FOTO DO DIA

Eu podia postar aqui uma foto-jabá do Mika Hakkinen andando com um carro esquisito na Paulista numa ação da Johnnie Walker, ou do Marcos Gomes que está com a mão na taça da Stock, ou do Lorenzo campeão, ou ainda alguma coisa da Nascar, mas o Carlos Tavares mandou este retrato tão singelo de Walter Soldan em 1980 num Fiat 147 lindo de morrer, e como não sei nem quem é Walter Soldan, nem onde foi tirada a foto, resolvi postar esta aqui.

waltersoldan

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Eduardo Petry
Luis Eduardo Petry
8 anos atrás

Poxa Flavio! Que decepcào. Acompanhando toda a polemica Eu esperava uma resposta menos agressiva. A expressao usada ( CU ) NÀO confere com nosso Estado.
Alias, a nenhum Estado da nossa nacao. Talvez antes de responder desta forma
deverias conhecer Tarumà e toda a Atmosfera,Paixào e Carinho e Orgulho que temos
por este Autodromo e NOSSOS PILOTOS. Tenho 49 Anos e desde a infancia, alem do
Walter Soldan, tive o privilegio de ver aqui grandes botas: Os irmaos Sergio e Bocao
Pegoraro, Egon Herzfeld,`Joao Santana, Joao Campos,Carlinhos de Andrade,Leonel
Friederich,Cristina Rosito,Juliano Moro,Vitor Genz e Tantos Outros.
Portanto, quero dizer que COMO E BOM TER HISTORIA PARA CONTAR ao inves de
metralhar ofensas.

Cesar Cardoso
Cesar Cardoso
8 anos atrás

Grande magrão Soldam ,lenda viva do automobilismo de competição ,baita piloto e pessoa do bem …abraços dos amigos Scuderia Fast Racing RS SP MG GÓ atual equipe campeã marcas e pilotos Paulista cat: SUPER

Luiz Antonio de Lacerda Machado
Luiz Antonio de Lacerda Machado
Reply to  Cesar Cardoso
4 anos atrás

Conheci o Soldan a irmã dele em 79 num curso na Fiat em São Bernardo do Campo.
Excelente pessoa, amigo e educado. Pessoa
Grande piloto.

rogerV
rogerV
8 anos atrás

Menos, de tudo um pouco! Nem sei porque estou escrevendo… mas acho que o que nos une é a paixão pelos carros, velhos, de corrida, miniaturas, de rua … atirados, abandonados…ah os carros!
– todos cometemos erros (sou do sul) e confesso que as vezes ouço histórias de pilotos da década de 50 lá no norte… e não os conheço… (é um direito, ou ignorância pela distância geográfica).
Acompanho corridas desde 68 (Pedra Redonda , com vitória da BMW de Landi e Mr Papa Omeletes)… e dos pilotos de um pouco antes (década de 50), muito li (grato ao amigo Claus Hoppen – MAHLE)… As vezes… passam alguns nomes! Portanto passível de desculpa e não brigas! Flávio Gomes é um apaixonado e abnegado profissional (não o conheço pessoalmente, mas pelo fato de manter em pé este blog e site de referência mundial – merece crédito da forma que o Magrão Walter Soldan fez…). Ou será que temos que saber o nome de todos os grande campeões? Meus 55 já me causam embaraços…. Este 147 fez história (me lembro dele na cor bordeuax do 147 de 76/77…)… como falou um amigo abaixo…fazia muito pouco barulho….

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Cara tu nao muda mesmo! qual o prazer tu sente em ser sempre ironico, debochado, arrogante, metido a palpiteiro, entendido, mal educado etc etc etc… em tuas publicoes? nao te sentes rejeitado no meio automobilisco por muitos? sabendo que varias pessoas nao gostam de voce por causa de suas publicacoes imbecis, ou voce é um cara sem nocao mesmo, tipo a presidente do Brasil? tu sente prazer em ser o nojo de muitos só pode! te aposenta que acho que ta na tua hora!!!!!

Paulo McCoy
Paulo McCoy
8 anos atrás

Gostaria de ressaltar algumas situações envolvendo este tópico. A primeira, envolve o fato de que o Walter Soldan pode olhar para trás e orgulhar-se de uma carreira na qual venceu corridas ao volante de carros de diversas montadoras (Ford, GM, Chrysler, VW, Fiat – ordem meramente aleatória). Aqui no RGS, Soldan é um dos poucos pilotos que integram o seleto ‘clube’ de vencedores da ‘Tríplice coroa de Tarumã’ (composto pelas provas ‘3 Horas de Tarumã’, ‘Tarumã 500’ e ’12 Horas Tarumã’). Por outro lado, se o assunto evocar competições nacionais, Soldan também não deixa menos: Em pesquisa de minha autoria (realizada após solicitação por parte do Museu do Automobilismo Brasileiro), constatei que este talento ‘from RGS’ venceu provas em três importantes certames nacionais – Fórmula Ford, Marcas & Pilotos (Copa Shell) e Copa Fiat 147. Nesta última, inclusive, obteve o título da primeira temporada da categoria, em 1979.
(Permitam um parêntese: lamentável constatar que as montadoras acima citadas demonstrem zero preocupação para com o chamado ‘passado esportivo’. Idem ressalva eu posso endereçar para a CBA. Inadmissível a entidade não encomendar trabalho de pesquisa para ao menos compartilhar, em seu website, tabelas com os campeões das mais de 30 categorias nacionais, monopostos e turismo. Definitivamente, lamento muito morar em um país no qual algumas pessoas demonstram medo de focar atenção no resgate da história do Automobilismo)
Igualmente digno de nota, Soldan não é apenas um piloto preocupado com sua carreira. Em um mundo predominantemente egoísta, ele nunca deixou de manifestar apoio e brigar por atitudes que permitam uma melhor visibilidade para o Automobilismo. Exemplo disso aconteceu em 2000, ocasião na qual Soldan escreveu para a revista Quatro Rodas, fez uma simples pergunta e, até hoje, não obteve respostas que, creio, TODOS os automobilistas gostariam de saber…

Israel
Israel
8 anos atrás

Bah tchê… Mas que polêmica desnecessária. Sou gaúcho, sinto orgulho da minha terra, sei quem é o Walter Soldan desde piá…já que meu velho já me levava desde pequeno a Tarumã e Guaporé… Não entendo a ofensa de o Flávio não conhecer o Magro….nos aureos anos do Soldan a mídia não tinha o alcance de hoje. Mesma coisa que uma eu ficar irritado com um cara da fronteira aqui do estado não saber quem é o Oswaldo de Oliveira….piloto, uma lenda aqui, que da nome ao autodromo da cidade onde me criei e moro.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Israel
8 anos atrás

Concordando ipsis litteris com o Israel mas:
Custava o blogueiro consultar o Google antes de postar?
(Melhor do que escrever aquele “e como não sei nem quem é…”!).
E após a consulta, faria um “atualizando”, como já ocorreu “N” vezes por aqui em outros casos e pronto, problema resolvido e ofensas evitadas, de ambas as partes, autor e leitores.
Em resumo, o Flávio não é obrigado a saber e entender de tudo!
Na dúvida, faça uma consulta, melhor do que dar uma “barrigada” e correr o risco (injustificável mas inerente) de açodamento por parte de alguns mais exaltados com a ocorrência.
É isso, às vezes é tão simples a solução, que por vezes só nos damos conta dela quando aí “já Élvis”.
Esperando estar contribuindo e em absoluto pretendendo polemizar com alguém, quer seja o blogueiro ou os demais leitores.
Zé Maria

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Zé Maria
8 anos atrás

Por certo que o termo “barrigada” de fato não esteja correto, mas você entendeu o espírito do meu post, até porque implícito está que não és obrigado a saber tudo de tudo, simples assim!
Talvez tenha havido uma precipitação de vossa parte, ao já sair publicando sem ao menos buscar alguma informação sobre o personagem em questão.
Quem nunca passou por uma situação dessa que atire a primeira pedra. . .
Com relação à revolta, sem comentários, absolutamente desnecessária, mas inevitável em vista da visibilidade/relevância do Soldan e do seu desconhecimento sobre o dito cujo. . .
Bola prá frente que atrás vem gente. . .
Abraço.
Zé Maria

Rafael Calloni
Rafael Calloni
8 anos atrás

Boa noite, tenho muitos pilotos e amigos em São Paulo e até hoje nunca ouvi uma ofensa ou uma besteira tão grande como essa resposta que tu publicou, acredito que por ter um BLOG sobre automobilismo tu deveria ao menos te informar melhor e respeitar teus leitores, mais ainda os Gaúchos e a sua história grandiosa no automobilismo brasileiro… Essa tua postagem é tão insignificante quanto o teu BLOG, perdeste uma grande oportunidade de não falar bobagem e de conhecer um pouco da história do automobilismo e gaúcho!!!
Quanto ao tua opinião sobre Rio Grande do Sul ser o c… te informa melhor sobra a importância de nosso estado para o país!!!
Fico a tua disposição para te enviar maiores informações sobre nosso estado e de nosso automobilismo. Abraço.

Rafael Calloni
Rafael Calloni
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Por isso que tu não conhece nada!!! Lamentável tem inaníramos assim dentro do automobilosmo!

Rafael Calloni
Rafael Calloni
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Houve algum problema de desconfiguração por isso saiu dessa forma, mas com certeza tu entendeu o recado, isso deve ter acontecido porque teu BLOG não possuir plataforma adequada para smartphone ou tablet.
Parabéns pelo respeito e educação, são profissionais tu que justificam essa mídia tão ruim que se tem no Brasil.

Rafael Calloni
Rafael Calloni
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Realmente Flávio fica comprovado o quanto tu é otário, um péssimo profissional, mau educado e que não sabe nada sobre automobilismo nacional… tuas respostas deixam bem claro o profissional que tu é. Que não aceita criticas após um comentário infeliz que tu mesmo fez e que ao invés de ser humilde e usar o espaço para expandir teus conhecimentos e trocar informações com teus leitores e seguidores, tu os insulta, insulta um povo que realmente tem orgulho de sua terra de seus feitos, quais quer que sejam eles… antes de falar do gaúcho pensa duas vezes, somos defensores ferrenhos de nossa terra e de nossas tradições, e não aceitamos insultos de qualquer babaca!!!
Fica uma dica antes de postar bobagens usa o google,, temos Blogs muito bons sobre automobilismo aqui no Sul para que tu possa pesquisar e que podem te ajudar muito a sair desse teu mundinho!!! Abraço.

Rafael Calloni
Rafael Calloni
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Não Flávio, não é necessário, do contrario que alguns pensam nós gaúchos somos normais, andamos de carro, não só a cavalo, tomamos café e não só chimarrão e também não estamos sempre de bombachas… aqui somos humildes e quando não temos conhecimento buscamos informações… todos são bem vindos aqui, no automobilismo tivemos e temos grandes nomes, teus próprios seguidores questionaram o fato de que tu poderia ter dado uma olhada ao invés de menosprezar, diminuir ou até mesmo insultar como tu fez… bem como em um comentário que li e concordo seria impossível saber ou lembrar de todos os fatos e nomes de nosso automobilismo mas não custava dar uma pesquisada!!!

Walter
Walter
8 anos atrás

Baita piloto. Era um cara pra quem eu torcia nessa época, aí dessa arquibancadinha da foto, Ou sentado no porta malas aberto de uma velha Variant perto da cerca, mais adiante. Bons tempos.

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

“Classic Cup” ,”Paulista de Antigomobilismo” “Quem chegar primeiro ganha” sei lá onde. Como vc aposentou o Meianov, ouvi na Radio Paddock você que tivesse optado pelo Voyage para este ano,ou se aposentou, tb e vai cerrar fileira no banco todo o quinto dia útil do més.

Fabiani C Gargioni
Fabiani C Gargioni
8 anos atrás

Tenho essa foto devidamente enquadrada, pois para quem gosta de4 corrida de carro e de FIAT eis o primeiro exemplar turbo à alcool de pista do Brasil e é lindo !!!

Fabiani C Gargioni
Fabiani C Gargioni
8 anos atrás

Autódromo de Tarumã e um dos meus ídolos Walter Soldan, ´só isso !!!

Pasinatto
Pasinatto
8 anos atrás

Saída do box de Tarumã com certeza.

Roberto Giordani junior
Roberto Giordani junior
8 anos atrás

Se vc não sabe quem é Walter Soldan e o que ele fez no automobilismo, saia atrás de informação, antes de postar algo ridículo como postaste.
São Paulo não é o umbigo do mundo.
Vc já deve ter recebido postagem do “desconhecido” seu, e espero que se retrate…

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

lá vai o senhor Flavio Gomes falar mal de gaucho de novo, uma lastima…cara tão inteligente.
Walter Soldan foi um dos maiores nomes do automobilismo gaúcho,especialmente nos anos 70 e 80.
Que raiva que tu tens dos gaúchos, Flavio..
triste isso..

Natale
Natale
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Urrraaaa meu! Tomaste um chimarrão “turbinado”?

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Sensacional essa botinha 147…………lembrei daqueles 147 da estrela para o autorama.

Walter Soldan
Walter Soldan
8 anos atrás

Olá, Flávio!! Muito prazer, Walter Soldan. Mantenho guardadas ate hoje peças deste carro.!! Tenho muito carinho por este projeto que foi pioneiro pois desenvolvemos o primeiro motor turbo movido exclusivamente à álcool. Outro detalhe da história do automobilismo brasileiro: fui o vencedor da primeira corrida de Fiat com motores movidos a álcool. Tem mais. Se vc quiser se informar sobre automobilismo brasileiro e gaucho sugiro a leitura do livro que escrevemos aqui no sul: Das Pistas para a História. Muitos em São Paulo já leram o livro e gostaram muito. Se quiser, remeto um exemplar!! Se preferir um emprestado, peça para o Ingo Hoffmann. Ele recebeu um exemplar autografado e poderá te informar sobre o que fizemos no automobilismo esportivo aqui no sul.

Walter Soldan
Walter Soldan
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

O prazer é todo meu, Flavio. Mantenho a oferta: se quiseres um exemplar do livro posso remete-lo imediatamente. Tenho certeza de que irás gostar!! Mantemos outra atividade por aqui que é a Confraria dos Pilotos Jurássicos. Esta entidade está em contato com pilotos antigos de todo o Brasil e reuniremos aqui em Porto Alegre muitos pilotos gaúchos e algumas celebridades de SP. Vc não quer participar?

Carlos Tavares
Reply to  Walter Soldan
8 anos atrás

Demais!

Andre Decourt
8 anos atrás

Reparei num pequeno detalhe, há presilhas na frente do capot do fiatizinho, sabemos que no carro de rua ele abria “para frente” o que deixaria essas presilhas ai na frente em tese sem função. Será que essa capot foi invertido, ou era destacável, pois há presilhas junto ao para-brisas tb?

Marcelo #49
Marcelo #49
Reply to  Andre Decourt
8 anos atrás

Tiravam o capô fora inteiro.

Marcelo #49
Marcelo #49
Reply to  Andre Decourt
8 anos atrás

Tiravam o capô inteiro pra poder ter área livre pra trabalhar

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Sem sombras de dúvida, esse autodromo é TARUMÃ!

Garlet
Garlet
8 anos atrás

Obrigado por não postar Lorenzo. Marmelada espanhola da dor de barriga.

Marcos Lima
Marcos Lima
8 anos atrás

Walter Soldan era pivô na seleção de basquete do Rio Grande do Sul….

Luiz Dahlem
Luiz Dahlem
8 anos atrás

Walter sempre foi excelente piloto e entendia muito da parte mecânica . Encontrei -o numa oportunidade trocando o turbo deste 147, para logo em seguida testar a modificação na BR-290 ( Freeway) .

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

Voce não vai correr agora de Voyage ?

Robertom
Robertom
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Bastante pertinente sua pergunta, correr onde?
Especula-se que a LF está preparando um Voyage de Turismo N para V.
Mas o Campeonato Paulista de Automobilismo, com a reforma e a má vontade de SPTuris, em 2015 só teve 1ª etapa em Janeiro e a 2ª está marcada para 20/Dez.
Pode?

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
8 anos atrás

Brincadeira né Flavio, tu nao saber quem é o Walter Soldan…rsrsrs

Tá precisando fazer umas leituras de automobilismo brasleiro pois esta ficando lesado do cerebro com essa bobagem chamada f-1…..hahhahah…..

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Não sei onde foi a foto e nem sei que é este piloto. O carro conheço bem e é simplesmente maravilhoso. Este é divisão 3. Os carros dos anos 80 que andavam sem os parachoques eram fantásticos quanto ao desenho. Dava uma impressão de carro improvisado que saiu de alguma garagem e tem que voltar logo pra ir ao Shopping. Fantástico.

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
8 anos atrás

Essa imagem das arquibancadas de Tarumã me é tão familiar como a visão do muro do meu quintal, algo que se leva pra sempre na memória.

Israel
Israel
8 anos atrás

Walter Soldan!
Figuraça do Rio Grande…esse era foda.

Bento
Bento
8 anos atrás

Ora, se não sabe quem é pergunta no Posto Ipiranga, que por sinal era o patrocinador…

Álvaro Gruendling
Álvaro Gruendling
8 anos atrás

O mecânico parece ser o Pereira, grande preparador aqui do Sul.

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

Parodiando o Joel Santana:
“Tá de brincation with my face!”
Que você não sabe de verdade quem foi/é Walter Soldan?!?!
Bom, agora já sabe, a turma já postou uns links sobre o “bota”. . .

MRubinho
MRubinho
8 anos atrás

Infos???

http://blogdopassatao.blogspot.com/2010/04/mais-do-147-da-glitz.html#comment-form

http://www.blogdosanco.blogspot.com/2009/09/historia-para-contar.html

Dizem que foi um dos primeiros carros turbo do sul,, e que andava muito forte. Problema é que na época, não existia muito conhecimento da tecnologia, então as quebras eram frequentes,

Penataba
Penataba
8 anos atrás

Piloto “BOTA” gaúcho; vencedor da primeira prova com veículos movidos à alcool no Brasil. Esse 147, acho que foi o primeiro carro turbo de competição utilizado aqui em Pindorama.

Penataba
Penataba
Reply to  Penataba
8 anos atrás

…a pista: Tarumã.

MRubinho
MRubinho
Reply to  Penataba
8 anos atrás

Penataba, pelo pouco que sei, esse foi um dos primeiros. Parece que o primeiro carro turbo de corrida do Brasil foi o Meta 20, que foi guiado pelo Chico Landi, e usava motor de opala 4 cilindros turbo.

penataba
penataba
Reply to  MRubinho
8 anos atrás

MRUBINHO, vivendo e aprendendo…Esse foi o primeiro que vi correr e, pôrra! não fazia barulho!

Gilberto Martins
Gilberto Martins
8 anos atrás

Pela proximidade da arquibancada da pista, me lembra muito Goiânia.

Robertom
Robertom
Reply to  Gilberto Martins
8 anos atrás

Proximidade em Goiânia, tá louco?
É Tarumã.

Henrique De Conto
Henrique De Conto
8 anos atrás

Caro Flávio.
Não sei se posso publicar o link de algum site aqui, mas este (http://blogdosanco.blogspot.com.br/2008/01/o-magro-soldan.html) resume um pouco a carreira de Walter Soldan. Um dos grandes pilotos aqui do Rio Grande do Sul.

Abraços e parabéns pelo blog.

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

E ai Flávio ,ta pronto o “Bon Voyage”

guest
guest
8 anos atrás

Bom mesmo era esse óleo Ipiranga… tinha cheiro de café!

Daniel Magnani
Daniel Magnani
8 anos atrás

Bela foto!
Olha a garrafinha na mão do meca pra fazer um cheirinho na boca do carbura.