Macieira (esq.) e Nejaim em foto do Twitter do narrador: dupla histórica e brilhante
RIO (maçarico ligado) – Péssima notícia apurada pelo Grande Prêmio. A Globo não renovou a compra dos direitos da MotoGP — a Dorna confirma que está negociando com outras emissoras — e demitiu a histórica dupla Guto Nejaim e Fausto Macieira, que por anos conduziram com brilhantismo as transmissões da categoria (e também da Moto2 e da Moto3) no canal de esportes do grupo, o SporTV.
É um baque para os profissionais, em primeiro lugar. Para os fãs das corridas de motos, idem. Mas, para esses, sempre há uma opção de streaming ou algo do gênero, imagino. De qualquer maneira, a esmagadora maioria dos torcedores tem o hábito de acompanhar as provas pela TV, e por isso a popularidade da MotoGP tende a despencar dramaticamente num mercado importante como o brasileiro.
E por ser importante — é um dos países que mais vendem motos no mundo, ainda mais agora que a economia está bombando com os empreendedores que entregam comida –, talvez a Dorna faça algum esforço para encontrar algum canal disposto a transmitir seus campeonatos. O argumento de venda deveria ser exatamente esse. Não é possível que num país que vende tanta motocicleta alguém não consiga arrumar patrocinadores que sustentem uma cobertura.
Ou é?
Claro que é. Falando com os pés na realidade, acho bem difícil qualquer emissora gastar com direitos de transmissão de motociclismo, porque os esportes na TV caminham para uma perigosa concentração de mercado. Com a iminente fusão entre Fox Sports e ESPN (leia-se Disney), na prática apenas dois grupos dominarão as transmissões nos próximos anos. O outro é a própria Globo, que não renovou seu contrato e, ao dispensar sua dupla titular de narrador e comentarista, sinaliza que não tem mais interesse na modalidade.
(Ah, mas e a MotoGP no Brasil? O cara lá que vai construir o autódromo de Deodoro já fechou com a Dorna e vai ter corrida aqui, eu li na internet!, gritará alguém. Eu já não tenho mais paciência para responder.)
E tem a Indy, ainda. A notícia vem à tona um mês depois de a Bandeirantes desistir da categoria, que tinha transmissões no Brasil desde os anos 80 em TV aberta e fechada. Menos mal que o DAZN, serviço de streaming especializado em esportes, tem os direitos da competição americana e deve seguir mostrando as corridas pela internet em 2020.
Enquanto isso, proliferam nos canais de TV programas de pregação evangélica, reality shows de todos os tipos e, no caso do esporte, cresce a cada dia o quase monopólio do futebol como assunto vigente, mesmo em ano de Olimpíada. Ao mesmo tempo, explodem as audiências de canais no YouTube e nas redes sociais cujo conteúdo é difícil de definir e que fazem um sucesso ainda inexplicável para este que vos bloga.
São tempos realmente bicudos para todos.
[bannergoogle]
Não entendo pq não fizeram MotoGP em Interlagos nos últimos anos. A F1 não deve vetar, pois existem circuitos onde as duas categorias correm.
Fico feliz em saber que tem alguém construindo autódromos e não destruindo como é modinha agora.
Meu medo é que os moradores do condomínio anexo reclamem do barulho.
Esse vai sair, trabalho para um dos donos em outra empresa dele, mas o circuito sai sim, o pessoal tem trabalhando muito no empreendimento todo.
Curvelo é uma cidade que adora motocicletas. Quando o pessoal anúncio a construção do circuito eles já tinham uma meta. Trazer a MotoGP, e parece que eles estão camimhando a passos largos pra isso. Seria legal se a corrida fosse junto com o encontro de motociclistas que acontece todos os anos lá. Vai gente de todo Brasil. Se eu não me engano, é o maior de MG. Além de ser pertinho daqui de BH. Torço muito pra que dê certo. Vai ser legal ir lá assistir uma corrida de MotoGP!
(Suspiro)!!!!!!
Vai dar certo! (dedos das mãos e dos pés cruzados)!
Obrigado Flávio pela boas notícias vindo de Minas.
Até entrei o site deles para parabeniza-los. 700km é logo ali. Mais um bom motivo para pegar estrada.
E que venha a Moto GP
Link do site deles:
http://www.circuitodoscristais.com.br/
Até
Sai Cristais em Coritiba entra Curvelo em Minas,tipo batalhão Português marchando, um passo pra frente ,um pra traz,e Jacarepaguá e aquele campo minado de Deodoro?
Deodoro….esquece….
Se sair algo no Rio será pelo lado do Grumari / Marambaia, ou na região dos Lagos, e vai demorar….
Cristais é em Curvelo, MG e o Autódromo Internacional de Curitiba ainda é em Pinhais.
Bem que o Brasil merece, não conheço o local nem a pista mas estou na torcida.
http://125ecia.blogspot.com.br/2015/11/yamaha-vai-instalar-detector-de-armas.html