SAUDOSAS MALACAS (4)

SÃO PAULO (legal demais) – A Ferrari fez um dos piores carros dos últimos tempos. O bicho não anda, a equipe admite, os pilotos choramingam, a imprensa corneta.

E depois de duas corridas, Alonso é o líder do Mundial.

Como é a vida, não?

Bem, Alonso venceu o GP malaco, estava feliz e radiante, mas não é burro. Sabe que esse carro aí está longe de ser algo que preste. Eu não queria nem de graça. Talvez para a GP2. “Precisamos ganhar em condições normais. Não em condições como as de hoje.”

“As de hoje” em Sepang foram o que se chama de extremas. Faltando 20 minutos para a largada, começou a chover fraco. Na volta de apresentação, já tinha piloto querendo colocar pneu para seco. Mas quando largaram, desabou um puta toró.

Apesar da tempestade, Hamilton e Button, os dois da primeira fila, se seguraram na boa. E os apressadinhos que queriam slicks avisaram pelo rádio que era melhor providenciar botes salva-vidas. Começaram as trocas para pneus de chuva brava, sendo Pérez e Senninha os primeiros a trocar — o brasileiro porque tinha tocado em Maldonado e parou antes do previsto. O chicano porque é espertoman.

Na sétima volta, estavam quase todos calçados com a borracha mais apropriada para os programas do Datena. Menos Vergne e Karthikeyan. Aí Button entrou no rádio para comentar, de forma até lúdica, quando perguntado sobre as condições da pista, que o último setor estava “like a lake”.

Dá até música, “Like a Lake”. O fato é que era tanta água que pararam tudo. Safety-car na frente do pelotão, duas voltas e bandeira vermelha. Para essa merda toda. Hamilton seguia na liderança, com Button em segundo e o espertinho do Pérez em terceiro, porque aproveitou mais do que ninguém os pneus para pista muito molhada, já que trocou antes. Ganhou um caminhão de posições quando os outros pararam.

O mais impressionante nessa interrupção foram as tendas armadas no grid, enormes, com duas salas, copa, cozinha, dois quartos, uma suíte, home-theater, dependências de empregada e terraço gourmet. Mas uma vaga apenas. Tudo para os pilotos não tomarem chuva. Alguns times, os mais pobrinhos, tiveram de se virar com guarda-chuvas chineses, aqueles de 5 reais que estavam vendendo na arquibancada.

Foram 51 minutos de lenga-lenga para que a corrida recomeçasse. Num passe de mágica, as enormes barracas desapareceram. Com menos chuva, saiu todo mundo atrás do safety-car. Quando o dito cujo saiu da frente, sete pilotos foram para os boxes colocar intermediários correndo, porque estava secando. A McLaren se atrapalhou com Hamilton, que se atrapalhou com o mundo, e Alonso ganhou sua posição. Button fez uma de suas raras barbeiragens, bateu em Karthikeyan (que estava à sua frente de verdade!), teve de trocar pneu de novo e estragou sua corrida.

Foi então que alguém se perguntou: e aí, quem está atrás do Alonso, afinal? Porque estava claro que Alonso não iria ganhar nada, e sendo assim, o vencedor seria o segundo colocado. Pérez. Acreditam? Pérez.

Putz, o Pérez vai ganhar, muchachos! E aí a prova ficou bacana demais, com o mexicano partindo para cima, reduzindo a diferença volta a volta, até que começou a secar de verdade, Ricciardo foi a primeira cobaia a colocar slicks, começou a virar 5s mais rápido que os outros, e os outros pararam também. Slicks pra todo mundo.

Pérez parou uma volta depois de Alonso, perdeu uma meia-dúzia de segundos, e começou a remar tudo de novo. Fernandinho ia se virando do jeito que dava com aquela carroça inguiável, e na volta 49 o engenheiro entrou no rádio do nosso teen asteca para dar um toque: “Checo, toma cuidado, meu filho. Calma. Essa posição é muito importante para nós”. Foi só falar e o pobre diabo escapou da pista. Conseguiu voltar, mas terminou em segundo.

Há quem acredite que foi mensagem cifrada. Na linha “Fernando is faster than you”. Besteira. Por quê? Porque a Sauber compra motor da Ferrari? E daí? O que aconteceria se Serginho passasse Fernandinho? A Ferrari iria parar de vender? Iria aumentar o preço acima da inflação? Iria cobrar mais pela revisão? Iria reduzir a garantia? A Sauber não tem motivo nenhum para abrir mão de uma vitória contra ninguém. Fosse um embate Red Bull x Toro Rosso, poderia até ser — embora não seja o perfil do nenhuma das duas. Mas a Sauber, não. Bobagem.

Prefiro a tese do João Paulo de Oliveira, que pelo Twitter disse que o engenheiro não tinha de dizer nada, que não se deve desconcentrar um piloto nessa situação. Checo ia ganhar a corrida. Entusiasmou-se demais, talvez, se desconcentrou, saiu da pista, chegou em segundo. E Alonso se livrou de um passão nas últimas voltas pela segunda vez no ano. Na Austrália, foi Maldonado que bateu quando estava chegando para jantar o espanhol. Os caras se assustam, deve ser isso.

Checo dedicou o segundo lugar à cadelinha Frida, que morreu há alguns dias, a Carlos Slim, o bilionário dono da Claro e da Telmex que o patrocina, e a Deus. Nessa ordem. Tem coisa mais fofa? Gracinha, diria a Hebe. Puta piloto, digo eu. Deu dobradinha da Ferrari, dirá o mais maldoso.

Foi um baita resultado para Pérez, piloto atrelado à Ferrari e preferido da imprensa italiana para assumir logo um dos carros vermelhos. Primeiro pódio mexicano desde o segundo lugar de Pedro Rodriguez em Zandvoort, 1971. Na chuva. Com uma Ferrari em primeiro, a de Jacky Ickx. Coincidências demais.

E é mesmo um negócio inacreditável, o Alonso. A Ferrari até escreveu “mágico” numa placa para ele. Se eu trabalhasse na equipe, escreveria “El Fodón”. Não se aperta, tem momentos de gênio, consegue com uma bomba sobre rodas sair da segunda corrida do ano na liderança do campeonato. Vale cada centavo que lhe pagam. Como vale Vettel, como vale Schumacher. O cara salvou o pescoço de todo mundo em Maranello.

Menos de um. Massa.

Putz. Como foi mal, Massa. Começou até de maneira razoável, estava em oitavo quando a prova foi interrompida, mas depois começou a despencar, despencar, despencar, todo mundo o ultrapassava, os pneus acabavam, e chegou uma hora que, depois de demorar para passar Petrov, o que é inaceitável, viu-se à frente apenas dos nanicos. Na prática, pois, em último. Com o companheiro em primeiro. Aí faltam argumentos para defender Felipe. Tem alguma coisa muito errada com ele.

Em compensação, o primeiro-sobrinho fez uma corridaça. Se começou mal, caindo para último quando teve de ir aos boxes logo no início, depois da relargada o rapaz foi um leão. Passou quem viu pela frente, foi passado e passou de novo, partiu para cima, não cometeu erros, e chegou em sexto. Um resultado brilhante, e se Bruno acertar nas classificações, pode começar a sonhar mais alto porque a Williams, incrivelmente, fez um carro muito bom para 2012. Maldonado teve um domingo menos feliz, até pelo toque de Senninha na largada, mas estava já em décimo quando o motor quebrou, na última volta. É meio cagado, esse Maldonado. Mas muito rápido.

Bem também foi Raikkonen, quinto colocado, dono da melhor volta da prova. E a Force India, com seus dois pilotos nos pontos, em sétimo e nono (Resta Um e o Incrível Hulk). Verme ficou em oitavo, fazendo seus primeiros pontos na F-1. E nunca mais falo bem ou aposto nada na Mercedes. Schumacher ficou em décimo porque Maldonado quebrou e Rosberguinho, nem sei onde chegou. Depois que um quero-quero passou por ele sem asa móvel, após uma sequência de pilotos riscando a carenagem prateada do carro bonito, mas ordinário, desisti. Já tomava nabo da Auto Union nos anos 30, por que vai começar a andar agora? Desisti dessa Mercedes. Marca que faz ônibus e carro, um dos dois não faz direito.

E para terminar, a Red Bull. Putz. O que aconteceu com esses caras? OK, Webber foi o de sempre. Mas e Tião? Bateu no Karthikeyan também e furou o pneu. No fim da corrida, pelo rádio, a equipe mandou abandonar. Depois desistiu. Depois mandou de novo. “Emergência!”, gritaram pelo rádio. O que encontraram? Uma granada na entrada de ar? Um foco de mosquitos da dengue?

Coisa mais esquisita, sô.

Quem ouvir um compacto da corrida transmitida pela rádio Estadão-ESPN com meus comentários? Clique aqui: F1-2503-COMPACTO.mp3">GP MALASIA F1 2503 COMPACTO

Subscribe
Notify of
guest

191 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rogerio
rogerio
12 anos atrás

O CARRO DA FERRARI É TÃO RUIM, QUE ESTÃO UTILIZANDO AS PROVAS DO MASSA COMO TESTE PARA NOVOS COMPONENTES E SETUPS – ISSO É ÓBVIO, SÓ NÃO VE QUEM NÃO QUER…. CULPA DA FALTA DE TESTES… A FERRARI MALACA SEMPRE APRONTA ISSO…,,OU ACHA QUE ESSE PROTEÇÃO EM CIMA DO FELIPE É NORMAL EM SE TRATANDO DE FERRARI…

celso
celso
12 anos atrás

Me respodam. “Quem” é pior?

a) o carro da ferrari.
b) o “piloto” Massa
c) os serviços praticados pelo patrocinador Master dos vermelhinhos
d) as teorias conspiratórias qdo El Fódon vence
e) as alternativas anteriores juntas e vice-versa muito pelo contrário

Renato F1
Renato F1
Reply to  celso
12 anos atrás

Todas elas e mais a f)
A se Ferrari diz Peter Sauber um artigo do contrato entre eles:
– A equipe Sauber não vencerá um GP se o carro em primeiro for vermelho!
Aí Peter Sauber questionou e fizeram um adendo:
§ 1º – O artigo anterior só se aplica quando o piloto for o Choronso!!!
Deu no que deu!!!

Renato F1
Renato F1
12 anos atrás

Mais uma maracutaia da Se Ferrari! Vendo El Chorón perdendo um segundo por volta do Pérez, avisaram para Nicolas todt, empresário do piloto e o filho do Jean Todt:
– Manda o teu piloto ficar quieto no lugar dele que a gente o recompensa no ano que vem!
O empresário liga para Peter Sauber e manda o mexicano ficar na dele!
Peter Sauber comunica ao engenheiro e pede, disfarçadamente, para que ele diga a seguinte frase:
– Pérez, Alonso is the first! Understand??? (Pérez, Alonso é o primeiro! Entendeu???)
O engenheiro bola alguma coisa e, num discurso quase heróico, diz:
– Checo, toma cuidado, meu filho. Calma. Essa posição é muito importante para nós!
Para bom entendedor, isso significa:
– Checo, se você passar o Alonso, a Se Ferrari vai ferrar a gente! Então se você obtiver 7 pontos a mais do que ele, a gente perde 7 anos de “cooperação” técnica!
Daí, Pérez foi passear na área de escape!
Dia 25/03/2012! Põe mais um dia de funeral para o automobilismo!!!

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Renato F1
12 anos atrás

é cada um que aparece.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
12 anos atrás

Caramba, a vitória do Alonso foi tão absurda que nem o Gola se pronunciou mais.

Dado Miler
Dado Miler
12 anos atrás

Será que o Perez tava pensando no contrato de 2013 com “Red Shit”?????
“Se eu passar “El Fodon” acho que ano que vem não vou guiar a carroça vermelha|…Vou ficar por aqui mesmo”….
Quem tem “…u” tem medo…Abs

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Mais uma vez a famigerada dupla Pachecão Bueno e Pachecaldo Leme se denuncia no ar ao dar gritinhos histéricos quando ouviram o eng. da Sauber falando pro Perez tomar cuidado para não bater ou sair da pista. “Não, essa ordem não, não, não…” :-)

Tudo o que restou a estes veteranos é torcer desesperadamente contra o sucesso do Alonso (como já haviam feito na Austrália) para aliviar a barra do Massa, que vem conseguindo o milagre de andar menos do que permite o horroroso F1-2012.

Os caras acompanham F1 há 40 anos e não são capazes de identificar praticamente nada de importante que acontece dentro de uma corrida de automóveis. O Pachecaldo Leme insiste em dar no ar aquelas suas incríveis estatísticas do tipo “Há 18 anos um piloto com macacão azul não ganha uma corrida na Ásia partindo da quinta posição” enquanto Babão Bueno, novo Rui Barbosa, faz discursos ufanísticos inebriado pela sacanagem que fazem com os nossos brasileirinhos.

A Globo é uma MERDA!

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Eu se fosse o Checo Perez, dava uma porrada nesse engenheiro. O cara tinha era que ter ficado de boca fechada. Fodeu a corrida do cara.

M.81
M.81
12 anos atrás

NA BOA, ACHO QUE AQUELA BATIDA DO MASSA AFETOU A SUA VISÃO DO LADO ESQUERDO….. NA CHUVA O BICHO NÃO DEVE ENCHERGAR MUITO BEM…. NUNCA OUVI NINGUEM FALAR SOBRE ISSO.

Marcelo
Marcelo
Reply to  M.81
12 anos atrás

Estou contigo M.81. O Piquet, em entrevista ao Reginaldo Leme, disse a mesma coisa. Disse ainda que, após o acidente que teve na Tamburello, nunca mais conseguiu ser rápido como era, além de ter perdido a noção de profundidade, pois passou a utilizar as placas de distância de curva como referência, coisa que nunca havia usado até então.

Burn Baby Burn....
Burn Baby Burn....
12 anos atrás

VETTEL.. FIASCO..Para mim o maior fisco foi um tal de Vettel, que até o inicio da temporada era considerado um Deus em forma de piloto.. e agora..

ALONSO SURREAL

Quanto ao Alonso.. acho sinceramente que a ferrari deveria instalar uma estátua dele de bronze em Maranello, ou dar uma placa.. como se dá no futebol para um grande gol etc.. e tal.. pois o que ele fez na malásia foi surreal.. ainda mais com aquela ferrari ruizinha da porra..

Diego
Diego
12 anos atrás

Conclusões tiradas do GP da Malásia:
1- A McLaren é a melhor equipe, mas está longe de ser imbatível como a Red Bull ano passado (a sorte é que os outros carros estão um passo atrás, e como sabemos o pessoal de Woking é que sabe desenvolver melhor um carro ao longo da temporada) no entanto, apesar da forte concorrência dificilmente perderá.
2- Alonso é realmente fora de série. Não bastasse isso, tem uma sorte muito grande: larga bem e escapa do tumulto do pelotão intermediário (que esse ano está mais acirrado do que nunca) enquanto o carro ainda está bom e quando cai de rendimento ele já tem vantagem suficiente pra administrar a corrida. Não bastasse isso, parece ter um feitiço que faz com que pilotos latinos de equipes médias com carros bem mais velozes vindo no seu encalço nas voltas finais se atrapalhem.
3- Karthikeyan é um dos melhores pilotos sob chuva forte da F1. Independente das paradas dos outros pilotos (já que os carros da equipe ficam tão atrás que raramente alcançam alguém que tenha ido aos boxes), é um feito extraordinário colocar uma HRT em 10º lugar (ainda mais logo após a relargada que ele chegou a ficar em sexto (?!)). É algo tão inacreditável que em alguns sites dizem que Button bateu nele porque era um retardatário, sendo que pela primeira vez(e certamente tão cedo não haverá uma segunda) um carro hispânico esteve brigando com o pelotão do meio. Quando a pista foi secando deu a lógica e ele voltou ao fundo, mesmo assim foi algo mais surpreendente que a Ferrari vencer e a Sauber brigar pela vitória.
4- O que separa Sauber e Williams do pelotão da frente não é o desempenho de seus carros, mas a falta de velocidade em voltas de classificação. Se essas duas equipes se qualificarem mais à frente, teremos grandes chances de ver Pérez novamente brigando pela ponta, bem como Kobayashi, Maldonado e Senna.
5- Grosjean mostrou até agora nas corridas o mesmo que mostrou em 2009. É melhor aprender a terminar corridas, pois a segunda chance que está tendo poucos pilotos tiveram e uma terceira não haverá. Que vá descansar lá na França e acalmar os nervos nesses dias que vai ter de folga.
6- Bruno Senna enfim mostrou serviço na Williams. A chuva mudou sua sorte, pois antes dela seu fim de semana estava indo de mal a pior. De último saltou pra sexto. Desde que começou a tentar entrar na F1, pode-se dizer que é a primeira vez que vai dormir tranquilo. Ainda precisa voltar a ser rápido nas classificações e fazer largadas melhores, mas depois da sensação de dever cumprido, ele estará com mais moral para disputar a próxima corrida.

Crock
Crock
12 anos atrás

O que está acontecendo com o Massa hoje é apenas a comprovação que ele sempre foi um piloto mediano. Na F-1 qualquer piloto mediano consegue fazer graça quando tem um avião na mão e hoje ele tem uma carroça para guiar. Olha só o exemplo do Button que não era ninguém na F-1 até começar a guiar avião. Acredito também que a Ferrari tem usado o Massa mais como piloto de testes do que 2º piloto, ele guia uma carroça com rodas de madeira, já Alonso deve estar com uma carroça com pneus de borracha.
Na corrida o Alonso colocou todo mundo no bolso com exceção do Perez, o El fodon foi perfeito e não cometeu nenhum erro. Mesmo se não tivesse o alerta no radio do Perez não acredito que ele passaria com facilidade, Alonso é macaco velho e não ia deixar barato, Maldonado que o diga.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
12 anos atrás

Um baita corridão, com tantos destaques, que até o Ricciardo, que fez bonito, ficou de fora das malacas gominianas.

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
12 anos atrás

Sobre o Massa e seu desempenho questionável…..Eu não acompanho a F1 regularmente. Assim posso estar escrevendo uma grande besteira , mas tenho a impressão que desde o acidente no qual uma peça soltou-se do carro que estava na frente dele, estraçalhou seu capacete e quase o deixou cego…nada voltou a ser como antes. Aquele acidente deixou marcas muito profundas. Acho que o estilo de pilotagem dele ficou bem menos arrojado. Quem sabe se em outra categoria , ele não se reencontra?

Nilo Angelo Saloio
Nilo Angelo Saloio
12 anos atrás

“BALDE DE ÁGUA FRIA OU ESCORREGÃO NA BABA???”
CIRCUÍTO DE FÓRMULA 1 DA MALÁSIA 25/03/2012
Foi lastimável tirar a vitória do 1º LUGAR do Sérgio PERES/MÉXICO.
“PALAVRAS DITAS EM HORAS INAPROPRIADAS DESEQUILIBRAM PESSOAS”(obs: Alteram as batidas do coração e fere a alma).
INCENTIVOS AGUÇAM A GANA NA BUSCA DA VITÓRIA, PALAVRAS NEGATIVAS DEVEM SER EVITADAS.
“TUDO O QUE DESEJAMOS PARA O OUTRO É ESPELHO NA NOSSA VIDA”
“ÁS VEZES A MELHOR TÁTICA É FICAR CALADO PARA NÃO APAGAR O SONHO DE ALGUÉM QUE QUEIRA ATINGIR O SEU OBJETIVO OU ATINGIR A VITÓRIA”
“QUANDO O INDIVÍDUO ACREDITA E SENTE NO FUNDO DO CORAÇÃO A VITÓRIA É ATINGIDA”
Ocorreu hoje na FÓRMULA 1 quase no término da prova, faltavam cerca de 5 a 6 voltas, o Engenheiro da Equipe SAUBER deu um comunicado ao PERES/Mexicano que ele deveria tomar cuidado com a pista molhada(OBS: Peres tinha o carro na mão, sobrando potência e pneus bons) ele estava praticamente colado ao 1º colocado Alonso, após a notícia dada em alguns segundos lá estava ele saindo da pista perdendo alguns segundos preciosos à sua vitória.
É realmente fica difícil de assistir FÓRMULA 1, tem sempre uma varinha de condão dando as cartas(OBS: Será o espírito BRIATORE agindo(R$..R$..R$..) ou ESCORREGÃO NA BABA??? SÓ O TEMPO DIRÁ…(obs: FICOU PARECENDO A PASSADA DE PERNAS QUE DERAM NO AIRTON SENNA NO INÍCIO DE SUA CARREIRA NO GRANDE PRÊMIO DE MÓNACO, QUANDO O MESMO CORRIA PELA PEQUENA TOLEMAN).

Douglasf1
Douglasf1
12 anos atrás

Alonso eh um gênio. Vencer a corrida com o carro q tem e ainda em condições delicadas eh coisa de piloto top. Eh o piloto mais completo hj, quica perdendo só pra senna em todos os tempos. Ele corre de dentro com visao de quem ta fora. Tem a exata nocao de quais estrategias adotar. E tem uma sorte… No mais destaco positivamente o ritmo da sauber. A lotus do kimi ta muito rápida tb. quanto aos bazucas senna se saiu bem e pode agora requerer mais atenção da equipe. Massa perdeu o rumo de vez. Passivo demais. Se não tem um carro igual ao de Alonso q reclame. Faca algo.

Regis Oliveira
Regis Oliveira
12 anos atrás

“Depois que um quero-quero passou por ele sem asa móvel…” To rindo ate agora, kkkkk…

Luiz Rocha
Luiz Rocha
12 anos atrás

Os Indianos estão realmente bem, infelizmente a Kingfisher aérea do Vijay Malia está quebrando e corre o risco da equipe ficar pra trás.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Você está andando com seu possante por ai. Acidentalmente um ciclista atravessa sua frente. Você o atropela, o coração do dele vai parar no banco de traz. O ciclista fica despedaçado, seu carro é cortado como uma lata de sardinha. Porém sua percepção é tão boa, tão aguçada, que você consegue ver até a cerveja que ele carregava.
Existiu um cara uma vez que para justificar seus atos, desqualificava suas vítimas. Esse cara foi lembrado essa semana por uma “divindade” “made in brazil”.

thiago querino
thiago querino
12 anos atrás

Sobre o Massa penso o seguinte: desde que:

1º) Acidente na Hungria em 2009
2º) Alemanha 2010

Nunca mais foi nem será o mesmo:o cara perdeu a confiança própria até começou razoavelmente bem 2010 mas a Alemanha foi a gota d’água:o cara perdeu a corrida e mais o respeito do time.Ai o cara pensa:”Po quase morri nesse carro e ai os caras me aprontam essa?Q p**rra é essa?”

Não é um gênio(como Alonso) mas está muito longe de ser a chicane ambulante que todos estão dizendo.O cara tá sendo dissecado vivo, num ambiente extremamente competitivo e cruel chamado F1(que amamos tanto).

Penso que pode até ficar até o meio da temporada mas a pressão vai se tornar insustentável se os resultados continuarem dessa forma.(infelizmente é um cara legal mas…negócios são negócios)…

Abs a tds

Renan Collodoro
12 anos atrás

Realmente tivemos 3 pessoas que se superaram hoje na Malásia, o primeiro deles é Fernando Alonso que soube suportar a “pressão” e o péssimo carro e saiu de lá com a vitória e primeira colocação no campeonato.
O segundo Sergio Perez que surpreendeu a todos com o seu ritmo de corrida e que só não ganhou porque cometeu um pequeno erro.
O terceiro Bruno Senna que caminhava para uma prova meia boca quando mostrou porque merece a vaga na F1, foi fantástico!!!
Também fiz um resuminho da corrida no meu blog… nasquatrorodas.blogspot.com
Abraços a todos!!!

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Eu disse aqui, antes de começar o campeonato que as Mclarens iam deixar muta gente falando sozinha, a corrida de hoje só me faz reiterar minha linha de raciocinio, a corrida de hoje não representa em hipotese alguma a realidade da f1 hoje, o resultado, “Jenson errou, o que não é normal e Lewis foi extremamente prejudicado pela equipe nos pits que fez”. foi acidente de de percurso, não se repete mais este ano, ainda aposto minhas fichas na equipe e nos pilotos de Wooking, não se enganem, basta ver as declarações do alonso apos a corrida.”Não mudou nada”.
A menos que a Red Bull, ou Mercedes, Ferrari eu não acredito, façam um milagre, o titulo de construtores fica em Wooking, e o de piloto com Lewis ou Jenson.
eu particularmente torço por LW, na minha modesta opinião ainda o melhor do atual grid e ademais 5 pontos atras do alonso em inicio de temporada, é facil de reverter, assim como Jenson tambem tem chances de reverter isso mole.

Zé Fini
Zé Fini
12 anos atrás

Depende de que carro da Mercedes a que vc se refere que ela não faz direito, rsrs. Se forem os da F-1, eu concordo contigo.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
12 anos atrás

Vai ter o Tecla SAP?

JC
JC
12 anos atrás

FG, muito boa a parte que fala da Mercedes. Rí demais….

Joca
Joca
12 anos atrás

Quanto ao Massa ninguem desaprende, será que o problema é ele ou o carro que estão dando a ele?

Marcos
Marcos
12 anos atrás

Aquela galera que detonou o Bruno Senna semana passada não passou por aqui hoje! Estranho né?

Max
Max
Reply to  Marcos
12 anos atrás

Se hoje até o Alonso ganhou, não dá pra dar muito crédito pro Bruno além de que foi sim um boa posição,mas numa corrida estranha.
Aguardemos a próxima carrera.

Martha
Martha
Reply to  Marcos
12 anos atrás

E não fizeram nenhuma falta, caríssimo.

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Marcos
12 anos atrás

E detonamos com razão. A corrida da Malásia é sempre atípica, não vale como avaliação.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Diego Queiroz
12 anos atrás

É em corridas atípicas como esta que o talento dos pilotos mais se revela, sobrepondo-se ao fator carro. No piso molhado o Bruno foi o piloto que mais ultrapassou, andando muitas vezes no ritmo de Alonso e Perez. Só não foi mais longe porque a pista secou, por isso não deu para ultrapassar Raikkonen, que tinha um carro ligeiramente melhor, mesmo em corrida.

Na Austrália o Bruno teria certamente pontuado sem o azar que teve logo no início ao ser abalroado pelo Ricciardo, que por sua vez também não teve grande culpa, pois foi quase atirado contra o Williams do Bruno no meio da confusão da largada, danificando assim o equilíbrio do seu carro e comprometendo toda a corrida.

Não, não há uma (boa) razão para criticarem da forma destrutiva como o fazem muitas vezes, usando até o Ayrton como arma de arremesso contra o Bruno.

Ayrton foi o que foi porque teve possibilidades de desenvolver-se desde muito cedo e de forma contínua, e fê-lo BANCADO pela família, como quase todos os que iniciam uma carreira nos karts ou no autombilismo em geral. Este é um desporto para ricos! A diferença entre Ayrton e o Bruno é que o segundo foi forçado a interromper a carreira durante uma década e depois de uma ascensão fulgurante nas categorias de acesso, teve ainda mais 3 anos em que não teve a possibilidade de ter um desenvolvimento normal. Não sabemos se o Bruno viria a ser tão bom como o Ayrton se não tivesse acontecido o acidente de Imola em 1994 mas de uma coisa tenho a certeza, nem o Ayrton faria muito melhor do que o Bruno nas mesmas circunstâncias deste! Poderia fazer melhor, mas não muito melhor, pois isso seria impossível! Há muita gente que não tem a noção do que é ficar parado durante 10 anos, sem fazer carreira no karting. Há muita gente que não tem a noção do que é perder 3 anos sem uma época normal, enquanto outros jovens se vão desenvolvendo na F1 de forma contínua ao volante de carros competitivos. Alguém se lembra que o Pastor Maldonado esteve na Williams o ano passado e onde estava o Bruno por essa altura? Tudo isso tem influência, o Bruno só entrou o ano passado na Bélgica, até aí esteve parado, era piloto de reserva da atual equipa Lotus. Além disso estamos no início da época, o Bruno ainda pode fazer muita coisa boa este ano, apesar de perder 15 treinos livres, o que é uma desvantagem não só em relação ao seu colega como relativamente a todos os seus adversários na F1. Mesmo assim já conseguiu um bom resultado logo na segunda corrida, no primeiro ano em que realmente tem possibilidades de mostrar o que vale na F1 de forma consistente.

Fabio
Fabio
Reply to  Marcos
12 anos atrás

Um resultado atípico e as viúvas já se excitam. Amor próprio que é bom…rsrs

Leduard
Leduard
12 anos atrás

Já postei noutro blog: em quase 50 anos seguindo corridas jamais soube de uma ordem de equipe para que seu piloto abdicasse de uma vitória quase certa. Dizer que estaria correndo risco desnecessário não combina com piloto de F1, ainda menos com Pérez que se mostra cada vez mais um grande piloto. Êle iria prá cima não fosse a ridícula e, esta sim, inexplicável contra ordem. E Sauber não tem nada a perder? Bastaria a Ferrari entregar os motores com alguns pôneis no lugar da cavalaria toda. Daí até parar de fornecer a partir do ano que vem, passando por muitas outras hipóteses que nenhum de nós imagina, p.ex., quando Sauber teria de passar a usar os outrora gloriosos Cosworth.

MSM
MSM
12 anos atrás

Esse Alonso além de bom, está com o corpo fechado. Na Austrália, tomou pressão do Maldonado até que errou, rodou e bateu no muro. Hoje na Malásia, estava tomando pressão do Perez, até que errou o ponto de freada e saiu da pista. Pois é, o espanhol é o cara, ganhou com essa carroça da Ferrari, equipe esta que qd passou para o comando do Domenicalli, despencou ano após ano. Enquanto isso, o Massa foi despancando na corrida, até estava bem no começo, mas após o pit stop sumiu, o carro é ruim, e o piloto também já não casa com a equipe a muito tempo. Esse resultado de hoje mostra que no presente, não tem a mínima condição de estar perto do Alonso, e no futuro perderá a vaga para o Perez, que mostrou que se tiver um carro bom, vai lutar por pódios e vitórias na Ferrari.
O nome da corrida foi o Perez, fez a troca de pneus cedo e ganhou várias posições e aí ninguém conseguiu pará-lo, pressão total no Alonso, o Hamilton não teve a menor chance de tentar uma disputa. Poderia ganhar a corrida, mas um erro o fez perder todo o tempo e aí já era tarde, se tivesse mais duas voltas poderia ganhar, pois na última volta já estava colado na Ferrari de novo. A Sauber mostra uma evolução, marcou com os dois pilotos na Austrália e agora na Malásia voltou a pontuar, pena que o Koba foi mal.
Hamilton largou em 1º de novo, mas não ganhou, corrida apática, pódio apático e o Button que até poderia ganhar, jogou fora o gp após tocar desnecessariamente na HRT, depois ficou lá no fundo até o final.
A Red Bull foi pior nesta corrida do que na Austrália, não pelo Webber, que não anda bem a muito tempo, mas pelo Vettel, que pelo menos na Austrália chegou em 2º e desta vez teve um desempenho ruim e ainda um penu furado num toque com a HRT (sempre ela). É claro que está cedo, mas seria bom o pessoal ver o que está acontecendo.
A Lotus está com um bom carro, e o Kimi mostra que está bem adaptado ao retorno na categoria, andou forte com voltas rápidas e é bem provável que pegue um pódio esgte ano, enquanto isso o fraco Grosjean se perde pelo caminho de novo, bateu no Schumi no começo e depois errou a freada e ficou atolado, piloto fraco, que não melhorou após o campeonato da GP2.
A Mercedes precisa correr com um galho de arruda, de novo, o Schumi larga bem, mas é prejudicado. Menos mal que conseguiu uns pontinhos, mas em gp está devendo, pelo menos mostra que tem vontade de crescer com a equipe, bem diferente do Nico, que fez outra corrida apagada, parece desmotivado para correr numa equipe que tem condições de andar na frente.
O terceiro personagem do gp, para minha surpresa foi o Bruno. Ele foi o oposto do Massa, começou mal e depois deslanchou, parecia que estava possuído, ele e o carro. Chegava nos carros de frente e nem tomava conhecimento e no final poderia brigar com o Kimi pelo 5º lugar, mas preferiu não arriscar. Para mim foi a melhor corrida dele, e espero que continue a evoluir, assim como a Willians, que parece tomou jeito neste ano.
A Force India e a Toro Rosso marcaram de novo seus pontos e podem estar sempre na pontuação em toda as provas, pois tem carros bons e pilotos bons.

Regi´s Campos
Regi´s Campos
12 anos atrás

A teoria que tenho sobre a rodada de Perez é que a SF (Scuderia Fiat) deve dar uns “descontos” no pacotão motor/câmbio Fiatrrari, além de uma Ferrari FF de brinde, e já deve ter passado algumas frases de “ativação” para as escuderias que utilizam o FireEvoE-Torq Multiair para o caso de precisar dar um freio nos seus escudeiros.

_Checo! Com calma (para não fazer a Fiatrrari passar vexame) por que a posição (2º lugar, atrás da Fiatrrari) É MUITO IMPORTANTE ($$$) PARA NOÍS!

Bernard
Bernard
Reply to  Regi´s Campos
12 anos atrás

Perfeito!!!!

Helder Sobrêda
Helder Sobrêda
12 anos atrás

O Massa está correndo com a Fiorino da propaganda do Banco… só pode

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Só tenho dúvidas quanto ao “como vale Vettel, como vale Schumacher”. Cada vez mais fica claro que, quando o carro não é o melhor, Alonso é bem melhor que os dois.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Verdade. Até porque, atualmente, a Ferrari é muito inferior à Red Bull e Mercedes.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
12 anos atrás

Pedro Rodriguez terminou também em segundo em Zandvoort/1971 logo atrás de Jacky Ickx e ambos deram uma volta a toda a gente debaixo de chuva. Sergio Perez é o melhor mexicano depois dos irmãos Rodriguez e fez uma corrida fantástica.

Bruno Senna conseguiu logo na sua segunda corrida pôr fim à malapata que a família Senna tem com a Williams, terminando finalmente uma prova e nos pontos, depois de 4 abandonos (3 de Ayrton e 1 dele próprio). Melhor ainda, fez também uma excelente corrida, mostrando toda a sua classe debaixo de chuva, tal como já tinha feito inúmeras vezes na F3 e na GP2 (esta última em Silverstone).

Maldonado teve azar mas voltou a mostrar que é muito rápido. Por seu lado, Petrov ofuscou completamente Kovalainen na corrida, tal como já tinha feito na Austrália, mostrando bem que agora sim, a Caterham tem dois pilotos extremamente motivados e competitivos. Este foi o dia dos pilotos que levam mais dinheiro para as equipas de F1, com Alonso (patrocinado pelo Santander e talvez o melhor da F1 atual) a mostrar toda a sua classe com um carro que em condições normais não seria lá muito competitivo. Mas Perez (Telmex) esteve ao seu nível, Senna (Embratel) mostrou que tem muito talento, enquanto Maldonado (PDVSA) e Petrov (Lada) mostraram também bastante potencial.

alberto
alberto
12 anos atrás

corrida bacana e resultado inesperado. Foi ótimo para o campeonato. agora tem 3 semanas pela frente pra todo mundo voltar pras pranchetas, túnel de vento, simuladores, PS3, Atari etc. O futuro de Massa? não dá pra afirmar que ele sai da Ferrari, mas se sair da Ferrari, não sai da Fórmula 1. Pode haver uma troca com o Perez e o Massa voltar pra Sauber. Ma aí se ele vai aceitar é outra coisa. É como se trabalhasse numa empresa e agora o transferissem de gerente para estagiário. Seria uma humilhação total. Mas a Ferrari costuma fazer isso. Então, podem esperar por novidades nas próximas semanas.

ags
ags
12 anos atrás

FG…Não foi praga……………..mas eu disse aqui no seu espaço..que o Amassa barro não ia terminar o ano de 2012..na SF…não vai nem acabar o primeiro semestre..e o pula pirata vai ser escarrado de forma monumental….por falta de garra……………o mané tá doida é pra parar…..não se dá conta que ele não quer mais velocidade… é direito dele…mas……..quando a Grobo (Gagá bueiro..) azucrina na oreia do pula pirata..ele fica doido..é grana…..afinal………não querem ve-lo entregando macarronada fria….como era…antes……reparem que o marcha lenta.. anda pelos boxes com um carrinho que ele conhece bem..e completamente vazio?;;;a produção sacaneou o moleue..pobre boy…

Mat Roland
Mat Roland
12 anos atrás

Realmente os melhores comentários, e o melhor, divertidos.
Aguardando ansioso a tecla SAP.

andré frej
andré frej
12 anos atrás

Adorei a corrida, Senna merece o crédito pelo combativo desempenho, muitos bons e novatos pilotos mostrando serviço, Kimmi um espetáculo à parte, Alonso é notável e “The whole world is faster than you” (copiando da postagem de um internauta) precisa ser substituído imediatamente pelo chicano, para acabar logo com esse vexame todo. Não custa nada lembrar: Edson Arantes do Nascimento soube o momento certo do Pelé parar.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Realmente acho que nao aconteceria nada com o Perez ou a Sauber caso o mexicano passasse Alonso. Mas se os dois se enroscassem e Alonso saísse da prova, já não sei…
O cara é da escolinha da Ferrari.

Rafael JC
Rafael JC
12 anos atrás

É bom o santander parar de exibir esse comercial de que o Massa está com fome, Massa teria que fazer comercial p/ outra empresa dizendo que está com diarréia, toma um soro caseiro.Tem algo errado, ta desanimado, acabado, REAGE MASSA !!!

Andre Luiz
Andre Luiz
Reply to  Rafael JC
12 anos atrás

Felipe Massa deveria fazer comercial de aspirina, molhou ele some.
Quem não lembra da frase: não gosto de pilotar com piso molhado.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Flavio, o Alonso só pode ter pacto com o demonho!!!
Em troca de seua alma asturiana, qualquer um que se aproxime de seu carro sofrerá de uma terrível maldição maldição…
Isso explicaria até porque o Massa prefere ficar longe do espanhol na corrida.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
12 anos atrás

Injusto, injusto pra caramba, esse resultado. Não que o Alonso não merecesse a vitória, mas o Pérez foi o nome da corrida, tinha que ter vencido. Mas acontece. Ano que vem, ou nesse mesmo, a bordo do carro #6, ele deve ter uma oportunidade assim de novo.

carlos lima
carlos lima
12 anos atrás

É incrível como num mundo sofisticado e tecnológico da F1 o acaso dá as cartas, assim sem mais nem menos e subverte a previsibilidade. Uma chuva forte e tudo muda. A corrida seria da McLaren. Seria, sim, se o Jenson, não errasse, se a equipe acertasse a mão nos pits do Lewis, e principalmente se não chovesse. Mas o que impressiona mesmo é a sorte do espanhol Fernando Alonso. Que ele é um piloto excepcional, goste-se dele ou não, é fato, mas o cara tem uma sorte que vou te contar, hein Gomes? Excelente sua análise, justa, correta e acima de tudo muito bem humorada. Foi muito legal a inserção das fotos. Quando eu crescer quero ser um jornalista igual a você. Valeu!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“É meio cagado, esse Maldonado”

Rubinho Maldonado ou Pastor Barrichello?

Gerson
12 anos atrás

Massa vem para a stock ou indy em 2013.

Daniela_Rio
Daniela_Rio
12 anos atrás

Corrida bem movimentada !! Algumas considerações:
1- O Alonso guia muito ! Mas tbm tem uma sorte do cacete ! Na Australia quase foi ultrapassado pelo Maldonado e agora quase foi ultrapassado pelo Perez.
2 – O Massa precisa mudar de equipe e tentar recomeçar, não existe mais clima pra ele na ferrari.
3 – Button e Vettel deram graças a Deus que a corrida foi vencida pelo Alonso, antes ele que o Hamilton pensaram os dois.
4- Schumacher largou mal, foi tocado , rodou e mesmo assim chegou muito a frente do Rosberg. Qual será o problema do Nico ??

Woody Woody
Woody Woody
Reply to  Daniela_Rio
12 anos atrás

4 – Síndrome de Massa. . .

Muchacho
Muchacho
12 anos atrás

Putz, esse menino é um puta piloto, mas é mais um mauricinho elitista na F1.
O país fica 41 anos sem pódium e ele podia oferecer aos amantes da velocidade daquele país, ao próprio Pedro Rodrigues….e ele me sai com a “minha cachorrinha recém falecida e meu querido magnata Slim”….realmente não se fazem mais heróis como antigamente !!

Dantas
Dantas
12 anos atrás

Aposto que a Ferrari debanca o Massa antes do ano acabar, porque vai ficar difícil para Alonso colocar a equipe bem no campeonato de construtores, andando sozinho. Isso envolve muito dinheiro. Além do mais, nem de escudeiro o Massa serve, porque nao aparece nem entre os dez.

Alonsista
Alonsista
12 anos atrás

Acho que ficou bem claro que o Alonso é o melhor piloto atualmente. Chega de compara-lo com Button e Hamilton, sempre em bons carros, como no ano passado.

O Massa não foi tão mal, a Ferrari é mais lenta até que as equipes médias como Williams e Sauber, portanto restam só as nanicas para bater.

Perez era muito mais rápido que o Alonso, mas se iria conseguir ultrapassar é outra história, o Alonso estava se defendendo muito bem com o kers.

Anderson
Anderson
12 anos atrás

Flavio, você tem alguma informação sobre a historia que o Galvão e o Reginaldo estava falando na relargada da corrida que o Alonso não queria relarga.

Será essa historia verdadeira, tinha algum reporte da ESPN na Malásia e se ouviu essa historia. Será Verdade???

Paulo Bala
Paulo Bala
12 anos atrás

O subtexto da mensagem do engenheiro da Sauber: “Meu filho (Perez), em condições normais de temperatura e pressão jamais chegaremos em segundo lugar novamente. Só em caso de catástrofes essa chance irá se repetir. Estamos no mesmo nível da Williams, Force índia, Toro Rosso e adjacências. Portanto, pelo amor de Deus não faça merda!!!!”

Dantas
Dantas
12 anos atrás

Pelo jeito Massa vai voltar a vender comida em Interlagos.