BREXIT (1)

brexit-shutterstock2SÃO PAULO (smooth) – A principal notícia do dia em Silverstone foi a renovação do contrato de Raikkonen com a Ferrari por mais um ano. Confesso que me surpreendi. Afinal, Kimi não tem sido exatamente brilhante — embora esteja junto de Vettel na classificação, mas mais por conta de abandonos do alemão do que qualquer outra coisa.

Mas, por outro lado, colocar quem, nesta F-1 tão… específica? Achar quem pilote esses carros, hoje, é difícil. Apostar em novatos, OK, seria legal. Mas quem? Há cada vez menos jovens promissores e impressionantes por aí, e a Ferrari não trabalha muito bem nesse garimpo — como faz a Red Bull, por exemplo. O candidato natural entre a molecada seria Jules Bianchi, que vinha sendo preparado para isso, mas acabou morrendo depois do acidente de Suzuka em 2014. Depois dele, a Ferrari não investiu em mais ninguém seriamente.

Grosjean e Pérez eram nomes cotados, especialmente o primeiro, mas pelo jeito terão de esperar mais um pouco. Fica Kimi, ponto final. Pode ser que se motive um pouco. Ele é bom para somar pontos, pelo menos. Vamos em frente.

[bannergoogle]O primeiro dia de treinos na Inglaterra teve Hamilton na frente nas duas sessões. E Rosberg em segundo só na primeira, porque da segunda nem participou. A Mercedes encontrou um vazamento de água no seu carro e ele nem entrou na pista de tarde. Começa o fim de semana com uma hora e meia a menos de prática. Atrapalha um pouco, sem dúvida.

Aliás, falando em Mercedes, Toto Wolff disse que seus pilotos estão liberados para a disputa, mas que pode haver punições no caso de acidentes idiotas como o de Spielberg, domingo passado. “Suspensão de uma corrida, ou mais”, falou, ameaçador. Uau.

No mais, os destaques deste primeiro dia:

– Alonso em sexto, Button em nono. A McLaren vai, aos poucos, acordando.

– A Red Bull em segundo e terceiro, com Ricardão e Verstappinho, respectivamente. A equipe já não tem enfrentado mais problemas de falta de potência de motor, é o que dá para entender.]

– Oitavo e 12º para a Haas, com Grojã e Gutierros. A equipe estreante, que voltou a pontuar na Áustria, pode sonhar com algo parecido em Silverstone.

– A Force India ficou em 15º e 16º. Não dá para entender essa equipe. Achava que andaria bem na Inglaterra. Hulk até virou legal de manhã. Mas, de tarde, nada. Pode ser que tenham feito apenas simulações de corrida. Mesmo assim, é pouco.

– E Nasr ficou em 14º, o que, com a Sauber, mesmo numa sexta, é quase um milagre.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro
Leandro
7 anos atrás

Na próxima temporada, eu gostaria de ver o Pasqual do Welling junto com Bottinas na Willams. Seria interessante.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Kimi esteve à frente do Vettel e se não fosse aquele migué do Vettel batendo no Kimi, igual o Rosberg bateu no Hamilton na última corrida, o Vettel estaria atrás. E em 2015 o Vettel ficou à frente do Kimi por abandonos deste também.
Abs.

Alberto
Alberto
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

2015: 15-4 para o Vettel em classificações e 10-4 nas corridas em que ambos terminaram. Enough said.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Alberto
7 anos atrás

Vc está dizendo corrida que terminaram como aquela em que o Nars furou o pneu do Kimi na reta dos boxes e deu uma volta inteira com o pneu furado, caiu para último em chegou em quarto, por exemplo? Isso para vc significa que o Vettel fez uma corrida melhor, já que chegou à frente. Para mim não. Se fosse um piloto ruim teria ficado lá atrás, sem conseguir ir à luta. O que vc tem a dizer, por exemplo do Vettel na Red Bull de 2014 tomando aquele chocolate do estreante Ricciardo? Que o Ricciardo é melhor do que ele? E do Kimi ganhando com a Ferrari, que não era o melhor carro, das McLarens de Alonso e Hamilton? E do Kimi batendo Red Bull, Mercedes e Ferrari com a Lotus duas vezes em 2012 e 2013? E do Kimi batendo Alonso, Montoya e Barrichello (com sua Ferrari imbatível) em 2002 e 2004? São números, meu caro. Você se baseia neles? E sobre o fiasco do Alonso na Ferrari de 2009 a 2014, é porque o espanhol é um péssimo piloto? Números são apenas indicativos. A análise da forma e das circunstâncias em que eles apareceram é que permite avaliar quem os produziu. Toda a produção do Kimi na Fórmula 1 foi conseguida com carros que jamais podem ser considerados os melhores. Nunca pilotou Red Bull de Adrian Newey, McLarens de 2007/2008, Brawn GP nem Mercedes.
Abs.

Alberto
Alberto
Reply to  Alberto
7 anos atrás

Acho que você está argumentando de forma errada, ou talvez,com a pessoa errada, julgando que sou fã do Vettel como você é do finlandês, aparentemente. Não sou. De fãs patetas do alemão essa seção de comentários já está cheia. Apenas apontei com dados que Vettel foi melhor que Kimi em 2015, independentemente de abandonos. Um fato. Outro fato é o de que Kimi vem tão bem ou melhor que Vettel em 2016.

Não precisaria dizer nada sobre esses assuntos, porque não tem a ver com a discussão, mas ok. Kimi teve temporadas fantásticas na década de 2000, só não é bicampeão por causa da fragilidade da McLaren, na minha opinião. Campeão indiscutível com um carro inferior à McLaren em 2007, não tem culpa das bobagens do Hamilton. E uma grande temporada de retorno pela Lotus. Só que foi mais lento que Vettel em 2015. Quanto a Vettel e Ricciardo, considero os dois pilotos de nível semelhante. Abraços.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Kimi: Melhor relação custo X benefício!!!
Na MB começou a distribuição de chá de flor de laranjeira, para acalmar os ânimos.
A Force India e a Willians tem carros que só funcionam em circuitos específicos.

Iam Cantarino
7 anos atrás

No youtube fica mais fácil de achar a série toda.
https://www.youtube.com/watch?v=coE5-8zn9m8

Iam Cantarino
7 anos atrás

Boa noite Flavio,
Você deve conhecer, eu gostei especialmente dos vídeos “Grill the Grid” do site da F1, divertido quiz com os pilotos, onde dá pra sacar a personalidade de cada um.
O Mansell gabaritou o especial de Silverstone.
Já o Ericsson é uma anta.
http://www.formula1.com/en/video.html

Ricardo Soares
Ricardo Soares
7 anos atrás

Sinceramente; falo muito pouco aqui, mas…
Renovação para Raikkonen???
Essa F1 (que já há muito, não me representa), está caminhando para…quem vai acompanhar? Triste isso, para quem , alguns aqui, viu desde os anos 70… mas…

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Acho acertado. Os melhores do que ele estão presos a contratos caros. E ele tem a mesma pontuação de Vettel nesse ano – e o que mais chegou perto de uma vitória nesse ano. Além do mais, nunca teve mimimi com o companheiro de equipe – fora que, pelo menos o que ouvi dizer, ele e Vettel se dão bem. É uma pena que o casamento tão bem sucedido entre kimi e lotus terminou literalmente por falta de grana. Provavelmente se a lótus estivesse no ritmo que vinha desde 2012, ela poderia ser um time de ponta hoje. Acho que Kimi é o único piloto da f1 que ganhou pilotando ferrari, mclaren e lótus. Isso não é pra qualquer um. Espero que seja a última temporada dele na f1 e se despeça com dignidade. Não gostaria de vê-lo dirigindo em equipes menores, sonhando mal e mal em pegar um pontinho aqui e ali.

Fábio Mendes
Fábio Mendes
7 anos atrás

A renovação de Kimi Räikkönen é um cala boca para muitos críticos, especialmente
os brasileiros. Seria melhor ainda se Kimi ganhasse uma corrida esse ano e ficasse na frente de Vettel. Enquanto isso pouco se fala em Felipe Massa e uma possível renovação com a Williams, aos poucos a história dele na Fórmula 1 vai se acabando.

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Os bons pilotos estão todos sob contrato então melhor deixar como está. E vc tem razão ele tem sofrido menos problemas com abandonos nas corridas por isso está tão próximo ao Vettel. Quem sabe como será o próximo ano com tantas mudanças? Acho que a Ferrari fez certo com a renovação.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Daniela
7 anos atrás

Ano passado o Vettel ficou à frente dele por causa de abandonos dele. E esse ano ele estava à frente do Vettel. E foi porque esse bateu nele naquela pataquada em que deixou a porta aberta e o Kvyat entrou.
Abs.

Mônica
Mônica
7 anos atrás

Eu sabia! O meu gatão renovou seu contrato com a Ferrari! Ele tem uma tocada tão fina com o carro como se este fosse uma de nós…

Macario
Macario
Reply to  Mônica
7 anos atrás

Verdade, você cantou a bola. Parabéns!

Mônica
Mônica
Reply to  Macario
7 anos atrás

Obrigada.

José
José
7 anos atrás

Esse vazamento misterioso do carro do Rosberg, tendo que tirar até assoalho me lembrou aquela história (ou estória??) do Piquet ter mijado no carro do Mansell… depois dos esfrega-esfrega que tiveram, será que o Hamilton quis dar uma sacaneada?

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– Ainda bem que a Mercedes liberou a disputa, não barbeiragens. Por isso, as ameaças.
Tudo bem, então. Não aguentaria ver uma Ferrari dominante desde 2014 com o “tradicional” jogo de equipes deles. Já pensou, com 21 corridas no calendário e na corrida 11 vc já sabe quem será o campeão?

– O pente fino no INAMPS mandou o Kimi trabalhar: nada de aposentadoria, nada de benefício. Boring season, depois dessa.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Boa notícia a renovação de Kimi, o cara já foi campeão e pilota bem, caras assim elevam o nível da disputa. Não acho que ele esteja desmotivado, o cara está levando bons pontos para o time, inclusive com estratégias de corrida fora do “padrão”…. O cara fica quieto na dele só isso.
Agora se motivação é ficar reclamando de tudo, fazendo baladas com celebridades pop ou falando o óbvio em entrevistas realmente Kim está desmotivado, caso contrário ele segue sendo um dos melhores no grid.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
7 anos atrás

Acho que a Ferrari tomou a decisão correta. Raikkonen é um bom piloto, não é excepcional mas um bom piloto.
Fora que no mercado não tem ninguém fora de série… Bottas está apagado, Perez? Já teve uma chance em equipe grande, Grosjean também só é bom, fora que tomou lavada do raikkonen na lotus.
Fora de série acho que apenas verstappen, ricciardo e sainz todos com contrato com a Red Bull.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Ah Flávio, mas com aquela cadeira elétrica. Vamos torcer que ele resolva brincar pra valer em sua despedida, e que a Ferrari de uma máquina boa, e com as talas, quem sabe.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Pois é para a vaga da Ferrari, eu colocava o milagrento Nasr,quê tá passando um perrengue lá devido ao companheiro ser mais senhor, da situação em termos financeiros.Na Mercedes é isso aí bateram deram uma triscada no carro tem de pagar,do próprio bolso e uma suspensão de uma corrida.Quanto ao resto vamos ver amanhã.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Nasr andando acima das Force Indias, Renault e MRT. Ele ta tirando leite de pedra.

ags
ags
7 anos atrás

Final do Gp de Silverstone..

1- Hamilton.
2-Max
3-Kimi.
4- Hulk.
5-Button.
6- Alonso.
7- Perez
8-Ricardo
9-Rosbife..(chorando de tanta raiva do amassa barro)
10- Biba nazista.. se esperar a SF ainda saca ele pra 2017..
11-
12-
13-…..
Resumo.. Hamilton..começa o campeonato…
Rosbife.. vai manda seu Moro fazer convite pro Hamilton não se sabe pq….
Ponto finale..
Gratidão..

valter
valter
7 anos atrás

A renovação do contrato de Raikkonen pra 2017 reflete a necessidade da próxima temporada: Piloto experiente ao volante. Acertou a Ferrari.

Alexei
Alexei
7 anos atrás

O carro está aquém das expectativas, a Red Bull parece que passou à frente da Ferrari (por isso Raikkonen por duas vezes não conseguiu jantar Verstappen) e é necessário um trabalho de desenvolvimento para 2017.
Um piloto veterano, que conhece muito bem a equipe e seu pessoal, está disposto a trabalhar pelo time, já foi campeão mundial e se dá bem com Sebastian Vettel parece ser o ideal para este momento.
Além disso, é o piloto mais querido pelo público segundo a pesquisa da GPDA.
E Seb vai querer algum jovem com a faca entre os dentes para lhe ameaçar dentro da Scuderia? Muito provavelmente ele opinou a favor de Raikkonen.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Alexei
7 anos atrás

Dizem as más línguas que ele vetou o Ricciardo. Se for verdade, não ponho um níquel nisso, seria bobagem dele e do canguru. 1. Vettel é primeiro piloto e é protegido. 2. (mais do mesmo) Por consequência o Ricciardo ficaria só na saudade de dar nele outra lapada sem dó nem piedade como deu em 2014.
Abs.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Eu comentei aqui, que aquela “abertura” em Baku para Vettel passar, tinha sido o “passaporte” para Iceman continuar na equipe em 2017. E também disse que torcida, por mais peso que tenha, não paga salários.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
7 anos atrás

suspensão de pilotos?? kkkkk piada alemã