ENTREVISTA COM O BLOGUEIRO (2)

SÃO PAULO (uma hora tem de acabar) – Não sei onde encontro horas para tudo. Mas vamos lá. Faltam apenas duas levas, e nossa entrevista coletiva blogaiada-blogueiro, que começou em 1º de julho e eu esperava que terminasse em 18 dias, vai chegando ao fim em… cinco meses! Cinco meses, quase! Vai ser lerdo assim no inferno.

[bannergoogle] Jornalismo, sexo, Fórmula 1, vida pessoal, redes sociais, carros, tem de tudo. Muita coisa repetida, mas para isso está o link lá embaixo, onde é possível encontrar as 16 sessões anteriores de perguntas – nunca editadas, sempre vale lembrar. Algumas respostas, vocês vão notar, serão bem curtas porque não merecem mais do que uma ou duas palavras. Sorry, a culpa é de quem pergunta.

Vamos em frente.

Neto – Qual sua visão sobre o sigilo das fontes jornalísticas? Em alguns casos não é uma autorização para criar “estórias”? Parabéns pelo blog.
RESPOSTA – Concordo, mas em parte. Depende muito do jornalista. É difícil lidar com isso. Muitas fontes têm mesmo de ser preservadas, por questões de segurança, até. Mas, de fato, jornalistas mal-intencionados, incompetentes, escrotos e antiéticos se usam dessa “permissão” para inventar coisas, fazer o jogo de alguém, criar declarações. Só há um mecanismo de controle: o leitor, que precisa depurar o que vê, ouve e lê e ter um filtro particular, saber em quem acreditar. Antes, havia também o chefe imediato, o dono do veículo, gente que funcionava como antídoto para picaretas, desde que não fossem, também. Hoje, essa figura perdeu a importância porque na internet os controles são inexistentes. No fim das contas, é a credibilidade de quem escreve ou fala que determina se uma informação atribuída a fonte secreta deve ser levada a sério.

Mauricio Camargo – Gosta de Rugby?
RESPOSTA – Só dos All Blacks e do haka. Torço para a Nova Zelândia contra qualquer adversário.

Cacá Camargo – Você já fez troca troca?
RESPOSTA – Não.

Leonas – Você é Gay?
RESPOSTA – Não.

Leonardo – Qual o seu maior orgulho, sentimento de dever cumprido dentro da F1, cite e explique !
RESPOSTA – É ver a equipe do Grande Prêmio trabalhando em GPs do Brasil. Em todos os anos, desde 2000, todos meus repórteres foram impecáveis. Ver como eles lidam com o jornalismo é meu maior orgulho.

Coisinha – Como foi seu inicio como (duble de) piloto?
RESPOSTA – Em 1988 fiz um curso de pilotagem na pista antiga, depois de cobrir meu primeiro GP. Achei que seria importante para me ajudar nas coberturas. Fiz o curso com um Gol a ar e pneu slick. Sensacional. Em 2003, com o DKW #96, ajudei a criar o campeonato de carros antigos que existe até hoje como Classic Cup. Na época, o carro ainda usava o número 12.

Hassan – 1 – Eu estava lendo o livro sobre a vida de Bernie Eclestone, “Não Sou Um Anjo”, e pelo que ele fala, a formula 1 contou com muitas “trapaças”, carros irregulares, jogo de politicagem da FIA, etc… Até que ponto o esporte continua sendo um “esporte”, levando em questão esses detalhes? O próprio Bernie como dono de equipe em sua época fazia artimanhas no carro para ganhar mais potencia, etc… Afinal a F1 é um esporte mesmo, ou um mundo onde o mais esperto e o mais rico, e o que tem melhores conecçoes politicas ganha? 2 – Voce acha justo os times ditarem as regras na F1? todo mundo chama o Bernie de velho caducado quando ele faz comentarios do tipo, criticando o grupo de estrategias de F1, mas voce nao acha ridiculo que os melhores impoem as regras, e os outros tem que seguir? Cada um puxa pro seu lado, o que é o mais natural, sendo assim, equipes menores nunca vao ter vantagem, nem chance alguma, concorda? 3 – Voce algum dia vai fazer um post mostrando sua coleção completa de carros sovieticos? Eu conheci o irmão do Décio, (não o blogueiro, o irmao mesmo haha, e quando falei que sou fã de seu blog, ele me falou sobre sua coleção, algum dia teremos o prazer de conhece-la por completo?)
RESPOSTA – No automobilismo, todo mundo rouba. Ou, se quiser dar uma tucanada na frase, todo mundo interpreta os regulamentos de maneira bastante particular. Não há novidade nisso. O desafio é combater a desonestidade da forma mais rigorosa possível. Hoje é mais complicado driblar as regras, eu diria. Mas sempre tem alguém que pisa fora da linha. Sabendo dos riscos, claro. Sobre as regras, não é bem assim. Ninguém impõe nada, apenas defende seu lado. Normal, também. O que leva ao abismo técnico – e isso vale para qualquer esporte – é mesmo a grana. Há equipes pequenas que cresceram nesse ambiente. Há grandes que entraram em decadência. A Red Bull era a Jaguar, que era a Stewart. Cresceu e virou grande. Porque teve investimento. Sobre meus carros, de vez em quando eles aparecem aqui.

A Stewart era pequena, virou Jaguar e foi comprada pela Red Bull: virou grande
A Stewart era pequena, virou Jaguar e foi comprada pela Red Bull: virou grande

Edgard – Duas questões em situações diversas, mas que, de qualquer modo, envolvem o mesmo tema: Com relação aos carros antigos, você consegue dar a devida atenção/cuidados a toda sua relíquia? Seria o caso de usar um carro diferente por dia? Automibilistacamente falando, você entende que a tendência é algum dia a F-1, leia-se, quem realmente manda, dar ouvidos aos anseios populares e literalmente popularizar a competição, simplificando-a e a tornando acessível, ou isso é só retórica que jamais será posta em prática, só para acalmar ânimos? Algum dia a competitividade voltará, a exemplo do que ocorre na MotoGP e na Formula-e?
RESPOSTA – Procuro usá-los, mas alguns ficam, sim, parados por mais tempo do que eu gostaria. Mas, em geral, todos estão bem, funcionam e ando com eles. Não sei se a F-1 se importa muito com o que as pessoas pensam. Mas acho que deveria.

Guto – Senna, Piquet ou Emerson?
RESPOSTA – Já falei dos três em respostas anteriores.

Flávio Francisco – Quantos e quais carros você tem na sua coleção?
RESPOSTA – Também já respondi isso.

Fernando Amaral – Por que voce nao me add no facebook ? Como comecou a torcer pela nossa Lusa ? Ela sobrevive, na sua opiniao ou vai acabar ? Isto tudo vai dar sua biografia mesmo….boa sorte
RESPOSTA – Porque só adiciono quem eu conheço. Comecei a torcer para a Portuguesa quando fui a um jogo de futebol pela primeira vez, no Pacaembu. Era um Portuguesa x Palmeiras. Saí torcendo para a Lusa. E é claro que ela sobrevive.

getrajano
José Trajano: exemplo de liderança e visão da profissão

Thiago Pereira – 1) Com qual colega jornalista você mais aprendeu e qual o colega que você mais respeita e/ou admira? 2) Qual foi o maior desavio da sua carreira?
RESPOSTA – Admiro em especial dois jornalistas com quem trabalhei, Matinas Suzuki Jr. na “Folha” e José Trajano na ESPN. Mas não sei se “aprender” é o verbo. Admiração, mesmo, pela criatividade, espírito de liderança, visão muito particular do ofício e da profissão. E não posso me esquecer do João Carlos Albuquerque, que considero o melhor apresentador da história da TV brasileira. Com ele aprendi a ser autêntico no ar, sem me preocupar com o que as pessoas que estão vendo pensam de mim. Desafio? Criar o Grande Prêmio, talvez.

Carlos Tavares – Sobre o seu primeiro Gol? Ainda na busca?
RESPOSTA – Está suspensa.

Fábio Jammal – Quem está pior, a economia ou o jornalismo no Brasil ? Você já tem um substituto para o meianov?
RESPOSTA – O jornalismo, disparado. O Meianov não tem substituto.

Marcelo Melo – Primeiro quero deixar público que foi uma honra conhecê-lo pessoalmente há cerca de 1 ano lá no IBC. Para mim foi uma experiência única que muito provavelmente não se repetirá (para mim). Aquele ambiente, as pessoas do mundo todo, nossa…foi demais. E conhecer pessoalmente você e o Rodrigo Mattar significou muito para mim pois acompanho o Grande Prêmio há anos e o teu site é a Home Page do meu laptop. Abro o navegador e está lá: “Grande Prêmio”. Enfim… Eu gostaria que você contasse uma daquelas (quase que) impublicáveis histórias de bastidor da F1…. de preferência do Piquet, aquele sacana…rs
RESPOSTA – Prazer foi meu. Mas vou decepcioná-lo nesta resposta. Em alguma pergunta anterior alguém falou disso e respondi que em geral eu escrevo sobre tudo que julgo interessante, não guardo notícia, nem boas histórias. O que julgo impublicável, não publico. É uma maneira simples e eficiente de lidar com minha profissão.

gems
Schumacher: importante no sucesso da Mercedes

Carlos Tavares – Quando Michael Schumacher retornou em 2010, correndo até 2012, recebeu muitas críticas. Eu tenho opinião contrária, e acho que ele foi bem. Mas o que você acha, como você viu essa passagem dele pela Mercedes, e por que ele não foi tão dominante, ao menos dentro da equipe?
RESPOSTA – Ele foi tão bem quando a Mercedes poderia ir, e sua função na equipe não era exatamente obter resultados na pista, ele já estava velho para isso. A missão de Schumacher foi ajudar a estruturar a Mercedes, indicar pessoas, ensinar métodos de trabalho, doar sua experiência de heptacampeão mundial à fábrica que lhe deu a primeira chance na F-1, pagando pela vaga aberta na Jordan com a prisão de Bertrand Gachot. Muito do que a Mercedes vem conseguindo nos últimos três anos tem o dedo de Schumacher.

Marcio – Você já comeu o Fabio Seixas?
RESPOSTA – Não.

Romanista Ferrarista 46 – … mais uma pergunta? De 1978 para frente (quando comecei a acompanhar a F1), qual considera o melhor piloto Italiano que correu na F1? Para mim o primeiro é o Elio De Angelis e o segundo o Alessandro Nannini.
RESPOSTA – Putz… Nenhum se destacou muito. Alboreto tinha suas qualidades. Trulli, também. Mas eu ficaria com Fisichella – para ver como as safras têm sido ruins.

Yuri Nehy – Se você fosse eleito o presidente da Fórmula 1, com plenos poderes, qual seria seu primeiro ato?
RESPOSTA
– Acabar com esse regulamento de motores, voltando aos V8 aspirados. Depois viriam outros, mas como você pediu só o primeiro, é isso aí.

Para ver as outras postagens da série, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Essa do facebook foi boa. Acho ele relativamente inútil. E também só adiciono quem eu conheço. Até porque, isso não é uma adição de “amigos” ??? Então, tecnicamente, nem mesmo conhecendo precisaria adicionar todo mundo, não é!?!? Só “amigos”. Enfim, facebook parece que virou competição pra ver quem tem mais amigos… Demorei a ter, uso pouco, ainda não me cativou…

Andre
Andre
8 anos atrás

“…se quiser dar uma tucanada na frase…”

Claro, só o partido tucano é desonesto! O partido que está no governo é imaculado, santo, ninguém dá pedalada! Ninguém é desonesto! Ninguém “interpreta” à sua maneira! Ninguém participou do Mensalão nem do Petrolão. Só os tucanos, estes malditos…
1. Desnecessário dizer, mas se estou comentando neste blog é porque sim, admiro FG como profissional e pela postura como pessoa, ainda que discorde de uma coisa ou outra.
2. Não há nada de errado em ter pensamentos à esquerda, errado é achar que todo o mal do mundo é culpa do PSDB e que o PT é imaculado. Em tempo: PT não é esquerda desde… 2002! Esquerda não é isso aí não, amigo, desculpe.
3. Ao contrário do que possa parecer, não sou advogado de partido A ou partido B. Graças, não defendo desonestos. Não há partido melhor, todos são ruins, com pessoas ruins, desonestas, corruptas. Quem perde tempo endeusando A, B, C por que o outro era pior? Um erro não justifica o outro!
4. Tucanos ou petistas, coxinhas ou petralhas, todos deveriam receber exatamente o mesmo tratamento, por se tratarem exatamente da mesma coisa. Desculpa.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Andre
8 anos atrás

Cara, a obsessão política brasileira está chegando às raias do absurdo!
Essa brincadeira de “tucanaram” alguma coisa é do José Simão.

carlos lima
carlos lima
8 anos atrás

Prezado escriba, no universo do jornalismo brasileiro você é um dos nomes mais importantes da sua geração. Um profissional sincero, corajoso, ético e extremamente fiel aos seus princípios. Esta entrevista com o blogueiro, publicada em série, merece toda a atenção do leitor, aquele que perguntou e o que não perguntou. Bravo!

Fernando Linhares
Fernando Linhares
8 anos atrás

A melhor pergunta e resposta até agora da série:

Marcio – Você já comeu o Fabio Seixas?
RESPOSTA – Não.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Fernando Linhares
8 anos atrás

Porra! O cara pode fazer qualquer pergunta e desperdica com essa merda. .. complicado. ..

Rafael P.
Rafael P.
Reply to  Eduardo
8 anos atrás

Cara, eu gargalhei com o desperdício :)

Czar
Czar
8 anos atrás

Caraca, você chegou a correr em Interlagos antes do “S”?

Que privilégio, hein? Já ouvi Piquet dizendo que era a melhor pista do mundo.

Você pode dizer algo a respeito da sensação de fazer o curvão com o pé embaixo?

Raphael Paiva
Raphael Paiva
8 anos atrás

Flávio Gomes, desculpe pela minha falta de educação… não sei o porque, mas não tinha visto o post “entrevista com o blogueiro (3)”, onde você respondeu a minha pergunta…

Não sei se você iria ler meu comentário lá, então resolvi agradecer aqui…

Muito obrigado pela resposta e também pela música que você linkou… de muito bom gosto…

Um grande abraço!