O “PÉREZ” DE 1993
SÃO PAULO (mas os meus cabelos…) – Matéria do “Fantástico”, sóbria e sem afetação, na noite do GP da Europa de 1993, em Donington. Dá até para entender a corrida… A vitória de Senna foi espetacular. Mas o tom laudatório que se vê hoje a qualquer vitória brasileira em qualquer esporte era bem mais contido. E como lembra o Denisson Gervásio, que mandou o vídeo, Barrichello, por pouco, não terminou aquela prova em terceiro. Aliás, coloco essa entre as cinco maiores corridas de Rubens na F-1. E aos 4min54s, no canto inferior direito, aparece a testa deste que vos bloga.
“E aos 4min54s, no canto inferior direito, aparece a testa deste que vos bloga.”
E à esquerda, o… freddie mercury??!
Comparada com esta reportagem, a cobertura da Globo hoje em dia da Fórmula 1 nos telejornais e programas de esporte é ridícula. Dão ênfase nas reportagens em mais entreter que informar, principalmente com ele aquele jeito meio cômico que não tem graça nenhuma. Hoje, se você perdeu a corrida, já era, nem adianta esperar um bom resumo de imagens (o jeito mesmo é partir para internet em sites especializados como o Grande Prêmio e afins). Pior ainda que as imagens não são liberadas na internet, salvo aquele resumo também ruinzinho no site oficial da F1 dias depois do GP.
o ru foi bem na indy largou em 14 chegou em 8 os italianos nao precisa fazer comparaçao rubinho e massa o rubinho sempre ficou na cola do sumi o massa fica longe do alonso eu tenho certeza q o acidente q ele sofreu com a mola na kbça ele ficou em coma alguns dias e ficou com problema psicologico pra min vai ser deficil ele voltar ter motivaçao prar ser o + rapido eu tenho a mesma opiniao do emerson fittipaldi deu uma intrevista no fantastico em 88 ou 89 dizendo q nelson piquet era + piloto q senna ele dizia gostava da pilotagem de nelson eu assino em embaixo da declaraçao do emerson
Apesar de não ter ganho o título, 93 foi um ano muito bom, porque 92 foi uma bomba. O que me faz assistir corridas ainda é a esperança de sentir o que se sentia aquela época.
Flávio,
Essa foi a última grande atuação do Senna?
só tenho uma coisa a dizer: como esses carros sem muita frescura eram lindos!!!!!
Matéria sóbria e sem afetação? Caramba, Flavio. Só vi até os 40 segundos, e pra mim só mudou a voz. No máximo, sem afetação.
no momento acho que esta mais para
o Senna de 2012 que o Perez de 1993
Vendo o Barrichello quebrar toda hora lembro do Piquet no Roda Viva, e se não falhe a memória foi a resposta deuma pergunta do Flavio Gomes, comentando que os carros que ele pilotava não se podia errar a entrada da marcha que perdia o dente da engrenagem, então acho que o Rubinho quebrava os carros, não era só azar não. O Rubinho sempre foi isso “Hoje sim, hoje sim, HOJE NÃO”.Boa sorte na Indy
O Rubinho ate pode ser zicado…….mas…é muito mais piloto que o Massa…..o tempo ja esta mostrando isso…
nao é a toa que a pesquisa no site italiano continua dando Barrica no lugar do Massa!!!!
Ta dando pena ver o Massa correr.
Que corrida, ein? Vá lá, quantos fazem uma corrida nessas condiçoes com essa maestria?
Massa –
Ouvi um comentário interessante, parece que estas performances pífias do Massa poder se dever necessidade da ferrari testar o carro, e o carro dele é o virtual carro de testes ‘A LIVE” , enquanto O Alonso pega o carro “arroz com feijão” e senta a bota como sabe fazer muito bem
Ouvi..logo não é uma ponderação minha.. e com certeza o Massa jamais podeá comentar este fato.. pois aí sim.. seria mandado embora instantaneamente
Afinal sua diferença entre o Alonso sempre beirou costumeiramente os .3oo ou .400 , o que nunca foi novidade. Mas 1 segundo… é realmente muito estranho e esquisito.
è dada a largada e ele estava com um carro de diferença do Alonso, e depois de 6 voltas já estava perdendo tempo.. com os pneus já deteriorados..
Pode ser isso.. porque não.. ser um piloto médio é uma coisa.. mas ser um piloto péssimo que toma 1 segundo do companheiro de equipe, realmente não se encaixa no perfil deste piloto
Aí tem coisa moçada!!!
Fuiiiiiiiiiiii
Concordo com você camarada!!! Essas coisas são tão às claras que só não enxerga quem não quer!!! Da mesma forma que o Peter Sauber, o Perez e a Ferrari negarão até a morte que não houve interferência desta última por trás dos bastidores para que o Perez não passasse o Alonso. A Ferrari é a equipe mais suja que existe na F1. Se o Button fosse pra Ferrari, jamais ele teria as mesmas condições nesta em relação ao Alonso, como ele tem na McLaren em relação ao Hamilton.
Bons tempos mesmo..
Assisti esta a corrida de cabo a rabo.. naquela época eu podia estar estafado das minhas noitadas musicais, porem acordava na hora da corrida e a assistia até o fim de olhos arregalados.
Coisa que não consegui nas sonolentas temporadas dos ultimos dois anos. Mas parece que a temporada de 2012 promete emoções, duas provas e nada acordar no sofá com a mulher me chamando ao meio dia para almoçar rsrsr
Sou franco…Gosto mesmo é do Piquet.. de quem sou fanzasso de carteirinha, entretanto não tenho duvidas que o Senna era um mestre na arte de pilotar rápido nos instantes que isto era necessário, e estrategista na hora da economia ou na segurança de usar pneus secos no molhado.
Bastava chover para despachar uma luneta na canalhada, como diria Edgard Mello Filho..
Vai ver que ele tinha algum pacto com São Pedro, ou com o “reverso”!
Pois.. logo após esta corrida história Frank Willians teceu o seguinte comentário
“Este rapaz deve ter feito algum pacto com o demonio” rsrsr
São Pedro ou Satanás.. céu ou inferno..sei lá,
Não creio em bruxas.. mas que existem..
Existem…
Fuiiiiiiiiiii
Para quem não viu a corrida talvez ainda seja possível assisti-la completa em um desses sites de vídeos. Até pouco tempo eu ainda consegui vê-la, mas parece que o dono do canal foi obrigado a retirá-la pouco depois.
Olá Flávio,
Se diz que essa corrida foi uma das cinco melhores de Rubens, quais seriam as outras?
Abraços
Eu responderia as seguintes, colocaria mais 5 e seriam nesta ordem:
1º – Gp da Alemanha 2000
2º – Gp de Mônaco 1997
3º – Gp da Inglaterra 2003
4º – Gp da Áustria 2002 (apesar de ter rolado aquela marmelada, foi uma das melhores pilotagens da vida dele, dominou todos os treinos desde a sexta e só não foi 1º na linha de chegada, todos nós sabemos o porquê)
5º – Gp de Donington 1993
6º – Gp de Aida 1994 (teve problemas quando seu carro apagou nos boxes, mas ainda assim conseguiu salvar seu pódium)
7º – Gp de Monza 2009 (com a estratégia de Ross Brawn de para menos, ganhou em cima das Mclarens que eram visivelmente mais rápidas àquela altura do campeonato)
8º – Gp da Inglaterra 2008 (sob chuva Rubens salvou um lugar ao pódio com o sofrível carro da Honda)
9º – Gp da França 1999 (largou na pole conquistada sob muita água, liderou boa parte da prova, mas não pôde conter Mclaren e Jordan. Ao final, foi 3º)
10º – Gp da Europa 2009
Engraçado alguém falar no GP da Inglaterra de 2008! Hamilton venceu aquela corrida. Rubens, com pneus de chuva extrema, passou metade do grid. Só não passou o Hamilton porque ele estava muito tempo à frente e a pista estava secando. Curioso e que nesse mesmo ano, o Button vence um GP e todo mundo (diga-se os anti-Barrichello) ficam falando que o Button venceu com a eca-Honda, coisa que Rubens não fez. Concordo, mas não o fez porque o destino não quis! Não parasse de chover nesse GP e ele teria vencido!
Acho que os anti-Barrichello deveriam procurar olhar TODOS os lados da história; não apenas aqueles que lhes convêm!
Um exemplo do atual jornalismo esportivo global.
http://www.youtube.com/watch?v=Bxd29G-op-A&feature=g-vrec&context=G22116ddRVAAAAAAAACg
mesmo depois de ver essas cenas tem babaca torcedor de alemão, (que rodou com carro melhor que o do senna), que duvida da capacidade do cara.
depois o cara se magoa quando pego no pé dele.
brincadeira
teve um blogueiro que falou a verdade, o alemão foi um rei de olho só, atér aparecer um tal de alonso e destroná-lo, (sim, destroná-lo, queiram as amantes ou não).
ainda vai fazer algo neste ano, mas é bananeira que já deu cacho, como diz um amigo.
repito o que já postei antes: ele não tem mais o preparo necessário para aguentar um carro traseiro, vai ficar cansado sempre da metade da corrida em diante,
Lá vem a analfabeta viúva novamente destilar seu ódio contra o Schumacher. Tirando conclusões universais com base em uma corrida. Se o Schumacher foi o rei de um olho só, você é o comentarista de um neurônio só. (PS: Vá aprender a escrever).
Coitado de quem ficar preso no elevador com esse cara ! Que cara chato !!!
o burrinho, onde eu destilei ódio contra o alemão?
vai aprender algo. eu apenas disse que ele não tem mais o condicionamento fisico para aguentar um carro que sai de traseira, (muito mais difícil de guiar, mas que ele gosta).
ademais o blog é sobre automobilismo e não sobre aulas de português.
voce por exemplo escreve tanta asneira, (vem de burrinho), que eu não me dou ao trabalho de ler, faça o mesmo.com os meus comentários.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. vem de “burrinho”!!!! Essa foi muito boa!!!
Chato e panaca são os sobrenomes dessa figura aí.
Cara,vc tem que admitir que o Shummy é o melhor sim de todos os tempos aqui na terra,pois o Senna era de outro planeta. O rapaz estreou em 1991 com uma Jordan que nao andava e se classificou em 7° no grid,e na corrida abandonoyu quando estava em 4°,em 1992 e 1993 com a carroça da Benneton ganhou ate corrida,quando tinha nas pistas ainda Senna,Prost,Piquet,Manssell e outros mais,foi pra Ferrari em 1996 com a missão de melhorar o carro e tb com uma carroça nas maos brigou ate o fim pelos campeonatos,depois,obviamente com o melhor carro fez o que fez,mas so colheu os frutos de sua pilotagenm altamente arrojada e eficaz. O Alonso é fera,melhor piloto em atividade,mas o Shumacher é o cara! Entenda isso e vá ser feliz.
felipe concordo em partes contigo, mas ele largou em 7° e abandonou na largada mesmo sem embreagem.
nunca tirei o mérito dele, mas cada um teve seu espaço na f 1
“Damon Hill perde o respeito e ultrapassa Prost”
kkkkkkkkkkkk
Se fosse hoje…
É verdade se fosse hoje o chefe de equipe diria _ Hill !! a telemetria mostra que a repinboca da parafuseta está para quebrar, fique atras do Prost e não mexe em nada…
rsrs,
Cara! Que saudade!!!! Valeu pelo publicação do vídeo….
espetacular! mas to achando q o senna largava aquele papo brabo de religião para não dizer: eu sou o cara! sou fodão. com uma bosta de carro humilhei os outros…
simplesmente demais! e q quantidade de gente no pit!
agora quero ver eu conseguir dormir…
A primeira coisa que me vem à mente é: como o Rubinho é zicado….
Impressionante como o Bruno é igual ao tio, até o jeito de falar! Hoje não se falam nem 1 minuto no fantastico quando Massa ou Rubens ganha… Quando o povo perceber que o padrão globo de qualidade se foi, já será tarde… infelizmente.
Vendo esse vídeo não da pra não ser pacheco. Essa corrida, as duas vitórias em interlagos, o primeiro título, tenho gravadas na memória como um filme.
Mas que saudades!!!
Ahhhh..q saudade dessa época! Senna, Prost, Hill….era mto legal!
Senna tinha seus defeitos sim, mas era fodão viu gente!
Essa corrida foi incrível, é a primeira de que me lembre ter assistido e ainda recordar algo. Eu tinha 8 anos. Lembro que meu pai se esguelou de tanto gritar na sala. Uma pena o Rubinho não ter terminado, uma pena mesmo.
Esse jornalismo da globo MORREU! Nunca mais!
Observações:
A vantagem do Senna era sempre usando por mais tempo o pneu de pista seca quando todos corriam pro box.
Prost era o primeiro a fugir pro Box botar pneu de chuva.
Hoja, acho que isso não daria certo. Os carros parecem bem mais difíceis de guiar usando pneu de pista seca no molhado.
Perez fez uma grande corrida, pode ter um futuro brilhante, mas não dá para comparar com essa corrida de Donnington não.
Acho que não Youssef.. os carros de hoje são mais fáceis de pilotar.. tem controle de tração, que impede as rodas motrizes de patinerem, não tem embreagem /, fora a tecnologia utilizada em oFf que a gente sequer tem a ciencia de ser utilizada.
Acho que os pilotos de ponta é que sempre fazem a diferença.. o Alonso é um deles… o resto pode não rodar na chuva em virtude da tecnologia.. mas também não viram tempo..Logo nada mudou entre os ases e os asnos.
Acho que para um formula 1 não usaria a expressão “mais fácil de pilotar”, mas sim os carros de hoje são menos complicados de pilotar, tens razão que a tecnologia hoje empregada facilita, no entando não forma pilotos.
O piloto hoje não tem vez em acertar o carro por causa da tecnologia, assim sua tarefa é sentar e pilotar, o engenheiro tem uma decisão de modificação/acerto maior que nem sempre é o certo.
Creio que é a diferença entre o Massa e o Alonso onde a Ferrari faz um carro ruim mas o acerta com as caracteristicas do Alonso (fora o talento) deixando o Zacarias do jeito te vira com o que tens.
Por este motivo que valorizo a NASCAR onde não há telemetria.
Ponderação excelente grande amigo, concordo com você em numero e grau.
O pulo do gato do Perez foi fazer a primeira troca de pneus na hora certa. Depois a Sauber é que conseguiu perder a corrida, ao não acompanhar o Alonso em seu último pit stop.
Olha, que honra! O videozinho que digitalizei do velho VHS da época, que postei no Youtube, aqui postado no “meu” blog predileto. Grata surpresa!
Parabéns, Fábio! Sua vaga no céu já está garantida! Depois de nos proporcionar ótimas e históricas imagens, só há uma coisa que eu possa dizer: bis!!!
Se tiver mais, eu perturbo o Flávio Gomes para colocar no ar!!!
A semana toda ouviu falar ro Pérez, acho muito cedo dizer que é o cara é exepcional, foi uma corrida nada de genialidade apenas oportunidade.
Aposto que após a próxima corrida vamos comentar sobre o Pérez novamente, mas da maneira habitual que fazemos e somos muito bons nisso que é criticar.
mõnaco 84 tb foi assim? oportunidade?
Por favor, não compare o talento do Senna com o oportunismo do Pérez, sabemos que ele ainda tem muito para mostrar, está pilotando um Formula 1 por que é um pagante, é a sua segunda temporada e somente fez algo na ultima corrida.
Acho cedo para transformá-lo em héroi latino, o novo Zorro.
Concordo com o Joca, o pódio do Perez tem mais a ver com o do Nelsinho que do Senna.
Mas que o moleque é bom piloto, isso é.
com o senna seeeeeempre é diferente, né?
pq não comparar?
2 pilotos novatos
2 corridas atípicas
2 equipes pequenas…
ah, mas o senna isso, o senna aquilo… blá, blá, blá…
o cara não era diferente, ele fazia a diferença.
Flávio
Esse Denisson é o mesmo Denisson que escreve o Gervásio lá pro Zé Simão???
Dou mta risada com o Gerva!!!
Super bacana o vídeo
Ele mesmo.
É bom ver estes vídeos do passado. Com eles da para entender porque Fittipaldi, Senna e Piquet estão no seleto grupo dos melhores pilotos de todos os tempos e no caso do Rubens não foi por acaso que durou 20 temporadas na F1.
O rubinho foi magnifico nessa corrida, mas desde dessa época ele ja tinha uma certa falta de sorte mesmo…
Quanto tempo não escuto falar do pneu biscoito…
Cara…. entrei aqui só pra comentar sobre o “biscoito”. Idem hehehe.
Foi ótima realmente,mas lembrem que já era tri campeão,mas acho que o FG quis comparar o Perez com o Barrichelo porque ele sim fez uma grande vantagem(uma das poucas)
Lembro da corrida toda. Cabou a gasosa do Rubens que, para variar, encostou-se no guar-rail e chorou copiosamente.
2 comentarios: sera o massa o michael andretti da ferrari? E antes era muito mais simples e sem putaria de pneus; ou era slick ou era biscoito. Puts, quanto tempo nao vejo alguem falar pneu biscoito nas transmissões.
Pensei exatamente o mesmo sobre Massa na cena da rodada de Andretti…
SENHORES,
ASSINEM A PETIÇÃO PARA O RETORNO DO CANAL SPEED, PRECISAMOS MOSTRAR NOSSA INSATISFAÇÃO.
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22808
AJUDEM A DIVULGAR, POR FAVOR!!
É caso de procon.Vão nos devolver dinheiro por nos tirarem o que contratamos?
Nelson! Sabe o que significado da sigla SAC (Serviço de Atendimento ao Chato) PROCON dá um tempo rsrsrsr…
acabo de assinar o abaixo assinada…parabens pela excelente iniciativa…fiquei puto com isso tambem…adorava ver ,WRC,Motocross,corridas de longa duraçao de prototipos,e outros programas maneros…agora tinha muitos eventes de merda americana tambem speed…tipo as corridinhas ridiculas de Carroças da nascar naqueles ovais ESCROTOS,etc…valeu.
Esta corrida foi um porre. Tenho ela gravada aqui. A unica coisa que salvou foi a primeira volta do Senna. De resto foi pura procissão.
Naquela época tinha um telhadinho sobre a laje…
boa tarde Gomes e galera.
cara comparar o …ET SENNA …com o Perez ou qualquer outro piloto que ja pisou neste planeta e BRINCADEIRA…cumpadi !!!… outra…como e bom assistir o ET atropelando todos…e conseguindo vencer com esta fraquinha Mc/ford…se ele estive-se permanecido vivo + um pouquinho ele DETONARIA TODOS + facil ainda com a Super Equipe que se formou com a Tecnologia Mercedes Benz…ele sendo powered by MB… seria ate covardia ele competir com os outros pilotos humanos normais…valeu.
Jênio, ele comparou o Pérez com o Barrichello…
Com esse nível de interpretação de texto, enquanto nação, estamos fodidos.
Concordo
cara apenas vi o lindo filminho do saudoso ET ,e vi o titulo do post,nao li o post realmente,agora vc com esse visual de Bandido Mexicano…esta Hilario…hahahahahaharsssss vc esta muito Fudido meu querido…hahahahaharsssss valeu.
Certeza que você não entendeu que o “Pérez” de 1993 era sobre o Barrichello? Mesmo? Jura?
É imbecil por não saber lêr e escrever,e é um boçal por ser um fanático cego. Vai longe na vida hein,camarada…
Não, “Pedro Bó” !! O “Pérez” daquela prova foi o MIchael Andretti !
Seria um sonho ver Ayrton Senna pilotando um Mclaren Mercede-Benz. Ganharia os dois títulos que foram de Mika Hakkinen e ainda levaria alguns outros do Michael Schumacher, do Damon Hill, do Jacques Villeneuve…
Percebo que há, isso sim, muita afetação por parte da mídia que cobre F1 no Brasil, princiaplmente dos funcionários da “testa” deste blog sobre este mexicano, o Sergio Perez. Fez uma baita corrida na Malásia, etc e tal. Ponto. E por enquanto, é apenas isso mesmo. Nada mais. Acho improvável que o apadrinhado do Carlos Slim repita performances assim ao longo da temporada. Pode acontecer em circunstâncias anormais, como as da Malásia, por exemplo. Algo estilo Damon Hill em Hungaroring/97 é muito complicado de ocorrer. Portanto, cuidado com o andor, vocês aí, mesmerizados que estão com o mariachi da Sauber. Há muito chão pela frente para que cantem em prosa e verso esse garoto como “gênio” ( de acordo com o Capelli ) e outros predicados afins. Muito chão mesmo.
A cara de “Hoje eu mandei bem pra caralho!” no pódio é demais.
Flavio Gomes discorda, mas esse cara foi o melhor de todos. Inacreditável!
Rodrigo,
O Gomes discorda por pura birra. Na cabeça dele, achar Ayrton Senna o melhor piloto de F1 de todos os tempos o iguala a viúvas e demais babacas por aí.
Alguém realmente acha que me preocupo com essa questão? Vocês são todos loucos.
é mas ele era o único piloto que o tratava com respeito chamando-o de flavio, e não flavinho como os outros e sei que voce detesta.
Babaca é quem fica discutindo isso! Que perda de tempo, Piquet e Senna são bons e ponto final.
Bons sou eu e você no kart! Eles eram geniais! A ultrapassagem de Piquet sobre Senna, ou a volta que Senna deu passando pelos boxes porque acreditava que era mais rápido (naquele tempo não havia limite de velocidade nos boxes) são coisas que humanos normais não conseguiriam fazer!!!
Flávio Gomes e mais um bocado de gente,colega. E mais um outro bocado é lúcido o suficiente pra não entrar nesse tipo de discussão besta.
Senna foi o Rei da melhor geração da F1. Schumacher foi o Rei de um olho só em uma terra de cegos! Que geração medíocre… Hakkinen, Coulthard, Frentzen, Irvine, Barrichello.
Números são importantes, mas mais ainda é o contexto!
Concordo com você!
eu também concordo.
Esses argumentos mongolóides para desmerecer 7 (!) títulos mundiais de um piloto são fantásticos.
Então vamos aos fatos: Schumacher não tinha adversários? E o Senna, nos seus 2 primeiros títulos, tinha quantos? Apenas um, já que a McLaren era 1,5 segundo mais rápida que qualquer carro por volta. Vá pesquisar.
Mesmo assim, enquanto o Prost esteve na equipe, foi 1 título para cada, sendo que o Prost marcou mais pontos que o Senna e só não levou os 2 títulos por causa da regra estapafúrdia de descarte dos piores resultados.
No terceiro título o Prost já estava fora da F1, depois de comparar a Ferrari com um caminhão, e a McLaren só começou a ser superada pela Williams na metade do ano. Com o Mansell batendo e o carro quebrando corrida sim, corrida não, podemos dizer que só foi 1 único competidor à altura. Tanto que quando a Williams resolveu seu problema de confiabilidade (1992) o Mansell trucidou o Senna e quem mais viesse pela frente.
Essa história prova que o Senna era ruim? Óbvio que não, puta piloto. Mas prova como é fácil reduzir o feito dos outros, como VIÚVAS adoram fazer.
Boa, dessa vez mandou bem.
Shumacher é o melhor,Senna é de outro planeta..
Caraca!!! Isso é um blog ou uma guerra???
Viúva é a sua avó pensionista!
Concordo.
Senna e Barrichello haviam corrido muito nesse circuito na época de F3, depois de uma extensa reforma. Eles conheciam bem o circuito especialmente na chuva. Os treinos classificatórios tinham sido com pista seca. Os dois se destacaram na corrida porque tinham um conhecimento que os outros tiveram que aprender na hora, sem treino. Era o primeiro ano de Donnington com chuva e F1. Não tem mágica, não tem ET e não tem Deus. Senna mandou bem, Barrichello também. Mas nada de sobre humano.
Deus meu,ainda existe gente inteligente na terra!!!!!
Deve ser aquelas histéricas “piquetistas” (professor de português perdoe).
Obs. viúvas do Senna não se animem rsrsrs.
Ah sim, claro… E os outros pilotos que, na maioria, também passaram pela F3 na Europa não conheciam Donnington. Nem tinham ouvido falar…
Cara pálida, Damon Hill tbm não conhecia a pista?
Meirelles,
Então Derek Warrick, Jonny Herbert, Eddie Irvine, Martin Brundle e Mark Blundell, por exemplo, nunca haviam corrido lá? A diferença era óbvia, o controle acima da média ( pra época ) que o Ayrton tinha em condições extremas. Donnington e Silverstone eram a pistas mais utilizadas nos treinos particulares quando estes eram permitidos. Ao contrário, a maioria dos caras treinavam lá.
A cara de fodalhão dele é proporcional à cara do Alonso, no último domingo…
Senna era foda, mas como era chato esse papo no estilo Igreja Renascer!
Ô se era. Capaz de tirar os brilho dos olhos depois de uma epopéia dessas. Lamentável.
Ele era sensacional. Como piloto. Mas essa bobajada de deus, fé, religião me dá engulhos
eu tinha me esquecido pq não gostava do senna….essa história de “Deus sabe o q faz” me irrita ainda hoje, trocentos anos passados.
Interessante é notar a matéria com 6 minutos de duração. Hoje nem os compactos das corridas que passam de madrugada têm esse tempo todo.
Mesma coisa q eu pensei… O Fantástico passa 30 seg. com a largada e a chegada e deu… não dá pra saber nada da corrida.
É que essa primeira volta do Senna entrou pra história até do autódromo. Colocaram uma placa lá sobre isso. Foi A largada. Humilhou. Matou os outros nessa largada.
Tenho outra visão o Senna era a galinha de ovos da Globo e do Galvão, então era divulgado dava renda, dinheiro, comercial caro etc…
Caro Joca,
Tudo bem que o Senna poderia até ser a galinha dos ovos da globobo e do gavião (que onde abaixa não sobra ….). A globobo é realmente o atraso deste país. Mas tem pessoas (penso não ser o seu caso), que vivem a dizer que o Senna foi o que foi por causa da globobo. Eu pergunto a estes sabichões: A globobo tem tanto poder assim até fora do Brasil? No Japão, por exemplo? Até hoje o Senna é idolatrado naquele país e em outros lugares do mundo. Coisa para se pensar…
Abraços.
Com isso a lenda e o legado do Senna foi se formando, Domingo de manhã e à noite com 6 minutos no “Show da Vida” !!!
Será o Pérez um Barrichello com sorte ???
O Barrichello já era azarado nessa época, putz.
Tenho que concordar com vc grande amigo. espero queo Rubens tenha esgotado o estoque de azar dele nestes 19 anos e que na indy tenha início uma carreira repleta de boas performances.. Talento e experiencia para isso ele tem de sobra.
Guanhar logo de cara vai ser muito difícil, Indy não é só pilotar rápido, existe o cuidado com o consumo, com os pneus.. se exagerar e gastar os o pneus ou ficar com pouco combustível.. vai para o fim do pelotão. Logo está certíssimo em começar mais pé no chão..
Fuiiiii