UFA!
SÃO PAULO (alvíssaras!) – Que me perdoem os que mui justamente argumentam que segurança é segurança, mas estou comemorando com sinalizadores a decisão do Grupo de Estratégia da F-1 de adiar a introdução do Halo. Porque acho que o dispositivo é falho, não evitaria certos acidentes e, sobretudo, porque estragaria o visual dos carros de forma indelével.
Acho que é preciso pensar melhor nesse troço. E acho que, talvez, não se deva tratar acidentes absolutamente excepcionais — no sentido de serem de exceção, mesmo — como algo corriqueiro.
No fundo, não sei direito o que penso sobre o assunto. Mas sei que não gosto do Halo.
Pelo menos o piloto vai se sentir dirigindo uma Kombi corujinha com volante central. Parabrisas bi-partido…afff.
O negócio é uma “bolha” de plexiglass ou algo melhor. Ficaria bonito pacarái, melhoraria a aerodinâmica e protegeria realmente o piloto.
Abs.
Mais uma justiça feita, assim como aquele ridículo formato de classificação que foi extinto!
Piloto de moto corre com o corpo todo de fora, na chuva, sem rádio, e a F1 fica com essa pootaria toda. Tá na hora de deixarem de frescura, senão quem vai acabar morrendo é a categoria.
Concordo com você Flávio.
Neste caso, felizmente a F1 não seguiu o populismo que um suposto “artefato anti acidentes graves” trouxe.
Quantos acidentes nos últimos 10 anos o halo evitaria? Salvaria Senna, Massa, Bianchi e outros acidentados? Alguém levou isso em conta quando pensou em botar essa tranqueira nos carros?
Aqui no Brasil gostam muito de fazer isto, pegam as exceções e criam regras e leis como se elas fossem usuais e não EXCEÇÕES.
O que tá errado é o DESIGN. A parte da frente, que atrapalha a visão, deveria vir de trás e por cima, ligando com aquele coletor de ar. Ficaria com a mesma proteção, não atrapalharia a visão do piloto, e daria oportunidade para “n” alternativas de desenhos, design…… Sim eu sou Designer (risos) Newey e Daniel Simon eu tê aqui, ólha eu,……………
Num acidente tipo Senna ou Bianchi o halo, talvez, ajudasse a matar mais rápido pois é mais um componente instável, em curva que se romperá sem que possamos medir as consequências da sua quebra. A carlinga de jato, de material composto com polipropileno seria mais adequada mas, lembremos, não evitaria todas as mortes.
Sinceramente em todos esses anos que acompanho a F-1 nunca havia visto uma coisa tão ridículo como esse Halo, e na minha opinião os carros de competição tipo “fórmula” não foram feitos pra se colocar nada sobre ou fechar o cockpit e podem pensar de todas maneiras possíveis e qualquer uma delas iria atrapalhar a saída do piloto numa emergência ou a sua retirada mais rápida num acidente mais grave.
Lendo sobre o halo estes dias, fui rever o acidente do Bianchi. Acho que nada o salvaria, halo, capota, etc. Ele passou por uma parte mais baixa do trator.
Problema similar nas colisões nas traseiras dos caminhões, por isso a exigência do para choque. Atrás do trator tinha a barreira de pneus, o que indica que o ponto é propenso a acidentes e perigoso, então, o trator não deveria estar ali naquele momento. Porém, é fácil falar depois.
Tudo isso para dizer que o halo não dá não. Tem que pensar em outra coisa.
Sim ,tem que pensar que automobilismo é um esporte de risco e quem esta nele sempre correrá este risco ,assim como alpinismo ,paraquedismo ,surf ,esqui ,motonáutica e outros .
Quem não quiser correr risco ,que fique no virtual !
Caramba, essa foi a melhor noticia dos últimos tempos. Estava incoformado com esse tal de halo. Puta coisa horrorosa. E olha, o piloto que não estiver feliz com a decisão, que vá correr de GT. Quando aceitou correr de monoposto, já conhecia os riscos de se correr com o cockpit aberto. Então que não fique de mimimi.
As equipes detestaram. Perderam mais espaço para patrocinadores.
Também acho que se fecha totalmente ou não, e o Grosjean levantou algumas questões importantes obre o halo na entrevista, fiquei impressionado com a personalidade dele na entrevista. Coisa rara alguém não ir com a boiada nestas situações.
O negócio é o seguinte: o esporte é de risco. Quer correr? Assina aqui e vai… não quer? Tchau!!! Tá muita frescura. Tempos atrás os caras corriam com meia bola de capotão na cabeça e o tronco todo de fora!!! Já ouvi até falarem que os carros de hj são muito rápidos, num sei o q…é corrida, porra!!!
A verdade è que fizeram uma simulaçao de resgate no carro da Ferrari (foi numa quinta-feira, um mecanico tomou o lugar do Vettel, tudo sob supervisao da FIA) e levaram mais de dez minutos para extrai-lo do carro! Eis a razao de terem adiado a adoçao do Halo, às vezes tenta_se melhorar algo e acaba – se piorando…
A questão principal não nem se é feio ou bonito.
Não há dúvidas que todos de bom senso desejam algo seguro, mesmo que seja feio.
Mas não é o caso, o tal Halo é muito limitado. Não oferece resistência a peças menores.
Além do mais, fico imaginando como guiar na chuva (que pouco se enxerga) com uma coluna na frente. piloto vai enxergar o quê?
E se o carro num acidente ficar de ponta cabeça ( como no caso do Alonso) duvido que conseguiria sair com essa coisa impedindo.?
Sou a favor da segurança, mas acho que a F1 já está segura demais, os carros são extremamente seguros (vide o acidente do Kubica em 2007, que se fosse em outros tempos tinha matado ele), e este “Halo” vai contra os princípios da F1, pois ele descaracteriza totalmente o carro de F1, tornando-o extremamente feio, o que pode afastar alguns fãs da categoria. Concordo que a FIA, está tentando aumentar ainda mais a segurança da F1, mas também acho que o acidente que matou o Julies Bianchi, que levou a questão de introduzir o Halo na F1, foi mais por imprudência da FIA, em colocar a corrida no mesmo horário em que estava passando um tufão pelo Japão, e não acionar o Safety-Car, naquela condição de chuva.
E se vocês fossem da família do Bianchi? Continuariam achando feio/inútil /paliativo? Pois é… Basta que sirva pra salvar UMA única vida que a tal peça já é melhor do que nada…
Esta merda não salvaria o Bianchi, nenhuma chance, basta ver como ficou o arco de segurança (santantônio) que estava atrás dele.
Também não salvaria o Justin Wilson.
É um projeto ruim de um dispositivo que “pode” ajudar, mas não resolve, um capricho de algum dirigente da FIA.
Até aqui no Brasil já inventaram um protetor melhor do que esse…
Certamente isso não iria salvar a vida de Bianchi e nem do Justin Wilson. O Bianchi foi sim, imprudência da FIA em colocar um TRATOR na área de escape, sobre um tufão. O Justin só seria salvo se a peça acertasse no meio do halo, mas ainda assim, poderia bater e desviar a peça, matando o cara de qualquer jeito. A mola na cabeça do Massa iria passar tb e, de novo, poderia desviar e acertar o peito dele. Já imaginou?
O máximo que ia fazer é evitar um pneu na direção da cabeça do piloto e só… Então, se é pra resolver o problema nas coxas, melhor nem tentar…
Se algum familiar do Bianchi olhar racionalmente, saberá que essa trapizonga não teria salvado seu ente querido. O que matou Bianchi foi a desaceleração. O próprio Grande Prêmio esclareceu bastante na época a situação entrevistando médicos especialistas. O corpo humano simplesmente não suporta uma desaceleração tão grande.
A culpa pelo acidente foi da organização que botou aquele trator lá pra tirar o carro de Sutil sem soltar o Safety Car. Bianchi não teve culpa, estava em uma corrida tentando dar o seu melhor, que é o que se espera de um piloto.
Portanto, se eu fosse familiar do Bianchi, estaria dizendo agora que a FIA está tentando tapar o Sol com o Halo.
“Tapar o Sol com o Halo”, muito boa,,,
Sei não. Observando bem o formato do Halo, ele forma uma rampa. Se o carro do Bianchi tivesse entrado debaixo do trator com o Halo, talvez, em vez de desacelerado abruptamente por causa do Santo Antônio, poderia tê-lo feito suspender o trator e a desaceleração seria muito menor. Não sei se isto salvaria a vida dele, mas daria maiores possibilidades de ele sobreviver.
Agora, realmente, no caso do Bianchi, quem tem de ser indiciado por homicídio culposo é quem autorizou a entrada do trator e por homicídio com dolo eventual quem colocou a corrida no horário do tufão e não quis alterar por causa da grana!
A Ferrari é que ganhou visibilidade experimentando a “sandália”.
A introdução do Halo é o mesmo que tapar o sol com uma peneira. Pensei em milhares de situações onde ele poderia ser útil e só me veio a cabeça se outro carro passe sobre o cockpit ou algum outro veículo (uma grua, por exemplo), ou alguma peça grande escapando de outro carro. No mais, para peças menores ou qualquer outra coisa, o chinelão vai deixar a sua marca (assim como aquela marca de sol horrível no pé)
Essa desgraça,tinha de sumir da face da terra.Isso vai é matar alguém.
Tb nao curto o halo,s e é pra proteger que ponham logo uma carlinga de caça..
Graças a Deus!!!
Troço HORROROSO!!!
Parace um chinelo, os carros já estão feios o bastante!
Sou meio radical em relação a este assunto: ou é turismo ou é monoposto; ou é fechado ou é aberto. Ponto final.
Caro Alexandre ,entre o monoposto (os carros L M P 1/2 também são monopostos carenados ) ha os protótipos bi postos e os gran Turismos ,como Porches ,Corvettes , Lamborguinis ,Aston Martins e…….. , Amplia mais seus conhecimentos ,não fique só no que a globo (minusc ,como de ser,pelo seu jornalismo enganoso ,mais do que tendencioso) “ensina” !
Sinceramente… é tudo uma questão de costume…
Eu concordo com o que você disse no Fox Nitro há umas semanas: ou fecha tudo, ou não fecha!!! Esse troço é feio, não me parece ser tão eficiente assim…. Sei lá…..
Serve para linha de pipa e também pendurar mais propagandas.
Por que não usar o modelo da Red Bull?