ENIGMA DO DIA

Pergunta o humorista Denisson Gervásio: quem é o japa no Copersucar? O pai do Kobayashi? O tio do Nakajima? TV espanhola me faz pensar em Montjuich. Sei lá.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso
Celso
3 anos atrás

Yoshiatsu Itoh, japonês, chefe dos mecânicos da Copersucar Fittipaldi, já falecido

Paulo Jorge
11 anos atrás

pessoal uma olhada nessa pagina do facebook que eu criei so com a copersucar fittipaldi , recordar velhas historias fotos tudo.
preciso da vossa ajuda ,
http://www.facebook.com/profile.php?id=100003586855913&sk=info

enko
enko
11 anos atrás

a equ8ipe fittipaldi foi a primeira equipe de f 1 a ter um piso comparativo semelhante ao que havia na sala de projetos da VW na época.
quem me contou foi o damião goes pigo que ao comentar com o emerson sobre essa sala, ele quis conhecer e mandou fazer uma igual na fábrica.

Fernando Cavalheiro
Fernando Cavalheiro
11 anos atrás

Flávio, cara…. Não sei nem por onde começar…. sei que pode apagar… sei que pode não gostar… e sinto muito por isso….. mas hj.. fiquei mal… triste…

Tenho 26 anos, acompanho seu site… desde sempre que me lembre.. admiro.. respeito… e com o passar dos anos criei carinho…… Hoje… li sua coluna… dizendo que desencanou dos jornais impressos…. Cara… doeu… cara….. Vivo de gráfica antes mesmo de nascer…. não temos jornal…. mas temos uma gráfica… minha familia… 30 anos tem a idade dela.. e hj.. como todas.. lutamos… brigamos.. estamos ai.. apanhando como cachorro largado para fazer existir…. sei de que tudo comento… mais do que muitos, é a pura verdade… custos… custos.. dificuldades.. briga… concorrência… penamos todo o santo dia para que conseguimas viver aquele glorioso tempo que já não existe mais… Dói de mais para quem ama o que faz… para quem com 4 anos corria no meio de um parque gráfico olhando em volta e admirando aqueles monstros cuspindo tinta no belo papel, ver alguém que também o admirou saindo..
Sei que o que fez é sensato, justo e o futuro podemos dizer. Apenas estou dizendo o quanto doi.. para quem ama e vive disso.. ler uma pessoa q admira tanto, deixar de lado algo que para mim é tudo…

Não deixarei de acompanhar vc, admiro e gosto do seu trabalho…. mas por favor.. não nos abandone por completo… a cada dia mais, sentimos as pauladas… é Itaú fazendo propaganda infundada na TV, sim pois na associação dos “papeleiros” temos videos que destruiriam aqueles argumentos banais deles e evidenciariam o que eles querem, economizar vários milhões em impressos por mês, mas um setor desunido nunca irá conseguir reverter.

Não sou um Burti da vida… mas estou a disposição de qualquer trabalho que vc queira fazer, apresentar propostas para vc e imprimir o que quer que vc precise. Confio na minha equipe assim como vc com a sua, acredito nela. Se precisar de algo em gráfica.. conte comigo…

Sei que não deveria escrever isso aqui, mas meu e-mail tá ruim hoje. Espero que leia… e considere… pode apagar depois…responder, me xingar…

Obrigado!

alberto
alberto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Meninos, simples: façam uma parceria.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

É o reflexo da péssima colocação de nossos pilotos no grid da F1. É também e principalmente da falta de organização dos nossos dirigentes ( se assim podemos chamar ). Categorias de base ? pra que ? pensam. Corridas chatas como Stock , com carros semelhantes no design e exageradamente plotados com “milhares” ( exagerei de proposito) de propagandas , informação demais.
Sinto falta de corridas de estreantes com seus carros de rua adaptados, onde cada um torcia para o que tinha em casa, na época antiga chevette x corcel x fusca x maverick x opala………….
Daí surgiram nossos grandes campeões.

Valente
Valente
Reply to  Cardoso Filho
11 anos atrás

Infelizmente até os carros de rua de hoje são todos parecidos, então fazer um campeonato de “marcas” vai ser algo como um campeonato de “clones”…

enko
enko
Reply to  Cardoso Filho
11 anos atrás

cardoso, eu tenho saudades da estreantes e novatos portudo o que voce disse, eu participei dela com opala.

Smirkoff
Smirkoff
11 anos atrás

A foto foi tirada quase que na frente da porta do Estádio Olímpico de Barcelona. No Google Maps tem um ônibus moderno parado no mesmo lugar do carro da TV da foto.

luiz caco
luiz caco
11 anos atrás

realmente o mecanico é o itoh. q viera da lotus f2. qto levar o carro para os box. qdo a formula tinha emoção. isto era até normal. no torneio de f2 em interlagos ano 1971. numa das corridas na segunda bateria quem levou o carro de Hanri Pescarolo foi seu proprio mecanico ( sem capacete)

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
11 anos atrás

Sorry… errei o nome dele… é Yoshitori. :)

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
11 anos atrás

Yoshiatsu Itoh, mecânico da Copersucar junto com Darci de Medeiros, ajudou o Divila na construção do FD-01.

Malfitani
Malfitani
11 anos atrás

FG, tenho um material pessoal de quando o FD-01 foi restaurado e o Wilson e o Christian deram voltas em Interlagos em 2004… provavelmente já deve ter sido postado aqui, mas te interessa? Tem até Cosworth DFV morrendo na saída dos Boxes! hehehe Abraços! PS: Como te enviar os arquivos?

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
11 anos atrás

O estádio de Montjuich já existia nessa época, mas depois ele foi reformado para as Olimpíadas de 92.

Foi nessa corrida que o Wilson deu só 2 voltas e abandonou porque a pista não tinha segurança… e no meio da corrida um cara bateu e voou fora da pista, matando acho que 3 pessoas?

enko
enko
11 anos atrás

isso me lembra de dois amigos que trabalharam na equipe. o engenheiro giuliano contrucci e o
mecânico damião goes pigo, esse último, uma fera em matéria de tornearia e solda, trabalha até hoje com o eduardo souza ramos.
o outro nunca mais soube dele, talvez o divilla saiba.

Gianni
Gianni
Reply to  enko
11 anos atrás

Enko

o Damião e Divila não sei por onde andam agora, mas o engenheiro Contrucci, tempo atrás vi que tinha um site na rede, inclusive com fotos do F1, mas não recordo o endereço, achei sem querer no google.

Gianni
Gianni
Reply to  enko
11 anos atrás

Enko, eis o site do Contrucci: http://www.contrucci.com.br, espero ter ajudado [ ]s

borduna
borduna
11 anos atrás

junto com o Darci de Medeiros, era um dos principais mecânicos na primeira formação da equipe; não lembro mais o nome, acho que de sobrenome Ono.

enko
enko
Reply to  borduna
11 anos atrás

o apelido do darci nos meios automobilisticos é “suportinho”, qualque problema que aparecia ele fazia um suportinho e resolvia. rsrsrsr

Gianni
Gianni
Reply to  enko
11 anos atrás

kkkkkk, pior de tudo que isso é PURA VERDADE…O suportinho agora deve estar de cabelinho bm branquinho kkkkkkk

Gianni
Gianni
Reply to  borduna
11 anos atrás

O nome do japonês mecâncio é Yoshitori Itoh, nem sei mais por onde ele anda, e nem se cresceu de tamanho kkkkkkk

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

Não tinha um japonês doido nos anos 70 que participou de uma corrida como convidado uma vez e surpreendeu a todos com o estilo kamikaze e ninja que fazia? Lembro que vi ou li em algum lugar isso….

gustavo giroti
gustavo giroti
11 anos atrás

o Itoh morreu nos anos 90 em toquio, pasme vc, atropelado por um carro!

antes da equipe ele era mecanico da Lotus!

borduna
borduna
Reply to  gustavo giroti
11 anos atrás

gustavo, fiquei mesmo pasmo com essa! que pena.

lendo abaixo o q emerson disse, lembrei de uma foto numa 4 rodas de 72 em q aparece o Itoh enquanto mecânico da lotus JPS team.

Gianni
Gianni
Reply to  gustavo giroti
11 anos atrás

Putzs…..lamentavel, e acima eu fiz uma piada a respeito dele. Desculpem não sabia do trágico falecimento

Luis Antonio
Luis Antonio
11 anos atrás

“… Palavras do própio Emmo no facebook : Acho que é o Ito, nosso grande mecânico e depois chefe de equipe, levando o carro do Wilson para os boxes…”

Joca
Joca
11 anos atrás

Deve ser o Robo Gigante ou o Akira do Ultraman.

Valter Franco
Valter Franco
11 anos atrás

Existiu sim um Japa na equipe quando o Wilsinho era piloto……o Divílla com toda certeza deve saber!!!!

Ervino Haupt Junior
Ervino Haupt Junior
11 anos atrás

É o Itoh, mecânico da Copersucar levando o carro do Wilson até os boxes em Montjuich em 1975

Leduard
Leduard
11 anos atrás

É o mecânico japonês Ito.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Eu sabia que o Wilsinho tinha feito de tudo para que essa equipe desse certo. E confesso que torci muito por isso. Mas apelar para o Nacional Kid para mim foi novidade.

Dú
11 anos atrás

Com a palavra o Dívila. Mas deve ser o Itoh.

iRineu
11 anos atrás

Cataram um mecânico da Lotus pra ajudar, na época. O Yoshitori Itoh. Não é ele?

gilles
gilles
Reply to  iRineu
11 anos atrás

Acertou na mosca, eles queriam trazer o Peter Warr, mas veio depois.Abraços

iRineu
Reply to  gilles
11 anos atrás

O nome inteiro eu procurei no google, claro. Mas lembro de ter lido à época da construção do primeiro carro que esse japa tinha vindo dar uma mão nos trabalhos. No começo tinha pouquíssima gente. Se não me engano era o Nelson Brizzi e o Itoh metendo a mão na massa, o Divila e o Wilsinho e mais um ou outro só. Deve ter sido legal fazer o FD 01.

Romero
Romero
11 anos atrás

Um mecânico levando o carro pro box?

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  Romero
11 anos atrás

boa pergunta, Romero.
isso era normal desde sempre na F1 , especialmente em lugares em que o paddock era improvisado e ficava afastado da pista – em Montjuich, pista de rua, os caminhões com os carros das equipes ficavam ‘ancorados’ dentro do que viria a ser o estádio olímpico de Barcelona, vizinho ao parque onde era montada a pista.

alberto
alberto
Reply to  fernando amaral
11 anos atrás

um tal de Jackie Stewart, começou como mecânico, bem diferente do Massa, que começou como entregar de marmitas.