ARE BABA

SÃO PAULO (argh) – Por 168 milhões de euros, a Mahindra indiana está comprando a Pininfarina. Acho deprimente. Uma empresa italiana que ficou famosa por desenhar carros para marcas como Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Fiat, BMW, Lancia, Cadillac e Bentley ficará a serviço, agora, de uma casta que faz ronhas tenebrosas e se impõe no mercado graças a uma condição desigual de estar estabelecida em um país de população muito numerosa onde o custo da mão de obra é baixíssimo. Como acontece com a China, também.

Vejam, por exemplo, esse Cisitalia aí embaixo. Está no MoMA, em Nova York. Quando uma picape Mahindra estará num museu? Só se for de horrores.

E não há preconceito algum aqui. É que fico triste sempre que vejo pequenas companhias familiares sendo engolidas por grandes corporações, sejam elas de onde forem.

cisitalia

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LUIZ
LUIZ
6 anos atrás

Foi extamente o que senti hoje cedo ao ler esta noticia…pavoroso!

zf
zf
6 anos atrás

O pior racismo é aquele que não conseguimos admitir nem para nós mesmos.

proletariors
proletariors
6 anos atrás

Keep Calm nessa hora kamarada FG, eu regozijo quando os “ex-colonizados” tomam conta dos “meios de produção” dos ex-colonizadores,
Tipo Tata, dona da Jaguar ;)

http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,crise-dos-paises-ricos-vira-oportunidade-de-expansao-para-empresas-dos-brics,149777e

smoker
smoker
6 anos atrás

Ah, vcs não sabem de nada, tem um desenho mais bonito ainda… o sayssioniang, um luuuuuuuxo!

Fernando Linhares
6 anos atrás

Triste.

edubassan
edubassan
6 anos atrás

Notícia muito triste mesmo. Quando morava no Brasil, tive um Fiat Coupé Pininfarina vermelho durante anos. O desempenho era sofrível, mas o design… apaixonante! O final dos tempos deve estar próximo…

Paulo Barros
Paulo Barros
6 anos atrás

Concordo plenamente contigo. Dou um valor imenso a estas pequenas companhias, que fazem seu trabalho de forma praticamente artesanal.
Odeio com todas as minhas forças essas corporações gigantescas engolidoras de empresas.

Fernando
Fernando
Reply to  Paulo Barros
6 anos atrás

Para o bem e para o mal. Você deve estar usando uns 20 gadgets, tecnologias, meios, softwares ou apps, sistemas e etc. destas grandes corporações só prá poder postar aqui. Para o bem e para o mal, o problema não são as grandes corporações que tanto odeia, você não viveria sem elas. Precisamos aprender a conviver com elas para mantê-las sob nosso controle. A forma de fazer isso é saber consumir.

E há ótimas corporações gigantescas engolidoras de empresas que fabricam ótimos e belos carros. Não há a priori motivo algum para que a Pininfarina não desenhe belos carros apenas porque foi incorporada por uma destas empresas, e porque estará em um país pobre. Isto é apenas uma suposição, muito provável, mas apenas suposição.

E existe uma diferença entre “foi comprada” e “foi vendida”, se eu quiser posso criticar a Pininfarina porque se vendeu. Para o bem e para o mal, quantos lados tem uma noticia, ou um fato? Abraço

Acarloz
Acarloz
6 anos atrás

Pois é, um estúdio renomado e premiado indo pro brejo, talvez projetem uns tuk tuk tunados por lá.

YEROSHA
YEROSHA
6 anos atrás

Ora ,porque a Ferrari ,Fiat ou a Alfa Romeo não a compraram para manter a tradição ou a história, .As coisas as vezes precisa trocar de mãos para melhorar ,para motivar estimular senão estarão fadados a simplesmente desaparecer como estúdio Bertone.
Acho que agora com aquisição do estúdio veremos com certeza linhas muito mais agradáveis nos veículos fabricados na Índia.Vejamos pelo lado bom Pininfarina vive
assim como Giugiaro

YEROSHA
YEROSHA
6 anos atrás

Ora ,porque a Ferrari ,Fiat ou a Alfa Romeo não a compraram para manter a tradição ou a história, .As coisas as vezes precisa trocar de mãos para melhorar para motivar senão estarão fadados a simplesmente desaparecer como Bertone ,Giugiaro (Wolks)
Acho que agora com aquisição do estúdio veremos com certeza linhas muito mais agradáveis nos veículos fabricados na Índia.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Cara eu realmente racho de rir quando vejo seus comentários em cima de opiniões estúpidas de alguns boçais que aparecem aqui. Cada vez mais seu fá, veio.

Tiago
Tiago
6 anos atrás

Acho que a essência continua a mesma. A Tata motors comprou a Land Rover e o padrão continuou. O mesmo vale para a Gelly (acho que é assim que escreve) quando comprou a Volvo e fez o lindo XC90

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Tiago
6 anos atrás

Concordo e com a compra creio que a Pininfarina comece agora a fazer os desenhos para eles( indianos ( e assim o estigma termine…

Thiago
Thiago
Reply to  Tiago
6 anos atrás

Verdade.

E pra eles é mais negócio comprar o know how e a marca já estabelecida. Não vão fazer besteira, nem mexer no que funciona. Mas aprendem um bocado com as novas aquisições.

luis felipe
luis felipe
6 anos atrás

Flávio, é o fim dos tempos…. Incareditavel !! esse Cisitalia é uma obra de arte…..

Luis
Luis
6 anos atrás

Sei não… Se fosse uma grande empresa europeia comprando acho que o discurso seria outro.
De todo jeito concordo que o conglomerado Indiano faz carros feios. Porém sendo otimista (inocente?) creio que a compra da Pininfarina seja justamente os indianos querendo que a renomada empresa italiana comece agora a fazer os desenhos para eles. Não vejo outro objetivo em se gastar dinheiro comprando outra empresa que não seja utilizar o seu “know how” ou herdar clientes. Aposto na 1a opção.

Geraldo
Geraldo
6 anos atrás

Pelo que entendi da matéria, ou era vendida ou a Pininfarina falia, quebrava, fechava suas portas … ou seja … dívidas enormes nos últimos 10 anos … sem perspectiva de melhora (vide http://quatrorodas.abril.com.br/materia/pininfarina-mahindra-vao-retomar-negociacoes-setembro-892860/ …. http://autoforum.com.br/topic/133830-familia-pininfarina-vende-suas-acoes/ este úmtimo artigo de 2009) … se não fosse a fábrica indiana, a Pininfarina fecharia as portas brevemente … isso sim seria deprimente … é triste, realmente, quando uma empresa familiar (sadia), vai para as mãos de grandes conglomerados … mas não é esse o caso … a empresa familiar estava por fechar as portas …

Thiago
Thiago
6 anos atrás

A Mahindra, assim como a Tata, é meio que uma Fiat indiana: fez fortuna vendendo pra classe média, com a diferença de eles terem um mercado potencial algumas vezes maior que a Itália inteira.

É meio injusto creditar isso apenas à mão de obra barata (claro que é barata sim, ridiculamente barata para qualquer outro país no mundo). Mas eles têm, assim como os chineses, outras peculiaridades que os favorecem nos negócios. E não se pode negar também que estão sendo compententes pra aproveitar a oportunidade que estão tendo.

O mundo dos ícones europeus, infelizmente, é um mundo pra poucos. E à medida que o resto do mundo cresça, naturalente vai ganhando novos contornos e protagonistas. É da vida.

Pepe
Pepe
6 anos atrás

Pois é FG, é por isso que a Mahindra compra um dos maiores escritórios de design do mundo, para deixar de ser uma fabricante de veiculos práticos apenas, sem apelo de estilo e passar para o de fabricante de veiculos de sonhos, que é o que mais vende atualmente, estágio pelo qual já passaram as marcas eupéias (Fiat, Citroen, etc) que até os anos 60 se preocupavam mais com o lado práticos e a beleza era posta de lado, simples assim, ou vc se atualiza ou não sobrevive, e eles reconheceram isso só agora. A arte sempre foi de quem tem mais dinheiro e eles devem ter. Creio que se os italianos não fossem tão prepotentes, poderiam até exportar sua arte sem necessidade de se vender, mas, são tão exclusivistas, tão “”dotori”” que não conseguem, nem tentam, sair do seu casulo, até que vem alguém com um punhado de dólares e os compra. Eu também acho lamentável que a arte, ao invés de evoluir e se internacionalizar, se venda. Tempos modernos

Fork Balloon Sports
Fork Balloon Sports
6 anos atrás

Picape Mahindra?! Pra mim eles só faziam tratores e cortadores de grama.

Julio Cezar Kronbauer
6 anos atrás

Desde que as fabricantes começaram a contratar designers para trabalharem exclusivamente em seus projetos, ao invés de terceirizar este serviço, a Pininfarina perdeu mercado.

A compra da Pininfarina pela Mahindra e a aquisição da Volvo pela Geely têm um mesmo objetivo: agregar valor aos produtos de quem comprou.

Eugenio Chiti
Reply to  Julio Cezar Kronbauer
6 anos atrás

Não, pois um dos grandes problemas que afetaram a Pininfarina ( e Bertone) foi o fim das encomendas feitas pelos grandes fabricantes para a fabricacao de carros feitos em baixa produção, especialidade da Pininfarina (e Bertone). A crise e dívida vem daí.

Gus
Gus
6 anos atrás

” e se impõe no mercado graças a uma condição desigual de estar estabelecida em um país de população muito numerosa onde o custo da mão de obra é baixíssimo” – definição perfeita!

mario
mario
6 anos atrás

ué , estão gerando emprego, renda, desenvolvimento. Cadê a sua visão social ?

Fabio
Fabio
Reply to  mario
6 anos atrás

Perfeito comentário, Mario!
Tivesse a Mahindra se desenvolvido em paises bolivarianos, seria o supra sumo da competencia, da pujança de um povo perseguido, da vitoria sobre o capitalismo opressor, blá, blá, blá…
Faça-me rir, Gomov…

Beto Polo
Beto Polo
6 anos atrás

Mas Gomes, a Jaguar/Land Rover foi comprada pela indiana Tata Motors e a Volvo pela Geely, da China. E as três são hoje empresas melhores do que quando administradas pela Ford. As operações são mais lucrativas e os produtos muito superiores. Talvez a Pininfarina passe a projetar para muito mais marcas do que projeta hoje.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Beto Polo
6 anos atrás

Acredito que não é o fato de a empresa se tornar melhor ou pior, mas sim o fato de empresas com tradição e história não conseguirem mais sobreviver frente ao poder dado ao dinheiro, onde grandes fortunas abocanham tudo e todos, seja por bem ou por mal. Parece que hoje todo mundo considera apenas questões econômicas na hora de tomar suas decisões. Parece que o dinheiro pode comprar tudo. Resumindo: a crítica está na importância que a sociedade dá ao dinheiro.