O MONARQUINHA
SÃO PAULO (onde estará?) – Reprodizo ipsis litteris o texto publicado na página Romi-Isetta Brasil do Facebook:
Em 1954, os italianos Oliviero e Mario Monarca, imigrados um ano antes de sua cidade natal Assisi, Itália, fundavam a Carrocerias Monarca Ltda., instalada no bairro do Bexiga, em São Paulo (SP). O estabelecimento passou a construir carrocerias de automóveis sob encomenda. Um dos carros foi o curioso modelo da foto, também o primeiro trabalho do italiano Ottorino (Toni) Bianco no Brasil. O modelo usava vários componentes de Romi-Isetta, como por exemplo rodas, volante, instrumentos etc. Não sabemos se a mecânica também era de Romi-Isetta. Se o leitor souber mais detalhes deste carro, sinta-se à vontade para compartilhar as informações.
Já imaginaram se alguém guardou isso? O Brasil sobre rodas nos anos 60 deve ter sido divertido demais.
O carro do Mickey Mouse…
Parece o Marco GTO que eu tinha no início dos anos 70.
Uma pena que brasileiros não tenham respeito por sua memória. Construções, monumentos, praças, artistas de todo segmento (artes, música, etc.) caem no esquecimento, bem como peças raras como a da foto. O atual código de trânsito nacional, entre outras coisas, não permitem mais a liberdade de criação de carrozzieris brasileiros. Coisas úteis, como air bags, freios ABS – que são caras de fabricar e, obrigatórias hoje em dia, inviabilizam o que tivemos nos anos 70 e 80, quando víamos um monte de “fuscas de plástico”, mas havia mais coisas bonitas nas ruas. Assim como o “Prèt-a-portê” acabou com as costureiras de família, a tecnologia de produção em escala acabou com a fase criativa das pequenas fábricas de sonhos.
Existe alguma ligação deles com as biciletas Monark?
Creio que não. As bicicletas Monark são de origem sueca. Possuiam belas motos também.
O Toni Bianco ofereceu ao brasileiro a possibilidade de possuir um carro com desenho fantástico usando a mecânica nacional disponível, limitações daquela época triste para as pessoas criativas. Eram carros que faziam as ruas ficarem mais bonitas em um período tão sem liberdade.
http://125ecia.blogspot.com.br/