BREXIT (5)
SÃO PAULO (afemaria) – Senhores, ao contrário do que eu imaginava, puniram Rosberg. Quase quatro horas depois da corrida.
Acrescentaram 10s ao seu tempo total de prova e ele caiu para terceiro. Verstappen subiu para segundo. A alegação, como se vê ao lado, é que a Mercedes, pelo rádio, ajudou o rapaz a dirigir o carro. A equipe vai recorrer.
Vou reescrever o texto original do GP da Inglaterra. Deixem os comentários lá ou aqui, tanto faz.
Que saco.
…tem gente que ainda acredita nas historinhas chulas que contaram para transformar o falecido em herói…
é claro…
vai mexer com as viuvas…
Ai vai o link se voce duvida
http://seuhistory.com/hoje-na-historia/ayrton-senna-ganha-o-gp-do-brasil-apos-esforco-epico
Ai vai o link se voce “esqueceu”
http://seuhistory.com/hoje-na-historia/ayrton-senna-ganha-o-gp-do-brasil-apos-esforco-epico
Mas…também???
Pô, carro travando na 7ª marcha e ainda precisam avisar para o piloto não usá-la????
Senna ganhou corrida com só uma marcha funcionando, é muito mimimi.
Qualquer coisinha, apelam para o rádio, estes caras não tem inteligencia para se virarem?
Só faltou dizer que na época havia telemetria e um batalhão de engenheiros nipônicos no boxes alterando os parâmetros de motor da McLaren ao vivo e a cores. Sem tirar a competência de Senna, óbvio.
Agora que os caras usam o rádio como uma criança de 5 anos usa o celular do pai isso é inegável.
Em 1991 Senna ganha a corrida em Interlagos apenas com a 6ª marcha .
http://seuhistory.com/hoje-na-historia/ayrton-senna-ganha-o-gp-do-brasil-apos-esforco-epico
Ou será que voces acreditam só se Flavio Gomes confirmar ?????
Prezado F&G :F-1, na mão de cartolas, já é ruim com motor V6 ,ficou pior com novas regras,estão querendo acabar com a graça, quando existe muita regra, empata o jogo, acaba a audiência. Portanto é melhor buscar o exemplo da F-Indy e de outras categorias,meteram a mão no pontos do Nico. Pura sacanagem.
Pode reescrever o texto, FG. A Mercedes retirou o recurso (fonte: statsf1).
Pra variar, quando a distância no campeonato fica grande, punen o Rosberg e facilitam para o Hamilton.
Em Baku deram orientações com relação às zebras ao Hamilton, pode. Ontem deram orientações ao Rosberg, não pode.
Não seria melhor declarar o Hamilton campeão, fazendo a vontade Bernie e deixar o resto do campeonato rolar mais tranquilo?
Novamente repito, se fosse eu no lugar do Rosberg, na batida besta que deu, eu teria mandado o carro do Hamilton pra bem longe, ele precisa levar umas pra ver o quanto é gostoso com os outros quando ele faz.
Aliás, outra medida extrema, ele ter tiradoo Rosberg com uma porrada pode, o Rosberg ter se ferrado com uma encostada é punido.
Por isso estou quase desistindo da F-1.
Imagino se a equipe tivesse dito em alto e bom som que, se o Rosberg não escutasse aquilo que estavam falando, o carro poderia quebrar em definitivo, a argumentação seria aceita.
Por outro lado, a punição achei pequena. Quando escutei os comentários durante a corrida e depois o aviso que a questão seria avaliada depois da corrida, achei que ele poderia ser desclassificado da prova e não apenas tomar 10 segundos.
Por todas as informações que li, em sites nacionais e estrangeiros, entendi que ter passado a informação a respeito das posições de ajustes dos botões do carro, em um momento de falha iminente, não provocou a punição pois isso é permitido pelo regulamento, mas sim a informação de que ele deveria evitar utilizar a 7a marcha a partir daquele ponto. Ou seja, uma ajuda vinda dos boxes para auxiliar o piloto como pilotar naquele momento em que a falha catastrófica já havia sido contornada.
E dessa forma, apesar de tudo, acredito que a punição foi justa, pois se não informam a ele que deveria evitar a 7a marcha, das duas uma: ou o carro trava em 7a de novo e talvez quebrasse de vez, ou ele, identificando o problema acontecido com o travamento naquela marcha, a evitaria por conta própria, não recebendo a punição.
Se acontecesse no passado, os pilotos por conta própria evitariam a marcha que apresentava um eventual problema, como diversas vezes vimos acontecer, de forma que não ficasse pior, tentando impedir que o carro parasse de vez.
Perfeito. Dura lex, sed lex.
Falar que a regra é injusta e mostrar isso é caminho certo para revogá-la ou modificá-la, mas enquanto isso não acontece vale o regulamento. Fim de papo. O resto é mimimi.
Abs.
PS. Por imposição do Arrivabene mudaram o contrato do Kimi para contrato por produção. Ad argumentandum tantum deu certo. Que tal mudar agora o contrato do Arrivabene Rato Recém Saído do Esgoto para contrato por produção também para motivá-lo e fazê-lo trabalhar? Porque até agora o time está dando pra trás, só pra trás.
Abs.
“Não dá para nos dar uma nave espacial e não nos falar nada sobre [os comandos] que estão lá” – Alonso.
Dura Lex Sed Lex
Um absurdo tudo isto.
Daqui a pouco ganhará que tem melhores advogados.
Ou ser do mesmo país dos comissários e diretor de provas ,assim como do “Dono” da F 1 . Sem esquecer que historicamente franceses são mais amigos de ingleses do que de alemães ,não é mesmo ?
Tenho um grande amigo que é professor de direito e que sempre repete a mesma coisa a respeito de leis (regulamentos, etc.): o texto não deve ser interpretado literalmente, mas de acordo com o contexto. Isso se dá, segundo ele, porque é impossível fazer um texto que seja claro o suficiente para ser aplicável “ao pé da letra” em todas as situações.
Olhando o texto da F1 a respeito da mensagens de rádio sob esse ponto de vista, cabe analisar o que significa “terminal” no contexto do regulamento.
Se terminal for simplesmente uma situação que vai tirar o carro da corrida, então a Mercedes tem razão. Mas a interpretação também pode ser que terminal seja uma situação que vá quebrar o carro, o que não era o caso. Com o câmbio travado em 7ª marcha o carro do Rosberg pararia em uma curva de baixa, mas não seria danificado.
Por haver mais de uma interpretação, qualquer coisa pode acontecer, mas eu torço para que o Rosberg não seja punido. Quero que o Hamilton ganhe o campeonato sem que o alemão tenha nenhum mimimi às mãos para ficar reclamando.
Chatice da zorra!
Puta chatice. Então tira a porra do radio.
Largada com safety car, não pode isso, não pode aquilo… O cara escorrega na curva com pista molhada e é punido.Fala no radio é punido..
Saco…. Deixem os caras correrem.
Vai ter Cpi nessa bussunga.. vai ter pontos a ser repatriados no fim do campeonato..
Melhor solução:
Hamilton ganha mais 6 provas e o Rosbife. fica 2 sem marcar nada..ai fica mais light o clima..
2017..Hamilton vem com mais controle da vida..nada de pressão..
Ops… sem brazucas né..rssssssssssss
Flavio, voces tem em algum lugar uma tabela atualizada com a lista de motores utilizados por cada piloto?
Voce acha que no final da temporada, o fato do Hamilton ja ter usado mais motores vai pesar a favor do Rosberg?
Na F-1 de hoje mijou fora do pinico já é motivo de punição!
Não meu caro ,basta ser na borda ! Sê o Mansel aplicasse a ele o que aplicou a um piloto que não sei qual , a punição de sair com as 4 rodas fora do traçado ,ele jamis teria sido campeão . Sê uma coisa que inglês é muito bom ,mas bom mesmo é em ser HIPÓCRITA !
ridículo a punição como esta a evolução da F1 temos hoje uma integração entre o piloto e a equipe que devem haver trocas de informações.
Mas que chatice… Proibe logo essa encrenca. Se for pra ficar nessa lenga-lenga de interpretaçao de regras vai ser uma merda. Acaba também o podium pq o cara pode subir lá, beber champagne, os mecanicos, torcedores vibrando e depois: – Olha !! nao valeu nada… que saco !!
Em Baku a equipe n deu nenhuma instrução pra Hamilton e agora deram pra rosberg
N entedi
Eclestone é Inglês.
Que comece o choro as Rosberguetes
Se existe a regra tem que cumpri-la, está certa a FIA. Se a Mercedes não gosta da regra que solicite a sua mudança junto as demais equipes.
Hamilton sobra dentro da Mercedes, mas o que está acontecendo com a Ferrari?
Perderam o timing da temporada, queimaram os tokens, não capitalizaram quando as Mercedes se estranharam e muito provavelmente não vencerão em condições normais.
Aos poucos os deuses da velocidade vão mostrando a verdadeira face do alemão, que só merece o título de 2011. Os outros são só do Newey…
Lá vem o alemão, cheio di paixão ticatá ticatá ticatá, se entrega logo cara vc gosta mesmo é de um chucrutão sai do armário rapaz…………..
O senhor está sendo muito radical nessa distribuição de títulos.
Você não entendeu, Alfredinho. O Vicellez acaba de “eleger” Adrian Newey, tricampeão!
Essa Matrix é alucinógena. Hahahahahahaha!
Vettel na atual Mercedes: ganha tudo. Hamilton na atual Ferrari: não ganha nada. Simples assim. O que manda é o carro. Um bom piloto que guie um carro bom, com exceção do Barrichello, é campeão.
Vettel não bate o Rosberg, tenho certeza. Nem comento sobre o Hamilton, faria 3 vezes mais pontos que o fake-jr.
Francisco M… (vulgo KKKK!),
Segundo a sua “matemática”, o Vettel, numa MERCEDES, teria míseros 56 pontos; já o Hamilton, numa FERRARI, teria 294 pontos (VINTE E NOVE pontos por corrida!).
Preciso rir???
Já falei isso mil vezes, mas revi em parte. O Vettel é um bom piloto. Exatamente isso, um bom piloto e só. Mas a questão é que a italianada acha que o escudo da equipe num carro é o suficiente. E não entendo porque eles pensam assim, pois antes do Schumacher ganhar lá eles passaram quase 5 anos sem ganhar uma única corrida e 19 anos sem ganhar um título. São como os cartolas do futebol brasileiro. Trocam de pilotos como os cartolas trocam de técnico e a merda continua. O Alonso, tido como o melhor do grid foi pra lá porque, segundo eles, o Raikkonen estava desmotivado. No que deu? NADA. Puseram o Kimi de volta e… NADA. Puseram o Vettel e NADA. Pode por o superman que não vai dar em NADA.
Equipe tem a obrigação de fazer um carro competitivo e fim de papo. Piloto sem carro não existe. O Kimi já deu a dica: falta pressão aerodinâmica. Agora é eles saberem como conseguir isso. Vamos ver. Alguém aposta que conseguirão?
Abs.
Falo desde o tempo do Alonso que o problema da Ferrari está no túnel de vento, tem que demolir e fazer outro. Simples assim, ou então liberarem os testes, e eles voltarem a treinar como no tempo do fake-sr.
Se o Alonso não foi campeão com essa Ferrari, não vai ser o Vettel que é bem menos eficiente quando não tem o melhor carro.
Que tempo de Alonso? Um piloto que teve seus dois magros títulos imprensados, de um lado, por cinco títulos de Schumacher e de outro lado, por quatro títulos de Vettel!
Alonso aposentou o alemão a primeira vez e Rosberg a segunda, na Ferrari, Alonso lutou por títulos e foi o maior pontuador da scuderia.
Vettel sem um difusor soprando a bunda não faz nada, erra como amador. A rodada dele foi cômica, rodou devagar pra dentro, patético.
Já a controlada do Alonso reverberou até na Mercedes, o cara é gênio! O resto é Mimimi de hater que não entende porra nenhuma de f1.
Francisco M… (vulgo KKKK!),
A única coisa que o Capotonso aposentou foi sua capacidade em conquistar mais títulos. Nunca mais!
E ele lutou, sim; lutou contra o Vettel e perdeu todas. “Samurai” incompetente! Só foi campeão com amortecedores de massa.
Até mais…
Será que os comissários teriam a coragem de punir o vencedor da corrida?! Essas regras são estúpidas!
No mais…
Engenheiro: Evite a sétima marcha! Evite a sétima marcha!
Rosberg: O que isso significa? Eu tenho que passar dela?
Engenheiro: Afirmativo, Nico!
Meu Deus! hahaha… Como esse Rosberg é complicado!
Só que não é tão fácil saltar uma marcha em cambio sequencial alem do que : se sobe para 8 direto de 6 , entra em giro abaixo da faixa de torque ideal ,se reduz de 8/7 estoura giros e pode danificar o motor se não equalizar a R P M ideal para a marcha .Não é tão simples assim ,principalmente em altíssima velocidade . Complicado é não ter a minima noção de como funciona um grupo motriz veicular , e dar palpites técnicos.
ALBERO,
Eu não dei palpites técnicos; apenas salientei que o Rosberg não compreendeu o significado de EVITAR a sétima marcha. Apenas isso!
É excesso de precaução largar com safety car! Mesmo porque não a chuva não estava intensa, não havia risco nenhum e o circuito é bastante seguro!
Assisti a ultima prova da moto GP e lá a direção esperou desabar o dilúvio para paralisar! Eu achei um absurdo, é óbvio que a moto é naturalmente mais difícil de se pilotar! Ainda mais sob chuva.
No mano a mano o Hamilton é superior ao Rosberg. Chegou e já passou!
A interpretação do Flavio foi correta e foi justamente o que O Toto Wolf disse nas entrevistas apos a corrida. Disse q o carro iria quebrar e parar na pista sem as instruções. Mas, pelo que parece, a FIA usou p punir quando eles continuaram a conversar com o Nico pedindo a ele p evitar a 7 marcha… E ai ele perguntou o que isso significa. E eles responderam de volta q era p ele pular da 7 p 8 direto…E realmente muito estranho. Na ultima corrida, me lembro do Engenheiro do Hamilton pedindo a ele p evitar as zebras. N seria a mesma coisa? Pode falar isso p Piloto?
O Hamilton hoje foi bem demais. Muito bom. O Verstapen vai dominar a F1 em um futuro não muito distante. Acho que ele tem chances de bater todos os números … todos. Ele e muito jovem, super talentoso, ultra dedicado e pilota p a Red Bull q vai voltar a ganhar a qualquer momento…
A Mercedes tem que entender que a Lei vale pra todos. Inclusive para ela.
Nos idos de 2014, cobrou efusivamente uma punição do Ricciardo no 1º GP da temporada na Austrália.
Porque agora não quer ser punida por violar as regras?
A Mercedes está com complexo de Valentino.
boa tarde Gomes e galera.
Parabens n1 da atual F1……. Lewis !!!!
Honrou o Rei de Silvastone….ET SENNA….com performance tipo Drive to Perfection !!!!!
Lewis o Melhor Piloto apos o ET SENNA…
valeu.
Depois se perguntam porque a F1 tem cada vez menos audiência e fãs mundo afora… só hoje duas cagadas… 1 – não se larga mais na chuva na F1… parece que acham os pilotos uns retardados mentais que ao menor sinal de perigo, alguém tem que por a mão pra que não façam merda… deixa os caras se resolverem na largada… é corrida, porra!!! 2 – A punição pra Rosberg é RIDÍCULA!!! Num esporte onde agora é proibido treinar (testar) e o cara em apuros com câmbio emperrado em sétima a equipe não pode ajudar o piloto??? E se o problema ocorre num ponto de baixa velocidade ou na chuva com spray e o piloto que vem atrás dá uma porrada no da frente sem poder desviar… aí sim é algo temerário… o cara se matar quase 2 horas pra chegar em segundo é lhe tomarem o lugar na mão grande é um absurdo… vai bem a F1 #sqn
Calma aí, Flávio. A Mercedes apelou e pode ser que você tenha que re-re-escrever o texto original da corrida.
Aqui tem uma explicação mais detalhada:
http://www.autosport.com/news/report.php/id/125242/rosberg-penalised-for-radio-rules-breach
A Mercedes vai recorrer, claro. Que zona essa F1…
Bem, acabei de comentar no Brexit 4 que não sei se concordo. Não é possível que um piloto não saiba que se a sétima marcha esta quebrada ele não deve usá-la, é mais do que óbvio, logo a falha não seria terminal, cai o artigo 2.
Me parece também que no momento seria impossível saber se o problema era em algum sensor, atuador ou controlador do câmbio, cai o artigo 4.
Por outro lado se a equipe apenas informou isso ao Rosberg falou apenas o que ele já deveria saber, logo não auxiliou o piloto, questão de simples lógica.
O argumento de que não haviam precedentes é apenas uma piada. Também não disseram se toda a comunicação foi ao ar, podem ter conversado muito mais e não sabemos.
Trata-se novamente de um regulamento muito mal elaborado, confuso e mais furado que pneu Pirelli. A única coisa certa foi o que vc disse: ou pode rádio ou não pode! Simples assim. O que não pode é deixar o Perez sem freios na Áustria por causa deste regulamento. Então eu não concordo nem discordo.
“Por outro lado se a equipe apenas informou isso ao Rosberg (evitar a 7a marcha) falou apenas o que ele já deveria saber, logo não auxiliou o piloto, questão de simples lógica.”
Fernando, esse é que foi o problema. Falar o que o cara já deveria saber, o informando sobre como devia proceder durante a corrida, é que quebrou a regra. Na corrida de Baku não falaram para o Hamilton o que ele já deveria saber, porque sabiam que iam receber uma punição. Ontem, fizeram isso no desespero de pensar que o carro poderia travar de novo. Ou seja, fizeram, naquele momento, o que sabiam que não deveriam fazer, sem lembrar do regulamento e da própria atitude que estavam acostumados a tomar.
Portanto, está certa a punição.
Sim, agora que a Mercedes decidiu não recorrer e assumiu que a segunda parte da conversa infringiu o regulamento tudo ficou mais claro. Quando escrevi sobre “falar o que o piloto deveria saber” quis dizer o quanto é burro o regulamento Não pode ajudar o piloto naquilo que ele teoricamente já sabe, ou seja, não é “realmente” ajudar, mas neste caso foi, porque Rosberg foi muito burro, qualquer piloto deveria saber o que fazer nesta situação, então a punição foi justa sim. Abs.
Sabe nada inocente!
Era de se esperar com essa F1 chata.
Se quiser deletar do texto o regulamento em inglês, por mim tudo bem.