UFA! | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 28 de julho de 2016 - 18:21F-1

UFA!

SÃO PAULO (alvíssaras!) – Que me perdoem os que mui justamente argumentam que segurança é segurança, mas estou comemorando com sinalizadores a decisão do Grupo de Estratégia da F-1 de adiar a introdução do Halo. Porque acho que o dispositivo é falho, não evitaria certos acidentes e, sobretudo, porque estragaria o visual dos carros de forma indelével.

Acho que é preciso pensar melhor nesse troço. E acho que, talvez, não se deva tratar acidentes absolutamente excepcionais — no sentido de serem de exceção, mesmo — como algo corriqueiro.

No fundo, não sei direito o que penso sobre o assunto. Mas sei que não gosto do Halo.

halonokimi

32 comentários

  1. Anselmo Coyote disse:

    Pelo menos o piloto vai se sentir dirigindo uma Kombi corujinha com volante central. Parabrisas bi-partido…afff.
    O negócio é uma “bolha” de plexiglass ou algo melhor. Ficaria bonito pacarái, melhoraria a aerodinâmica e protegeria realmente o piloto.
    Abs.

  2. Giovanni disse:

    Mais uma justiça feita, assim como aquele ridículo formato de classificação que foi extinto!

    Piloto de moto corre com o corpo todo de fora, na chuva, sem rádio, e a F1 fica com essa pootaria toda. Tá na hora de deixarem de frescura, senão quem vai acabar morrendo é a categoria.

  3. Antonio disse:

    Concordo com você Flávio.
    Neste caso, felizmente a F1 não seguiu o populismo que um suposto “artefato anti acidentes graves” trouxe.
    Quantos acidentes nos últimos 10 anos o halo evitaria? Salvaria Senna, Massa, Bianchi e outros acidentados? Alguém levou isso em conta quando pensou em botar essa tranqueira nos carros?
    Aqui no Brasil gostam muito de fazer isto, pegam as exceções e criam regras e leis como se elas fossem usuais e não EXCEÇÕES.

  4. GARRET disse:

    O que tá errado é o DESIGN. A parte da frente, que atrapalha a visão, deveria vir de trás e por cima, ligando com aquele coletor de ar. Ficaria com a mesma proteção, não atrapalharia a visão do piloto, e daria oportunidade para “n” alternativas de desenhos, design…… Sim eu sou Designer (risos) Newey e Daniel Simon eu tê aqui, ólha eu,……………

  5. Angelo disse:

    Num acidente tipo Senna ou Bianchi o halo, talvez, ajudasse a matar mais rápido pois é mais um componente instável, em curva que se romperá sem que possamos medir as consequências da sua quebra. A carlinga de jato, de material composto com polipropileno seria mais adequada mas, lembremos, não evitaria todas as mortes.

  6. Francisco Martins disse:

    Sinceramente em todos esses anos que acompanho a F-1 nunca havia visto uma coisa tão ridículo como esse Halo, e na minha opinião os carros de competição tipo “fórmula” não foram feitos pra se colocar nada sobre ou fechar o cockpit e podem pensar de todas maneiras possíveis e qualquer uma delas iria atrapalhar a saída do piloto numa emergência ou a sua retirada mais rápida num acidente mais grave.

  7. TJ disse:

    Lendo sobre o halo estes dias, fui rever o acidente do Bianchi. Acho que nada o salvaria, halo, capota, etc. Ele passou por uma parte mais baixa do trator.
    Problema similar nas colisões nas traseiras dos caminhões, por isso a exigência do para choque. Atrás do trator tinha a barreira de pneus, o que indica que o ponto é propenso a acidentes e perigoso, então, o trator não deveria estar ali naquele momento. Porém, é fácil falar depois.
    Tudo isso para dizer que o halo não dá não. Tem que pensar em outra coisa.

    • luigi disse:

      Sim ,tem que pensar que automobilismo é um esporte de risco e quem esta nele sempre correrá este risco ,assim como alpinismo ,paraquedismo ,surf ,esqui ,motonáutica e outros .
      Quem não quiser correr risco ,que fique no virtual !

  8. Murillo disse:

    Caramba, essa foi a melhor noticia dos últimos tempos. Estava incoformado com esse tal de halo. Puta coisa horrorosa. E olha, o piloto que não estiver feliz com a decisão, que vá correr de GT. Quando aceitou correr de monoposto, já conhecia os riscos de se correr com o cockpit aberto. Então que não fique de mimimi.

  9. Moy disse:

    As equipes detestaram. Perderam mais espaço para patrocinadores.

  10. Diego - Floripa/SC disse:

    Também acho que se fecha totalmente ou não, e o Grosjean levantou algumas questões importantes obre o halo na entrevista, fiquei impressionado com a personalidade dele na entrevista. Coisa rara alguém não ir com a boiada nestas situações.

  11. Gabriel disse:

    O negócio é o seguinte: o esporte é de risco. Quer correr? Assina aqui e vai… não quer? Tchau!!! Tá muita frescura. Tempos atrás os caras corriam com meia bola de capotão na cabeça e o tronco todo de fora!!! Já ouvi até falarem que os carros de hj são muito rápidos, num sei o q…é corrida, porra!!!

  12. Giulio Mela disse:

    A verdade è que fizeram uma simulaçao de resgate no carro da Ferrari (foi numa quinta-feira, um mecanico tomou o lugar do Vettel, tudo sob supervisao da FIA) e levaram mais de dez minutos para extrai-lo do carro! Eis a razao de terem adiado a adoçao do Halo, às vezes tenta_se melhorar algo e acaba – se piorando…

  13. Gabriel P. disse:

    A questão principal não nem se é feio ou bonito.
    Não há dúvidas que todos de bom senso desejam algo seguro, mesmo que seja feio.
    Mas não é o caso, o tal Halo é muito limitado. Não oferece resistência a peças menores.
    Além do mais, fico imaginando como guiar na chuva (que pouco se enxerga) com uma coluna na frente. piloto vai enxergar o quê?
    E se o carro num acidente ficar de ponta cabeça ( como no caso do Alonso) duvido que conseguiria sair com essa coisa impedindo.?

  14. Leonardo Silva Conrado disse:

    Sou a favor da segurança, mas acho que a F1 já está segura demais, os carros são extremamente seguros (vide o acidente do Kubica em 2007, que se fosse em outros tempos tinha matado ele), e este “Halo” vai contra os princípios da F1, pois ele descaracteriza totalmente o carro de F1, tornando-o extremamente feio, o que pode afastar alguns fãs da categoria. Concordo que a FIA, está tentando aumentar ainda mais a segurança da F1, mas também acho que o acidente que matou o Julies Bianchi, que levou a questão de introduzir o Halo na F1, foi mais por imprudência da FIA, em colocar a corrida no mesmo horário em que estava passando um tufão pelo Japão, e não acionar o Safety-Car, naquela condição de chuva.

  15. Fabio disse:

    E se vocês fossem da família do Bianchi? Continuariam achando feio/inútil /paliativo? Pois é… Basta que sirva pra salvar UMA única vida que a tal peça já é melhor do que nada…

    • Robertom disse:

      Esta merda não salvaria o Bianchi, nenhuma chance, basta ver como ficou o arco de segurança (santantônio) que estava atrás dele.
      Também não salvaria o Justin Wilson.
      É um projeto ruim de um dispositivo que “pode” ajudar, mas não resolve, um capricho de algum dirigente da FIA.
      Até aqui no Brasil já inventaram um protetor melhor do que esse…

    • André disse:

      Certamente isso não iria salvar a vida de Bianchi e nem do Justin Wilson. O Bianchi foi sim, imprudência da FIA em colocar um TRATOR na área de escape, sobre um tufão. O Justin só seria salvo se a peça acertasse no meio do halo, mas ainda assim, poderia bater e desviar a peça, matando o cara de qualquer jeito. A mola na cabeça do Massa iria passar tb e, de novo, poderia desviar e acertar o peito dele. Já imaginou?

      O máximo que ia fazer é evitar um pneu na direção da cabeça do piloto e só… Então, se é pra resolver o problema nas coxas, melhor nem tentar…

    • Se algum familiar do Bianchi olhar racionalmente, saberá que essa trapizonga não teria salvado seu ente querido. O que matou Bianchi foi a desaceleração. O próprio Grande Prêmio esclareceu bastante na época a situação entrevistando médicos especialistas. O corpo humano simplesmente não suporta uma desaceleração tão grande.

      A culpa pelo acidente foi da organização que botou aquele trator lá pra tirar o carro de Sutil sem soltar o Safety Car. Bianchi não teve culpa, estava em uma corrida tentando dar o seu melhor, que é o que se espera de um piloto.

      Portanto, se eu fosse familiar do Bianchi, estaria dizendo agora que a FIA está tentando tapar o Sol com o Halo.

      • Robertom disse:

        “Tapar o Sol com o Halo”, muito boa,,,

      • Renato F1 disse:

        Sei não. Observando bem o formato do Halo, ele forma uma rampa. Se o carro do Bianchi tivesse entrado debaixo do trator com o Halo, talvez, em vez de desacelerado abruptamente por causa do Santo Antônio, poderia tê-lo feito suspender o trator e a desaceleração seria muito menor. Não sei se isto salvaria a vida dele, mas daria maiores possibilidades de ele sobreviver.

        Agora, realmente, no caso do Bianchi, quem tem de ser indiciado por homicídio culposo é quem autorizou a entrada do trator e por homicídio com dolo eventual quem colocou a corrida no horário do tufão e não quis alterar por causa da grana!

  16. Paulo Pinto disse:

    A Ferrari é que ganhou visibilidade experimentando a “sandália”.

  17. Henrique disse:

    A introdução do Halo é o mesmo que tapar o sol com uma peneira. Pensei em milhares de situações onde ele poderia ser útil e só me veio a cabeça se outro carro passe sobre o cockpit ou algum outro veículo (uma grua, por exemplo), ou alguma peça grande escapando de outro carro. No mais, para peças menores ou qualquer outra coisa, o chinelão vai deixar a sua marca (assim como aquela marca de sol horrível no pé)

  18. Renato de Mello Machado disse:

    Essa desgraça,tinha de sumir da face da terra.Isso vai é matar alguém.

  19. Rodrigo Monassa disse:

    Tb nao curto o halo,s e é pra proteger que ponham logo uma carlinga de caça..

  20. Jr. disse:

    Graças a Deus!!!
    Troço HORROROSO!!!

  21. Alexandre Neves disse:

    Parace um chinelo, os carros já estão feios o bastante!
    Sou meio radical em relação a este assunto: ou é turismo ou é monoposto; ou é fechado ou é aberto. Ponto final.

    • luigi disse:

      Caro Alexandre ,entre o monoposto (os carros L M P 1/2 também são monopostos carenados ) ha os protótipos bi postos e os gran Turismos ,como Porches ,Corvettes , Lamborguinis ,Aston Martins e…….. , Amplia mais seus conhecimentos ,não fique só no que a globo (minusc ,como de ser,pelo seu jornalismo enganoso ,mais do que tendencioso) “ensina” !

  22. Jorge Santos disse:

    Sinceramente… é tudo uma questão de costume…

  23. Pedro Rodrigues disse:

    Eu concordo com o que você disse no Fox Nitro há umas semanas: ou fecha tudo, ou não fecha!!! Esse troço é feio, não me parece ser tão eficiente assim…. Sei lá…..

  24. Claudio Bassi disse:

    Serve para linha de pipa e também pendurar mais propagandas.

  25. Por que não usar o modelo da Red Bull?

Deixe uma resposta para Antonio Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>