MENU

Tuesday, 3 de November de 2015 - 16:31Enigmas & desafios

ENIGMA DO DIA

SÃO PAULO (onde, quando, por quê?) – O Júnior Almeida, figurinha do mundo dos bons clássicos, achou umas fotos muito malucas. Publico as três e peço à blogaiada que pesquise: que corrida foi essa?

6 comentários

  1. Em maio de 1958, foram organizadas provas de aceleração, realizadas no aeroporto de Cumbica, na época não aeroporto internacional, mas base aérea. Não sabemos se as provas foram organizadas pelo Romi-Isetta Clube, mas, pela variedade de marcas presentes, é possível que as provas tenham sido organizadas por outra entidade esportiva. Quem costumava organizar este tipo de evento era o Jornal HP, dedicado aos esportes à motor. A marca do semanário aparece, inclusive, em Romi-Isetta que participou das provas em Cumbica, e cerca de dez deles teriam participado desta competição. O Jornal HP também organizou no mesmo ano a prova da Subida de Montanha, realizada na estrada velha de Santos.

    As provas de Guarulhos foram de aceleração, ou seja, a cronometragem se inicia na saída, devendo os carros correr um quilômetro, sendo então feita a cronometragem final. Percorrido esse trecho, o piloto tem ainda quinhentos metros para frear.

    O modelo especial que aparece na foto, com o teto cortado e um apêndice aerodinâmico em forma de cunha na dianteira, certamente foi elaborado por Emilio Comino, conhecido piloto e preparador. Comino também possuía uma oficina que, além de realizar manutenção em importados italianos como Ferrari, Maserati e Alfa Romeo, também era autorizada Romi-Isetta.

    Comino era um sujeito de porte grande, e talvez fosse ele quem estivesse ao volante do carro, um Romi-Isetta 1956 modificado. Notar o escapamento diferente, assim como uma espécie de “caixa” na parte traseira do carro, talvez construída para melhorar a ventilação do motor central-traseiro.

  2. Tom sem freio says:

    Meu pai comentava que antigamente havia corrida de Romi-Isetta em Interlagos : Eu acho que essas fotos sao de lá.

  3. says:

    Sensacional, e que qualidade. Na Base Aérea havia eventos, inclusive as primeiras corridas de Kart.

  4. Marcelo Foresti says:

    Kilometro lançado em GRU…..

  5. Atilio D says:

    Pelos edifícios que se vê ao fundo da foto 2, acho que sei o onde: pista de pouso da Base Aérea de Guarulhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *