LÁ E CÁ
SÃO PAULO (sem sono) – A Volkswagen tem uma divisão chamada VW Commercial Vehicles, responsável pela produção dos utilitários da marca. Em 2007, criou-se um departamento apenas para cuidar da restauração de Kombis, a VW Commercial Vehicles Oldtimers, em Hannover, onde fica uma das fábricas da montadora. Em cinco anos, este departamento comprou e restaurou cerca de 100 Velhas Senhoras. Nesta semana, a empresa informou que o departamento, agora, vai prestar serviços externos. Quem tiver uma Kombi e quiser restaurá-la na fonte, é só levar a Hannover. Peças originais, assistência técnica autorizada, carimbo VW no trabalho.
O departamento passou a ocupar um prédio de 7 mil metros quadrados com maquinário e ferramental próprios, 13 funcionários especializados, equipamento para pintura, tudo para que seja possível restaurar uma Kombi exatamente onde ela foi fabricada. Ou, simplesmente, fazer uma revisão. E a VW emite um certificado do serviço realizado, além de documentar tudo que for feito no carro.
Ontem, só de farra, fui com meu Fusca a uma revenda VW em SP, a Jewa. No setor de peças, perguntei se eles tinham palhetas originais para o limpador de para-brisa.
Não tinham, claro.
Ó, Gomes, você pode levar a sua Kombi e de amigos colecionadores com baixo custo até a fábrica da Alemanha. As empresas que transportam carga conteinerizada oferecem excelentes precços para esse tipo de transporte.
Ó, Gomes, eu vejo que você é um cara que vê muitas coisas na internet além das mensagens, comentários e/ou e-mails que você recebe e as vezes responde.
Ó, Gomes, por você fazer parte de clubes de colecionadores de carros no mundo inteiro é possível que você possa obter o custo do envio de diversos veículos em conteineres para europa.
Ó, Gomes, a HamburgSud (leia Aliança) manda esses veículos a um baixo custo.
Ó, Gomes, se quiser eu envio para você o contato para que você possa cotar conta custaria enviar um ou mais veículos dentros do container para Hanover (Ida e volta).
Ó, Gomes, não trabalho na área de transporte marítimo. É só uma idéia.
Ó, Gomes, você é a figuraça.
Axé para você.
Roberto.
Imagine se uma concessionária da VW fosse ter peças originais de todos os modelos que a VW já lançou? Totalmente inviável…
Obrigado, Flávio, pela gentileza em dar crédito ao meu nome pelo link e matéria acima expostas. Abração
Como?
“”Ó Gomes, para você que só sabe reclamar do mundo e seus habitantes, uma quentinha:
“A Volkswagen Veículos Comerciais na Europa criou uma nova divisão chamada Oldtimer. Ela vai trata apenas de uma coisa, restaurar exemplares antigos da nossa popular e conhecida Kombi.”
Mais: http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-kombi-oldtimer-e-a-nova-divisao-da-montadora-dedicada-somente-ao-restauro-de-antigos/“
Ó, Felipe, você não é a única pessoa que me manda e-mails e/ou mensagens via comentários. Ó, Felipe, eu vejo mais coisas na internet do que mensagens via comentários e/ou e-mails. Ó, Felipe, eu faço parte de clubes de colecionadores de carros no mundo inteiro e recebo informes deles. Ó, Felipe, a Oldtimers me manda releases porque tenho sete VW a ar e ao lado de alguns colecionadores brasileiros, ajudo os caras inclusive com busca de peças aqui. Ó, Felipe, o problema de alguns de vocês, blogueiros, é acharem que são o centro do universo.
Gomes, não me acho o centro de universo algum ou de coisa alguma. Mas acho que o nível de suas respostas aos seus leitores, como eu por exemplo, que contribuo com o seu blog, não deveria ser este. Punto.
E eu acho que essa mania de cobrar o blogueiro como se fosse funcionário de vocês algo bem deselegante.
Tá bom, Gomes. Entendo o seu ponto. Você é um grande jornalista, um homem sério e decente. E não é meu funcionário. Nunca imaginei algo parecido. Apenas quis contribuir com este espaço. Só isso. Abraços
Palhetas originais? Esqueça, o ideal é utilizar o corpo da palheta e trocar só a borracha, ou seja, gambiarra…
Somos muito avançados, lá eles restauram, aqui a gente ainda produz!
Desde mais ou menos 2006 que não tem mais peça pra Toyota Bandeirante na concessionária daqui de Campinas. Isso que, por lei, eles precisariam ter peças até 2011. Entrar com carro antigo em concessionária daqui é se sentir com uma doença contagiosa. No resto do mundo, a Toyota trata o Land Cruiser como um ícone. Aqui, eles têm nojo. Povinho cafona que dirige a Toyota no Brasil…
Bom, se as “concessionárias” das “montadoras” “nacionais” não têm nem peças para os “carros” atuais, imagina pros modelos fora de linha…
Um belo exemplo a ser seguido por outras montadoras.
A proverbial arrogância da VW,impede qualquer diálogo.A postura continua a mesma de quando era monopolista.Basta lembrar que o presidente da VW,no Brasil , era considerado um semi-ministro.Aliás, notou que nenhuma montadora ,publica seu balanço ? Curiosidades contábeis, seriam reveladas.Por exemplo,o tal de “custo Brasil”…
ora, pelotas, às vezes não tem peças para os carros em produção. O sujeito que inventar um jeito melhor de fabricar e comercializar meios de transporte individual será mais festejado que o Henry Ford.
ultimamente eles não tem nem do gol, tem que esperar chegar certas peças. “não fazemos mais grandes estoques” dizem os gênios da logística.
Divertidas essas suas farras.
Não precisa ir muito longe não Flávio…não acho quase nada de acabamento pro meu 1.6R nas autorizadas..
Só acho as peças de mecânica, e dentre essas, só as que usaram em comum com família Palio e etc.
O foda é vc chegar com seu “antigo” na concessionária e explicar o que precisa, e o vendedor do setor de Peças falar que isso nunca existiu, ou coisa assim, e querendo te ensinar como é o seu carro.
Aí vc vai até o carro, pega o manual e traz, e o cara ainda teima.
Ultimamente eu criei uma inexplicável vontade de possuir uma kombosa para sair de rolê por aí. Deve ser porque os carros modernos têm tudo, menos personalidade.
Você se esqueceu que a VW alemã mima o seu mercado consumidor local, enquanto que a VW brazeel só faz extorquir esse povo alegre e bronzeado.
Legal. Finalmente vou instalar uns Air Bags, haha.
Isso de peças para os carros mais antigos é de modo geral. Tenho um Pampa dos tempos da autolatina e é complicado encontrar peças de qualidade.
Eu tinha uma merda de um C4 Grand Picasso, em uma das inúmeras vezes que fui leva-lo para ver se conseguia arrumar aquela merda de câmbio, perguntei se poderia levar o meu 2CV para uma revisão, o que me assustou foi a cara de interrogação do “consultor” da Citroen, o infeliz nunca tinha ouvido falar no 2CV, tentei explicar que carro era, mas foi em vão. Deveria ser obrigatório os funcionários dessas montadoras saberem o mínimo da história delas e um pouco sobre seus clássicos.
Esse respeito pelos carros e donos de carros antigos é muito bacana.
Meu primeiro carro foi um Candango DKV, não sou um senhor tenho 27 anos, ele entrou num negócio quando meu pai tinha uma oficina mecânica. Foi muito bacana mexer nele andar a primeira vez, depois acabei vendendo para fazer meu curso de piloto, e era um carrinho bastante valorizado pelo seu ano.
Caro Flavio,
Procure a palheta da marca Dyna.
Com certeza é a empresa que faz a original.
Vc vai pagar metade do preço, em uma boa loja de autopeças e estará comprando a original.
Interessante como certas coisas acontecem em nossas vidas. Nunca fui lá muito entusiasta de veículos VW em minha vida. Tivemos alguns em família, alguns bons, outros nem tanto, mas, sinceramente, nada que justifique a fama que essa marca carrega.
Mas as Kombi são um caso a parte, principalmente as camionetes. Tivemos umas quatro delas, a primeira delas, tinha até nome: Catarina. Foi uma das últimas fabricadas com a frente antiga, de vidro repartido, se não me falha a memória, modelo 1.975.
O que elas aguentavam, muita camionete “parruda” não aguentaria. Tivemos uma F-1000 semi nova na época, que não chegou nem perto das “Catarinas”. Talvez seja esse o motivo dessa legião de entusiastas por esses “pães-de-forma”, ao ponto da própria fábrica manter um departamento de restaurações.
Lindas!!!!!
E imagino que te responderam que não tinham em tom de deboche.
Não sei como é ao redor do mundo, mas no Brasil essa paixão por carros antigos se restringe a poucos. Se a VW montasse algo parecido por aqui, certamente seria algo deficitário…
Continuo aguardando para ver qual montadora terá a sabedoria de abrir uma divisão neste estilo aqui no Brasil, para atender toda a América do Sul.
Você ainda tinha dúvidas ???
Na sociedade brasileira atual onde “o que nem nasceu já virou ruína”, ver belos carros sendo cuidados assim é de encher os olhos. Parabéns alemães! Motivos de sobra para terem orgulho de vocês mesmos.
nem esquente o cocoruto, fg.a vw do brasil tá interessada só em fazer feirão de gol prata, vender jetta prata pros zé-coxinhas de classe média e amarok prata pra agroboy colocar rodão e sair atropelando os outros por aí.
Você é um jornalista, não há dúvidas.
Ola Flavio . . .
Aqui fiquei sabendo que a VW do Brasil esta restaurando uma kombi 1958 Luxo, que iria fazer parte do Museu da VW aqui em Sampa, e que ainda esta no papel e teima em não sair de la . . . Pelos comentários um dos grandes da VW Alemã esteve na fábrica e alguém mostrou esta Kombi para o cara . . . e então ele mandou essa -“Quero ela pra mim doa a quem doer” . . . pronto . . . lá se vai mais uma kombosa pra fora . . . pelos relatos a Kombi está sendo feita por artesões, trabalho de primeira . . . mas infelizmente não sei mais detalhes a respeito . . . .
Abs.