ESQUISITICES

SÃO PAULO (e pur si muove!) – Um monte de gente me mandou hoje a notícia de que aquele tal de DeltaWing, dos mais estranhos chassis apresentados à Indy dois anos atrás para a fornada de 2012, e que acabou não sendo escolhido, vai correr em Le Mans. Uau. Motor Nissan 1.6 turbo, com 300 hp. Mas como pesa 500 kg, gasta pouco e come menos pneu, pode ser interessante para uma prova de 24 horas. A Nissan está colocando uma grana no projeto. Marino Franchitti, irmão mais novo de Dario, testou a barata nas últimas semanas nos EUA — tem o vídeo on-board aí em cima, umas fotos aqui e outras imagens aqui, com outro piloto, em Sebring.

O bicho é bem esquisito. Nas fotos da apresentação, em Londres, ele tem até faróis nos paralamas traseiros. Numa olhada preliminar, a impressão é de que não é possível fazer uma curva na Imigrantes com ele, tão reduzida é a bitola dianteira. Mas os pneus têm 10 cm de largura e, segundo o Franchitti Jr., faz curva, sim. E bem.

O futuro chegou, diria alguém.

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A.B.
A.B.
12 anos atrás

Eu acho engraçado que nós sempre reclamamos da mesmice que anda o automobilismo mas, quando aparece alguém querendo fazer alguma coisa diferente, é automaticamente execrado.

É impressionante a quantidade de especialistas aqui dizendo que “essa coisa ridicula” não vai dar certo.

Se os construtores desse carro, que certamente têm curriculos invejáveis, ouvissem os especialistas que comentam neste blog, não iriam gastar tanto tempo e dinheiro no projeto e não passariam pela vergonha que está por vir, já vislumbrada nossos colegas mães-dinahs.

E, somesse a isso, o Carlos Ghosn, que não dá nem bom dia de mão aberta, permitir que a Nissan gaste dinheiro com isso.

Não importa que há uma dezena de engenheiros especializados no projeto. Nossos colegas já sentenciaram que o carro não faz curva, não ataca as zebras e vai voar na reta Mulsanne!

Bem, eu que sou um bobo que acredita e admira quem gosta de buscar novas formas de fazer as coisas, vou torcer que dê certo.

Eu, que sou bobo, realmente acredito que o carro que tem metade do peso, gasta metade do combustivel e tem uma velocidade final semelhante aos outros carros, pode não ganhar, mas vai surpreender e fazer com que o pessoal da Indy que teve medo de adotar o carro pelo desenho incomum, sinta um grande arrependimento.

Paulo Tohmé
12 anos atrás

Dedo do Divila, que prestou assessoria técnica. Mas se essa porra receber um totó….baubau.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Santissima Madonna di Campiglio! O que é isto?

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Praticamente o motor do March com turbo e injeção direta…. pelo ronco, nem as altas rotações de um VTEC ele atinge…. achei interessante, deve ter um custo baixo, isso ai.

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

Três pontos de apoio geram mais estabilidade que quatro. Uma banqueta ou mesa com três pés jamais ficam “mancas”.
Baseado nessa teoria, dos três apoios, talvez essa “bagaça” grude no chão mais que chiclete, ainda mais se a distribuição de peso estiver bem equacionada (provevelmente está). Triciclos bem projetados são super estáveis.
É esperar Le Mans para ver! …. Motor a Nissan tem e, se ainda for econômico, não sei não ….

Gastão
Gastão
12 anos atrás

SE FUNCIONAR, VAI SER UMA REVOLUÇÃO AQUI ESTÁ OUTRO VIDEO

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DlLZ3d-X8aY

Silvio Silva
Silvio Silva
12 anos atrás

Só o Batman para andar nessa trapizonga, sim, se o “batmóvel” apresentar qualquer problema de instabilidade no ataque as zebras de Le Mans, ele tem o cinto de utilidade para pular fora. Iria ser um barato ver o “batmóvel” em Monte Carlo. Teria que manobrar umas três vezes para fazer o Harpin do Grand Hotel. Iria fazer uma fila danada, tipo estacionamento.

Silvio Silva
Silvio Silva
Reply to  Silvio Silva
12 anos atrás

Esqueci de dizer, tem até lugar para o Robin. Salvem-se quem puder!!! Misericórdia. Mais se a Nissan entrou nessa, que sou eu para duvidar.

Cláudio Gonçalves
Cláudio Gonçalves
12 anos atrás

É o próprio Batmóvel.
Abraços.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
12 anos atrás

Iniciativas novas são sempre bem-vindas, e toda novidade demanda tempo para se acostumar, pode ser até que dê certo. O que faria John Barnard arrancar os cabelos fio por fio.

Mas, será que é seguro? Obviamente os retrovisores que não tem nessa versão serão colocados na versão final. Engraçado também são as soluções da Nissan pra transformar o monoposto em um quase protótipo. Não sei como o ACO aceitou.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Luiz Ronaldo
12 anos atrás

John Barnard? huahuauhaha

Quis dizer Randy Bernard

Léo Engelmann
Léo Engelmann
12 anos atrás

Na casa da minha mãe tem uns livros antigos ( segunda metade da década de 1960, senão menos ) que mostra como seriam os carros do futuro. Os desenhos não são diferentes desses Delta Wing.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

O Erick Comas falou muito bem do carro e ele tem bastante experiência.

Ricardo R. Divila
Ricardo R. Divila
12 anos atrás

RsRsRs….com este brinquedo estou realmente me divertindo, ainda mais com o coro dos “especialistas” engenheiros de segunda feira….pois eh macacada, estive envolvido no projeto desde o inicio da conversao para um prototipo endurance, e posso dizer que vira muito bem, atinge 3.4G de acceleracao lateral e 315kph com 300 cavalos. Temos que correr com o carro “hors concours” , pois nao se enquadra em nenhuma categoria vigente, o unico bemol e que tem tanta tecnologia inovativa que vai ser dificil fazer um carro fiavel para 24 horas. Uma excelente aventura tecnologica e agradeco a Nissan de me ter convidado a ela.

Se conseguir trazer um brasileiro para o posto vago que temos de piloto ficarei mais contente ainda

Abracos

Diogo
Diogo
Reply to  Ricardo R. Divila
12 anos atrás

Opa! Tem a mão do Divila! Agora boto fé.

O projeto, quando foi apresentado para a Indy, me parecia um devaneio. Vendo o carro na pista, passei a dar credibilidade. O maior risco, devido a falta de aerofólios, deve ser na reta Hunaudières, onde as Mercedes CLK-GTR decolaram em 1998 por terem perdido os aerofólios.

Sergio Villarim
Sergio Villarim
Reply to  Ricardo R. Divila
12 anos atrás

Divila, confesso que até ler o seu comentario aí encima, eu estava seriamente desconfiado da sanidade mental desses caras. Mas se você está envolvido, a coisa muda de figura, vejo que é sério mesmo. Cara, 3,4G com mais de 300 km/h em um motor 1.6 de 4 cilindros???? Isso é uma senhora macchina!!!!!! Por favor, mantenha-nos informado dos progressos do projeto!!!

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
12 anos atrás

Para mim,

Chi Reinventaram a roda rsrsrsrr

Meu avô chamaria este treco de Belo antonio.. bonito mas não anda..

Este bólido mais parece aquelas traquitanas que vivem pelejando records de velocidade no deserto de sal de Bonneville.

Este aí não vira pagode em circuitos travados mistos Indy nem fodendo..

E nos ovais com estes “pneuzinhos” dianteiros, sei não.. o carro já parece um caixão de defunto.. é só dar a extrema unção para o maluco que se meter a besta em indianápolis com esta trapizonga e deixar o cidadão se matar..

A julgar o circuitinho estilo aeroporto de onibus espacial onde o teste foi feito..

e com se diz no MYTHBUSTERS

Não vira.. MITO DETONADO

Fuiiiiiii

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  Burn baby Burn..
12 anos atrás

em tempo.. e claro para não desmerecer os projetistas e tecnicos.. que sabe se com uns rodões e um motorzão de “responsa” ele não vira bem em corridas de dragsters.

.Minha opinião pessoal claro

cambio e desligo.

Vecchio
Vecchio
12 anos atrás

Sem aerofólios tanto dianteiros como traseiros, sei não…

Williams
Williams
Reply to  Vecchio
12 anos atrás

cara, esse carro é um aerofólio munido de rodas e motor

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Vecchio
12 anos atrás

Leia o texto em inglês que você vai entender… Ele utiliza o conceito de efeito solo. Vou torcer muito por ele!

luiz carlos
luiz carlos
12 anos atrás

Mais ou menos como pilotar um velocípede!!!!

Sanzio
12 anos atrás

Faróis? Como fica o Galvão agora com aquela “carro de F1 (Indy, no caso) não tem farol!”?

José
José
Reply to  Sanzio
12 anos atrás

esse carro é pra Le Mans, lá as corridas são longas precisa de farol.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  José
12 anos atrás

Mas ele foi idealizado pra Indy, logo, em tese é um monoposto.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
12 anos atrás

Evolução do carro do Peter Perfeito.

Alex U.
Alex U.
12 anos atrás

O bico não tem nada de especial para segurar o carro, pelo menos não vejo na foto

sandro
sandro
12 anos atrás

Interessante que em um carro conceito ou projetado para ser revolucionário mas que não usa cambio borboleta, estranho não acham?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  sandro
12 anos atrás

Pois é… câmbio de alavanca… Mui moderno!

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  sandro
12 anos atrás

Ui, carro de corrida tem que ter câmbio borboleta! Noffa!

Macario
Macario
12 anos atrás

Não vi nenhum retrovisor e pela posição do piloto fica difícil para ele calcular onde consegue passar, uma vez que a traseira é muito mais larga.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Macario
12 anos atrás

De fato a versão que o Franchitti testou não tem retrovisores.

Macario
Macario
Reply to  Luiz Ronaldo
12 anos atrás

O fato é que em corrida de endurance há muito tráfego, com diferentes categorias correndo juntas. O cara precisa ter muita certeza que tem espaço suficiente para passar.A dianteira fina não dá esta referência

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Seria viagem minha ou com esse carro o piloto só conseguiria atacar as zebras com as rodas traseiras ? Dependendo da pista, se tangenciá-las com as dianteiras também, as traseiras certamente já estarão na grama do lado interno, e o assoalho arrastando no ponto mais alto da zebra…
Fica difícil também imaginar que a pequena seção inclinada e levemente côncava da dianteira seja o suficiente para gerar o downforce necessário para esse treco não decolar na onduladíssima Mulsanne…
Bom, como não sou engenheiro, prefiro acreditar que o pessoal da Delta Wing saiba o que estão fazendo.

cruz
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

Certamente só funciona se ele tem dutos por baixo pra geral pressão como nos F1.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  cruz
12 anos atrás

O que é muito provável. Mas o que assombra é, como o Danilo disse, a discrepância da distância entre as rodas dianteiras pras traseiras. O piloto vai precisar muita paciência pra não enfiar a frente numa brecha em que a traseira não passe.

Muller
Muller
Reply to  Luiz Ronaldo
12 anos atrás

Novas técnicas de pilotagem. Mas como era nos anos 80 com os “efeito-solo” na f-1, a sensação deve ser de “andar sobre trilhos”. Vai ser interessante.

Talles Almeida
Talles Almeida
12 anos atrás

Esse carro não monta numa zebra nem a pau. Em Le Mans naquela ondulação onde todo ano um capota feio, ele decola para entrar em órbita. Tem que ser muito xarope para acelerar num carro desses

Helton Fernandes
Helton Fernandes
12 anos atrás

Sintam o cheiro de tragédia no ar…

Paulo Emilio
Paulo Emilio
12 anos atrás

Esquisito com certeza ! Mas talvez seja o futuro ! De qualquer forma é 100 vezes mais bonito que os F1 atuais, em que nada se salva !

Guilherme Zimermann
Guilherme Zimermann
12 anos atrás

Olá Flavio,tudo bem?Carro esquisito pra dedéu!Éo seguinte Flavio,gostaria de perguntar e deve ser uma dúvida de outros blogueiros.O Speed Channel tá fora do ar? Hoje até o meio dia ele estava tocando a programação normal do Speed na SKY,canal 28.aí entrou a programação do Foxsports e agora até no site da SKY esta lá no canal 28 não mais o Speed e sim o Foxsports.Perdemos o Speed? Um abraço (ah,em breve te mando as fotos de uma lambreta aqui de Palmas – PR)

Talles Almeida
Talles Almeida
Reply to  Guilherme Zimermann
12 anos atrás

Sim, o Speed já era.
Na SKY, assim como deve ser na NET a fox sports não entra no pacote básico e ainda arrebenta com o único canal de automobilismo.

Felipe
Felipe
Reply to  Guilherme Zimermann
12 anos atrás

Na Net ainda está o Speed…

Felipe Silva
Felipe Silva
12 anos atrás

parece que o batman investiu na na lemans, rsrs, bastante semelhante com o carro do marcego!!!!!

Helton Fernandes
Helton Fernandes
Reply to  Felipe Silva
12 anos atrás

Bruce Wayne é o cara.

Renato Soares
Renato Soares
Reply to  Felipe Silva
12 anos atrás

Pensei no Batmóvel também, e achei bem legal !!

Felipe Goltz
Felipe Goltz
Reply to  Renato Soares
12 anos atrás

Idem

Alexandre
Alexandre
Reply to  Felipe Silva
12 anos atrás

Realmente, é a primeira coisa que me veio à cabeça. Só falta o piloto usar capa, agora. :)

Williams
Williams
Reply to  Felipe Silva
12 anos atrás

e agora ele colocou assento para o Robin! Quero ver quem ganha deles na LeMans! Pow! Soc!

Flavio Mascarenhas
Flavio Mascarenhas
12 anos atrás

Visto de cima ele se parece com o avião Lockheed SR-71 Blackbird.

Andre Decourt
Reply to  Flavio Mascarenhas
12 anos atrás

Perfeita analogia !

Dú
12 anos atrás

Vai ser interessante ver atacando a zebra na curva.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
Reply to 
12 anos atrás

Vai sim.
Decola na Mulsanne e aterrissa em OSASCO!

Dú
Reply to  Rodrigo Lombardi
12 anos atrás

Sei não…Depois do Dívila ter contado da parada, é coisa de gente grande. Viu das 3 trocas e tanque de 40 litros? Coeficiente aerodinamico menos da metade de um LMP? E a maior, de terem limitado o tempo de volta, pra nao fazer muita sombra aos LMPs.