes
Reply to  Antonio
12 anos atrás

teve uma quebra no câmbio, não pode treinar!

Erick Breder
Erick Breder
12 anos atrás

Na boa… realidade mesmo só na Austrália…

Até porque não vi nenhum jornalista de F1 brasileiro fazer uma análise profunda das equipes.

Pessoal é bem tedencioso as vez. No início do ano (assim como ano passado) é um otimismo em relação a Toro Ross, por exemplo, que eu não consigo saber porque. Não que eles estão ruins ou bons, é que pelo que acompanhei dos treinos deles, não consegui ser tão otimista como alguns reporteres.

Tem um site bem interessante na internet, o http://f1tests.co.cc que tem uma espécie de “arquivo” com o histórico dos tempos da pré-temporada.

Vai lá e olha os tempos da Toro Rosso e a quantidade de voltas. Se olhar em barcelona, eles praticamente não fizeram “stints” longos, que seriam ais tais “simulaçõe de corrida”. No tal histórico que falei, em Barcelona, no dia 3 de Março (sábado), que eles fizeram um bom trecho longo, por volta de 14h da tarde, e se você comparar com as outras que estavam na pista no mesmo momento, foram apenas razoáveis.

A Sauber, eu vi uns tempos em trechos longos deles, e parece que estão num ritmo bom realmente.

Mas citei a Toro Rosso, porque vejo muito jornalista aí que fala que “os tempos finais não refletem a realidade” porque muito time “joga pra torcida” (coloca pneu super mácio novo e nada de gasolina e faz o tempo), são os mesmos, que quando veem uma Toro Rosso, por exemplo, em 2º ou 3º numa tabela de tempos, falam que “a Toro Rosso vem forte” (em relação as médias claro).

Mas já vejo esse discurso tem uns 4 anos (quando a Toro Rosso ainda era um time B da Red Bull) e a coisa não se reflete na pista depois. As vezes até começam bem o campeonato, mas não se consolidam nessa posição.

Ano passo terminaram atrás de Force India e Sauber.

Então é muito pessimismo com algumas equipes e muito otimismo não justificado para outras. (Quando pega o caso da Ferrari, o pessimismo é claro). Mas falo pessimismo ou otimismo não justificado, sem análises mais profundas, só por achismo mesmo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Erick Breder
12 anos atrás

Erick,

Bem legal esse site.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Se pré-temporada traduzisse o que vem para o ano, este seria um ano dos mais interessantes de se ver. Ferrari relegada ao pelotão do meio com muito esforço pra se manter aí. Red Bull já não sendo mais a “geladeira mais vendida” e McLaren vendo de perto a asa traseira da Lotus. Mas, não consigo levar testes à serio. Desconfio que Red Bull esteja sim rindo muito às portas fechadas e gargalharão mais ainda já em Melbourne. No caso da Ferrari sim, acredito que erraram feio de novo, mas isso é resultado da má gestão do Domenicali, pra mim, um cara que nunca foi do ramo. Merece um lugar na contabilidade da empresa. De resto, só mesmo quando apagarem os semáforos da largada.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Amigo Flavio,
Como um leitor assiduo do site e dos blogs do Grande Prêmio, desejo sucesso para as novas mudanças que serão anunciadas. A “fidelidade” será mantida a você Flavinho como faço desde 1994 (tempos da Folha)…
Quanto aos treinos, acho que Red Bull e Mclaren mantiveram o mesmo nível do final do ano passado. Acredito que ele irão lugar pela pole e corrida na Austrália.
As incógnitas para mim estão na Ferrari (se irá lutar por vitórias ou vai descer um degrau – como foi no ano passado) bem como Renault e Mercedes (que fizeram bons treinos e não sabemos se irão lutar por pódios). As demais equipes para mim permanecerão nos mesmos estágios do ano passado.
Quanto aos brasileiros, acho infelizmente que será o último ano de Massa na Ferrari (não vai mudar muito em relação a 2011) e acho que o Bruno Senna fará na Williams (em pontos) mais que o Barrica (graças ao novo motor). Tomara que esses meus achismos (principalmente do Massa) estejam errados.
Vettel será o mais novo tricampeão mundial de F1…
Abraços,
Marcelo

Alex Sant'Anna
Alex Sant'Anna
12 anos atrás

Oi Flavio,
A coisa tá tão feia pros lados da Ferrari que o seu amigo “Gola” não ligou para contar nada das testes de inverno? Sempre gostei dos comentários dele…
Abraços, Alex

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Boa sorte com as mudanças que ai vem FG.

Quanto ao Mundial de F1 tenho certeza de apenas uma coisa, antes do meio do ano Domenicali estará sem emprego… E já vai tarde, deveria ter sido defenestrado em 2008. Quanto ao Massa, espero que sobreviva a esta época e só saia no final do ano e vá para a Mercedez (uma possibilidade muito alta). Do jeito que as coisas estão, ficar a Ferrari é um suicídio para a carreira de qualquer piloto, principalmente o segundo piloto. Historicamente isso é uma verdade. Até o Kimi já passou por isso, e olha que o cara já foi campeão. Imagine um Massa que isso ainda não conseguiu?

Manoel
Manoel
12 anos atrás

Flávio, vc sabe s e o site do GP Brasil de F1 2012 já está em atividade? Quero comprar os ingressos mas ainda não estou sabendo de nada. Se o site estiver em atividade vc teria o endereço?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Manoel
12 anos atrás

Manoel,

Desculpa a intromissão, mas o site oficial do GP Brasil está em atividade e vendendo sim os ingressos. http://www.gpbrasil.com/?lang=BR&page=tickets

Abraço.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
12 anos atrás

Tudo indica que o pelotão este ano vai estar mais nivelado e a confirmar-se será ótimo.

Em simulações de qualificação ninguém conseguiu baixar de 1.22.0 em Barcelona e houve muita gente a fazer tempos bastante idênticos. Raikkonen foi o mais rápido mas Button em McLaren e Perez no Sauber rodaram num tempo praticamente igual. Alonso e Senna levaram o Ferrari e o Williams a excelentes tempos, na casa de 1.22.2, portanto a menos de três décimos do tempo do Kimi no Lotus. O Williams parece estar ao nível dos Ferrari, pelo menos em ritmo de qualificação, e isso é reforçado pelo tempo de Maldonado na semana passada, na casa de 1.22.3. Não sabemos a quantidade de gasolina de cada um quando fizeram as simulações de qualificação com pneus macios e supermacios (compostos que este ano apresentam um nível muito semelhante), mas creio que o lógico no último dia antes do primeiro GP é fazer o que é normal fazer-se numa sessão de qualificação a sério. Foi isso que fez a Williams e espero que as outras equipas também o tenham feito.

Será que em Melbourne veremos 10 equipas a lutar no mesmo segundo? Sim, a Caterham já parece estar ao nível das rivais do pelotão intermediário (e agora até têm dois pilotos motivados e competitivos, ao contrário do ano passado), pelo que apenas os carros da Marussia e da HRT vão destoar bastante do resto do pelotão. Seria bom que tivessemos 10 equipas agrupadas no máximo em 1,5 a 2 segundos durante boa parte do ano, tal como aconteceu em 2009 com as 9 equipas existentes na altura.

Abner Gomes
Abner Gomes
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Fernando, acompanhei os testes pelo site autosport.
Os tempos de Kimi e Perez foram com combustivel para uma volta lançada, já Alonso e B.Senna foram com combustivel para 3 voltas lançadas ( tempos alcançados na 2° volta lançada), Todos usando pneus supermacios.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Abner Gomes
12 anos atrás

Sendo assim parece ainda mais prometedor para a Williams e a Ferrari também não estará assim tão mal. Agora também depende de como as equipas conseguirem encontrar os melhores compromissos até à primeira prova, com base nos dados obtidos nos testes.

Samuel Cunha
Samuel Cunha
12 anos atrás

Eu acho que o Kimi vai fazer bonito esse ano e a Lotus tem uma boa estrutura e vontade de vencer então acho que chegou a hora deles fazer um bom campeoneto junto com o Kimi mas a taça acho que já é demais ( mas devem fazer um bom campeonato ), eu acho que esse ano vai dar Maclaren com Button …
E espero que o Bruno faça bonito esse ano.
the end.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Em Melbourne volta tudo ao normal. A pole sendo disputada pela McLaren e Red Bull. E na corrida a coisa fica entre os mesmos (Alonso não vai aguentar e vai metera boca no trobone e chorara rios de lágrimas crocodilentas que inundarão meia Austrália).
Se a Marussia terminar o ano tá no lucro.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Posso estar errado, mas pelo que fiquei sabendo foi R.Brawn quem convenceu Schumacher a ir para a Ferrari, Byrne foi junto como “cereja do bolo”. No ano de 1994 a Benetton estava com a imagem meio “arranhada”, por suspeitas de usar controle de tração(Mclaren e Williams também estavam sendo acusadas, mas por outros motivos), mas a Benetton nunca foi punida por isso(era tudo que os cartolas ingleses da FIA queriam para favorecer D.Hill, por tabela, também impediriam o primeiro título alemão na F1). Depois veio o caso da prancha irregular no carro de Schumacher no GP da Bélgica, fora o caso do filtro no carro de Verstappen no GP da Alemanha. Schumacher era disparado o melhor piloto do ano, nem com as sacanagem da FIA(GP Inglaterra), conseguiram impedir o alemão de liderar a tabela, mas Schummy estava de saco cheio de tantas acusações e ameaçou sair da Benetton ao final do ano, o problema era pagar a milionária multa! No meio de tanta confusão o alemão resolveu mudar seu contrato que valia até 95, se ele fosse Bicampeão, poderia ter passe livre pra sair da equipe.

Era a chance do visionário R.Brawn que pelo jeito, já conversava com Todt da Ferrari, durante a temporada de 95 Brawn conversou com Schumacher para se transferir para a Ferrari, o alemão nas primeiras conversas se recusou. Dizia que tinha ajudado a formar um baita time em 94/95, com boas chances de ser tricampeão em 96.
R.Brawn alertou que se tirasse a Ferrari da fila de títulos, o valor histórico seria extremamente maior que vencer mais títulos pela Benetton.

Conseguindo bons resultados e convencendo a Ferrari, as cifras em dólares subiria aos céus(o salário do alemão pulou de US$ 25 milhões em 96 para US$ 45 milhões em 1997, já com vários títulos na mão, Schumacher chegou a ganhar € 80 milhões por ano). Tirar a Ferrari da fila era tarefa desafiadora, pois, nem Mansell ou Prost conseguiram, mas Schumacher topou a idéia e o trio Brawn-Schumacher-Byrne se transferiram para a Ferrari. Quem ficou roxo de raiva foi Briatore, ele ficou praticamente sem nada na equipe(paciência, Schumacher cumpriu todo seu contrato até 95), para 1996 a Benetton só tinha o carro campeão de 1995. Desesperado, Briatore contrata Alesi e Berger para 1996, o italiano tem um “grande” idéia, manda Berger testar o carro com todos os acertos feitos pelo alemão(era a tentativa de fazer Berger andar no mesmo ritmo de Schumacher), não deu certo, depois de algumas voltas Berger para no boxes e dispara:

“Pode mudar todo acerto do carro, o jeito dele(Schumacher) pilotar é muito louco, pode mudar tudo”.

Sem o trio genial Brawn-Schumacher-Byrne sumiram os patrocinadores, a Benetton nunca mais foi a mesma! Brawn e Byrne usaram o mesmo conceito bico-alto + os segredos do assoalho do carro campeão de 95 no carro Ferrari para 96(todo mundo copiou esse conceito criado por eles na Benetton em 1991, mas os anos de 92/93 foram de vários ajustes). O problema foi que, o carro Ferrari sempre foi complicado de ser ajustado, por isso ficou anos na fila(notem que Alonso já admitiu que é zica desenvolver o carro italiano). Os anos de 96/97/98 foram difíceis, mas nem tanto. Schumacher fez a diferença vencendo várias corridas com carro inferior diante das fortíssimas Williams em 96/97 e Mclaren de 98. Schumacher disputou até os títulos de 97/98, o sucesso estava perto e crise na Ferrari, nem sombra existia.

Em 99 Ferrari e Mclaren se equivaliam em desempenho, mas uma perna quebrada adiou o sonho do alemão(Irvine com chance de ouro pra ser campeão, fez o mesmo que Rubens em 09, desperdiçou a chance. Schumacher ainda entregou uma vitória ao irlandês, nada adiantou).

Em 2000 na decisão da “nega” pelo tricampeonato entre Hakkinen e Schumacher, a temporada foi equilibrada, na reta final o alemão se impôs e conquistou o valioso título.

Era o fim da maldição que tanto assombrou a Ferrari, o resto foi consequência de todo trabalho desde 1996, ou seja, o carro campeão de 2000 era evolução dos carros anteriores(poucos perceberam, Rubinho só conceguiu vencer a primeira corrida na F1, depois que pegou o carro-vencedor do Schumacher “emprestado”). E quando a Ferrari caiu tecnicamente por causa da mudança de regulamento(a FIA fez isso duas vezes pra ferrar o alemão, aconteceu em 03 e 05). Pouco adiantou, em 03 Schumacher foi campeão contra um regulamento feito exclusivamente contra ele. Em 05 o carro começou muito ruim, enfim a FIA triunfou temporariamente…

Os cartolas ingleses foram um rival duro na vida de Schumacher, poucos perceberam…

Dessa vez o carro era mesmo ruim, Schumacher não abandonou o barco trabalhou tudo de novo e voltou a disputar o título já em 06, o alemão não foi campeão, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, levantou a equipe pela terceira vez(96/03/06), vencendo 7 corridas. E dessa vez, sem o Rubinho na equipe provando que era ele quem fazia toda diferença. A Ferrari estava novamente pronta pra brigar pelo título de pilotos em 07, e se o alemão fica na F1 em 07 ele seria o campeão e não Raikkonen, dando ainda, o troco em cima de Alonso!
Se Kimi foi campeão em 07, muito é graças ao trabalho de Schumacher entre 05/06…

“Ahhhhhhhhh, mas o Schumacher é feio, jogou o carro em cima de Hill no GP da Austrália”

E fez muito bem, a guerra em 1994 passou a ser entre Inglaterra x Alemanha(pachecada inglesa da FIA X Schumacher). O alemão que de bobo não tem nada, esperou a última corrida para dar o “troco”, da mesma forma como aconteceu com Prost em 89 e Senna 90.

Prost se achou no direito de jogar o carro porque estava “mordido” com a atitude de Senna no GP de Imola 89. Senna resolveu jogar o carro em 90, porque achou que foi roubado no GP do Japão em 89.

Não existe “santinhos” na F1, se cada um jogou o carro em cima, pelo bem ou pelo mal, cada um teve seu motivo!

Hilário é o Prost não querer ver o filme do Senna no cinema, mas será que só ele foi vilão nos anos 80? E olha que Prost sempre teve ficha limpa na F1, jogo sujo dele, só me lembro nesse GP do JPN 89. Quem não era bem visto pelos pilotos nessa época era justamente o Senna. E a lista de críticos do brasileiro dentro e fora da pista, foi grande: De Angelis, Warwick, Mansell, Keke Rosberg, Piquet, Prost, Irvine, fiscais de pista, jornalistas, cartolagem da FIA, mídia inglesa…

A gente olha a simpatia do Vettel com todos, até se espanta, já aconteceu de tudo na F1!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

como sempre está com a razão.Belo texto.

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Nelson
12 anos atrás

E você sempre muito puxinha do Marcelo Schumacher. Sei não, filhote! Sei não….
E se ficou ofendido, agora pouco eu lí um post seu, chamando uns caras que falavam de um livro uns dias atrás de boiolas. Os caras falavam bem do Ayrton Senna e você não gostou. Então se liga, chucrute!

Nelson
Nelson
Reply to  Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
12 anos atrás

Sinto muito,mas não chamei ninguem de boiola.Está muito mal informado ou a resposta saiu no lugar errado.

enko
enko
Reply to  Nelson
12 anos atrás

marceloi msa e nelson, voces não leram asa cartas do alemôn 7x para voces?

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Tô me referindo à você sim! E não é má informação, vai lá no post Senna X Schumacher e lê os comments. Não sou advogado e nem procurador de ninguém, mas da mesma forma que você, sentí vontade de me intrometer onde não fui chamado.

alemôn 7 x
alemôn 7 x
Reply to  Nelson
12 anos atrás

caro nelson, em outro post voce disse um monte de coisas, tais como quasndo eu assisti a minha primeira corrida, (1972), voce já estava cansado de correr, e eu juntamente com alguns blogueiros perguntamos do que voce correu, em que época.
até agora não, obtivemos respostas e estamos curiosos aguardando que o sr se manifeste.
obrigado
enko e outros.

alemôn 7 x
alemôn 7 x
Reply to  alemôn 7 x
12 anos atrás

correção, eu, o enko e outros blogueiros aguardamos suas manifestações.

Pereira
Pereira
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Marcelo, não exagere. Assim como Rubinho não foi um brasileirinho contro o mundo todo, Schumacher não foi um alemãozinho contra o mundo todo (ou como você diz, os ingleses).
Boa parte das vezes as mudanças das regras são feitas para trazer de volta a competitividade. Se os ingleses da FIA fossem tão tendenciosos, porquê teriam proibido a suspensão ativa em 1994? Qual equipe foi mais penalizada? A inglesa Williams.
Quanto a Schumacher, Coulthard deu uma boa decrição dele: “Um piloto que anda no limite da legalidade”. Se for em cima da linha, tudo bem. Mas pelo que me lembre, ele foi o piloto que mais vezes foi condenado publicamente pelas suas ações. Um piloto excepcional, sem dúvida. Mas como disse antes, com mais manchas.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Pereira
12 anos atrás

Tem a galera do Brasil-sil-sil e a galera do Schuma-ma-ma-cher sempre inventando dezenas de conspirações para tentar se sobresair na eterna disputa de quem seria o melhor de todos.

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Prost era apadrinhado do nazista Balestre ( tinha foto do piloto no escritório e tudo ). Schumacher Tião Gavião, apesar de bom piloto como tantos outros, contou com algumas “bênçãos”, como motor exclusivo de válvulas pneumáticas, o Ford série VII em 93, “ajudinhas ilegais” aqui e acolá, como um carrinho “ligeiramente irregular” em 94, duas tentativas de homicídio contra o Hill e contra o Alesi sem consequências punitivas em 95. Só reconheço como legítimos os títulos de 2000 à 2004 conquistados com a Ferrari da qual nunca pairaram dúvidas acerca de alguma ilegalidade em seus projetos, embora fosse covardemente protegido via contrato, tendo direito inclusive à privada mais limpa nos boxes da Rossa. E olha, não tem “pachecada inglesa” não! Pacheco só é brasileiro.

Paulo Z
Paulo Z
12 anos atrás

O GP vai assinar com um grande portal da internet…..será???

Paulo Z
Paulo Z
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Vdd…rs…comi bronha!

ferdinandes
ferdinandes
12 anos atrás

Vem aí mais um ano de desculpas do Massa e de lamentações na imprensa especializada brazuca…

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  ferdinandes
12 anos atrás

Então tá na hora de deixar o país, né “hermano”?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
12 anos atrás

Flavio, estou com saudades do Gola Profonda (é isso?). Acho que esse ano ele poderia ressuscitar.

Caiate
Caiate
12 anos atrás

Boa noite, Flávio!

Que tal atualizar o calendário da F1 2012? ;)

Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Sou Pacheco, mexe e vê se aguenta!!!
Reply to  Caiate
12 anos atrás

Caiate,

Com o intuito de te ajudar, segue calendário da F1 2012:
Começa dia 18/03 e acaba dia 25/11.

Sempre à disposição.

Elson Aquino
12 anos atrás

Sinceramente, sobre os treinos, acho que tem gente blefando ai.
Quanto as mudanças do GP, espero que continuem com mesmo nível. Sempre acompanho o bom trabalho de vocês. Sucesso!

Elson Aquino