MARCO DE BARI | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 8 de julho de 2016 - 20:06Imprensa

MARCO DE BARI

marcodebari

Foto de Ulisses Cavalcante

SÃO PAULO – Os carros ficavam mais belos quando fotografados por ele. A luz, o ângulo, o cenário, o movimento, tudo era pensado e executado com o olhar de alguém que não era nada menos do que um artista.

Um homem doce, apaixonado, dedicado, três décadas de “Quatro Rodas”, rodando o mundo para registrar imagens daquilo que mais amava, os carros e o automobilismo.

fissoregomesQuase todos os carros que você viu na vida foram clicados por Marco de Bari, que morreu hoje aos 53 anos depois de um acidente na última terça-feira. Ele e seu assistente Daniel Guedes Dionizio foram atingidos por uma estrutura metálica que desabou no estúdio Casa Vaticano, na zona oeste de São Paulo. A empresa pertence à família Burti. Daniel teve uma perna esmagada e segue internado em estado grave.

Marco fotografou dois carros meus, o Fissore e o SAAB. Uma honra para os dois. Era detalhista, caprichoso, respeitoso com o objeto de suas lentes. Não tinha pressa. A cada clique, um breve sorriso. A cada sorriso, um novo clique. Buscava algo próximo da perfeição.

602_saab_03Em geral, conseguia.

26 comentários

  1. Ricardo disse:

    lamentável.

    mais um mestre que se vai.

    fotos incríveis. ele captava a alma dos carros.

  2. Claudia de Moura Leite Ribeiro disse:

    Com 21 anos e concluindo jornalismo na Cásper Líbero eu tive o privilégio de trabalhar com Marco De Bari, nas extintas revistas SuperAuto e MotoSport e Bicisport, no final da década de 80, e ele era minucioso e dedicado. Ele ainda bem jovem, com 25 anos, mas centrado e quem o conheceu tinha certeza do quanto amava o que fazia. Morte estúpida, que leva um profissional com muita generosidade e talento de sobra. Fará realmente muita falta.

  3. Eduardo Britto disse:

    Li em um comentário que só em um país de 3º mundo alguém morre fotografando carros em um galpão… A ser investigado…

  4. henrique disse:

    Realmente é uma notícia triste eu que cresci lendo QR tantas fotos lindas de carros que é minha maior paixão e junto a elas o nome MARCO DE BARI hoje é um dia ruim e triste para quem gosta de automóvel e fotografia saudades descanse em paz

  5. Ricardo Linares disse:

    Noticia triste mesmo. Que descanse em paz.

  6. Virgo disse:

    Quem viu, viu! Como disseram aí em baixo, suas fotos eram talvez melhor coisa da 4 Todas em seus melhores tempos. E a nossa vida segue, só que mais feia.

  7. Pedro Perez disse:

    Triste notícia. É incontável as vezes em que viajei nas fotos desse grande artista.

  8. Jaimewc disse:

    Enorme perda para os amantes de carros em geral.

  9. Anderson disse:

    Alguns poucos privilegiados enxergam a alma em um carro…Alguns poucos conseguem ver que o metal ou a fibra são mais do que um veículo, conseguem ver o esforço das mãos que moldaram cada vinco, os sonhos que apertaram cada parafuso…Conseguem ver que um veículo, por mais simples que seja (ou pareça) foi feito por humanos…como nós… Descanse em paz Marco de Bari, obrigado.

  10. Renato de Mello Machado disse:

    É eu sabia de quem era, mas sempre tinha o costume de ver o crédito nas fotos da revista. Marco de Bari

  11. Walter disse:

    Meu Deus, que morte estúpida. Prova de que não somos nada diante da finitude da vida. Meus sentimentos à família e amigos.

  12. Evandro disse:

    Puta que pariu, que notícia triste.

    Baita perda! =(

  13. disse:

    Incidente, acidente, fatalidade, nada disso. Se foi um cara que transmitiu movimento a tudo que clicava para milhares de pessoas.

  14. Fábio Florêncio disse:

    Tive a honra de ser fotografado por ele em minha casa, para uma matéria da quatro rodas sobre teste de produtos.Um excelente profissional e uma pessoa muito bacana e atenciosa , nem acreditei que era ele quando chegou, cresci vendo suas fotos na minha revista preferida…Triste, meus sentimentos á família.

  15. hamzi barakat disse:

    Um dos trabalhos que eu me imaginava fazendo nos meus devaneios , fotografo da quatro rodas, que noticia triste

  16. Alberto Polo Jr disse:

    Bela homenagem, Gomes. Como disse Quatro Rodas, a partir de hoje os carros serão menos belos.

  17. Robertom disse:

    Perda irreparável, um fotógrafo simplesmente genial, profissional corretíssimo.
    Suas fotos eram uma das poucas coisas boas da revista QR, que nos últimos tempos está uma merda…

  18. José Brabham disse:

    Putz! Que merda.

  19. Ed Vieira disse:

    Marco de Bari me acostumou mal. Depois de dé adas lendo Quatro Rodas e admirando o trabalho dele não admito mais ver carro mal retratado. Deixou seu legado, só nos resta agradecer.

  20. EDUARDO TOMITAO- disse:

    Caramba. Eu havia conseguido o contato dele para fazer um trabalho com carros antigos num evento em setembro. Meus pesares à familia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>