TURBINA NO LEILÃO

stplotus

SÃO PAULO (onde estará o meu?) – O Lotus Turbina 56 é, certamente, um dos carros de corrida mais lindos de todos os tempos. Ele nasceu do entusiasmo de Andy Granatelli, o dono da STP, que em 1967 espetou uma Pratt & Whitney de avião num carro, e quase ganhou as 500 Milhas de Indianápolis com Parnelli Jones.

No ano seguinte, a USAC, que organizava o campeonato, estabeleceu regras um pouco mais rígidas para malucos que quisessem enfiar turbinas de avião em carros, e Granatelli chamou a Lotus para projetar um novo modelo. Assim nasceram as quatro unidades da Lotus 56 inscritas para a Indy 500 de 1968, uma delas como carro-reserva. Joe Leonard, Art Pollard e Graham Hill foram escalados para a corrida.

Com uma média de 276 km/h, Leonard fez a pole, a primeira da Lotus no templo sagrado do meio-oeste americano. Mas nenhum dos três carros terminou a corrida. Hill perdeu uma roda e terminou em 19º. O carro que ele usou, o 56-3 (terceiro da fornada), ficou um tempo em exibição na sede da STP. Depois, foi dado de presente a Richard Petty, que 15 anos depois o vendeu para seu atual proprietário.

E aí o dono resolveu leiloá-lo, depois de uma restauração mui criteriosa supervisionada pela própria Lotus. Nos dias 19 e 20 de agosto acontece o leilão em Monterey, e os caras esperam vender o carro por algo entre 900 mil obamas e 1,2 milhão de trumps. Pode-se dizer que é pouco rodado. Fez aquela prova de 1968, e só. Ainda deve estar na garantia.

Os outros dois que correram em Indianápolis estão hoje no museu do autódromo.

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Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Pelo que eu sei o Emerson pilotou um Lotus Turbina no GP da Itália em 1971 na sua Primeira Temporada Completa, mas Sofreu com os Freios ficando em Oitavo nessa Corrida..

O Moderado
O Moderado
7 anos atrás

Fantástico! Só poderiam restringir mesmo com o tempo. Até porque seria uma outra categoria dentro da categoria. Pena que na prática ele não se saiu muito bem, devido a alguns outros ajustes. Mas creio que no fim, com alguma afinações ele seria imbatível. Mas o carro é lindo e fórmula no fim o nome já diz: “é fórmula”.

Jonny'O
7 anos atrás

Olhando este F1 , vejo a solução para salvar a F1, tirar o downforce….eliminar para sempre aerofolios, spoilers ,difusores ….o C. a 4!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

Putz, que espetáculo! Impressionante! Carango lindo demais.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
7 anos atrás

Legal essa época em que se podia ousar. O carro era movido a turbina e ainda tinha tração nas 4 rodas!

Dú
7 anos atrás

É muita querosene, tração 4X4. Emerson deve rezar todo dia agradecendo quando andava nisso. Mas Colin Chapman tinha uma mente doida, a coisa era bruta para a época: https://www.youtube.com/watch?v=uLMlrJc86Yw

MarcioD
MarcioD
7 anos atrás

Considero a “derivação” 56B desenvolvida para a F-1 (que correu em 71), como um dos mais belos Formula 1, o seu perfil em cunha é demais!, principalmente aquela com as cores dourada e preta em que Fittipaldi correu em Monza. Infelizmente o carro fracassou na F-1

Vitão
Vitão
7 anos atrás

Este carro esteve no leilão Barrett-JAckson em Scottsdale – AZ em 2015 e chegou a USD 1,5 M de Hillarys , mas não foi vendido. porque não chegou no preço de reserva Acho que ele bate os USD 1,5 M de novo .

Robertom
Robertom
7 anos atrás

O Emerson correu o GP da Itália de 1971 com Lotus 56 Turbina.
Sempre quis perguntar a ele como o carro se comportava, comparativamente a um carro convencional como o Lotus 72…

Claudio
Claudio
7 anos atrás

Outro detalhe é que este carro tem tração integral.
Numa das fotos dá para ver o diferencial dianteiro, do lado esquerdo, bem nos pé do piloto.

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
7 anos atrás

Pelo que eu saiba é turbina de helicóptero, não?

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Alan Bandeira Preta!
7 anos atrás

Helicóptero, avião, trem e outras aplicações!
Pratt & Whitney Canada PT6
https://en.wikipedia.org/wiki/Pratt_%26_Whitney_Canada_PT6
Obs: por acaso é o motor do Bandeirante (EMB 110/111).

ags
ags
7 anos atrás

Maravilhoso.. imagina a sonoridade que deve ter.. que deve produzir……

LUCIANO RIZZI
LUCIANO RIZZI
7 anos atrás

Gosto mais da versão que o Émerson guiou no GP da Itália de 1971. Sacudo esse Émerson, diz ele que para frear esse carro era muito difícil. Bons tempos.

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

Lindo !

Leonardo Aguiar Emerim
Leonardo Aguiar Emerim
7 anos atrás

No momento não estou interessado…. Prefiro um modelo mais econômico!!!!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Esse carro,o Concorde no caso o avião e outras coisas mostram como o mundo tá ficando chato..O mundo do politicamente correto e todos iguais.Já fomos criaturas mais ousadas.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Voto com o relator.
E com a triste tendência de ficar cada vez mais enfadonho!

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Absurdamente lindo este carro, impossível discordar. O Emerson testou este carro, suas impressões são famosas, principalmente quanto à falta de freios, só funcionava em ovais. Infelizmente é sempre lembrado pela triste história do 4º carro, história elegantemente não citada aqui, por não fazer parte do contexto.

Roberto Mota
Roberto Mota
7 anos atrás