SAUDOSA MALOCA (11)

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SÃO PAULO (morno, tudo) – É sempre bom quando um GP decide um campeonato, e como se sabe não será o caso deste ano em Interlagos. Assim, está tudo meio morno. Fala-se aqui e ali do caso Red Bull (anotem: vai anunciar que continua com os motores Renault, agora preparados por Mario Illien, que já andou metendo a mão na massa neste ano na fábrica de Milton Keynes; o nome será definido depois), da ressaca de Hamilton, das reformas no autódromo, do futuro da Lotus, mas nada realmente palpitante.

[bannergoogle] Na pista, igual. Nem quente, nem frio. Dois treinos absolutamente normais, uma rodadinha ou outra, Alonso quebrado (estou começando a ficar com pena), Mercedes na frente e Williams abaixo do que se esperava. De espantoso, apenas a vantagem de Rosberguinho ao final do dia: 0s458 para cima de Hamilton numa pista curta, em que as diferenças de tempo normalmente são bem menores.

A tabela de classificação do segundo treino livre comprova o que estou dizendo. Imaginemos que os dois carros da Mercedes fossem abduzidos, e teríamos menos de um segundo separando o líder hipotético, Vettel (que ficou em terceiro), do 13°, Sainz Jr. (que na real terminou em 15°).

Nico-Nico no Fubá fez o melhor tempo do dia em 1min12s385, contra 1min12s843 do Comandante Amilton. Naturalmente, os dois foram os únicos a andar na casa de 1min12s. Tião Italiano cravou 1min13s345 em sua melhor volta. Sainz Idade, nossa referência no fundão, ficou com 1min14s326 — atrás dele, apenas as duplas da Manor e da McLaren, além de Sonyericsson.

Já se andou mais rápido em Interlagos. E se não chover amanhã — hoje caiu uma aguinha também morna pouco antes de começar o segundo treino, mas nem deu para perceber –, pode ser que a dupla mercêdica consiga chegar perto da pole do ano passado. Rosberguinho foi quem largou na frente, com 1min10s023, a pole mais rápida para o circuito desde as reformas de 1990. Como mudaram as zebras na saída do S do Senna e no S antigo, mais altas agora, pode ser que esse tempo não seja atingido. O traçado ficou diferente. Antes, era possível passar com as quatro rodas por cima delas. Agora, arrebenta tudo. A linha tem de ser outro e se perde um pouco de tempo, como atestou o alemão da Mercedes. Eu passava com as quatro na zebra do S antigo, com o Meianov. E agora, como será minha vida?

pneusrossifodidos

Aliás, é curioso observar a evolução desses tempos de pole em Interlagos. Na primeira prova com o traçado atual, Senna largou na pole com 1min17s277. Esse tempo, hoje, deixaria o tricampeão atrás até da dupla da Manor — Stevens virou em 1min16s501, contra 1min16s787 de Rossi (o da foto acima, com os pneus estropiados). Querem um quadrinho? OK, estou de bom humor, lá vai:

1990 – Senna (McLaren) – 1min17s277
1991 – Senna (McLaren) – 1min16s392
1992 – Mansell (Williams) – 1min15s703
1993 – Prost (Williams) – 1min15s866
1994 – Senna (Williams) – 1min15s962
1995 – Hill (Williams) – 1min20s081 (na chuva)
1996 – Hill (Williams) – 1min18s111
1997 – Villeneuve (Williams) – 1min16s004
1998 – Hakkinen (McLaren) – 1min17s092
1999 – Hakkinen (McLaren) – 1min16s568
2000 – Hakkinen (McLaren) – 1min14s111
2001 – Schumacher (Ferrari) – 1min13s780
2002 – Montoya (Williams) – 1min13s114
2003 – Barrichello (Ferrari) – 1min13s807
2004 – Barrichello (Ferrari) – 1min10s646
2005 – Alonso (Renault) – 1min11s988
2006 – Massa (Ferrari) – 1min10s680
2007 – Massa (Ferrari) – 1min11s931
2008 – Massa (Ferrari) – 1min12s368
2009 – Barrichello (Brawn) – 1min19s576 (na chuva)
2010 – Hülkenberg (Williams) – 1min14s470
2011 – Vettel (Red Bull) – 1min11s918
2012 – Hamilton (McLaren) – 1min12s458
2013 – Vettel (Red Bull) – 1min26s479 (na chuva)
2014 – Rosberg (Mercedes) – 1min10s023

Ufa. Elogiem a pesquisa e o trabalho para digitar, que aqui não tem Ctrl C + Ctrl V, não. Como se vê foi a partir de 2004 que a turma deu um salto no cronômetro, e como estou velho e não vou lembrar o que aconteceu de tão especial em 2004, lembrem vocês.

A Ferrari ficou em terceiro e quarto, e Ricardão se colocou à frente de uma Williams, a de Sapattos. Mas ninguém deve se preocupar muito com o australiano, que já trocou o motor e perderá dez posições no grid amanhã — ele está usando um motor novo, versão atualizada da Renault. Bottas foi 1s218 mais lento que Rosberg. Massacrado, em 10º, ficou a 1s485 do líder. A equipe decepcionou. “Pouco grip e muita degradação dos pneus”, resumiu o brasileiro. “Meu carro estava instável e escorregando para todos os lados.” Mas Rob Smedley, o chefão, garantiu que o time está competitivo e que amanhã vai brigar na frente. E Valtteri promete bater a Ferrari.

[bannergoogle] Os pneus escolhidos para Interlagos foram os médios e os macios. Hamilton foi um dos que demonstraram preocupação com o desgaste da borracha. Já se fala que, dependendo do tempo domingo, até três paradas estão no radar de algumas equipes — o normal seriam duas, e é o que deve acontecer com a maioria das equipes.

E a desgraça do dia foi novamente obra de Fernando Alonso, El Fodón de La Depresión, causador da única bandeira vermelha do treino ao parar seu carro quebrado às margens da pista.

O motor Honda de seu McLaren fumou, tragou, estralou, lançou labaredas, cuspiu, espirrou, arrebentou de novo. Vocês já viram a foto em post anterior. Acho que não preciso dizer  mais nada.

Amanhã não teremos nenhuma surpresa na classificação, que acontece a partir das 14h — a não ser que chova, e aí qualquer coisa que rolar a gente entende e aceita.

Hamilton busca sua 50ª pole, um número importante. Nico, esse moço elegante do carro prateado na foto lá do alto, tenta sua quinta seguida. É uma corrida amistosa, em clima de fim de feira, difícil de se empolgar. Estão todos meio cansados. Abu Dhabi vai ser ainda pior. Deve-se reconhecer que não é um fim de ano dos mais animados. A não ser para pilotos novatos como Nasr, que pela primeira vez corre de F-1 em seu país. “É muito emocionante”, falou.

nasrsp

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Cristiano
Cristiano
8 anos atrás

Não lembro de algo tão notável de 2003 para 2004, mas lembro que a guerra de pneus estava tomando mais corpo, e também 2004 foi o 1º GP Brasil no fim da temporada, com carros aproveitando o desenvolvimento do ano. Não acredito que foi o suficiente para tanto, deve ter sido a melhora do fluxo de ar.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

O que ninguém comentou é que em todas as pistas os tempos pioraram muito a partir de 2014, com a adoção das novas unidades de força. Mas em Interlagos, pelo contrário, melhorou. Nesse ano ele foi recapeado, o novo asfalto é bem mais aderente que o antigo, então é provável que essa seja a razão.

Não lembro o ano, mas é possível que 2004 tenha sido o ano em que finalmente acertaram a mão e tiraram os bumps que caracterizavam a pista de Interlagos como a mais ondulada da F1. O salto dos tempos em 2004, portanto, deve ter sido decorrência dessa melhoria no relevo da pista..

Mas concordo com o Flávio: depois de Paris, e depois do que aconteceu e está acontecendo em Minas Gerais no rio Doce e ninguém fala nada, que importância tem isso?

Fernando
Fernando
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Foi recapeado o ano passado, não neste, e os pilotos estão reclamando que há pouca aderência, o que é visível, diga-se. Porque os tempos estão baixos eu nem imagino.

J
J
8 anos atrás

O que aconteceu em 2004, também não me lembro. Mas suspeitaria que foi mudança de traçado. Teve?

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

A pedidos:
Parabéns Gomes pela pesquisa! rs!
E pelo digitar! (tem certeza que não foi o estagiário?) + rs!
( )s

Mentecapto
Mentecapto
8 anos atrás

Vai ficar um pouco mais difícil a missão do Bottas de bater a Ferrari com a punição da perda de três posições no grid, por desrespeitar a bandeira vermelha e ultrapassar o Nars.

Leo D. Guerra
Leo D. Guerra
8 anos atrás

Pode perguntar pro Galvióla perguntar pro Barrica perguntar para vovó climatempo dele que se vai chover.

Rogério Calsavara
Rogério Calsavara
8 anos atrás

Caramba! O GP pode ser morno, mas aqui no blog as coisas estão bem agitadas. Quanta produção para este dia 13! Gostei muito!

Muito obrigado!

David
David
8 anos atrás

Genial a foto final!

TJ
TJ
8 anos atrás

Tava bom o café da Ferrari?

TJ
TJ
Reply to  TJ
8 anos atrás

Sorry, deu um erro.

TJ
TJ
8 anos atrás

Valeu Fox Golf,

Já deu 11!
Ainda tem o sábado e o domingo.
O café da Ferrari estava bom?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

“E Valtteri promete bater a Ferrari”, melhor dizendo, bater na Ferrari.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Pena?!

Eu não tenho pena nenhuma.

Aliás tenho uma: do ano estar acabando.

Foi divertido demais ver o Eternando Picaretondo se arrastando na pista o ano todo. Isso quando não estava parado. Tem um carro à altura de suas habilidades e de seu (mau) caráter.

A vez que andou mais rápido por um autódromo este ano foi justamente hoje quando pegou carona no SC da Mercedes.

Chuuuuuupa pilotinho Michelin.

E o campeonato de F1no (F1-no, F-uno, Fumo!) está assim:

1º Button
2º Viceonso
3º Ericsson

Ahhh vai ser divertido!

Allez Mão!

#vamostodosrirdoultimo!!!

João Pedro Marchina
João Pedro Marchina
8 anos atrás

COMO SERÁ A MINHA VIDA? Somente esta frase me despertou a atenção!
Vai voltar??
Com qual carro??
Fala, vai!!
Vou subir para ver a reestreia ( moro em Ilha Comprida)
hahahahaha

Jairo Mouzzez
Jairo Mouzzez
8 anos atrás

Especial? Ùltima pole do Barrichello pela Ferrari? Ou a despedida do Baumgartner da Fórmula -1 ?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Não tem control C control V mas tem secretária né?

João Pedro Marchina
João Pedro Marchina
Reply to  Eduardo Britto
8 anos atrás

hahahahahahahahha!! Ele tem tempo, não o tenho visto na Fox

Pablo Martin
Pablo Martin
8 anos atrás

E Massa, para variar, reclamando de falta de aderência, de carro que não para na pista, etc…

O que será que o carro do Bottas sempre tem de tão melhor que o dele???

ph
ph
Reply to  Pablo Martin
8 anos atrás

aderência?

alberto
alberto
Reply to  Pablo Martin
8 anos atrás

Só o piloto e mais nada !

Rodrigo-CPQ
Rodrigo-CPQ
Reply to  Pablo Martin
8 anos atrás

Sempre entendi, independente de ser Felipe Massa ou outro piloto, que nesse tipo de declaração está implícito algo como “não consegui o acerto ideal”. É uma má vontade com os pilotos brasileiros que é foda…

Alfredo Ramos
Reply to  Pablo Martin
8 anos atrás

Talento?