TURBINA NO LEILÃO
SÃO PAULO (onde estará o meu?) – O Lotus Turbina 56 é, certamente, um dos carros de corrida mais lindos de todos os tempos. Ele nasceu do entusiasmo de Andy Granatelli, o dono da STP, que em 1967 espetou uma Pratt & Whitney de avião num carro, e quase ganhou as 500 Milhas de Indianápolis com Parnelli Jones.
No ano seguinte, a USAC, que organizava o campeonato, estabeleceu regras um pouco mais rígidas para malucos que quisessem enfiar turbinas de avião em carros, e Granatelli chamou a Lotus para projetar um novo modelo. Assim nasceram as quatro unidades da Lotus 56 inscritas para a Indy 500 de 1968, uma delas como carro-reserva. Joe Leonard, Art Pollard e Graham Hill foram escalados para a corrida.
Com uma média de 276 km/h, Leonard fez a pole, a primeira da Lotus no templo sagrado do meio-oeste americano. Mas nenhum dos três carros terminou a corrida. Hill perdeu uma roda e terminou em 19º. O carro que ele usou, o 56-3 (terceiro da fornada), ficou um tempo em exibição na sede da STP. Depois, foi dado de presente a Richard Petty, que 15 anos depois o vendeu para seu atual proprietário.
E aí o dono resolveu leiloá-lo, depois de uma restauração mui criteriosa supervisionada pela própria Lotus. Nos dias 19 e 20 de agosto acontece o leilão em Monterey, e os caras esperam vender o carro por algo entre 900 mil obamas e 1,2 milhão de trumps. Pode-se dizer que é pouco rodado. Fez aquela prova de 1968, e só. Ainda deve estar na garantia.
Os outros dois que correram em Indianápolis estão hoje no museu do autódromo.
Pelo que eu sei o Emerson pilotou um Lotus Turbina no GP da Itália em 1971 na sua Primeira Temporada Completa, mas Sofreu com os Freios ficando em Oitavo nessa Corrida..
Fantástico! Só poderiam restringir mesmo com o tempo. Até porque seria uma outra categoria dentro da categoria. Pena que na prática ele não se saiu muito bem, devido a alguns outros ajustes. Mas creio que no fim, com alguma afinações ele seria imbatível. Mas o carro é lindo e fórmula no fim o nome já diz: “é fórmula”.
Olhando este F1 , vejo a solução para salvar a F1, tirar o downforce….eliminar para sempre aerofolios, spoilers ,difusores ….o C. a 4!
Putz, que espetáculo! Impressionante! Carango lindo demais.
Legal essa época em que se podia ousar. O carro era movido a turbina e ainda tinha tração nas 4 rodas!
É muita querosene, tração 4X4. Emerson deve rezar todo dia agradecendo quando andava nisso. Mas Colin Chapman tinha uma mente doida, a coisa era bruta para a época: https://www.youtube.com/watch?v=uLMlrJc86Yw
Considero a “derivação” 56B desenvolvida para a F-1 (que correu em 71), como um dos mais belos Formula 1, o seu perfil em cunha é demais!, principalmente aquela com as cores dourada e preta em que Fittipaldi correu em Monza. Infelizmente o carro fracassou na F-1
Este carro esteve no leilão Barrett-JAckson em Scottsdale – AZ em 2015 e chegou a USD 1,5 M de Hillarys , mas não foi vendido. porque não chegou no preço de reserva Acho que ele bate os USD 1,5 M de novo .
O Emerson correu o GP da Itália de 1971 com Lotus 56 Turbina.
Sempre quis perguntar a ele como o carro se comportava, comparativamente a um carro convencional como o Lotus 72…
Outro detalhe é que este carro tem tração integral.
Numa das fotos dá para ver o diferencial dianteiro, do lado esquerdo, bem nos pé do piloto.
Pelo que eu saiba é turbina de helicóptero, não?
Helicóptero, avião, trem e outras aplicações!
Pratt & Whitney Canada PT6
https://en.wikipedia.org/wiki/Pratt_%26_Whitney_Canada_PT6
Obs: por acaso é o motor do Bandeirante (EMB 110/111).
Maravilhoso.. imagina a sonoridade que deve ter.. que deve produzir……
Gosto mais da versão que o Émerson guiou no GP da Itália de 1971. Sacudo esse Émerson, diz ele que para frear esse carro era muito difícil. Bons tempos.
Lindo !
Veja isso, muito bacana, http://www.diecastxchange.com/forum1/topic/130066-1971-lotus-pratt-whitney-type-56b-emerson-fittipaldi-italian-grand-prix-8th-place-true-scale-miniatures/
No momento não estou interessado…. Prefiro um modelo mais econômico!!!!
Esse carro,o Concorde no caso o avião e outras coisas mostram como o mundo tá ficando chato..O mundo do politicamente correto e todos iguais.Já fomos criaturas mais ousadas.
Voto com o relator.
E com a triste tendência de ficar cada vez mais enfadonho!
Absurdamente lindo este carro, impossível discordar. O Emerson testou este carro, suas impressões são famosas, principalmente quanto à falta de freios, só funcionava em ovais. Infelizmente é sempre lembrado pela triste história do 4º carro, história elegantemente não citada aqui, por não fazer parte do contexto.
Como ler esse texto e nao lembrar de voce, Gomes? http://quatrorodas.abril.com.br/materia/vida-em-dois-tempos-a-historia-da-concessionaria-dkw-que-continua-na-ativa