DICA DO DIA
SÃO PAULO (tenho saudades, sim) – O Carlos Bragatto mandou estes dois simpaticíssimos vídeos sem narração sobre a… Osella! Grande Osella! São imagens de 1990, com Olivier Grouillard (por onde andará?) no papel principal. Há cenas ótimas, principalmente aquelas em que a equipe comemora um raro bom resultado nas deliciosas pré-classificações.
A diversão é tentar adivinhar os autódromos e reconhecer outros pilotos. Na segunda parte, o coro da torcida italiana na cena final vai deixar muita gente aqui zangada — uma pequena mostra de que nunca houve divindades no esporte.
Vale muito a pena ver, para sentir o que era a F-1 de 25 anos atrás. E quem nunca tinha ouvido falar da Osella encontra no blog do Rodrigo Mattar, na série “Saudosas Pequenas”, tudo sobre o time. A série, aliás, é espetacular. Por isso coloquei só o link dela, para vocês lerem outros textos enquanto não encontram a Osella.
Será que o engenheiro de fone com microfone é o mesmo da Toro Rosso?
A 1:46 do segundo video, dá pra ver a diferença absurda de tempos de Senna e Prost para os demais. Ambos a 1’27, Boutsen a 1’28 e o resto de 1’29 pra baixo…
Motores que roncavam, carros com silhuetas diferentes entre sí, volantes com a única função de direcionar o bólido, alavanca de mudanças de marcha…. Alguém têm uma máquina do tempo por aí ?
O tapinha de Grouillard no minimonitor de cronometragem aos 7 minutos foi o grande momento do vídeo. Queria ter 15 anos a mais pra ter vivido essa época da F-1. Não, 20 anos a mais, aí pegaria a fase boa dos anos 80, também.
Acho o Senna um dos pilotos mais fantásticos da história, mas tem mesmo quem fica zangado com os xingamentos dos italianos??
Ainda mais naquela época da rivalidade com o Prost na Ferrari ??
FG ando meio saudosista, acompanho a F1 desde anos 70 com transmissões em PB. Depois do Senna ainda insisti com Rubinho, Massa, Piquet jr e outros, mas não deu mais para ficar acordado de madrugada ou levantar cedo todos os domingos. Estes carros de hoje parecem “arvores de natal” com tantos penduricalhos e este som do motor é de chorar de raiva. Tenho sim, saudade das equipes pequenas, grid cheio, carros com jeito de “baratinhas”, patrocinadores variados, números pretos dentro de uma bola branca. Aposto que tem mecânico que não conhece chave de boca ou chave estrela, mas entende tudo de chip e usina de força. Assim vão matar a F1. abs
sena malufisti, vcs não ouviram? hehehehauauau
Teve isso?
… o Piquet nunca recebeu um coro assim na Itália. ao contrario, sempre tive muitos fans.
Essa série sobre equipe pequenas da F1 feitas pelo Mattar é espetacular!!!
As vaias, naquela ocasião e em muitas outras, eram naturais…….1º porque Senna havia ganho diante dos torcedores italianos e contra Prost e 2º pela recusa de Ayrton em pilotar para Ferrari!! ….agora o pior foi ver, no ano seguinte, esta mesma torcida vaiando o francês por diversas vezes na temporada!
A freada na primeira curva, após a largada, é qualquer coisa…
Confesso que cliquei no link e fui para a última cena direto. Como dizem por ai, lol (laugh a lot!)
Abs.
Grouillard, piloto que causava calafrios em quem tinha que dar uma volta sobre ele – em Imola mesmo o Mansell surtou com ele. O patrocínio na F1 da época está para o futebol atual (se bobear, empresas concorrentes nos uniformes) como o patrocínio na F1 atual está para o futebol dos 90’s (clean). Especialmente dessas equipes , nem direi menores, mas mais remediadas e que não podiam desenvolver e testar como as grandes.
Esse vídeo deve ter sido feito durante o final de semana do GP da França em Paul Ricard. Fico imaginando o quanto Senna não foi xingado pelos tifosi após vencer o GP da Itália deste mesmo ano, ainda mais tendo Prost ao seu lado no pódio como segundo colocado.
Normal… Torcida no estádio… “hey, Senna, vtnc”… “Aqui é Ferrari, porra!”… Enfim, aquele nível “vai curintxa” de sempre…
esquece o Senna cara…
Pense num carro arisco!!!
1) Como diria o Edgard de Mello Filho, “o que a barata abanava…”
2) O modelo do vídeo é bem feinho, eu gosto mais desse.
http://www.f1fanatic.co.uk/?attachment_id=300920
O macacão tinha mais patrocinadores do que o da McLaren hj.
E o tapa que o Grouillard dá no pequeno monitor, no fim do vídeo? Bons tempos..
Lembro q era um carro bem equilibrado, no meio da corrida chegava a liderar a prova.
Não sou muito bom em traduções mas,
Víctor: Significa “vencedor”, “vitorioso” ou “conquistador”.
Com origem no nome em latim Victor que significa literalmente “vitorioso”, é a variante em português de Victor. Encontrado na Inglaterra por volta de 1200, a versão Victor é utilizada também em países de língua portuguesa.
Muito comum entre os primeiros cristãos, já deu nome a vários santos e ficou mais conhecido através do escritor francês Victor Hugo, autor de “O Corcunda de Notre Dame” e “Os Miseráveis”.
http://125ecia.blogspot.com.br/2015/11/loja-de-pecas.html
Kkkkkk senna senna va fan culo!!!!
Ja schumi era idolatrado pela maior torcida do mundo. Justo!
Isso era ronco de verdade, se não me engano V12. Que saudades. Estão acabando com a F1.
já acabaram…..
Flavio, valeria um post/material sobre como uma equipe dessas existia do ponto de vista financeiro… alguma materia com algum ex-dirigente/chefe de equipe da epoca… comecei a acompanhar F1 nos anos 90; entao nao tenho 100% de certeza mas imagino q a visibilidade delas fosse muito baixa… e mesmo assim os carros estavam lotados de patrocinio (outras epocas, eu sei)… quando hoje vemos uma mclaren praticamente branca…é uma vergonha o macacao do Alonso… de qualquer maneira uma material sobre como funciona o lado financeiro pudesse ser legal para entender o q mudou e como a F1 deveria pensar se quiser um dia voltar a caminhar naquela direcao de varios carros,pre-classificacao,etc…
Queria o que que a torcida Ferrari falasse palavras bonitas para aquele que levaria o título em cima do então Ferrarista Prost? Mas eu sei que você adora dar indiretas para ter uma enxurrada de comentários aqui, coisa de audiência, sabe? Sei que no seu quarto deve ter uma moldura enorme de parede inteira com o campeão de 1990.