SAUDOSA MALOCA (2)
SÃO PAULO (tá ruim, mas tá bom) – Interlagos é um negócio muito sério. Só quem frequenta isso aqui entende. Só quem gosta tanto disso aqui é capaz de perdoar todos seus defeitos e erros. Para gostar de Interlagos, é preciso entender e perdoar.
Por isso, entendo que o autódromo tenha sido entregue para a corrida-coxinha de 2015 em obras. Sim, em obras. O novo prédio de seis andares, que ainda não sei qual função terá, está semipronto. Uma das paredes externas, voltada para o paddock, ainda está no tijolo. Aquele tijolo cinza, que será pintado de branco um dia. Não tem reboco. Tipo tijolo baiano. Cinza. Uma maloca querida. Inacabada.
Assim como o segundo andar da estrutura nova que recebe os escritórios das equipes, também por terminar. Os escritórios, prontinhos. Cada um com 210 metros quadrados. Dá para cozinhar, colocar mesas e cadeiras bonitas, de design, sabe?, painéis dos patrocinadores, fotos gigantescas, máquinas de café expresso, acabou o aperto. A fachada é toda de vidro. Como vão proteger essa vidraiada toda quando não tiver corrida? Isso aí não sei, tem de ver.
[bannergoogle] A parte de cima, eu dizia, está em obras e não será usada. Como aquele barraco que ganhou um segundo andar, mas a grana foi curta para massear e pintar — eu sei, “massear” não existe, mas diz isso pro cabra que tá levantando as paredes. Tá tudo no tijolo. Cinza de novo. Um dia serão pintados, os tijolos, e vai ficar bonitão. Essa estrutura faz parte da segunda fase da reforma de 144 milhões de dilmas que a Prefeitura está realizando desde abril. Primeira fase, este ano: paddock mais largo (de oito para dez metros), prédio-novo-de-vidro-fumê, escritórios envidraçados para as equipes, a FOM, a FIA e o Bernie. Segunda fase, ano que vem: boxes, hospitality-centers, cobertura do paddock.
“Por que não acabaram?”, me pergunta um querido amigo jornalista, espanhol, ao lado de um colega argentino. Armo-me do discurso mais engajado e verdadeiro possível. Porque isso aqui, amigo espanhol e colega argentino, é a vida real. A vida real não é aquele paddock gigantesco de Xangai com escritórios flutuantes sobre o rio sagrado de Buda. Nem os boxes de Sepang com ar-condicionado. Nem a torre monumental do Bahrein. Nem a iluminação de Cingapura. Vejam o que foi feito da Índia, da Turquia, da Coreia. Que fim levaram aqueles autódromos? Quem vai pagar aquela conta?
Interlagos é um equipamento público e municipal, amigo espanhol, colega argentino e alemão enfadado que está torcendo o nariz para a maloca inacabada em cima dos escritórios envidraçados. A cidade tem prioridades, amigo espanhol, colega argentino, alemão enfadado e francês pentelho que se queixa da distância até a escada que leva à sala de imprensa. As prioridades são escolas, creches, avenidas, ônibus, postos de saúde, hospitais, tudo que um país pobre precisa, e não um autódromo feérico e luxuoso.
Além do mais, amigo espanhol, colega argentino, alemão enfadado, francês pentelho e inglês aborrecido que tropeçou num degrau não sinalizado, isso aqui é uma pista para carros correrem, e não um resort dez estrelas com restaurante do Guia Michelin. Precisa de asfalto, lugar para colocar os carros e fim de papo.
Interlagos está feio, mas continua bonito. A reforma pela metade (embora seja necessário dizer sempre que o que foi prometido para 2015 foi entregue) realmente incomoda, causa má impressão, mas é assim, ponto final, aceitemos, custa uma bala, leva tempo, o Brasil é desse jeito, São Paulo é desse jeito, a vida é desse jeito. Não está sobrando dinheiro aqui, não. Fizeram o que dava para fazer.
Mas é claro que a gente que ama Interlagos queria mais, queria que tudo estivesse pronto para poder usar o autódromo direito no ano que vem, vai ser foda, não vai ter box, a turma vai ter de se abrigar debaixo da laje, é um saco, é precário, é o cu da cobra, mas é assim. Pelo que se gasta por aí, 144 milhões não é uma fortuna, considerando o volume de obras. Para fazer tudo que pedem com dinheiro curto, é preciso ser austero, simplificar as coisas, concluir a maloca de forma modesta e despretensiosa.
O que Interlagos não pode perder é sua alma. A foto que tirei hoje mostra um cenário cinzento e pouco atraente. Feio, mesmo. Amanhã vai estar melhor, cheio de gente colorida no paddock, felizmente se esbarrando como sempre — os escritórios envidraçados são vizinhos de parede uns dos outros, o espaço aumentou, mas nem tanto, as caixas de equipamentos e os pneus vão atrapalhar menos, vai ser legal como sempre foi, essa é a alma de que estou falando.
Ano que vem o feio vai ficar menos feio, as pessoas vão elogiar, o cinza dos tijolos vai virar branco, espero que deem um trato no piso do paddock, está meio esculhambado, dá para melhorar, vamos nos acostumar com esse prédio esquisito de vidro fumê, com os escritórios de vidro e a parte de cima que não sei direito o que será, com a cobertura do paddock e com os boxes mais altos e espaçosos, vai ficar tudo bem.
Não é a primeira vez que Interlagos passa por uma cirurgia. E é só por causa delas que sobrevive. Nosso templo tem 75 anos. Temos de cuidar dele, amá-lo, jamais odiá-lo, jamais maldizê-lo.
Tá ruim, mas tá bom. É nosso, tá pago.
Mais sobre Interlagos: Massa critica “casa que começou e não acabou”, Américo Teixeira Jr. pede que autódromo volte a ser “centro do automobilismo nacional”, equipe do Grande Prêmio analisa o resultado das obras e diz que elas funcionaram, mas causam má impressão.
Algo me diz que 144 milhões seriam suficiente para fazer um autodromo inteiro e bem feito e ainda sobraria paras as escolas,hospitais e etc e tal que todo mundo fala que faz,mas é MENTIRA !!!!!!!
A sardinha esta queimando.
Não seria a tua mãe que diz, e diz que você é lindo também? hahahahaha!
Nem a pista ficou fora das reclamações. Os pilotos estão reclamando das novas zebras que são muito altas.
Pagamos pelas zebras. Pergunto: onde estava a Fia que nao viu isso? Quem da SPTuris aprovou a besteira? Como deixam a empreiteira fazer isso?
Se tiver que ser corrigido teremos que pagar de novo. Cito isso para mostrar o show de incompetencia geral que reina em Interlagos que é a Casa da Noca entregue a burocratas que nunca sentaram a bunda em um carro de corrida.
Ninguém está reclamando. Apenas constataram que as zebras são mais altas. Para de chilique, Zullino.
Antes de vc nascer eu era comuna. Chiliques sao bons para ganhar corações e mentes, afinal, de acordo com o Partidao, os fins justificam os meios. Tudo pela causa.
Reclamaram sim e o Massa foi falar com o Charlie sobre isso e ele sim deve ter dado um chilique. Deve ser comuna enrustido.
Depois do papelão este ano dos organizadores da Indy em Brasília, que acabou não tendo, e do autódromo prometido pelo prefeito do Rio no campo de bombas do exército, (que não vai ter), São Paulo está no lucro. Corre o risco do grande prêmio ser considerado um evento comunista e boicotado pela “classe merda bem informada” de sampa.
Os comentários estão ótimos, para os discursos decorados as respostas estão sucintas: Tua mãe com farofa… hahahahaha
Normalmente, gosto muito dos textos, mas quando entra politica no meio….
A prioridade são escolas, creches, postos de saude, etc, etc, etc.. E o prefeito fez isso???? Não FG. É só ver o balanço do que o governo fez até hoje. Não o que sai na Veja, mas sim o divulgado pelo proprio governo, OK?
Aí te faço uma pergunta: O Governo Federal colocou bilhões em estadios de futebol que mais parecem SPA´s 6 estrelas, ´com isso você concorda? O país não tinha prioridades maiores? Já sei, já sei…Foi “divulgação” do pais para o mundo, né??? Foi deixado um legado,né??
A F1 rende muita grana para SP. 144 milhões que retornam facinho em forma de gasto do turistas na semana da corrida. Os turistas que vem para a F1 tem grana para gastar e gastam.
O Hadad fez a reforma em Interlagos seguindo o padrão de seu governo….
O governo federal não colocou um centavo em estádio nenhum. Não fala merda.
E juros subsidiados do BNDES são o que? Da onde vem o dinheiro que banca a diferença entre o custo e o que efetivamente se recebe?
Quando você escrever um compêndio desses sobre os empréstimos do BNDES para que grupos estrangeiros comprassem TODAS as estatais privatizadas na era FHC, começo a discutir isso.
Flavio, quem está falando merda é você,…… O Governo investiu sim e muito na copa. E essa resposta de era FHC já deu no saco. Sempre que se fala de alguma coisa que se acha errado no governo Petista vocês vem com essa coisa de “ah, e na era FHC?” . Não sou PSDB não sou PT não sou de partido de porra nenhuma. Eu quero ver o país bem, crescendo e evoluindo.
Mas você tá certo. O blog é teu e você escreve o que quiser, defende as ideias e ideais que quiser.
Eu tinha prometido não discutir mais politica e acabei me empolgando.
Um abraço e parabéns por todos os excelentes textos sobre carros e o nosso adorado esporte a motor.
Apresente dados e informações. Não adianta ficar nervosinho.
Fox Golf, o Curintia “joga” até hoje a dívida pro Haddad..
Se nāo colocou, certamente retirou
O gasto com a copa foi algo em torno de 26 bilhões
83% de dinheiro publico.
Números divulgados pelo governo federal,
Incluindo todos os gastos com infraestrutura e tudo mais.
Infraestrutura que ainda não ficou totalmente pronta, diga-se. “Tudo mais” ninguém sabe o que é.
Num adianta mesmo…. Deixa prá lá…kkkk
Lá vem o mimimí de que ” não é o ideal, mas é o possível”…Brasil o país do “meia boca…”
De tanto entendermos e perdoarmos acabamos nessa merda que estamos hoje…
Tá ruim, mas tá bom é isso aí!!
Vou chamar minha casa de Interlagos…
A parte de cima está faltando massear e pintar também !!!!
Ano que vem estará 100% e pronto !
Abraço.
Todo mundo adora esse amadorismo de interlagos.
Pela atual situação, nem precisávamos de F1 aqui.
Existem pistas mais modernas que perderam a F1 por muito menos. Não fosse a esposa do tio Bernie ser brasileira e o o fato dele ter um latifúndio de café por aqui, estaríamos lascados.
FG, me desculpe, mas…
“As prioridades são escolas, creches, avenidas, ônibus, postos de saúde, hospitais, tudo que um país pobre precisa.”
Precisa e não tem!!!
Já em SP, para ficar apenas na nossa cidade e onde está Interlagos, o que não falta são ciclofaixas ligando nada a porra nenhuma, a um custo absurdo, sendo apenas pintura em cima do asfalto degradado por anos e governos incompetentes. Temos também corredores de ônibus que “melhoram o transporte público”, sendo que para “realmente melhorar o transporte público” é preciso colocar mais ônibus nas ruas, não aumentar a velocidade dos poucos que já estão em uso.
Isso sem falar na indústria das multas, da quantia absurda gasta com a CANETADA da alteração de velocidade das marginais para as novas palcas, da quantidade ridícula de quilômetros do Metrô, da falta de investimento em obras para evitar a falta de água e tantas outras “prioridades” que não são tão “prioritárias” assim…
Se fôssemos um lugar sério, essa grana investida nas reformas de Interlagos deveria ser direcionada para outras necessidades, não no circuito. Como vc mesmo disse, do jeito que estava já era bom para quem realmente ama Interlagos.
“Ah, mas não teríamos a F1”, dirá alguém.
Minha resposta seria:
FODA-SE, vc e a F1!!!
Ter corrida no Brasil ou não é indiferente para quem realmente gosta da F1 e de automobilismo. Quem sentiria falta da corrida no Brasil seriam os abonados que não sabem nem onde fica o volante de um fórmula, mas tem grana para gastar !!!
Se falar merda pagasse imposto, o rapaz aí em cima estaria encrencado.
Não só ele, né T´varish?
Qual o número de escolas, creches, avenidas, ônibus, postos de saúde, hospitais, tudo que um país pobre precisa (e não um autódromo feérico e luxuoso) foram feitos na gestão o Haddad?
Ah sim, de faixas vermelhas nas ruas tá cheio. R$ 350 mil dimas o quilômetro…
Até faixa verde, para o pedestre caminhar no meio da rua, já está sendo pintada.
Essa tinta sim, pelo jeito é prioritária, numa cidade que já tem tudo, né?
Já escola…posto de saúde…creche para a mãe trabalhadora (PT = Partido do quê mesmo? Trambiques? Totalitários? Toupeiras? Trabalhadores é que não, deve ser outra coisa)…novas avenidas para escoar o tráfego (ainda que e ònibus e bicicletas)…não precisa. Não é importante.
Leitorzinho de Veja é a coisa mais mala que existe.
Se essa obra fosse feita pelo partido coxinha o tom da sua crítica seria mais pesado. Nessa vc criticou no estilo “Flavinho paz e amor”.
Engraçado como vocês acham que são capazes de entrar no meu pensamento… Continuem assim.
Esse com certeza não lacrou no 13!
Pagaríamos os dois então, pois achar que temos prioridade em “escolas, creches, avenidas, ônibus, postos de saúde, hospitais, tudo que um país pobre precisa” é utópico demais.
Isso não existe no Brasil, independente de coxinha ou petralha.
ah, sim, bom mesmo é o Alkmin!
http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/10/reorganizacao-escolar-de-alckmin-pode-atingir-2-milhoes-de-alunos/
a propósito: a questão da água e do metrô são questões também vinculadas à gestão do estado, e não da prefeitura.
a redução de velocidade já reduziu o numero de acidentes e vítimas, sem diminuir o tempo de percurso.
simplesmente colocar mais ônibus nas linhas é uma solução burra. mais ônibus sem vias exclusivas significam mais ônibus parados junto com os carros.
André Fonseca, recomendo um pouco de estudo antes de emitir opiniões. Ah, separar joio do trigo é recomendável também. Faz a gente parecer menos ignorante.
Esse “padrão FIA” tá lembrando o “padrão FIFA”. Não tem nada de padrão. Interlagos é o circuito mais feio da F1 há anos e continua no calendário. Mistério. Brasileiro nem ganha corrida mais. Não conheço mais ninguém que seja realmente fã de F1 a ponto de acordar cedo ou ficar acordado até a madrugada pra ver uma corrida chata pra chuchu. O automobilismo é muito maior e existem categorias muito mais divertidas atualmente. Só isso.
“Não conheço mais ninguém que seja realmente fã de F1 a ponto de acordar cedo ou ficar acordado até a madrugada pra ver uma corrida chata pra chuchu”
Pronto, agora vc já conhece…
Gosto demais de automobilismo, que não se resume apenas a F1, como vc mesmo disse. Mas nem por isso deixo de acordar de madrugada para assistir as corridas “chatas”.
Chata ou não, é o esporte que mais gosto e continuarei assistindo.
Antes que me esqueça. Quando abri essa página apareceu aqui no meu computador anúncio do Café Photo. Fiz questão de clicar. Acho justo que eles te paguem uns trocados, entendeu?
A obra não terminou por uma simples questão: Falta de Planejamento!!!
A obra não terminou porque destinaram um valor para as obras que cobriria todos os gastos, mas, como sempre acontece com obras públicas nesse País, o dinheiro acabou indo parar em outro lugar, não em escolas, hospitais, creches, mas no bolso de alguém. É a vida! É a realidade de um País onde a corrupção é característica inerente da administração pública, independentemente de partido.
A verba foi destinada e será usada integralmente. A reforma foi programada para ser feita em duas partes. Só isso.
Sim, a cidade tem prioridades… 144 milhos são destinados a Interlagos, mas a prefeitura não se mexe, não tem essa prontidão toda, pra pegar os milhos já recebidos dos bancos, em compensação às roubalheiras do Maluf, e colocar, por exemplo, na implantação do Parque Augusta 100%. Essas coisas eu não engulo!
Galera, na boa! esqueçam essa coisa de vertente partidária, esquerda, direita, PT e PSDB, a verdade é uma só: Seremos eternamente incompetentes, no que tange a três regrinhas básicas: Planejamento, Execução e Controle! Isso é Brasil. Tem gente boa e competente nos governando sim, mas os incompetentes e desonestos eclipsam esses poucos bem intencionados. Não dá pra fazer nada com essa corja interminável no poder.
Tem gente boa e competente nos governando??? Me passe o endereço que até hoje não achei nenhum…
Você pode tentar alguma coisa nesse endereço
http://politicos.org.br/
A F1 ainda está por aqui porque Interlagos representa o verdadeiro templo do automobilismo. No fundo, no fundo, quem gosta de corridas, não liga para essas frescuras de estruturas gourmet, prédios envidraçados.
FG, por favor, antes de mais nada, deixo claro que não sou crítico do PT, nem tampouco leitor da “Veja”, mas, sinceramente, se o governo municipal de São Paulo fosse do PSDB, DEM, ou qualquer outro da oposição, o seu posicionamento quanto às obras inacabadas (apesar de estar dentro do cronograma) seria o mesmo?
Se a reforma fosse transparente, com custos definidos e feita com honestidade, sim.
As da atual administração, são?
Flávio, se possível posta umas fotos tipo aquelas panorâmicas com as mudanças no autódromo. Certamente muita gente tem a curiosidade – eu, inclusive – de ver como ficou “por dentro”.
Abs.
Será cada vez mais difícil mantermos nossa etapa. Principalmente se ficarmos sem pilotos brazucas. A SP Turis precisa tentar trazer a Moto GP ou quem sabe até a Indy.
Difícil nada, Alex.
A organização da corrida é feita pela Globo (dona da Interprom, a organizadora no papel) com sociedade com Ecclestone.
Este e´um dos GPs onde a FOM mais lucra.
Bernie está feliz. Enquanto ele estiver feliz, não tem problema.
Por outro lado, quem tem que trazer corridas são os ditos organizadores.
Nem CBA, nem Federação, nem a dona do autódromo sequer pensam nisso. Só que as exigências são tantas e o que é dado em troca é tão pouco, que nenhum clube está aguentando.
Uma vergonha e um show de falta de planejamento.
“Ah, mas temos outras prioridades, aqui a grana é curta”. Simples:
Passo 1: Verifique recurso disponível.
Passo 2:
Caso tenha grana pra fazer tudo, faça tudo, vá para o passo 3.
Caso não tenha grana pra fazer tudo, estabeleça prioridades, faça o que é mais importante e que a grana permita começar e finalizar, levante mais grana, volte ao passo 1.
Caso não tenha grana nenhuma, não faça nada, levante grana, volte ao passo 1.
Passo 3: FIM!
Mesmo que as condições não estejam perfeitas, que as obras não estejam acabadas, Interlagos vale muito a pena.
O traçado é dos melhores e o asfalto não esta ruim (isso interessa para os pilotos).
As arquibancadas podem perfeitamente serem usadas pelo público.
A pista atende os quesitos de segurança.
Se a empreiteira não entregou a obra a tempo, multa nela. Isso deve estar previsto em algum ponto do edital ou da lei de licitações. O importante é que a multa saia e puna pelo não atendimento. E ao ser estipulada, que seja considerando o “abalo” que os franceses, ingleses, alemães, etc. tiveram.
Lembrei do kartódromo de Rolândia, de uma cidade vizinha à de Londrina.
O kartódromo de Londrina é legal, tem um traçado meio travado, mas é bom de guiar. E tem uma estrutura boa de boxes, etc.
A pista do kartódromo de Rolândia é das mais legais que existe. Embora o asfalto seja abrasivo e queime um pneu lascado, tem dos melhores traçados. Quando fui lá na última vez, o telhado de fibrocimento (fino, no máximo uns 4 mm) estava todo furado. O chão dos boxes era praticamente na terra, assim como a entrada e o acesso (em algum momento passávamos com o kart na terra e buracos, não tinha jeito).
Se você perguntar pra mim ou para outros kartistas qual kartódromo é mais legal, provavelmente por unanimidade, o kartódromo de Rolândia será escolhido. O mais legal esta na pista (vale a pena mesmo).
Quando se fala sobre qualidade de pista, Interlagos não tem que se preocupar com Cingapura e afins porque é muito melhor. Atendendo à segurança e à qualidade de quem foi assistir a pista in loco, tá ótimo.
Apenas, deve-se cobrar a devida punição aos responsáveis pelo atraso. E isso deve ser agravado pelo não uso da pista por 3 meses pelos locais, como foi mencionado pelo pessoal no post.
A F1 ainda está por aqui porque Interlagos representa o verdadeiro templo do automobilismo. No fundo, no fundo, quem gosta de corridas, não liga para essas frescuras de estruturas gourmet, prédios envidraçados.
FG, você está tomando o tarja preta direitinho?
Tem que tomar no horário certo.
Alguns afetam a visão. Leia a bula.
Mais ou menos. Uma senhora que você conhece esqueceu esta semana.
Cuidado, foi por causa de umas assim que o sr. foi vazado da ESPN.
Eu não conseguia parar de rir.
Pois é. E depois disso fui contratado pela Fox, pela Transamérica e tem mais uma que depois eu conto.
144 milhões… É muito dinheiro em uma construção. Esses tijolos pré-moldados, sem uma pintura sequer, não justificam tanto dinheiro.
Se Interlagos existe até hoje, se deve hoje, é graças à Formula 1. Infelizmente é assim. Isso foi assim em várias gestões publicas, Não importa a ideologia politica. No entanto, o que mais me incomoda é o seguinte: Para o que serve a CBA ???
Cada vez fica mais claro que somos um país de botocudos. Gastam uma fortuna para fazer um Padock apenas com mais 2 metros de largura, uma vergonha. Mentes tacanhas e pouco criativas, além de incompetentes.
Fecharam em janeiro, começaram as obras em abril deixando milhares de trabalhadores sem emprego. Para quê? Para fazer essa merda de concreto mal acabado que tampa a visão? Uma das irregularidades apontadas por mim ao MP foi o fato da empreiteira Equipav ter feito o Projeto Executivo, coisa dita pelo eng. da obra Mauricio Prado na frente do Chico Rosa. Empreiteira é proibida por Lei de fazer Projeto Executivo.
A Equipav se apresenta como especialista em saneamento, não se admira que ficou uma merda.
Para coroar a josta, no ano que vem vão colocar o telhado de mercadinho em cima de tudo obstruindo mais ainda a visão dos pagantes. O projetista Agache deve se revirar no túmulo ao ver os monstrengos de concreto obstruindo a visão do anfiteatro natural que é Interlagos, uma condição única no mundo.
US$ 50 milhões torrados, Interlagos fechado desde janeiro, um monte de gente desempregada e o automobilismo paulista acabado. Tudo isso para fazer uns puxadinhos e um Paddock 2 metros mais largo. Ficou um favelão inacabado.
Todo ano é a mesma arenga, fecham 4/5 meses e ficamos sem pista. Nos outros lugares a f1 ocupa 2 finais de semana e olhe lá.
Ninguém é contra obras de melhoria, mas tem que projetar direito e fazer direito, não dá para aceitar um favelão de US$ 50 milhões.
Não acho que isso seja o Haddad, os outros desde que o Serra inventou essa tal SPTuris só nos ferraram. Aliás, o Haddad sequer mexeu na administração que o Kassab colocou.
Deixa eu entender…uma empreiteira especializada em saneamento vence a licitação para fazer o projeto e executar a obra de um autódromo para ter padrão FIA ? Além da incompetência , colocam a raposa para tomar conta do galinheiro? E os concorrentes? Como “equalizaram” as propostas técnicas para análise comercial ? Quantos “complementos não previstos” da obra foram autorizados ? Fora isso, teve o atraso para iniciar. Bom, está aí o resultado, ridículo, mal feito, mal acabado, fechou o autódromo além do que deveria…etc ! A vergonha não se deve sentir porque gringos torcem o nariz, fodam-se eles, mas conosco mesmo, que não conseguimos fazer nada direito !
Isso mesmo, colocaram a raposa para tomar conta do galinheiro.
Depois de ouvir isso só restou ir na Rua Riachuelo 156 e formalizar a denúncia. Para quem estiver interessado, MP 37.0739.0005934/2015-5, tel 11 3119 9915.
Entre outras irregularidades, desvio do uso de Interlagos, falta de estudo dos solos, falta de transparência na contratação, que inclusive foi impugnada por um dos concorrentes, asfalto feito em 2014 esfarelando, depredação de patrimônio por tráfego pesado em cima da pista e mais outras miudezas. A incúria da SPObras e SPTuris em relação ao asfalto é tamanha que sequer chamaram a empreeiteira que fez o asfalto em 2014 para refazer o serviço. Essa é a razão verdadeira do fechamento em janeiro, foi para esconder de todos.
Não tem jeito, não adianta ficar falando de pessoas, o modelo está errado, Interlagos tem que voltar para a Secretaria de Esportes de onde nunca devia ter saído.
O platô onde estão os boxes de Interlagos não é muito grande, mas dava para ganhar mais de 2m entre os boxes o e chamado prédio dos escritórios (eram 8m, passou p/10m).
Era realmente necessário criar um novo módulo para proporcionar mais espaço para as equipes e organização, mas o projeto foi feito de forma absurda, colocando o caríssimo vidro temperado para fechar um comprimento de +- 200m, e um pavimento superior que só serve para bloquear a visão, era só fazer um terraço na laje.
“Anfiteatro natural que é (era) Interlagos”. Adorei!
Com poucas (e boas palavras) o Roberto Zullino detonou com a “Maloca Querida” do FG…
Caro Roberto Zullino
Procurei o citado processo no MP, não achei nada.
achei outros documentos, referente a outras épocas e outros assuntos:
Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta n° 51.161.962/06-3,
http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/noticias/publicacao_noticias/2009/dez09/MP%20move%20a%C3%A7%C3%A3o%20contra%20ex-secret%C3%A1rio%20municipal%20de%20Esportes
http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Pesquisa_Avancada
sobre a ação que você citou: é o MP de SP? é esse número mesmo?
confira para a gente, por favor.
como trabalho em área afim, gostaria mesmo de checar esse documento.
Esse foi o numero fornecido. O promotor é Jose Carlos Blat da 10a Promotoria. Telefone 11 3119 9915.
O promotor me disse que iriam fazer uma ação civil publica e talvez isso tenha mudado o numero. Pelo que fiquei sabendo o clima na SPTuris azedou e o presidente Wilson Poit saiu e logo depois chutaram o Chico Rosa. Na semana que vem vou falar com o promotor para saber como estao as coisas, agora sem as pressoes do GP. Essa briga contra a SPTuris esta apenas começando.
Muito da culpa tambem é da CBA e da Federação que sao uns paquidermes. Fundamos a Liga Paulista de Automobilismo feita por pilotos para pilotos e que tem que ser reconhecida pela CBA na forma da Lei. Vamos para cima porqud esses caras já encheram o saco. Pelo jeito até a Globobeira se encheu, meteram o pau nas obras e na gestao, isso na transmissao do segundo treino livre na sexta.
Tambem estamos batendo o bumbo na imprensa internacional e pondo a publico o descalabro.
A reforma proposta foi maior que a necessária e este foi um dos motivos de não ter ficado pronta a tempo.
O outro motivo foi ter iniciado as obras em Abril, apesar de ter fechado o autódromo em meados de Janeiro, um FODA-SE total para o esporte a motor local (praticamente 3 meses fechado onde ABSOLUTAMENTE NADA foi feito).
Só uma palavrinha pros gringos de nariz torcido: FO@$/^&DAM-SE!
Estou tentando entender de que forma o tipo de pensamento contido neste comentário vai capacitar os brasileiros para construir/reformar nossos autódromos para que fiquem como são os dos gringos de nariz torcido.
Há cerca de 3 meses atrás tive em Interlagos pra acompanhar o SBK Series, como tava com credencial de livre circulação dei uma volta pelo autódromo e posso afirmar…tava bem mal tratado ( instalações, acomodações e etc…) quando tem F1 fica melhor, mas depois…uma lastima.
Pela primeira vez na minha vida concordo 100% com voce FG!
+1 aqui. Não sei se foi exatamente a primeira vez, mas concordo 100%.
Belíssimo texto.
“As prioridades são escolas, creches, avenidas, ônibus, postos de saúde, hospitais, tudo que um país pobre precisa, e não um autódromo feérico e luxuoso.”
Por um momento achei que você falava de Hensinque, Estocolmo, Dublin ou alguma cidade européia. Porque de São Paulo, certamente, não foi.
Interlagos é ótimo e não tem motivo pra gastar caminhões de dinheiro nele em uma cidade com tantas necessidades. Mas daí a tratarem as escolas e creches como prioridade… talvez no próximo milênio.
As prioridades aqui em São Paulo são corredores de ônibus e “ciclofaixas” sub-utilizados, que não levam nada a lugar nenhum.
Falou o revoltadinho da Tucson.
Simples. Abre uma concorrencia para a iniciativa privada explorar por X anos e paga para prefeitura. Exige em contrato um numero de eventos gratuitos por ano e a prefeitura para de gastar dinheiro lá.
Meu filho, Interlagos e as reformas para a F1 são a vaca leitera dos políticos de SP, de todos os partidos e todas as tendências em todas as épocas.
Grande ou pequena, a reforma sempre proporciona o que eles mais gostam.
V. acha que vão acabar com esta teta?
Ufa, não foi só eu que tive essa sensação ao ler isso. Por um instante achei que Interlagos ficasse em Amsterdã.
E sobre a reforma, alguém tinha alguma duvida que ela seria feita nas coxas, como qualquer obra feita pelo Governo? (municipal, estadual, federal)
Legal, acho que tem que manter em ordem, de dentro das possibilidades mesmo. Mas quando leio “o Brasil é desse jeito”, fico com um receio danado dos aditivos que virão se somar aos 144 milhões previstos. Como quero estar errado!
Arquitetura pra é uma parada elitizada e dispensável quando a gente fala de brasil, existem outras prioridades, eu sou quase arquiteto sei disso. Mas uma coisa incomoda, eu acho muito difícil ter um projeto executivo detalhado e orçado do que esta acontecendo.
Interlagos não precisa de nada suntuoso, se tiver a pista vai ter corrida, realmente.
Fosse algo planejado projetado de uma vez só poderia ter ficado Ok, ok tava bom já, comparando com a situação dos outros autódromos no brasil.
Flávio,
Belo texto! Sou vizinho do autódromo e o adoro mesmo com todos estes problemas.
É claro que é uma vergonha, mas é que deu para fazer… A única coisa que questiono são as supostas prioridades que foram citadas, já que elas não existem, ao menos não para a querida Prefeitura.
Afinal, as principais e recentes benfeitorias aqui foram pinceladas de tinta vermelha em ruas e avenidas.
Boa Cobertura e Grande Abraço!
Típico comentário de quem não conhece a cidade, de quem acha que Haddad só fez ciclovias, de quem não tem a menor noção de administração pública, de quem lê a “Veja”, de quem só enche o saco.
É incrível o poder idiotizante da ‘Veja’, não é ?
Flávio, você é assessor de imprensa da prefeitura de São Paulo também?
Pergunte pra sua mãe.
Haddad montou de fato a controladoria do municipio, deixada às moscas pelas gestões anteriores.
Um dos mais importantes fatos da gestão do cara, que, claro, foi tratado como nada pela grande imprensa.
Espero que a estrutura atual do controle interno consiga sobreviver à provável “gestão” de um Russomano, de um Datena, João Dória… Ou mesmo do Skaf ou do Mattarazzo. A turma desses dois é mestre em desmontar estruturas de controle interno das administrações, aconteceu aqui em Minas nas gestões passadas.
Existem grandes chances de acontecer com o Haddad o que aconteceu com a Erundina, limpar a prefeitura mas não conseguir dar continuidade à gestão.
Acho muito irônico isso. Mas já deixou de ser engraçado acompanhar essas opiniões do paulistano típico sobre ciclovias, corredores de ônibus e adequação de IPTU.
Haddad é prefeito, não perfeito. Erra e acerta como todos. Tem excelente formação e parece ter caráter. Como acadêmico que é (mestre e doutor), falta-lhe uma garra de execução. Falta (faltou) investir ação no dia-a-dia das subprefeituras, saneando mesmo esse patamar administrativo tão importante pro povo, mas ocupado politicamente pelos vereadores da base. Faltou um pragmatismo de ação para enfrentar esse touro indomável que é São Paulo. Faltou energia e um pouco mais de qualificação de alguns secretários. Mas prefiro mil vezes ele novamente a um Datena arrogante ou a um Russomano demagogo, ambos oportunistas da pior espécie, se realmente candidatos.
Frequento Interlagos desde os anos 70. Em todas as reformas, sempre teve uma baguncinha básica pra terminar … mas terminaram.
Lembro a de 90, capitaneada pela Luiza Erundina, com todas as dúvidas sobre uma administração do PT … e terminou.
Sem dúvidas, a (in)capacidade do atual Alcaide, protegido do escriba responsável pelo blog, colaborou e muito pra apresentarmos ao mundo algo como um sanduba de mortadela, sem a dita-cuja.
Nem vamos entrar na questão das “outras prioridades”, também não entregues … nestes casos, sequer o pão do sanduba.
Achei a foto bonita, clima anos 70. Amanhã, com mais gente, deve ficar melhor ainda. O inacabado tem seu lado bacana.
Sua matéria é muito coerente com as coisas que tenho lido aqui ultimamente
Se o prefeito fosse o Kassab ou outro Mané de vertente polítca não esquerdista vc estaria descendo o bambú mas claro, com os compaanheiros a gente alivia mesmo.
Você estaria falando que é uma porcaria mal acabada que está fechada desde o início do ano, milhões saíram dos cofres da prefeitura e é esse monte de remendos mal acabados que estão sendo apresentados. VOCÊ iria citar CIngapura e Espanah como exemplos positivos
Quando for criticar a inútil CBA entenda tbm que aqui é diferente.
Continuarei a prestigiar o site mas estou cada vez mais decepcionado com a parcialidade.
Repense essa coisa de prestigiar o site. Tem certeza que quer mesmo?
É incrível o poder idiotizante da ‘Veja’, não é ?
Como vc sempre diz . É nosso, tá pago !
Vai Lusa !!!
SAUDOSA MALOCA. A inspiração não desiste do seu habitáculo e as palavras se transformam em realidade. Chegam aos olhos do leitor que parece não acreditar em verve tão brilhante. Ele lê, se diverte, somente assim acha a graça de viver em tempos tão bicudos. É fundamental agradecer ao escriba pelo texto, tão afinado que parece música. E partir para mais uma aventura nas próximas palavras. E que palavras!
Bravo!
Texto muito bom Flavinho, parabéns!
É isso ai,enquanto os caras gastam os tubos ,nós vamos no bumba meu boi, e tome caipirinha ,churrasco, mulheres ,flanelinha, assaltos etc, Ve se o Bernie tá preocupado realmente. la se vão 40 anos de carimbos nos passaportes dos gringos .isso e Brasil
“amigo espanhol, colega argentino, alemão enfadado, francês pentelho e inglês…”
Muito boa Flavio…Rindo até 2025 !!!
Que São Pedro não apronte e que venha 2017 para o automobilismo Paulista. Agora, foto da grama em pedaços que colocaram após as zebras é piada pronta quando um carro pisar.
Faltou planejamento e competência. O resto é mimimimi.
E os caras estao cobrando 700 euros pela internet de quarta a domingo. Mais de R$3000 por jornalista. Eita Brasilsilsil…
Onde isso? Estamos pagando 300 reais. Todos. De quinta a domingo. Meio caro, 75 reais por dia (menos de 20 euros), mas longe desses 700 aí que você inventou.
Em comparação com que foi gasto nos estádios para a copa está barato. E o que realmente inté ressaca é a pista!
Não acabaram porque … estamos no Brazil. Vergonha eterna.
O templo continua lindo. Pena que não poderei visitá -lo esse ano.
Não sei como tá Interlagos mas seu texto ilustrou a reforma como poucos. Nada de choradeira, nada de politicagem (daqui a pouco vão aparecer) mas muito melhor gastar 50 milhões de dólares do que 1 bi em um estádio pra 4 jogos da copa do mundo.
Pelos dois primeiros textos da cobertura, dá pra ver que está mais inspirado que o normal! Palmas!