SAUDOSA MALOCA (1)

SÃO PAULO (eleição verificada pela ONG do Jimmy Carter) – Um processo eleitoral é sempre difícil. Ainda mais num sistema pluripartidário como o deste blog, que oferece nada menos do que dez opções para seus leitores. Democracia é isso. Todo poder ao povo. No pasarán!

Foram computados por nossos sistemas informatizados, que usam a moderníssima linguagem Cobol, indevassável e inviolável, criptografada com recursos do Enigma, exatos 271 votos.

Há um resultado matemático. E outro homologado pelo Tribunal Internacional Eleitoral do Congo Belga, onde este pleito foi registrado. Primeiro, os números:

1. E O CHICO? – 68 votos (25,09%)
2. CHICO CITY – 60 votos (22,14%)
3. ÔRRA MEU – 29 votos (10,70%)
4. EM NOME DO ROSA – 28 votos (10,33%)
5. JE SUIS CHICÔ – 26 votos (9,59%)
6. SAUDOSA MALOCA – 23 votos (8,48%)
7. SE PÁ, É NÓIS – 11 votos (4,05%)
8. TRUTAS & TRETAS – 10 votos (3,69%)
9. SAMBA DE UMA NOTA SÓ – 6 votos (2,21%)
10. O NOME DO ROSA – 6 votos (2,21%)
Nulos e brancos – 4 votos (1,47%)

Muito bem. Quando levamos nossos disquetes ao egrégio Tribunal Internacional Eleitoral do Congo Belga, os distintos julgadores nos informaram que várias ações de impugnação haviam sido protocoladas antes mesmo de fechadas as urnas. Não compreendemos bem, uma vez que desconhecíamos eventuais reclamantes em tão inocente escrutínio, dada também a conhecida lisura do processo. Assim, pedimos apenas que eles proclamassem o resultado final, porque tínhamos mais o que fazer.

Estávamos, pois, prontos para declarar “E O CHICO?” a proposta vencedora, quando um togado com sotaque valão informou: “Este está impugnado”. Por quê?, perguntamos. “Consta do Regulamento Geral das Eleições do Congo Belga. Trocadilhos com ‘e o quico?’ estão vetados, em respeito aos Kikos Marinhos, animais-símbolo do país.”

Não reclamamos, já que a segunda colocada também fazia referência ao nosso querido Chico Rosa, dispensado do cargo de administrador do autódromo e a quem nos solidarizamos desde sempre e para sempre, e solicitamos que fosse homologado incontinenti “CHICO CITY”. “Nenhuma chance”, cortou outro magistrado, este com sotaque da Antuérpia. “É marca registrada por uma emissora de TV.”

Não queremos ser processados, nem pagar direitos autorais. Sendo assim, que seja declarado “ÔRRA MEU” como a sugestão ganhadora, e vamos embora. “Vocês estão malucos?”, questionou o primeiro desembargador. “Palavrões são proibidos neste país. Favor não repetir esta expressão horrível, sob risco de lhe dar ordem de prisão imediatamente.”

Ficar preso no Congo Belga não era uma alternativa muito sedutora, e diante da fúria do juiz nos desculpamos e encerramos a questão. Quem leva é “EM NOME DO ROSA” e não se fala mais nisso, mas na hora um advogado italiano se levantou dos assentos reservados para observadores se aproximou, entregou um cartão e disse: “Prazer, represento Umberto Eco”. O que eliminou no mesmo instante “O NOME DA ROSA”, também.

Não havia muito mais o que fazer, fomos à sugestão seguinte, “JE SUIS CHICÔ”, e requisitamos que fosse anunciada como vencedora sem mais delongas. Mas lá no canto da sala notamos uma figura soturna, de barba longa e escura, erguendo os olhos ameaçadores em nossa direção. Uma espécie de estafeta do tribunal, parecia, e percebendo um mal-estar geral na sala, perguntamos: quem é aquele rapaz? O julgador se aproximou e sussurrou: “Mohamed Ahmed. Iraniano.”

Esquece “JE SUIS CHICÔ”, pedimos, e essa opção foi de súbito impugnada por questões de segurança, e então, compreendendo os critérios estranhos que norteavam as decisões naquele recinto, requeremos que fossem igualmente anuladas “SE PÁ, É NÓIS” (“coisa de quebrada”, alegou um auxiliar), “TRETAS & TRUTAS” (“não pega bem mexer com os peixinhos”), “SAMBA DE UMA NOTA SÓ” (“a família do Tom Jobim é muito atenta”) e “O NOME DO ROSA” (o advogado italiano recolheu o cartão).

Sobrou “SAUDOSA MALOCA”, escolhida por 23 eleitores, 8,48% do total. “Pode?”, perguntamos. O douto árbitro das causas mais diversas consultou um volumoso compêndio chamado “Regras Gerais Para Declaração Definitiva de Resultado de Pesquisa Nominativa no Congo Belga”, parou em determinada página e leu em voz alta, pedindo ao meirinho que consignasse em ata: “De acordo com o descrito no capítulo 30 do livro XII, página 266, parágrafo segundo, ‘é declarada vencedora a proposta cujo total de votos represente número primo, desde que a soma dos algarismos relativos ao percentual em relação ao total de votos resulte em 20, o número da sorte de nossa nação’. Sendo assim, é proclamada ganhadora no referido processo a proposta ‘SAUDOSA MALOCA’, que atende a todos os requisitos exigidos por nossa magnânima lei. Registre-se e cumpra-se. Depois eu assino a papelada. Boa noite”.

Deixamos o tribunal satisfeitos com a decisão, e olha que até combina com nosso querido autódromo de Interlagos, em obras eternas como as malocas deste país — que podem ganhar tinta nova, esquadrias de alumínio, porta de madeira-de-lei, telhado bonito, mas serão sempre nossas queridas e saudosas malocas.

smaloca2

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Vocês caíram no “conto da eleição”, galera! Mas olhem o lado bom: às vésperas de um GP que, pelo visto, nem disputa de vice teremos, os posts acerca da escolha do nome, já renderam até agora, 732 comentários!

andre
andre
8 anos atrás

Resumindo… Democracia só funciona quando tem alguém que manda!!!

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

Se o engenheiro de software escolhido para gerenciar o projeto do sistema de apuração de votos via linguagem COBOL fosse um profissional mais astuto, colocaria já todas essas prováveis objeções de terceiros no algorítimo e já saia de bate pronto Saudosa Maloca, livraria o escriba do blog de momentos de tensão no Congo Belga!

Adriano Silva
Adriano Silva
8 anos atrás

Existem 10 razões para que a gente não reclame da forma de escolha:

1) O blog é seu.
2) Diante da primeira razão, as outras nove não importam mesmo.

pedro ar
pedro ar
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Super interessante a capacidade criativa do jornalista “dono” deste blog, e a boa vontade de idealizar uma resposta bem humorada e inteligente. Nesses momentos o outro Flavio contundente e reativo fica neutralizado e parece que jamais existiu… parabéns pelo cuidado e atenção com sua obra e seus seguidores… rs

Cássio
Cássio
8 anos atrás

Cara…que texto hein!!!!
Você estava cuzido quando escreveu….kkkk….

Jonatas
Jonatas
8 anos atrás

Bravo Dedushka Gomes! Mantendo acesa a centelha soviética no blog.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Tá bem escolhido, em 2º turno secreto… rsrs

Fulvio Ramos
Fulvio Ramos
8 anos atrás

Sugeri, votei e não goste!!!

Paulo Mendes
Paulo Mendes
8 anos atrás

perdi meu tempo votando.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Mendes
8 anos atrás

Calma, xará. Teu dia vai chegar, quando o Gomov se candidatar a Presidente do Mundo.

Paulo Andrade
Paulo Andrade
8 anos atrás

Já abri aqui o blog ouvindo Originais do Samba, e cascando o bico com este texto, haha…que venha os treinos, que venha a corrida e fazer mandinga pra chover. Abraço Flávio.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

hahahaha Curti a transparência do pleito!
O nome é mais que adequado, principalmente considerando o próximo post.

Kleber
Kleber
8 anos atrás

Toda a apreciação do colegiado congolês valeu a pena. Um nome justíssimo.

Adam
Adam
8 anos atrás

Só tu….mais uma pérola!

Gustavo Ferreira
Gustavo Ferreira
8 anos atrás

Justo!

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
8 anos atrás

Pô. tentei.

Se é pelos kilos marinhos, nem tem rancor. (Não teria de jeito nenhum)

Saudosa Maloca é uma ótima escolha.

E vamos aos textos!

Juca Vasconcelos
Reply to  Juca Vasconcelos
8 anos atrás

Quis dizer Kikos Marinhos.

Leonardo Lago
Leonardo Lago
8 anos atrás

Imagina quando Flavio Gomes for presidente do mundo…

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Muito justo!
Saudações cariocas ao Mestre Adoniran.
Saudades de Sampa…

Edubassan
Edubassan
8 anos atrás

Simplesmente, perfeito!

Idéia, escolha e texto sensacionais!

Por essas e tantas outras que sou fã incondicional desse blog!

Abraço e bom GP Brasil!

Marcelo Witt
Marcelo Witt
8 anos atrás

E a gente reclama que as lei no Brasil são difíceis… hahahahaha!!! Um salve ao Congo Belga!

JOÃO PEDRO MARCHINA
JOÃO PEDRO MARCHINA
8 anos atrás

Escolhi ‘SAUDOSA MALOCA’, na hora nem pensei na maloca que deve estar Interlagos e nem nas comunidades, em alta na novelas, que um dia foram malocas, Ó saudosas malocas.

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Pra que que fez a eleição ?
Ahh! o presidente do TDE é o Toffoli….

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
8 anos atrás

Só não cabe recurso se o Chico Rosa pediu para não usarem o seu nome.

Heraclito
Heraclito
8 anos atrás

Ainda bem que eu não votei……….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Heraclito
8 anos atrás

Nem eu.

Walter
Walter
8 anos atrás

Kikos Marinhos!!!! Fantástico!

Aliandro Miranda
8 anos atrás

Por acaso o COBOL realmente pode ser tudo isso que você falou, de fato! Menos linguagem moderníssima.

E nunca que eu imaginaria sequer ler “COBOL” neste blog. É um blog plural, digamos, já que o termo está na moda.

Leonardo Added
Leonardo Added
8 anos atrás

Uma pena as autoridades do Congo Belga terem interpretado “Ôrra” como palavrão e não como uma simples e inocente interjeição paulistana que demonstra admiração ou espanto.
Apesar de eu ter sido pessoalmente impactado por essa decisão, achei o resultado final bastante satisfatório. Saudosa Maloca representa muito bem o estado atual das coisas. Parabéns ao Carlos Tocchio pela feliz sugestão. Foi a que mais gostei além da minha! hahaha.

Um dia ainda vou ganhar uma cópia desse livro….

Clayton Moura Belo
Clayton Moura Belo
8 anos atrás

Sábia decisão do egrégio colegiado! Como escreveu Ari (Suassuna): “Nunca se sabe o que pode sair da cabeça de um juiz…” Fica apenas uma sugestão: que todos os finalistas recebam o livro “O Boto do Reno” (minha sugestão é na mais absoluta isenção, já que meu slogan não configurou entre os finalistas. E, a propósito, alguém sabe de um encontro de MAVERICK´s´pelos lados do sul do país? Explico: às 05h30min desta manhã, seguia eu pela BR-376 e me deparei com MAIS DE DEZ Maverick´s, todos placas-pretas, em caravana. Tinha até um Maverick Station-wagon (acho que era a Souza Ramos que fazia a conversão). Procurei na internet, mas nada. Se alguém souber, avise-me. Valeu, colegas de blog!!!

Kkkk
Kkkk
8 anos atrás

Achei que o Rosa merecia a homenagem, não tive tempo de votar. Qual o real motivo?

Tyler
Tyler
8 anos atrás

Xiiii, que coisa de Aécio, hein. HAHAHAHA

Gabriel Araújo
8 anos atrás

Como um apurador de votos profissional com uma empresa agora privatizada e não mais de minha posse, digo apenas que, pela experiência no setor, considero algo extremamente justo. Sabemos como são os impugnadores…

Jose Alberto
Jose Alberto
8 anos atrás

Fantástico, muito bem escrito.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás

Bom, se o Mohamed tava Ahmed, era melhor eliminar aquela sugestão mesmo.

Mas peraí, nenhum representante do legado do Adoniran apareceu não?

Acho melhor separar uns trocos pros Royalties da família do Adoniran, hein Gomes?

Hard-e-tron
Hard-e-tron
8 anos atrás

Acho justa e excelente a homenagem a Adoniran, que soube muito bem cantar a cidade em suas musicas.
Agora, quanto às impugnações….Vc acha que ia criticar o partido num evento tão importante?
Ahh vá!

Alexandre Alves Andrade
8 anos atrás

Esse texto todo para justificar a escolha da opção que você gostou mais mesmo sendo a menos votada?

Ficou sensacional, parabéns pela criatividade e pela escolha (inclusive foi a que eu votei, pode consultar os arquivos gerados pelo Cobol que vai achar o meu voto lá).

Jammal
Jammal
8 anos atrás

Nada como a democracia! O Congo belga é um exemplo se país, com legislação clara, bem fundamentada e justa. Fui consultar as “Regras Gerais para Declaração Definitiva de Resultado de Pesquisa Normativa” do país e gostei, particularmente, do capítulo 21 do livro XVII, página 1. 238, parágrafo nono: todos que votaram na proposta vencedora ganham um exemplar de “O Boto do Reno”.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
Reply to  Jammal
8 anos atrás

Gostei desse parágrafo aí da “lei”… mas sei não, no meio desse processo eletrônico de apuração utilizado… acho que vão alegar que não há mais rastreabilidade entre votantes e votos…

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Chico Rosa, derrotado duas vezes por critérios justos e transparentes. Se eu entendi certo, Saudosa Maloca é o título perfeito.

Anderson Leite de Campos
Anderson Leite de Campos
8 anos atrás

A escolha foi muito boa, porém você parece que anda assistindo aos gols do Fantástico, para justificar regulamento…. é claro que com muito mais classe né … hahahahahhaahhaa

Vamos nós na maloca !!!!

Cléber Fabbri
Cléber Fabbri
8 anos atrás

Linguagem Cobol com criptografia em linguagem Pascal. Indevassável e incontestável…

Guilherme Jales
Guilherme Jales
Reply to  Cléber Fabbri
8 anos atrás

Boatos de que a votação foi compilada usando um fantástico TK-85 da Microdigital.

Roderico
Roderico
8 anos atrás

Muito bom, maloca querida!

Construímos nossa maloca
Mas um dia, nós nem pode se alembrá
Veio os homis cas ferramentas
O dono mandô derrubá

Rafael BH
Rafael BH
8 anos atrás

Regras são regras, não há o que discutir.

Beraldo
Beraldo
8 anos atrás

Hahaha…Que viajem muito da doida! Ótimo texto!
Abs.

Flávio
Flávio
8 anos atrás

Porra Kikos Marinhos!
Eu tive isso, vendiam em bancas de jornais, num quite com os ovinhos, diziam que eram seres de outro mundo.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Sensacional! Maloca querida..

“Dim dim donde nós passemos os dias feliz de nossas vidas”

Ju
Ju
8 anos atrás

As vezes……..a legislacão marginalia é sensational!!!!!!!

carlos lima
carlos lima
8 anos atrás

Que texto! Uma aventura lúdica, incrível de se ler. Perfeito. O leitor agradece.

Bravo!