MENU

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 9:33Autódromos

AINDA CURITIBA

SÃO PAULO (o tempo passa, o tempo voa) – Parece que agora não tem mais jeito. Em matéria da “Gazeta do Povo” publicada agora há pouco, um dos donos do autódromo de Curitiba confirma que o negócio para a venda do terreno está praticamente fechado e que atividades automobilísticas na tradicional e bela pista paranaense, só até junho. Mauro Raimundo mandou a notícia pelo Twitter.

Uma pena.

Em compensação, tem gente querendo fazer um complexo turístico que inclui um autódromo em Foz do Iguaçu. Esse aí embaixo, descrito neste link aqui, da mesma “Gazeta”. Duvido muito, mas, como sempre, torço. Porque de quinhentos projetos que recebo por ano, só mesmo o de Curvelo saiu do papel.

FOZ_AUTO2

36 comentários

  1. Rafael disse:

    Viste essa aqui? Texto do José Carlos Fernandes, cracaço, na Gazeta do Povo (pra fazer jus ao teu post, afinal). http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/de-vemaguet-para-o-futuro-6mp61qklt6fvlyu3762zyakvi

  2. gustavo giroti disse:

    ÃÃÃ…..construir um autodromo numa área de preservação permanente (APP), como está aí na planta? olha, que vai dar problema….

  3. Alberto disse:

    Quanta iniciativa e projeto… até descobrirem o valor gasto e o retorno previsto. Por que não fazem um circuito nível médio, só pra categorias nacionais, enxuto, mas que FUNCIONE, ao invés desses complexos multifacetados estrategicamente (?) localizados para buscar retorno financeiro, em vez de satisfação para quem os usa?

    Santa Cruz do Sul, por exemplo, tem um circuito simples, traçado elogiado, criado respeitando a natureza do local, com morro e tudo, mas que cumpre sua função. Por isso funciona e ninguém fala de fechá-lo!

  4. Josilmar Oliveira disse:

    Bom dia, Flávio. Esta é de Curitiba também, e acho que você vai gostar. É a feliz história de um proprietário de um DKW-Vemag há cinquenta anos:
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/de-vemaguet-para-o-futuro-6mp61qklt6fvlyu3762zyakvi

  5. Paulo Torres disse:

    Não é sobre o autódromo, mas Curitiba também tem boas notícias hoje. Você vai gostar da Vemaguet do seu Nicolau:

    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/de-vemaguet-para-o-futuro-6mp61qklt6fvlyu3762zyakvi

  6. Ronei disse:

    Bom dia Flavio, sei que é meio off topic, mas
    Olha esse velhinho fazendo bodas de ouro com uma vemaguete 64 aqui em Curitiba mesmo:
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/de-vemaguet-para-o-futuro-6mp61qklt6fvlyu3762zyakvi

    Abraços

  7. Flávio no Paddock GP falou de um fds em Interlagos com 5 atrações eu acho…Se eu morasse em SP eu ia, é muito ruim gostar de Esporte a Motor e não poder ir ver evento nenhum “in loco” pois meu excelentissimo prefeito destruiu o Autódromo Nelson Piquet aqui no Rio, meu pai sempre elogiou o traçado que tinha, chegou a levar meu irmão pra ver uma etapa da Stock Car,quando o circuito era inteiro, pra fazer um monte de Elefante branco que ninguém vai usar no termino dos Jogo Olimpicos. Vide um velódromo que foi largado depois do Pan que bisonhamente teve que ser refeito para 2016, Maria Lenk ficou lá parado, a Arena HSBC se salvou porque o nome já diz…Banco comprou, esse que tá encerrando operações aqui no País… É complicado. Formula E queria fazer uma etapa no Rio, nas ruas, nem isso o governo carioca conseguiu da suporte… Só me resta uma dia juntar um dindin e ir pra SP ver alguma coisa… É duro gostar de algo que só pode ver na TV meus amigos.

  8. Marcelo disse:

    Consegue nos dizer como achamos as especificacoes tecnicas para uma pista padrao turismo? Digo comprimento, espessura de asfalto, area de boxes e etc. trabalho com loteamentos e nao vejo como da 400MM,

  9. GustavoEgito disse:

    Há tempos que eu não via um “autódromo” tão mal desenhado. Uma lástima!
    Vejamos os erros mais gritantes que o motor Híbrido atual:

    Circuito Misto:
    1-Depois de uma reta longuíssima, termina em uma curva de uns 135º de ângulo. Pra quê isso?
    2- Não adianta tanta reta longa com tanta curva (1,2,3,4,7,8,9 e 10) fechada.
    3- As duas únicas curvas suaves (5 e 6) terminam em… uma curva de 180º !

    Circuito Oval:
    1-Tem certeza que a saída dos boxes é bem no final da reta principal? Mito Zanardi manda lembranças!

    Arquibancadas:
    1- Setor 2 não serve para o circuito Oval.
    2- Só o finzinho do Setor 3 serve para o Oval;
    3- Tá de sacanagem? Há Arquibancada na curva 3 do Oval (9 do Misto) mas não há na Curva 4 do Oval (10 do Misto), curva que traz pra linha de chegada?
    4- Só há arquibancada externa. E no “in-field”? Nada?

    Kartódromo:
    1-Sério? Não vou nem comentar! Quer fazer um Ovalzão no Brasil mas não vai acostumar as crianças com a ideia?

    Enfim, com este “projeto” este é melhor nem fazer!

  10. Thiago Azevedo disse:

    Se esse complexo todo sai por R$ 400 milhões, a reforma de Interlagos estava realmente muito cara.

  11. Eduardo Britto disse:

    Uma pista de automobilismo bem ao lado do complexo ambiental de Foz do Iguaçu? Tinha que ser lá mesmo??

  12. Davi Ribeiro disse:

    A fonte da informação: http://www.fabnet.com.br/
    Site da Federação Bahiana de Automobilismo.

  13. Davi Ribeiro disse:

    Realmente Curitiba é uma pista das boas. Vai fazer muita falta.
    Esse rabisco aí ou foi feito por uma criança de 5 anos, ou é obra do Tilke. Cheio de curvas fechadas, retas curtas que não fazem sentido algum num autódromo.
    A notícia boa é que o autódromo da Bahia em São Francisco do Conde – 1 hora de carro de salvador -, parece que vai sair. A pista de terra vai ser inaugurada 19 e 20 de dezembro.

  14. Luc Monteiro disse:

    Não tenho grandes infos pra acrescentar ou ilustrar minhas impressões, mas eu não duvidaria de nada na questão de Foz. Se quiserem palpites, que nisso sou craque, inauguram o autódromo ao lado das cataratas em 2018 e a pista passa a integrar os calendários de corridas em 2019.

  15. Darocha disse:

    Aqui na Paraíba tem uma “tentativa/iniciativa” de se construir um autódromo. De certa forma ate bem localizado (cerca de 60 km da capital e próximo a outra duas capitais – Recife e Natal, alem de cidades de porte médio: Caruaru e Campina Grande, e com bons acessos: BRs duplicadas ligando-o a todas estas cidades). Há inclusive imagens no google. O traçado (nada “espetacular” rsrsr) já está no barro, faltando asfaltar. As poucas informações que consegui é que houve problemas com a construtora (recebeu o dinheiro e não realizou o serviço), que atrasam a conclusão da obra, que se arrasta a alguns anos (sem contar a total falta de apoio, inclusive da mídia especializada). O “proprietário/entusiasta” era dono de um autódromo aqui em João Pessoa nas mesmas condições (pista toda de barro), na área ainda havia um kartódromo (asfaltado, obviamente) e uma pista de motocross, e que foi vendido, justamente para a construção de dois condomínios residenciais de alto padrão. O recursos investidos na construção da nova praça seriam parte do valor recebido na venda do antigo, tendo em vista que se tratava de uma área nobre e com forte especulação imobiliária quando foi vendida. Acredito que por não estar no eixo sudeste/sul essa iniciativa não chame tanta atenção. Gostaria de pedir a você Flavio, por lhe respeitar muito como profissional, que tente encontrar maiores informações a respeito desta iniciativa. (Autódromo Internacional da Paraíba). Aproveito a oportunidade para elogiar o Grande Prêmio. A passagem por aqui passou a ser obrigação diária.

  16. Everton disse:

    há estudos (com pedra fundamental, inclusive) p/ o que seria o ‘Autódromo Internacional do Paraná’ em outra cidade da região metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais…tomara

  17. Alexandre Bento disse:

    Estive no Beto Carrero em julho e naquele evento Velozes e Furiosos o apresentador falou que vão construir naquela área um autódromo até 2020….. Eu já não acredito em mais nada…

  18. tevez disse:

    Será que isso envolve a magnifica pista de Kart que tem ao lado?

  19. Fernando disse:

    Mais uma tristeza no automobilismo…..mais um autódromo que se vai (RIP Jacarepaguá, RIP Curitiba)…….Realmente a cultura desse povo é voltada apenas para futebol. Curioso que gasta-se bilhões construindo estádios de futebol, em locais que a quantidade de habitantes se quer consegue lotar…….ridículo……triste notícia.

  20. Flavio Gomes disse:

    Verificação de rotina, sensacionalismo barato.

  21. Sacco, Ricardo disse:

    Com Cascavel logo ali, será que há ânimo (financeiro, social, político, comercial, ambiental)?

  22. Fernando Kesnault disse:

    Pobre automobilismo brasileiro, definhando….e poderia tomar umas boas lições com o automobilismo argentino de saber que tem tantos autodromos, mais de 20 (vinte), tanto publico, torcidas organizadas, categorias otimos….ahhh…sim, temos que levar em conta um certo nível de cultura do esporte…e nao cultura de futebol (quem ainda assim é mediocre)…

    • Cassiana disse:

      Sim. Aqui na Argentina ha cultura de esportes: os argentinos acompanham rugby, polo, tenis, basquete, box , automobilismo e outos esportes que nao lembro.
      Claro que futebol tambem.
      Aqui. Tem espaco para tudo e todos. Um pouco diferente do Brasil. (patria amada)

  23. guilçadoherme disse:

    Por acaso foi o Tilke quem desenhou esse traçado? Olha que parece…

  24. luis felipe disse:

    Traçado mequetrefe ao que parece este de Foz, concorda?

  25. Al Unser Jr. disse:

    Aqui na região já teve comentários desse “suposto autodromo” mas nunca foi pra frente.

    E se for para fazer uma pista modorenta dessas, sei lá, quase melhor não fazer… depois reclamam do Tilke.

    Esse desenho é dessa região:
    https://www.google.com.py/maps/@-25.4012605,-54.5160097,2921m/data=!3m1!1e3?hl=en

    Se olhar nos comentários do link da Gazeta, lá o povo cita os envolvidos.. e não falam bem não.

    A região até merece mais um (Cascavel é relativamente perto), mas…

  26. Estevão disse:

    Corri no kartódromo de Foz na Copa Paraná de Kart em 2010. Muito legal. Bacana mesmo. Está entre os 5 melhores que visitei (coloco na lista Joinville, Raceland e Granja Viana. Dizem que o de Registro também é muito bacana. A ver.).
    Abs.

  27. Robertom disse:

    Parece ser a mesma área do abandonado Jockey Club de Foz do Iguaçú, que antigamente o pessoal invadia para fazer Drift e outra barbaridades.
    Para o pessoal de Curitiba não ajuda muito um autódromo em Foz, são +- 640 Km, 140Km a mais do que a distãncia até Cascavel.
    Mais fácil ir para Londrina (380 Km) ou Interlagos (400 Km).
    Será o primeiro autódromo perdido para a especulação imobiliária, considerando que Jacarepaguá não foi especulação imobiliária, foi roubo explícito do patrimônio público.

  28. Vanderlei Silva disse:

    Esse traçado é muito familiar. Mas não me lembro exatamente de qual pista da Europa.

  29. Maurício Freitas disse:

    Lembra o traçado de Jacarepaguá.

  30. Igor Valério disse:

    Eu li em uma matéria que o investimento (previsto em cerca de US$ 100 mi) é privado. Então, caso o AIC feche de verdade (o que é MUUUITO provável de acontecer, infelizmente), as chances dessa pista em Foz do Iguaçu sair do papel são grandes. Curvelo, por exemplo, tá sendo feito com dinheiro privado. E outra, com essa pista oval aí, pode sediar até a Indy, se brincar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *