MENU

segunda-feira, 19 de março de 2012 - 16:18F-1

IRRELEVÂNCIA

Foto Williams

SÃO PAULO (vai mal) – Todo mundo só fala, no Brasil, do toque entre Massa e Bruno Senna domingo. Só que não…

Na verdade, uma única pessoa me perguntou no Twitter quem eu achei que foi o culpado e tal. Isso mostra que os ânimos verde-amarelos andam adormecidos quanto ao Mundial de F-1 deste ano.

De fato, que importância tem quem foi culpado, se é que houve algum? Na hora, na rádio, eu disse que achava que Felipe tinha espalhado demais a curva. E espalhou mesmo, e isso é normal para defender uma posição. O azar dos dois é que um carro enganchou no outro e os dois se deram mal.

Mas lutando pela 13ª posição… Realmente não tem importância alguma. E como os dois são civilizados, uma eventual polêmica foi cortada pela raiz por ambos, que definiram o que aconteceu como “incidente de corrida”. Foi isso mesmo, nada além disso, e lá atrás essas coisas não são relevantes.

118 comentários

  1. Anderson disse:

    Esperem muita gente ainda vai ficar muda, estão falando muito no inicio de um campeonato.

    O Bruno Senna vai render muito esse ano ainda.

    Flavio você participa da edição da Revista ESPN.
    Vlw.

  2. rodrigo disse:

    INCRIVEL COMO ESSA TURMA FALA MERDAS POR SEGUNDO AO QUADRADO..KKK

    ANO PASSADO FALAVAM BEM DE BRUNO E TAL.. TEM Q DAR CHANCE… SENNINHA..
    HJ ESTAO MALHANDO O CARA IGUALZINHO COMO FIZERAM COM RUBINHO..

    A VERDADE É QUE BRASILEIRO NAO ENTENDE DE PORRA NENHUMA.. E QUER DAR OPINIÃO COMO ENGENHEIRO.. MECÂNICO DA EQUIPE.. CHEFE DE EQUIPE.. NAÕ SABEM NEM COMO SE LIGA UM F1..

    UM DISSE Q MASSA GASTA MAIS OS PNEUS POR ESTAR ACIONANDO O KERS MT CEDO NAS CURVAS.. VC TEM A PORRA DA TELEMETRIA?? É ENGENHEIRO DA EQUIPE?? Q PORRA DE CARRO É ESSE Q USAR KERS EM TODAS AS CURVAS?? AVISA ISSO PRA FIA.. TA ERRADO!!

    OUTRO FALA Q BRUNO FOI CAUTELOSO D+… SENTA LÁ NA PORRA DO CARRO E METE A CARA KCT.. SÓ SABEM RECLAMAR.. PRIMEIRA CORRIDA DO CAMPEONATO..

    PELO AMOR DE DEUS!!!

    • Flavio Gomes disse:

      Não escreva em maiúsculas e não fale palavrões. Da próxima vez vou te bloquear.

      • Eduardo disse:

        Tudo bem que o blog é seu, mas já vi algumas vezes vc falando umas asneiras (palavras inapropriadas), assim como o Rodrigo acima! Então, se não quer que isto ocorra, já deveria ter bloqueado a mensagem dele (não pode falar palavrão, mas publicou (ah, e sei que o blog é seu, rsrs!)), e se não pode falar, não fale pra não dar o exemplo contrário! Tirando as ironias de saber que o blog é seu, o restante é crítica construtiva e espero que entenda, pois gosto do seu modo de fazer jornalismo! Abraços e fique com Deus.

      • Flavio Gomes disse:

        Eu posso.

  3. Marcelo Liberatori disse:

    Olha lá, Bruno acena e Felipe amassa!!!

  4. Vieira Lopes disse:

    Apenas um ponto. O que os fãs do Massa e a imprensa brasileira teriam dito se ele tivesse colidido com o Hamilton?

    Massa é muito duro na defesa, muitas das vezes até desleal e mais uma vez foi evidente em sua colisão com o B. Senna em Melbourne. Porque os incidentes no ano passado com o Hamilton, a maioria dos brasileiros, influenciados principalmente pelo locutador oficial da emissoa que transmite a F1, foram rápidos em culpar o ingles como um piloto imprudente e perigoso.

    Como foi com entre brasileiros e contando que não envolva o Hamilton, então foi apenas um incidente de corrida. Mas se tivesse sido com o ingles?

    Acho que ano passado houve muitas críticas ao Hamilton, quando a responsabilidade reside, provavelmente, tão ou ainda mais com o outro piloto, Felipe Massa.

    Pro Massa a culpa nunca é dele, mas como agora foi com um piloto da mesma nacionalidade, claro, ele (Massa), imprensa (a emissora detentora dos direitos) e brasileiros na maioria dizem que foi acidente de corrida.

    • Giannini disse:

      É isso aí concordo contigo….ta na hora do Massa começar a assumir um pouco a responsabilidade e também ser humilde o bastante pra entender que ele está sempre inventando uma desculpa pro seus péssimos resultados. Pessoal essa corrida na Malásia eu acredito que será o grande dia “D” do Massa. Trocou o chassi, a coisa nao funcionou….acabaram-se as chances e os recursos. Nao vai ter mais desculpas e argumentos…

      Lembrando que ele cita os testes da pré-temporada dizendo que os desgastes dos pneus nao ocorreram, porém vale dizer que ele andou atrás do Alonso em todos os treinos também…. nenhum deles ele saiu no fim da semana com tempo melhor que o Alonso.

      Na minha opiniao o Massa realmente nao é o mesmo piloto de antes do acidente. A confiança (psicológico) que é importantíssimo pra qualquer piloto já nao existe e isso também atrapalha muito.

      Mas eu gostaria de ter visto ele e o Alonso juntos em 2009 ou 2008 antes do acidente. Ainda acho que o Alonso venceria a disputa, mas seria bem mais apertada e nao seria fácil. Aliás o Alonso na minha opiniao bate qualquer um do grid nao tem nenhum piloto melhor que ele.

      Pra fechar: O pessoal só sabe falar de Perez… mas e o KOBA ?? Quantas vezes da pau no perez ?? Precisam parar com o preconceito contra japoneses…esse sim merecia um carro de ponta como o lugar do Webber na Red Bull….tenho certeza que o Sr. Vettel ia espanar. Eu sou da opiniao contrária em relação a ele….nao o acho um bom piloto. nao vejo a hora de vê-lo conrrendo contra um Hamilton, Alonso, Button pra baixar um pouco a bola dele srsr….ele nunca correu contra alguem bom de verdade….

      • Vroi disse:

        Faz tempo que não vemos uma disputa, infelismente quem manda é o carro e não o piloto como antigamente. O tal de chumaquer nunca disputol, hoje so vive batendo, pois esta andando no bolo e ai sim tem de ser piloto, coisa que ele nunca foi.

      • celso luiz caroprese disse:

        giannini, vc tem toda razão, o piquet ja havia dito que o massa opos o acidente, não era mais o mesmo, pra te dizer a verdade não vai haver brasileiro algum pra disputar titulo de piloto de f1 por um bom tempo!!!!!

      • Giannini disse:

        rs….bom….nós estamos sempre tentando enxergar a luz no fim do túnel né ? Quem sabe o Nasr agora na GP2 possa ser alguem alento pra 2014 na F1…….

  5. Ricardo Speed disse:

    Cara temos que pensar que independente de pilotos, o pior lá…anda muito, não é fácil guiar um F-1 e devemos levar em consideração a maturidade de cada piloto, veja Grosjean que foi para F-1 não deu certo, voltou a GP2 e agora de volta cravou o terceiro tempo! As vezes é hora de pensar em pilotos brasileiros com mais base, ou até mesmo o caso de Senna pensar em correr na GP2 Ganhar e voltar mais competitivo para F-1 agora , essa willians na mão do Rubinho ia ser um show! e ele estava certo, ele é o cara que tinha mais experiencia !! e claro andou atrás, mas sempre porque teve que ser segundo piloto, quando teve uma boa oportunidade na Branw ele mostrou que era capaz assim como seria na Willians , mas enfim proximo sabado eu vou ver a Indy!!

  6. carlos motta disse:

    não será por cauxa dos resultados da fiat no brasil que a “ferrari” segurou o massa até hoje?

  7. Rony disse:

    Que pena não ter mais o Barrichello…
    Agora ninguém sabe se mete o pau no Bruno ou no Felipe…
    Acompanhem corridas e não torçam é bem mais fácil.

    • Ticiano disse:

      Eu só queria que o Felipe Massa descontasse no Alonço, aquela entrada de box ( acho que foi na Malásia), que a vez era do Massa e Alonço entrou na frente dele fazendo ficar esperando parado. Acho que ali Alonço tomou a equipe para ele. O Alonço pode ser um bom piloto, mas algum brasileiro tem que fazer alguma coisa!

    • Edmilson disse:

      Verdade. Eu estou gravando as corridas e depois vou assistir após resolver minhas ondas. A que ponto chegamos estamos brigando lá no fundão. Na Italia já se fala em substituição de Felipe por Trully ou Perez, Agora é que Felipe vai “degringolar” de vez.

  8. Daniel disse:

    Ano passado o Massa bateu com todo mundo, sempre ele fechando os caras (Hamilton, principalmente)…

    Então isso sugere culpa do Massa, que pareceu ter jogado o Senna pra lá da zebra…

    Outra sugestão: O desgaste acentuado dos pneus traseiros do Massa não seria por usar o kers cedo demais, nas saídas de curva? Talvez o Alonso use mais pra frente, patinando menos e desgastando menos os pneus.

  9. Sandro Moreira disse:

    A verdade é uma só: os brasileiros já eram!!! O Massa e o B.Senna não tem nenhum, mas nenhum ritmo consistente de corrida…são horríveis. O Alonso desde que chegou na Ferrari massacrou o Massa. OBS: FLÁVIO, VOLTEM PARA O IGGGGGGGGG……..ESTÁ HORRIVELLLL A NOVA HOSPEDAGEM DO SITE. ATÉ HJ NÃO FUNCIONA O LINK “RSS” E TODA HORA TÁ FORA. SE CONTINUAR ASSIM, NÃO TEREMOS TB ESTE ÓTIMO SITE EM BREVE….

  10. SHYCO disse:

    O AYRTON NÃO PRRECISAVA DE CARROS BONS!AGORA O MASSA RECLAMA DE PNUS PUTA MERDA!E O BRUNO SENNA DO VELHO SENNA SÓ TEM O NOME!

  11. Gerson disse:

    Quando o carro, motor ou pneu é “pior” que o do adversário, se faz a diferença no “braço”.

    Por isso Alonso e Maldonado são diferentes de Massa e B Senna…

    Exemplo de como um piloto brasileiro CAMPEÃO é diferente:

    http://www.youtube.com/watch?v=BYT7h5IawbU&feature=related

  12. willes disse:

    Todos nós sabemos que o galvão não acompanha a F1. Assim sendo ele fala bobagem demais e sequer conhece os carros e pilotos. O cara tá por fora e é muito politiqueiro, acorda poderosa enquanto é tempo.

  13. Gerson disse:

    Alguém lembra do enrosco do Nelson Piquet com o Eliseo Salazar em Hockenheim ( Ou foi Nurburgring??)…A reação do Nelsão, p da vida pq saiu da corrida por um enrosco com um retardatário na chicane…sem contar que foi engraçado…

    Quando o cara é campeão, e tem PERSONALIDADE a reação é diferente. Repercute.

    Agora esses dois “picolés-de-chuchu” aí…”Whatever”….

  14. willes disse:

    Quando o carro é mais fraco, o piloto tem que ser mais ousado. Tipo koba, Maldonado, Alonso, Hamilton. Os brasileiros estão pilotando com medo demais, muito politicamente corretos, assim vão tomar tempo no lombo de seus oponentes. Muita gente está malhando o Maldondo e o Grorjan, mais esses dois não têm medo de errar e são botas sim!!!

  15. René disse:

    Revista italiana critica Massa: “Ele é inútil para a equipe”. Olha, dói, mas vejo muita verdade nisso.
    Qual é o diferencial que Massa vem trazendo para a sua equipe?
    (sons de grilo)
    Pena é não ter o Barrica com esse Willians/ Renault………
    Quanto ao Massa………….

  16. gera disse:

    O Galvão fala no começo da transmissão: “os novos carros boca de tubarão”.
    É bico de onitorrinco, Galvão.

  17. MAURICIO disse:

    puta merda flavio nem gosto de vc eu gosto mas esses caras nem sabem de nada porra caracas e a 1 corrida senna teve um avidente batera matras dele nossa gente po pequem um livro ou compra assinatuda da seeprde e veja o q acontece por dentro da formula em sites q nao aparecem aquiin no braisl e a 1 corrida e vcs como eu nao entedemos nada de f1 so assitrimos e pronto nossa gente da vergonha de ser brasileiro com tanta merda q escuto e ouco
    odeio ser brasileiro ouvido gente burra sem cultura vao assitir bbb e voltem vcs sabem comentar melhor programas daqui do brasil do q formula 1

  18. Sandro disse:

    Eu torço p/o Bruno Senna, mas o que me deixa com raiva é a afalta de atitude!! Quando o safety car entrou o Ricciardo estava atras dele, em 14º. O cara acabou a corrida em oitavo, marcando ponto. Enquanto que o Bruno fez foi perder posição, exatamente para ele que era o que restava de carro, já que o resto(as marusia) não contam. E enquanto isso o Maldonado dando show la na frente

  19. Não gosto de falar mal, pois sao pessoas de sucesso, que ganham muito pra fazer o que gostam. Mas, na corrida, e como telespectador, pra mim, sao dois pilotos irrelevantes, como bem resume o título do post.

  20. Gomes disse:

    Quero deixar aqui meu descontentamento com os brasileiros,Brunno, fui conservador,pelo amor de Deus conservador numa classificação? Ou vai ou raxa,faca nos dentes meu filho,se quiser chegar algum lugar na formula1.Felipe o mesmo depois do acidente,sem ritmo de corrida ou melhora ou tiauu,totalmente sem ritmo de corrida os outros vão embora ele fica, nunca vi da até raiva torcer por um piloto desse jeito. Por favor acordem o Brasil só tem vcs dois na Formula1.

    • Antonio disse:

      Concordo em parte. Bruno parou antes de todo mundo e o desgaste de pneus dele era maior que o do Ricciardo. Não que isso justifique ou sirva de desculpas.
      Mas concordo que o ritmo dele está abaixo do potencial do carro.

  21. Vinícius Coelho disse:

    Na minha opinião, o Senna tá ferrado!
    Achou que ia ficar lá atrás, fazendo figuração com o carro da Williams…
    Pois o carro este ano está bom! Vai ter que mostrar serviço!

    E o Maldonado, que foi subjulgado por muitos, deu canseira nos caras lá da frente!
    Fora que arregaçou o Senninha na classificação.
    Se continuar neste ritmo, ele será destroçado….
    A ver…

  22. Flavio Costa disse:

    Os dois são fracos e limitados, e ponto final.

  23. hugo disse:

    Exatamente isso que falta pra esses pilotos brasileiros…ousadia, empolgação…igual o Koba na primeira corrida da carreira, dando X no Button..ousadia de fazer estrategias diferenciadas, de peitar os que se dizem melhores….o Massa é totalmente dominado pelo Alonso, não o desafia como fez o Hamilton, por isso perdeu a autoconfiança e não consegue melhorar sua pilotagem…o problema esta na cabeça sim, mas não por causa da mola do barrichello!!!

  24. Joca disse:

    Bem a culpa é dos dois.
    Um tem que saber que uma mola nunca cai duas vezes no mesmo lugar.
    O outro tem que saber que sobrenome não o torna piloto.
    Porque o Pietro não muda de categoria? Por favor Emerson muda a cabeça deste guri, o olhar dele é dos bons, já nasceu piloto, dá para perceber quando o Emerson foi ajeitar o macacão e o seu olhar foi deixa que eu cuido disso.
    É.

  25. Antonio disse:

    Relevante foi ver o Raikonen tomar quase dois segundos do Grosjean nos treinos.

  26. Adriano Reis disse:

    Queria ver se fosse o Hamilton que tivesse tocado o Bruno ou Massa…. Não tenho dúvidas que ele seria o culpado em ambos os casos, principalmente para o Gavão e seus “baba-ovos”. Abs.

  27. Zé Taubaté disse:

    Dá até saudades de Rubens, o Lento, num dá não?? HUUUHAAAAAAHAHAHA… Esses brasucas da F1, desde que Piquet parou e Senna (o verdadeiro) morreu, são de peidar! PQP!

  28. Renato Powell disse:

    Continua a saga de nenhum Senna terminar corrida pilotando uma Williams.

    Pelo visto, semana que vem tem mais do mesmo.

    Cadê aquele alvoroço de esculachos à Williams agora? Tava todo mundo falando que a Williams iria disputar com Marussia, Hispania, coisa e tal…

    Esse pessoal fala muito, deve ser pq aqui tem os maiores especialistas da F1.

    Me divirto com a presunção de vocês.

    • Eduardo Melo disse:

      Concordo Renato, analisar testes de pré temporada sem ter acesso a todas as informações (coisa que só as equipes têm) é um puta exercício de adivinhação, o duro são os engenheiros de plantão que entendem tudo de motor, suspensão e aerodinâmica, kkkk

  29. Eike disse:

    Bruno Senna é muito ruim,nossa senhora!ele não sabe nem largar,MalDANADO vai acabar com ele,sera 20X0 em classificação,o unico jeito é vazar antes do final da ‘season’ igual a Massacrado que vai pilotar em interlagos apenas aquela Fiorino Furgão das quentinhas, e a mola não tem nada com isso e ainda tem uns doidos que botam o Amassa na Red Bull!?estão doidos?vocês comem côcô?eu queria ver era Kobamito lá fazendo as suas loucuras,ia ser demais.

  30. Giovenardi disse:

    parece que nem pros comissários o incidente teve importância .. logo após o acidente houve o anúncio que seria investigado após a prova .. e até agora não ví nenhum comentário ou resposta..

  31. Mauricio disse:

    Irrelevante…
    Não tem outra definição
    Irrelevante

  32. Flávio, o Massa foi para a Ferrari, deixou o companheiro de equipe passar, virou segundo piloto, história parecida com a de alguém, não? Será que têm mais vaga na Indy, ano que vem?

  33. Lino disse:

    Em todos lugares só se fala disso, mas ninguém se atentou ao detalhe que não era apenas a 13º posição e sim caso eu não esteja enganado era a ante-penúltima posição devido vários pilotos já terem saído da corrida naquele momento. Ou seja eles estavam praticamente nos últimos lugares…

  34. Jeambro disse:

    Estou começando a ficar com dó da Globo, pois este ano só vai assistir F1 que gosta realmente de corridas e não dá muita bola pra quem ganhar. A audiência deve cair uns 20% ou 30%. E pelo andar da carruagem, ano que vem não deveremos ter F1 na tv aberta.

  35. Marcelo disse:

    Se é o Schumacher no lugar de um dos brasileiros, a pachecada ia fazer o mundo RACHAR AO MEIO!!!

    Pilantra, vigarista, sem vergonha…como aconteceu entre dois brasileiros, fica no abafa, é acidente de corrida! Claro que foi, mas se tem o “xuxu” no meio..PQP, aí não é mais acidente de corrida!!!

    Não sei se alguém percebeu, mas, quando mais o Galvão joga praga nos pilotos de fora, mais ZICA sobra para os brasileiros, notei isso tem mais de 10 anos!!!

    Quando o espanhol ficou na brita no treino, só faltou o Galvão dar a bunda de tanta felicidade, ele só não contava com a péssima classificação do Massa. E o Galvão confundindo as duas Marussias com as duas Ferraris após a largada?

    “Olha as Ferraris onde estão, olha lá largando lá atrás”

    • Burrinho Batiquebra disse:

      O Galvão Bueno está ficando esclerozado. Além de falar estas besteiras que você cita, reparei no Reginaldo Leme quando do acidente do Maldonado. Ao ver a Williams estampada no muro, o fraco comentarista ficou todo exaltadinho e gritava desesperado “Cadê o Alonso, Cadê o Alonso?” :-)

      Reencarnou perfeitamente o desesperado pacheco, torcendo para o companheiro do Massa se foder. Quando surgiu a Ferrari correndo normalmente, deu pra sentir a decepção no ar…

  36. Luiz Oliveira disse:

    Se for para fazer strike, o Eike poderia por seu bad boy Thor para o lugar do sobrinho sem talento……E a Ferrari encontrar um barbiere em algum canto

  37. Jackspeed disse:

    rapaz vendo essa Lotus eu imagino o estrago que o Kubica não faria com ela!uma pena,ao inves disso temos que ver o Massa e Senninha,ainda bem que tem o mito e el fodon para animar as corridas.que draga a Rossa esse ano mas pelo menos sera engraçado ler as historias do gola.

  38. Helton Fernandes disse:

    Speed Chanel tá fora do ar…

  39. Mauricio disse:

    Discutir isso seria como discutir se foi ou não pênalti no jogo Taubaté x XV de Jaú.

  40. Burrinho Batiquebra disse:

    Os “nossos pilotos” tiveram um desempenho para desanimar o mais Pachequista. Concordo plenamente com a irrelevância do assunto. O que é relevante é que os companheiros de equipe dos dois, com carros iguais, lutavam pela quinta posição.

    Enquanto os pneus do Massa “acabavam em 3 voltas”, segundo o mesmo, os do Alonso aguentavam 20 com tempos competitivos. Enquanto o Senna fazia uma péssima qualificação, o Maldonado punha o carro no Q3.

    E assim caminha a irrelevância.

  41. Marco, de Brasilia disse:

    Para quem gosta de automobilismo, talvez essa temporada não seja das piores, com mais de uma equipe podendo vencer a cada corrida.
    Já para quem assiste às corridas enrolado na bandeira brasileira, sugiro procurar outra coisa para ocupar o tempo.
    Dormir, por exemplo, nessas corridas da madrugada.

  42. Jean disse:

    O Bruno até pode ser esforçado. Mas não é piloto top. É piloto mediano (para os padrões da F1), situado entre o Q1 e o Q2.
    O Massa deveria ter saído após a molada do Rubinho. Ele insiste, e a Globo ufanisa… o que não faz o dinheiro.

  43. Fábio Maurício disse:

    O que eu enxerguei foram dois pilotos disputando o título de menos pior dos brazucas da atual temporada.

    A propósito: BS toma do Maldonado os mesmos 5 décimos que FM toma do Alonso (nos melhores momentos do Lasanha)

  44. Alexandre Werner disse:

    Os dois estavam fazendo uma corrida tão ruim que o acidente deve ter sido um alívio imenso. Para o vice de 2008 nem se fala, acho que o melhor que o Massa pode fazer é se aposentar antes do fim do ano. Não tem jeito, desde 2010 se arrastando, se justificando e penando anos luz atrás do companheiro de equipe. Não é possível que alguém goste de trabalhar assim.

  45. Gian Carlo disse:

    Eles estavam disputando a penúltima posição a frente do Timo Glock da Marussia. Obviamente um desastre.

  46. É… acho que dificilmente teremos Brasileiros na #F1 em 2013…

  47. Alan Bandeira Preta! disse:

    Tava dando aflição a rouquidão do Galvão.

  48. Brunno Paese disse:

    Na momento estavam brigando pela 13o. posicao, ok… mas o Riccardo estava atrás de ambos, e este acabou em 9o. lugar… então qm sabe eles poderiam terminar em 9 ou 10… ou não né

  49. Ricardo Arcuri disse:

    Nao vou nem comentar a reaçao dos dois pilotos, ja que vc resumiu bem tudo. Mas mostra o quanto a Ferrari ta fraca, o quanto Felipe Massa nao pode mais alcançar os bons desempenhos de antes de sua batida e o quanto Bruno Senna vai ralar esse ano. A Williams esta melhor que a Ferrari sim, mas isso pode ser temporario. Mas Bruno vai ter de esfriar a cabeça pra crescer. E essa é sua ultima chance na categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>