G PRA LÁ, T PRA CÁ

SÃO PAULO (meio confuso) – O campeonato de supercarros que nasceu como GT3 alguns anos atrás e evoluiu até passar a se chamar GTBR rachou. Não sei se vocês estão acompanhando, mas neste ano ele foi desmembrado em dois. O promotor, banqueiro e piloto Antonio Hermann voltou à cena via SRO Latin America e vai promover o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. O calendário foi divulgado hoje. Ontem, a empresa Auto+ anunciou a criação da Top Series, um campeonato mais curto com provas de endurance e muitos dos carros e equipes que participavam da GTBR. Há até uma divisão dos carros entre “Velozes” e “Furiosos”. Putz. A prova mais atraente será preliminar da etapa paulistana da Indy, no Anhembi.

Muito dessa movimentação tem a ver com o fato de a cervejaria Petrópolis, dona da marca Itaipava, retirar boa parte do investimento que fazia no automobilismo VIP nacional. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos para ver quem vai ficar onde. Alguns times e pilotos, pelo que andei escutando aqui e ali, vão participar das duas.

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Aline Mattheis
Aline Mattheis
11 anos atrás

Sinto muito, mas o problema e a falta de informacao do brasileiro. Amam especular, escrever sem propriedade no assunto. Poucos comentarios que li posso considerar.
Na GT BR , nao existem pilotos sem experiencia. Que tal lerem o regulamento???
Meu pai tem uma Equipe digna, e seus pilotos competem em 4 categorias diferentes, e o trabalho e arduo, existe uniao, paz… E estamos colhendo as flores que cultivamos.
Estamos indo muito bem , Gracas a Deus!
O Flavio Gomes conhece a indole e batalha do meu pai nesses 40 anos de automobilismo.
Por favor, nao usem esse espaco para denegrir a imagem de um ser humano q muito fez e faz pelo nosso amado automobilismo !

roberto mazza jr
roberto mazza jr
11 anos atrás

pago pra ver que esse campeonato da GT nao vai durar 1 ano!
o Hermann ta fazendo o campeonato para as BMW da equipe dele ganhar.
Aí os pilotos vão ficar putos e nao vao gastar pra andar em uma categoria que ja tá definida. vai voltar a ser o que era antes… 6 carros no grid.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Espero que a coisa toda se acerte, pois a Itaipava GT Brasil era a única categoria de turismo nacional decente. Deveriam é extinguir a Stock Crash Brasil, com aqueles carros horrendos.

Fabiano Sanchez
Fabiano Sanchez
11 anos atrás

SENHORES,

ASSINEM A PETIÇÃO PARA O RETORNO DO CANAL SPEED, PRECISAMOS MOSTRAR NOSSA INSATISFAÇÃO.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22808

AJUDEM A DIVULGAR, POR FAVOR!!

Marcão
Marcão
11 anos atrás

Conheço a GT3 GTBR desde o primeiro contato desses carros no Brasil.
Foi em interlagos, num dos treinos da FASP. Ficaram andando por uma hora exatas…
Todos eles andaram pra fazer os cheks em seus equipamentos, tomar conhecimento dos problemas com combustivel, pneus, freios etc….
Vi também o Porsche do Hermamm que chegou ao país um dia antes desse treino, carrão, temos fotos dele ainda não preparado para o nosso combustível, deixava enormes labaredas a cada redução de marchas…
Depois resolveram tudo e nas suas ultimas voltas andava redondão e rápido pra caramba..
Ai veia a corrida de inauguração da categoria, grandes pilotos dentro dela, Emerson Fitipaldi um deles, outro o Wilsão, depois de algum tempo essa categoria nos mostrou o Ford GT que seria pilotado pelo Piquet, pena que não correu..
Mas por dizerem que essa categoria é só pra endinheirados e coisa e tal, lembrem dos nomes citados logo acima…
Claro que pra manter esse produtos em condições de corrida deve-se gastar um bom dindim… Se eles podem, que o façam, se eu tivesse condições certamente estaria lá.
Quem trouxe a GT?
Quem trouxe a LeMans nas mil milhas?
Quem trouxe os Salims?
Que correu de tudo na Europa?
Foi o Sr. Antonio Hermann!
Ele junto com os nomes de Emersom Fitipaldi, o Monte, o Piquet , tivemos o nome do Sr. Hermamm com possíveis sucessores na presidencia da CBA.. Infelismente logo recusado por ele…
Seria bom respeitar quem gastou uma baba pra trazer esses e outros eventos para o Brasil, e pelo que ficamos sabendo nem deu tanto lucro assim..
A única que se deu bem mesmo foi a GT3….Tomara que continue assim. Faço votos e torço muito pra ver carros de verdade nas pistas Brasileiras…
E, que essa categoria a GT3 é homologada igualzinha no mundo todo, quer dizer se uma equipe quizer correr na europa é só levar tudo pra la e se inscrever e correr…Afinal a equalização feita aqui no Brasil e em interlagos eusada como parametro para todos os carros no mundo…
Querem mais???
Então vejam a matéria abaixo!!!

terça-feira, 27 de março de 2012
Bicampeão da GT3 dividirá temporada entre o Brasil e a Europa
Matheus Stumpf disputará a IBERGT ao lado do português Rui Lapa

O bicampeão do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, pela categoria GT3, ao lado de Valdeno Brino, Matheus Stumpf, terá uma jornada de trabalho dupla em 2012. Paralelamente a competição nacional, Stumpf disputará a IBERGT, torneio europeu com seis etapas, sendo uma em Portugal e cinco na Espanha, ao lado do português Rui Lapa em um Ford GT na categoria GTS. Além disso, o gaúcho disputará a tradicional 24hs de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Com a confirmação da realização do seu sonho de competir no automobilismo europeu, Matheus fala sobre como foi a negociação para que esta oportunidade se concretizasse. “No meio do ano passado eu conheci o português Rui Lapa e conversamos sobre como ele tinha um sonho de correr aqui e eu lá. Assim, negociamos para que isso acontecesse de verdade”, diz o gaúcho.

“Ele conseguiu vir ano passado, disputou a primeira etapa da GT Premium com um Dodge Viper Competítion Coupé e venceu a prova. Após o seu retorno à europa, ele me ligou e propoz fazermos o campeonato ibérico de GT e fechamos esta oportunidade”, explica Matheus. Agora, com este novo objetivo em mente, Stumpf explica como está se preparando para a oportunidade.

“Eu não estou acostumado com endurance, vai ser algo novo e para isso estou trabalhando forte para estar o mais bem preparado fisicamente e mentalmente possível. Aqui no Brasil, costumo disputar corridas com 50 minutos de duração, lá serão duas horas seguidas ao volante, então tenho que melhorar ainda mais para aguentar todo este esforço”, declara.

Competindo nos dois últimos anos com um Ford GT no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, Stumpf espera ajudar sua equipe, a Rodrive, a trabalhar com este novo carro. “Esta será a primeira vez que eles trabalham com este carro, então vou poder ajudá-los no desenvolvimento do equipamento e acredito que estaremos bem competitivos”.

“Será um ano longo, com grandes provas tanto aqui quanto na europa, por isso darei o meu melhor e não vejo a hora de tudo começar”, encerra Matheus Stumpf, piloto já confirmado no BMW Team Brasil no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo em 2012. A IBERGT é composta de seis etapas começando nos dias 28 e 29 de abril no Circuito do Algarve, em Portugal.

Calendário IBERGT 2012:

Algarve (Portugal) – 28 e 29 de Abril
Jarama (Espanha) – 19 e 20 de Maio
Motorland (Espanha) – 16 e 17 de Junho
Valência (Espanha) – 15 e 16 de Setembro
Jerez (Espanha) – 13 e 14 de Outubro
Montmeló (Espanha) – 3 e 4 de Novembro
_________________________________________________
Fonte:VelocidadeSul
Fonte Imagem: Fernanda Freixosa

Edgar Viana
Edgar Viana
11 anos atrás

Resumindo as duas vão virar em nada…

alberto
alberto
11 anos atrás

O hermann é um cara experiente, já correu em LM, e um monte de categorias. Acho que se ele conseguir se aliar às pessoas e empresas certas, a coisa anda.

alberto
alberto
11 anos atrás

A FERRARI DEU UM PRESENTINHO PRO ALONSO, MAS NÃO ESQUECEU O MASSA

Após a inesperada vitória de Fernando Alonso no GP da Malásia, com um desempenho excepcional do espanhol na pista, a Ferrari resolveu presentear seu piloto na volta à fábrica em Maranello, na Itália. A equipe vermelha entregou ao bicampeão da Fórmula 1 um exemplar de seu novo Ferrari FF, que conta com motor V12 e tração nas quatro rodas (4×4). Um belo prêmio dadas as dificuldades com o F2012 neste ano.
A Ferrari FF é mais um dos carros que Alonso ganhou desde que chegou à equipe italiana. Ele já tem em sua garagem alguns carros de sonho, como uma 458 Italia customizada, um Maserati GranTourismo Convertible, um Fiat Abarth 695 Tributo Ferrari e uma edição especial do Jeep Grand Cherokee SRT8.
Líder do campeonato, Alonso também esteve em Maranello para conversar com o presidente Luca di Montezemolo. Além disso, ele aproveitou para usar a academia da fábrica e passar algum tempo treinando no simulador da Ferrari, já pensando no GP da China, próxima corrida do Mundial, no dia 15 de abril.

Mas a Ferrari não se esqueceu de Felipe Massa… Deu à ele uma Fiorino, novinha, branca, com o potente motor 1.4 Flex, pra ele entregar quentinhas nos autódromos. Porém, já existem muitas reclamações por parte dos clientes, que dizem que a gororoba sempre chega fria ou atrasada. Porque será???

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  alberto
11 anos atrás

Du-dum-tum-tsssssssss…

vitão
vitão
11 anos atrás

se continuarem a correr tudo bem, melhor que assitir a formula frete ( F-Truck) . Quanto a ser endinheirado ou não, o problema é da consciência de cada um , e do imposto de renda . Sem a acumulação de capital , de todas as formas, desde as mais primitivas até o faizbuck ( tá, eu fiz de propósito) , nós estariamos morando nas cavernas e subindo nas árvores para fugir dos leões ( com parcos resultados, devo dizer) , não teríamos essa maravilha do DKW Gallardo LP-600 . Fly Lambo fly ……

Luizão
Luizão
11 anos atrás

Não consigo ver muita coisa positiva com o retorno do Sr. Hermann. Não tem histórico apreciável nas suas participações como piloto a não ser pelo seu dinheiro.

Conseguiu acabar com a prova mais tradicional do automobilismo brasileiro: As Mil Milhas Brasileiras graças a sofisticação apresentada, visando somente o dinheiro e deixando de aceitar os carros que nela disputavam até então.

Espero estar enganado mas algo me diz que a categoria voltará às mínguas.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
Reply to  Luizão
11 anos atrás

Luizão, o Hermann não acabou com a Mil Milhas. Eu já debati esta questão “N” vezes e não vou me estressar mais com isso.
(por favor não entenda como uma crítica pessoal ou ataque, ok?. Só vou utilizar seu comentário para expor meu ponto de vista a seguir)

O site do Luiz Americo Teixeira Jr tem uma matéria a respeito do cancelamento da Mil Milhas:
http://www.diariomotorsport.com.br/2009/09/em-depoimento-exclusivo-antonio-hermann-anuncia-o-cancelamento-da-mil-milhas-e-desabafa/

Todo mundo levantou esta bandeira da “Indignação por terem desprezado os carros nacionais” nas últimas edições da Mil Milhas”.

Pois bem, houve em seguida o GP Cidade de São Paulo, onde o regulamento era aberto aos nacionais. Pergunto, quantos participaram…??

Podemos sim ter uma prova de longa duração comportando carros nacionais ou outra voltada aos esportivos importados, não importa.

O que me deixa literalmente puto, é que para cada um que toma iniciativa neste país, existem 10 descendo a lenha, torcendo contra e que nunca fizeram nada , e nem farão para contribuir com o Esporte. E o que é pior, sentem um verdadeiro orgasmo em destilar várias pérolas sem ao menos buscar a informação para ver se é correta.

Pois é assim amigos.

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  ricardo bifulco
11 anos atrás

Ricardo, eu discordo um pouco de você quanto à responsabilidade do Hermann no fracasso e paralização da Mil Milhas.
ele quis transformar a corrida num equivalente tupiniquim de Le Mans, adequando o regulamento técnico somente aos modernos carros estrangeiros, e ampliando o evento em si com várias atrações em paralelo dentro do autódromo, o que seria muito sensato quando se considera a longa duração da prova.
mas repudiar o antigo regulamento da Força Livre, como o Ivo Snelwar deixou claro na apresentação da prova à imprensa, lá no Anhembi uns meses antes de 25 de janeiro, creio que foi um mal passo.
eu presenciei algumas das edições depois que as equipes estrangeiras voltaram a participar (isso foi acho que a partir de 92) e nunca percebi incômodo algum em dividir pista com carros muito mais lentos e anacrônicos, por assim dizer. aliás a impressão foi sempre oposta, que sempre curtiram o evento tal como era, com o regulamento ‘anacrônico’.
claro que essa discussão agora é ‘acadêmica’, primeiro porque acho que esse não foi o motivo principal da derrocada do Hermann nesse evento – disputas políticas entre autoclubes paulistas, creio, foram a causa – e segundo porque após a grande crise de 2008, duvido que qualquer equipe européia tenha hoje condições de vir ao bananão participar da corrida, que era extra-campeonato e servia para um aquecimento visando a temporada próxima deles.
mas com certeza eles curtiam vir correr aqui em janeiro, mesmo antes da edição de 2007, que teve o regulamento modernizado; convinha ter mantido o anacronismo nessa prova e deixado só a GT BR como baluarte de modernidade técnica.
agora, ao que está parecendo, a Top Series vai recuperar o espaço que os nacionais perderam com aquela decisão técnica do Hermann e do Snelwar.

Zé Melo
Zé Melo
11 anos atrás

A idéia é boa. Mas o formato não.
Tá certo que o público vai adorar corridas de 3 horas (ou não), mas a emissora vai detestar.
Tanto é que só deve transmitir 1 hora de prova. E olhe lá se muito …

ricardo bifulco
ricardo bifulco
Reply to  Zé Melo
11 anos atrás

Eu torço para que tenhamos cada vez mais categorias de automobilismo no Brasil, pois, é sabido que quando não houver mais brasileiros na F1, não só Interlagos, mas todos nossos autódromos correrão risco.

Por outro lado, a criação desta nova categoria gerou uma divisão, o que pode ser perigoso para ambos os lados:
Ainda que algumas equipes estejam interessadas em participar dos dois campeonatos, o valor envolvido será muito alto, pois, se em duas baterias de pouco menos de 1 hora, em dias alternados somam-se valores altos com despesas e manutenção dos carros, imaginem em provas de 3 horas seguidas? e ainda sem cobertura na íntegra da Band. Os patrocindores vão curtir?

Desta forma, acredito que a tendência inevitável seja que algumas equipes ao longo dos respectivos campeonatos, acabem por se dedicar a “este” ou “aquele” certame, diminuindo o grid.

Não li o Regulamento da Top Series e portanto, não tenho o direito de meter o bedelho, mas, não se esqueçam que tem de haver uma equalização junto aos protótipos nacionais, caso contrário, podem esperar uma chiadeira geral e desinteresse por parte das equipes que competem com equipamentos nacionais.

No mais, boa sorte a ambos. :)

Fernando Melo
Fernando Melo
11 anos atrás

O Auto+ é daquele Marcello Sant’anna, que tem um tique com a mão direita quando apresenta reportagem?

Nando Sato
Nando Sato
Reply to  Fernando Melo
11 anos atrás

Exatamente. É o dono da Auto+ e tambem aprendiz de piloto. Partcipou até 2001 com a Ferrari Challenge nº 17 na categoria GT4. Este ano ele e os irmãos Cleber e Vanue Faria da Silva (que eram sócios da Itaipava e foram saidos da empresa pelo tio e compraram o banco BVA) criaram este tal de Top Series com os carros da GT Brasil. Este campeonato terá corridas de 3 horas de duração e apenas cinco ou seis etapas.

enko
enko
11 anos atrás

o herman é tão bom administrador no automobilismo como, foi piloto, ou seja fraco.

enko
enko
Reply to  enko
11 anos atrás

vi esse cara explodir um motor do omega em que corria, no s do, senna ele tentoum colocar a quarta marcha, entrou segunda, deu para escutar lá de cima do terraço dos boxes o pistão gritando: AI MINHA CABEÇA. abriu o bloco do 6 cilindros dos dois lados.
o anesio preparador não se conformava depois com o estrago
ele reclamava tanto que o carro era ruim e o cacete, que um sábado marcaram um treino com o afonsinho giaffone, sabem o que aconteceu, o tempo do cara despencou uma eternidade.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
Reply to  enko
11 anos atrás

é verdade, ele é tão ” mal piloto” que venceu as 24 horas de Nurburgring, Mil Milhas e correu em Le Mans, Daytona “n” vezes.

E administra tão mal o automobilismo que graças a ele não temos soment a Truck e Stock para assistir.

Somente um ponto de vista.

bom dia

Ferrosa
Ferrosa
Reply to  enko
11 anos atrás

Teos que concordar que o tal Hermann não nada além do um “quebrador de bancos” para ficar com o dinheiro dos outros e pessimo piloto.
Parece que ele é bom apenas em se safar das besteiras que faz, e so puxar no google e podemos conferir a ficha corrida do fera. Sinceramente com gente como ele o automobilismo brasilero so vai para a falencia é so esperar para ver…..

Dú
11 anos atrás

Já vi esse filme antes.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Esta é uma daquelas categorias de milionários, indinheirados e com muito pouco, ou nenhuma capacidade profissional de pilotagem se reunem para exibição fortuita de suas riquezas, como estes campeonatinhos de rally, ou autorama em interlagos, Stock car, GTBR, etc… O Brasil vai de mal a pior no automobilismo. Parece até a Academia Brasileira de Letras, que só dá assento ao que há de pior na sociedade.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

é verdade, vamos combater a desigualdade , o abismo social existente no automobilismo, ohhh, que tragédia., vamos “demonizar” os pilotos que tem dinheiro….

Desculpe a franqueza, automobilismo nunca foi esporte barato e cada um compete na categoria em que o bolso comporta. Isto não é crime.

é uma hipocrisia e na minha opinião, dor de cotovelo pura. (defeito comum no povo brasileiro)

A proposito, so para registro, não sou milionario, nao corro de GT e meu carro é um fox e já está ficando velhinho..

abraços

Marcão
Marcão
Reply to  ricardo bifulco
11 anos atrás

É isso Ricardo!!!
Pena que não podemos correr com essas maravilhas!
Mesmo assim aprecio essa categoria, pra mim a melhor que o Brasil já teve nesses últimos anos…
Valeu….

ricardo bifulco
ricardo bifulco
Reply to  Marcão
11 anos atrás

:)

Diego Ximenes
Diego Ximenes
11 anos atrás

Com a volta da etapa Rio ainda http://bit.ly/Hf9fpn

Williams
Williams
11 anos atrás

Tenho absoluta incapacidade de admirar um homem apenas porque ele é melhor do que o outro um centésimo de segundo.
Millôr Fernandes

Ulisses
Ulisses
Reply to  Williams
11 anos atrás

“Nada é mais falso do que uma verdade estabelecida”.
Millôr Fernandes

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Williams
11 anos atrás

Se concorda com a frase, aqui não é o seu lugar.