DO DIA NA HUNGRIA (3)

hamilhun16

SÃO PAULO (tem dia que de noite…) – Escrevi ontem: “Vai ser bom, amanhã”. Não foi.

O GP da Hungria repetiu roteiro conhecidíssimo há décadas. Quando nada de extraordinário acontece, como um favorito largar atrás, ou uma chuva marota, ou algum safety-car fora de hora, a corrida é chata.

Curioso é que a três voltas do final as diferenças entre primeiro e segundo (Hamilton e Rosberg), terceiro e quarto (Ricciardo e Vettel) e quinto e sexto (Verstappen e Raikkonen) eram inferiores a 1s — entre os pares, bem-entendido. E nem isso fazia da prova magiar uma corrida interessante. Porque todos sabíamos que ninguém passaria ninguém.

[bannergoogle]Assim, pela primeira vez no ano tivemos uma mudança de líder do campeonato. Hamilton venceu. Rosberg chegou em segundo. As posições, invertidas no grid, foram trocadas na largada. O inglês saltou na frente do alemão, que estava na pole, e lá ficou. Apesar da proximidade durante toda a corrida, em nenhum momento Nico-Nico partiu para o ataque. A quinta vitória de Lewis na Hungria — é o maior vencedor da história da pista, deixando Schumacher para trás — foi tranquila.

Hamilton foi a 192 pontos, contra 186 de seu parceiro de Mercedes. A lógica indica que agora ele dispara na frente. Levou 11 corridas para passar o parceiro, que começou o Mundial de forma arrasadora, com quatro vitórias seguidas. Mas será que vai ser assim? Tenho minhas dúvidas. Sigo achando Rosberg um piloto bom o bastante para ser campeão. Mas ele precisava ter administrado melhor a vantagem que chegou a ser de 43 pontos. Agora, sei não. Pode ser. Sei lá.

A história da corrida de hoje em Budapeste não terá espaço reservado para capítulos muito emocionantes. A cota de coisas estranhas do fim de semana se esgotou no sábado, com a classificação chuvosa-ensolarada. Hoje, foi bem “standard”. Dá para pinçar algumas frases engraçadinhas, no máximo. “Estou guiando que nem uma vovó” — de Verstappen , quarto colocado, para a Red Bull, pelo rádio. Detalhe: à frente dele estava Ricciardo. O jovem Max, pois, insinuando que o australiano tinha de sair da sua frente. O jovem Max, às vezes, fala mais do que deveria. Mas segue sendo muito bom. Marrento, mas muito bom. Em tempo: não ultrapassou.

[bannergoogle]Teve outra coisa legalzinha no início. Button avisando que seu pedal de freio estava esquisito, a McLaren dando instruções pelo rádio, a direção de prova punindo Button. Patético.

Na volta 14, começaram os pit stops. Essa janela, para quem partiu para duas paradas clássicas, durou até a volta 18. Quem se deu bem foi Vettel, que era quinto antes do pit stop e voltou em quarto, ganhando a posição de Verstappinho. Tião Italiano parou um pouco antes. A estratégia foi acertadíssima.

Raikkonen, com a outra Ferrari, esticou bastante o primeiro “stint” por conta da péssima posição de largada — ele não foi ao Q3, vocês se lembram. Deu certo, porque largou com os pneus macios e foi ganhando posições na medida em que a turma da frente parava. Ele só fez seu pit stop na volta 29, depois de segurar Verstappen um tempão — o holandês, quando saiu dos boxes após sua parada, além de perder a posição para Vettel foi cair atrás de Kimi, que não tinha parado.

dedodolhO tagarela finlandês voltou em sétimo, atrás de Alonso, e rapidamente superou o espanhol. Na volta 34, Ricciardo decidiu antecipar seu segundo pit stop. Verstappen parou na 39. Hamilton e Vettel, na 41. Rosberg, na 42. Raikkonen, na 51. E sabem o que aconteceu? Nada. Todos mantiveram suas posições. Tirando um dedo do meio que Lewis mandou para Gutiérrez porque demorou para colocar uma volta no mexicano, nada de mais emocionante aconteceu nesse período. Isso foi na volta 53.

A última batalha por alguma coisa, que também resultou em nada, foi de Raikkonen, sexto, contra Verstappen, quinto. Foram 15 voltas de pau puro, com o ferrarista calçado de supermacios mais novos e o rubro-taurino de macios bem usados. Houve um toque, até, e Kimi perdeu parte da asa dianteira, na volta 57. Xingou o “teenager”, disse que ele estava mudando de direção mais de uma vez, mas na verdade Max defendia-se com a competência que já havia mostrado outras vezes — inclusive em disputas com o próprio Raikkonen.

Fim de papo, com Comandante Amilton levantando um troféu de vencedor pela 48ª vez na carreira. Com mais quatro, ele supera Prost e fica apenas atrás de Schumacher na lista de maiores ganhadores de corridas de todos os tempos em todos os mundos. O alemão tem 91, marca que dificilmente será alcançada nesta vida. Mas as 51 de Prost já estão maduras. Rosberguinho e Ricardão fecharam o pódio, bastante amistoso. Tião Italiano, Verstappinho, Kimi Dera Ele Ainda Estivesse na Escola, El Fodón de La Sétima Posición (Alonso ficou em sétimo em todos os treinos, no grid e na corrida), Sainz Idade, Sapattos e o Incrível Hulk fecharam a zona de pontos.

[bannergoogle]Massa teve uma das corridas mais horrendas de sua carreira, atrás o tempo todo, depois de largar igualmente atrás. Em determinado momento, a Williams postou no Twitter que “a batalha com Button pelo 18º lugar continua”. Isso, na volta 60. Parecia sacanagem. Ninguém batalha por 18º lugar. Nem eu, com meu Voyage 1987. Tenham dó. Felipe terminou em 18º, para alívio da Williams. Porque Button abandonou. O brasileiro acabou na frente, andando, apenas da dupla da Manor e de uma Sauber, a de Sonyericsson. A outra, de Felipe II, chegou à sua frente. Um negócio medonho. Sai daí, meu filho, enquanto há tempo e enquanto houver algum motivo para se animar em outro lugar. Caso contrário, é perda de tempo, dar murro em ponta de faca

Rosberguinho saiu meio desanimado da Hungria. “Tudo se definiu na largada”, bufou. “Ainda bem que a próxima corrida é logo, e na minha casa.” Melhor se coçar domingo que vem, rapazinho. Senão o hómi lá desaparece.

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eugênio
Eugênio
7 anos atrás

A verdade é que o mundo da fórmula 1 e a imprensa brasileira adotaram Max Verstappen como o queridinho da vez. Nunca são capazes de admitir que o jovenzinho cometa erros. É sempre “demonstração de arrojo” . . .
Basta ver isentamente a repetição da tentativa do Kimi para ver que o Verstappen muda de direção duas vezes e causa o toque.
Mas a imprensa é incapaz de admitir isso!
Ele estava apenas fazendo a tomada da curva . . .
Ora, se ele tinha decidido adotar a linha de dentro, que tomasse a curva por aquela linha!
Ele mudou de direção duas vezes, SIM, e merecia punição, SIM!
Infelizmente, uma entidade comandada por gente da laia de um Bernie Ecclestone não pode mesmo ser isenta!
E uma imprensa servil, menos ainda!

Fernando
Fernando
Reply to  Eugênio
7 anos atrás

Eugênio, na prática “uma vez” significa “três vezes”. O piloto entra na reta e se posiciona, escolhe um lado (uma vez), depois pode mudar mais uma vez “na reta” (é o que chamam de “uma vez”, mas na realidade é a segunda mudança), depois pode mudar mais uma vez para fazer a tomada da próxima curva (terceira vez). É confuso, na prática é sempre o que acontece em casos como esse em que Verstappen fez as três manobras com muita competência, gera polêmica, é melhor pensar sempre em três mudanças e não em uma.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Saudades do Mansell, teria enfiado o carro no meio do Verstappen nesta coisa canhestra de ficar bailando pela pista.
E falavam mal do Vittorio Brambilla!
Circuito meia boca para uma F1 meia boca!

Luiz Carlos
Luiz Carlos
7 anos atrás

Ouvi alguma coisa que Button pode pegar o lugar do Massa, tem alguma verdade nisso ?

TJ
TJ
7 anos atrás

O que acontece com o Massa? Será que ele já acertou com outra equipe/categoria , ou pior, não acertou nada? A sua fisionomia tá de dar dó.
Por que o Nico não atacou o comandante? Foi ultrapassado na largada e ….e…nada! Muito passivo.
Eu não acredito que a Mercedez deixa rolar a briga como eles dizem.
Quem queria ver ultrapassagens……domingo tem corrida.

Anderson Dantas
Anderson Dantas
7 anos atrás

Rosberg tinha 43 pontos de frente….para delírio do blogueiro….mas a mocinha chorona não tem braço nem talento para encarar Lewis Gênio Hamilton na pista….no lado a lado…roda com roda….qndo o mundo realmente vê quem é quem…..ali ele treme…..fosse Lewis ontem atrás com 1s de diferença faltando 15 voltar teria infernizado a vida do chorosberg….e atacado de todas as formas pq carrega isso no sangue…é questão de ter colhoes…..não se acomodar covardemente com uma cômoda segunda colocação q ninguém ameaçava…..nunca será campeão pq pra isso precisa de arrojo e coragem q não carrega a não ser q sabote os carros de Hamilton como no começo do ano pra ele não terminar às corridas kkkkkkkkk pq na pista não da

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Corrida bosta. Os pilotos cada vez mais sendo limitados. Não se pode mudar uma trajetoria duas vezes. Nao se pode ir colocar as rodas depois da linha branca. Logo teremos limites de velocidade. E ainda tem o tal halo no ano que vem.
Sobre o resultado de ontém? Rosbife não tem a menor condição de ser campeão. O cara passa a corrida toda seguindo o rival sem ao menos tentar dar um calor.
E no podium ontém? Tinha perdido a lideranca do campeonato e mesmo assim era só sorriso. Assim não vai nunca…

ags
ags
7 anos atrás

Acho que o quem temos visto pelas transmissões pelos resultados de cada GP, a vida do Pigmeu não tá fácil..
Rivotrill 3 x ao dia..
Daime.. ao menos 4 x por semestre.
Relação..esse podemos pular..
Pig.. volta pra Santo Amaro.. volta vender automóveis usados com seu tio..vce não esta bem..Claro que pelos Mil… que vce tém nas terras tupiniquins vce pode aposentar e brincar de velocípedes..com sua prole….Pensa.. deixa seu ego de lado..ou melhor..ele´ é mais rápido que vce tbm..

Francisco Martins
Francisco Martins
7 anos atrás

Já faz algum tempo que a seguinte conclusão: não perder mais tempo em assistir as corridas de F-1 e se tiver outra pra fazer que faça ao invés de passar quase duas horas sentado no sofá vendo uma categoria que está cada vez mais chata, e por incrível que pareça a FIA age no sentido de criar condições dela ficar mais chata ainda o que não preciso nem detalhar aqui, enfim melhor aproveitar as manhãs de domingo com coisas mais úteis pois a vida passa rápido!

Cesar Luis
Cesar Luis
Reply to  Francisco Martins
7 anos atrás

Péssima corrida como previsto. Assistiiu quem não tinha nada melhor para fazer.
Comentários repetitivos,,, “não assistirei mais F1” “antigamente não era assim”.
Enfim, até a próxima corrida com os mesmos comentários e mais mimimi.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
7 anos atrás

Horrível! Não me lembro de já ter assistido a uma corrida tão ruim. Os caras tiram vários circuitos do calendário mas insistem em deixar a corrida Hungria que é uma merda total. Aliás, nem é corrida no meu ver, é apenas um desfile de pilotos e marcas.

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Esse Vettel é um Felipe Massa melhorado.

ags
ags
Reply to  Ricardo
7 anos atrás

Eu assino em baixo.. muito boa…

ags
ags
Reply to  Ricardo
7 anos atrás

Domingo…
Hamilton atola no ass do rosbife.. bye bye. naz Boy..

Mário
Mário
7 anos atrás

Pilotos como o Button, Massa, Kimi, Alonso deveriam pensar em fazer outra coisa na vida. O que eles já fizeram até agora é o máximo que suas capacidades permitem. Só está fazendo número na categoria e deviam fazer igual ao Barrichello e irem se divertir em alguma stock car pelo mundo.

Jean
Jean
7 anos atrás

O Enceradeira não deve sair da Williams… ele deve sair da F1 e desembaçar a vaga de um piloto que ande de verdade.

valter
valter
7 anos atrás

Sem dúvida alguma e tenho certeza que 95% dos leitores irão concordar comigo: os Troféus do GP Magyar são lindos. Ainda bem que voltaram em lugar daquelas coisas horrorosas.

luigi
luigi
Reply to  valter
7 anos atrás

Talvez para compensar a pista horrorosa ,de corridas chatas ,já que não temos mais um Piquet ou Kobaiashy para ter determinação de ultrapassar em lugar improvável até nesta pista que deve ser mais um Titilkagodromo.

Pdr Rms
Pdr Rms
Reply to  valter
7 anos atrás

É a única coisa que presta nesse GP.

Arthur Luz
Arthur Luz
7 anos atrás

Ainda bem que não existe buzina nem farol na F1.
Se tivesse, o Vettel iria ‘dar farol’ e buzinar a corrida toda.
Que mala….

sandro
sandro
7 anos atrás

O homem é fodão desde a McLaren, esse “Neguinho” é muito bom e até mostra o dedo em plena corrida, sensacional.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Nasr mostrou talento nos treinos, e com a pista molhada. Ele sim é um piloto além, “muito grande” (qualidade e potencial) para o carro que tem.
Já no caso do “Dollynho”, não sei ao certo se é o Massa que está dando murro em ponta de faca por lá. A cada dia ,mais me aprece o contrário, a Williams investiu nesse carro é O CARRO NÃO MELHORA, os resultados não vem?
Ele não foi contratado e mantém o emprego com o “discurso” de “experiente e bom desenvolvedor de carros”?
Até agora, só vejo vexames.
Já andava atrás do Bottas desde que o finlandês chegou na equipe.
Mas quem é o “experiente e bom desenvolvedor de carros” que faria da Williams um carro para disputar títulos? Não é o Bottas.
Aposenta Dollynho!
Vai fazer um implante capilar e nos descanse da sua presença na F1.
Dê espaço para quem pode melhorar a F1.
Seu lugar é na Stock Car.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Correção:
“Já no caso do “Dollynho”, não sei ao certo se é o Massa que está dando murro em ponta de faca por lá. A cada dia, mais me parece o contrário, a Williams investiu nesse carro, no Massa, E O CARRO NÃO MELHORA, os resultados não vem.”

luigi
luigi
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Você poderia me informar em que escola de engenharia aeroespacial esse Massa se formou ,para saber projetar ou melhorar um carro ,com tantas complexidades aerodinâmica ,eletromecânicas e hidráulicas .
Eu acho que ele não sabe nem traçar uma linha reta em um terminal de CAD que dirá trabalhar com elementos finitos .
E pelo que tem feito Max Verstappen ,isso de experiente é mito , já teve a época que isto contava ,mas foi antes da telemetria e toda a eletrônica embarcada (eu que sou muito véééíooo , que tive gente da família que trabalhou nas pista em essa época [*AUTODELTA*]já não tenho esse conceito ,porque você que parece gostar de automobilismo ,deve ser bem mais jovem que eu ,não se desapega de velhos conceitos ultrapassados ?)

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
7 anos atrás

Que bosta de largada foi essa do Rosberg???? Não fechar a porta para o Hamilton foi uma das coisas mais ridiculas que vi nos ultimos tempos.
Acho Rosberg um piloto excelente, mas essa falta de agressividade, que sobra no Hamilton, vai fazer ele ser um eterno vice.

Corrida pessima, sem graça, entediante…..

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Rosberg, Raikkonen e Vettel tem muito a aprender com o Mestre Piquet

Sem asa móvel, sem “botão de ultrapassagem”, sem “borboletas” no volante para mudar as marchas…

https://www.youtube.com/watch?v=AMKPJlV-srE

(E se alguém vier com aquela conversa de “tinha mais motor”, desafio a encontrar uma manobra igual de Senna com a McLaren, de Mansell com a Williams, de Prost, na Renault, na McLaren, na Ferrari, na Williams, quando tiveram o melhor carro (e motor) do grid nas mãos. Isso aí, essa manobra espetacular, não questão de motor, é prova de HABILIDADE, TALENTO, GENIALIDADE).

Até hoje NENHUM PILOTO conseguiu (ou teve coragem) de fazer igual.

E todo ano tem corrida em Hungaroring…

antonioH
antonioH
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Foi a única coisa que fez em trocentos anos de f1. De resto só tomava vento dos outros.

antonioH
antonioH
Reply to  antonioH
7 anos atrás

Vou nem zuar, vai que é demência

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Ficou mais difícil pro Rosberg, e se não esboçar uma reação imediata será dominado pelo Endiabrado Hamilton que já se coloca como um Virtual Tetracampeão. O Vovô Räikkönen se mostra impaciente com a Nova Geração da F-1 no duelo com o novato Max Verstappen reclamando pra caramba. O Massacrado foi um Piloto Nanico nessa corrida duelando com Manor e Sauber com sua Williams de direção torta em consequência da batida nos treinos, fazendo parecer que o seu fim de carreira já está batendo na sua porta.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Ficou mais difícil pro Rosberg, e se não esboçar uma reação imediata será dominado pelo Endiabrado Hamilton que já se coloca como um Virtual Tetracampeão. O Vovô Räikkönen se mostra impaciente com a Nova Geração da F-1 no duelo com o novato Max Verstappen reclamando pra caramba. O Massacrado foi um Piloto Nanico nessa corrida duelando com Manor e Sauber com sua Williams de direção torta em consequência da batida nos treinos, fazendo parecer que o seu fim de carreira já está batendo na sua porta.

brian hertha
brian hertha
7 anos atrás

Rosberg está para Hamilton, assim como Mark Weber sempre esteve para Sebastian Vettel na Red Bull : eterno VICE. E olha que nunca houve primeiro e segundo pilotos na Red Bull, como não há primeiro e segundo pilotos na Mercedes. Ganha o melhor. E Hamilton é muito melhor do que Rosberg. Só há uma possibilidade de Rosberg ser campeão do mundo: SABOTAGEM da Mercedes contra Hamilton. No jogo limpo não tem como.

luigi
luigi
Reply to  brian hertha
7 anos atrás

Tenho que concordar em parte com você . Mas coisa de sabotagem da Mercedes ,só prova que você não conhece a Mercedes e sua história e muito menos a história do automobilismo . Quando Fangio foi campeão com a Mercedes W 196 ,havia três alemães na equipe ,todos bons pilotos era pós guerra ,a Alemanha tinha que mostrar sua capacidade de recuperação. Fangio era só um “Sul americanozinho contra o mundo ” e foi campeão ,pois alem de talento ,tinha fibra ! Mas a Mercedes jamais deu preferência a seus “Da Casa” assim como teve a dignidade de se retirar das 24 Horas de Le Mans 1955 após o acidente , da qual foi mais vitima do que ré ,pois quem provocou o acidente foi justamente o carro vencedor.
Brasileiros de má índole sempre acham que para se dar bem ,só praticando falcatruas ,maldita herança enraizada no povo desde 1500

brian hertha
brian hertha
Reply to  luigi
7 anos atrás

Puxa vida, me chamou de brasileiro de má índole. Nem me conhece. E diz que eu tenho má índole. Fazer o que, né ? Boa índole deve ter um sujeito que ofende os outros sem sequer conhecê-los. Isso sim é boa índole.

Renato F1
Renato F1
Reply to  brian hertha
7 anos atrás

Isso foi piada, não foi? Na Red Bucha não tem primeiro e segundo pilotos? Nesta eu não acredito.

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

O GP da Hungria sempre foi chato, mas essa aí de colocar sensor pra medir quando o carro passa os limites da pista…. essa foi pra matar. Não querem que os carros saiam da pista? Façam ZEBRAS MENORES com FAIXAS DE GRAMA nas bordas da pista, CACETA! Se o cara quiser andar na grama, problema é dele – vai perder aderência e sujar os pneus. Enquanto for vantagem andar fora da pista, os caras vão tentar fazer isso sempre. E esse mimimi nos rádios também já deu. Se eu fosse ditador da F1 eu proibiria os rádios imediatamente. Comunicação, só através de placas. Deu pane no carro? Azar, abandona – carros de corrida quebram.
Enquanto seguirem cagando regras pra tudo, a F1 não sai do buraco. Simplifiquem!

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  EduardoRS
7 anos atrás

Tem razão, muita regra estraga o espetáculo.
Se F1 é o máximo em tecnologia de carros de corrida, tem que valer tudo e quem é mais inteligente, tem a equipe melhor e é bom piloto que vença.
Que se use o motor que quiser, pneus, freios e tudo o mais de moderno e tecnológico sem nenhuma restrição, já que é o top do top…?
Quanto a pista idem, cada um que encontre o melhor e mais rápido caminho, seja na grama, na brita, nas zebras, onde for.
Rádio também, cada um fala o que quiser e ponto, se não….para quê serve o rádio???

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Apenas para os blogueiros pensar : Melhor volta da GP2 1,30 e da F1 1,23…

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

A equipe Red Bull está preparando um salto de qualidade para o ano que vem, igual ao que deu no princípio da década e já escolheu o seu piloto. O jovenzinho Max.
O único problema à vista é colocar Ricciardo no seu devido lugar, o que não é difícil para uma equipe que pune quem não se enquadra nas suas ordens e determinações.

Jorge Santos
Jorge Santos
7 anos atrás

Sobre essa polêmica das 4 rodas fora da linha, com pilotos ganhando tempo com isso, estou 100% com a opinião de Kvyat, é só colocar uma faixa de grama ou brita logo após a zebra, depois podem até colocar o cimento para a questão de segurança, mas tempo ninguém vai ganhar ultrapassando as zebras e a Fia não precisará ficar colocando sensor e tudo que é parte da pista.

Zé Maria
Zé Maria
7 anos atrás

Williams:
Bottas em 9º e Zacarias em 18º. . .
Com todo o respeito, Flavio. . .mas já passou da hora dele pegar o boné e dar pinote. . .ainda mais nos tempos de hoje, onde com toda essa eletrônica embarcada+telemetria+o escambau, não cola mais esse papo de “piloto experiente” ser imprescindível para desenvolver um carro.

Jr.
Jr.
Reply to  Zé Maria
7 anos atrás

Ele bateu o carro, ô toupeira. Assistiu o qualify?

luis fernando
luis fernando
7 anos atrás

a formula um hoje está mais desanimada do que corrida de autorama,essa panela do bernie eclestone(começando pelo próprio)precisa passar o bastão para uma turma mais moderna.é muita frescura por isso a audiência anda caindo vertiginosamente.lewis hamilton realizou uma largada perfeita,e venceu com autoridade.

Joao
Joao
7 anos atrás

Verstappinho sempre bloqueou os adversarios movendo mais de uma vez, mas nao faz isso deliberadamente. A primeira mudanca de trajetoria dele e lenta, quando o de tras percebe nao da para emparelhar e vai para o outro lado, ele fecha em cima da hora, nao dando tempo do adversarios tentar de novo, ou, se tentar, acontece como aconteceu com Kimi, que raspou a asa. Verstappinho teve sorte tambem de nao ter o pneu furado.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
7 anos atrás

Dijon, 1979, sim aquilo era F1, hoje aquilo seria terminantemente proibido e os pilotos teriam suas licenças cassadas, simples assim. Já que querem fazer mudanças, porque não usam a racionalidade: liberem o desenvolvimento dos motores ou unidades de potência, como queiram chamar, em contrapartida deixem os comandos dos carros como antigamente, embreagem, freio, acelerador, alavanca de cambio, conta giro para controle da rotação do motor. Deixem a eletrônica liberada somente para o desenvolvimento do motor, para ganhos de potencia, liberem o desenvolvimento de suspensão, coloquem pneus mais largos, mas com a condução do carro no sistema tradicional sem intervenção do piloto – o condutor só teria embreagem, freio, acelerador, volante e alavanca de câmbio – e sem essas normas esdrúxulas de limites de pista , limite de velocidade nos boxes e etc. Aí teremos corridas muito mais interessantes, porque teremos o fator humano na condução do veículo – um erro de marcha, uma freada no ponto errado etc. Seria bem mais interessante do que esse negócio de asa móvel e etc e tal. Ps: A passividade de Rosberg é tão entediante quanto a F1 atualmente.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Rosberg é frouxo demais! Por duas vezes esteve mais rápido e não atacou Hamilton assim fica difícil ser campeão. Não quero ver Hamilton campeão novamente, torço contra ele mas reconheço que numa situação igual à desta corrida Lewis teria atitude de campeão e iria pra cima, e tentaria a vitória.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 anos atrás

Varias pistas ótimas pelo mundo não fazem parte da F1 , e esta pista
HORRÍVEL , que ninguem ultrapassa ninguem , se mantem a anos no
calendário da F1 …. lamentável……
Obs: a Williams deveria pensar no carro do ano que vem, pois o deste ano
vai terminar o ano disputando com a Sauber e Manor…

Fabiom
Fabiom
7 anos atrás

Massa mal demais, pelo amor de Deus!!!

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

A atitude imprópria de Hamilton para com Gutiérrez mostra o quanto o ego do inglês está inflado.

Anderson_SP
Anderson_SP
7 anos atrás

Pior que a monotonia da corrida foi ver a pachecada da maldita tocha olímpica, ficar dividindo a tela como se fosse mais importante mostrar aquilo do que a própria corrida foi de irritar, será que não tem ninguém de bom senso na Globo pra chegar e falar olha deixa essa m… de tocha pro programa seguinte, quem quer assistir corrida de carro não quer ver passeio de tocha.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Anderson_SP
7 anos atrás

E ainda pior do que ver a tocha olímpica no meio da corrida foi ter que ouvir Luiz Roberto “cantando” Trem das Onze. Ali foi pra acabar…inclusive com a música.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Anderson_SP
7 anos atrás

O fato é que o Bradesco patrocina a tal Tocha e paga as emissoras para aparecer como patrocinador. Simples assim.
Se ninguém patrocinasse a tal tocha, a gente nem sabia que ela existia. rsrsrs
Em resumo, TV de merda que manipula audiência com patrocinadores(anúncios) que nos explora.

Jr.
Jr.
Reply to  Anderson_SP
7 anos atrás

Verdade… Quem quer assistir corrida de carro tá cagando e andando pra essa merda de tocha.

Rafael Rego
Rafael Rego
7 anos atrás

Tem uns caras que não se ajudam msm…
Palmer vinha em décimo, pra marcar pontos, vai lá e roda sozinho.
Depois o Gutierrez consegue a posição de pontuar, ignora as bandeiras azuis e toma punição…

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

A grande vantagem que as Red Bull teriam na Hungria não se confirmou.

Fosse um pista que permitisse ultrapassagem, Vettel teria chegado facilmente na frente de Riccardo e Raikkonen na frente de Versttapen. Ambos ficaram a menos de meio segundo atrás sem ter o que fazer.

O único piloto a ser ultrapassado ontem foi o Findando Amonso. Raikkonen parecia um raio ultrapassando um trovão.

“As McLatas estão mais próximas das Ferraris do que as Ferraris das Mercedes”

kkkk!
kkkk!
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Esqueci de desenhar, tava falando de desempenho máximo em um circuito que favorecia a Ferrari segundo eles próprios.
Melhor Ferrari: 1:20,87
Melhor Mclaren: 1:21,21
Melhor Mercedes: 1:19,96

Isso foi o q3 no seco, em condições mistas, Alonso atropelou o Vettel, no Q2. Mas ali não foi carro, foi no braço mesmo.
#ChupaMaisUma!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Todo castigo pro PICARETONSO é pouco!!!

O pior campeão do mundo!!!

HUAHUAHUAHUAHUA

Marcelo
Marcelo
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Cara, seus comentários são hilários e sempre dou muita risada. ” findando Amonso” é sacanagem !! Kkkkkkkkk
O Amonso tá rodando mais cata-vento. Rodou na corrida, em Silverstone e na classificação, na Hungria, pra falar só das duas últimas corridas.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
7 anos atrás

A corrida foi medonha como o campeonato em geral e como as últimas temporadas dessa categoria já fedendo..

O Hamilton ainda deixou o Rosberg dar uma escapada no começo pra poder contar pros netos que ”aquele tetra foi emocionante pacas”, mas não rola. Quando milagrosamente eu acordo cedo o bastante pra assistir ao gp ao vivo simplesmente não consigo mais me concentrar nele. Acabo fazendo qualquer outra coisa e deixo a corrida como som de fundo. A F1 tá boa como som de fundo e olhe lá…

luigi
luigi
Reply to  Fabiano Lacerda
7 anos atrás

Você estava se penitenciando de algum “pecado” grave , para ter que ficar ouvindo aquele MALA falante ,proferindo asneiras !

Cesar
Cesar
Reply to  Fabiano Lacerda
7 anos atrás

Som de fundo? Luiz Roberto?
Não né.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Chatinha, chatinha a corridinha. Rosberg é mesmo um ótimo piloto, concordo, mas precisa ser muito melhor que ótimo para vencer Hamilton e levar o campeonato. A vantagem de 43 pontos era uma ilusão causada pelos problemas que Hamilton teve no início da temporada (e terá mais alguns por causa dos motores). De qualquer forma tudo é possível quando a equipe mantém dois ótimos “primeiros” pilotos na disputa, como deveriam fazer as outras, as mais “covardes”, digamos assim.

Mostrar o dedo porque o retardatário não respeitou as bandeiras azuis – e por isso foi punido – foi hilário, a F1 já foi divertida um dia, isso já tinha acontecido uma vez, em Adelaide se não me engano, não lembro quem fez, e provavelmente também em muitas outras ocasiões, retardatários retardados sempre existirão, e em pistas como esta não se deve brincar com eles, é melhor esperar.

Gostei muito do Verstappen, o cara não brinca não. Helmut Marko e Toto Wolff estão certos quando falam sobre o exagero nas questões de segurança, Mario Andretti já dizia isso na década de 1970, sem risco > sem público, todo mundo sabe menos os “dirigentes”, digamos assim novamente.

A frescura na chuva por exemplo, aposto que morreram proporcionalmente mais pilotos em pista seca do que no molhado. Adaptar o regulamento para que os carros tenham especificações que permitam que corram em chuva forte sem aquaplanar é a coisa mais fácil do mundo. Acho que um espectador, fiscal ou mecânico tem muito mais chance de morrer hoje em dia do que os pilotos, ninguém fala na segurança deles…

Boca
Boca
7 anos atrás

Uma das melhores corridas do ano!!!

Torço pelo Lewis, por isso se ele vencer de ponta a ponta em uma corrida que ninguém passou ninguém eu vou achar a melhor corrida do ano.

Mas torcida a parte, a corrida até foi boa pelas disputas entres as primeiras posições, na pista e na estratégia.

A Mercedes ainda “ousou” sugerir que Rosberg parasse antes do Lewis… Na segunda rodada de pits pra marcar o Riccardo.
FALA SÉRIO!!!

Go Lewis!

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Roberschello

Jr.
Jr.
Reply to  Clodoaldo lelli
7 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dú
7 anos atrás

Hoje sim era para o Hamilton jogar o boné de 2º para o Keke Jr. Do Massa, faz o que pode, e tenho comigo aquela velha imagem de quando andou em Interlagos no evento do Santander.

Zé Tros
Zé Tros
7 anos atrás

Na corrida passada foi o xixi rapidinho da Mariana Becker, hoje foi Luiz Roberto “cantando” Trem das Onze, depois da transmissão dividir a tela com o revezamento da tocha olímpica.

Quem poderá nos salvar?.

Kkkk!
Kkkk!
7 anos atrás

Passamos a segunda metade da temporada e vemos na Ferrari uma situação nunca antes vista. O segundo piloto à frente na classificação em relação ao primeiro piloto!
E como se não bastasse, um piloto da Redbull passa os dois pilotos da Ferrari… agora tem que ser oficial, Vettel deve ajudar o Kimi no restante da temporada, asa nova? só pra quem lidera o mundial, hahaha!
Boa corrida do Kimi, ganhou muitas posições. A Ferrari errou na estratégia do finlandês, tivesse colocados os médios no segundo stint tinha feito 4o e 5o com Kimi em 4o, mas foram de mais duas paradas de super softs, burros! Qtas corridas eles vão levar pra perceber que o Kimi é superior ao Vettel em ritmo de corrida? Só deixar o finlandês mais confortável no qly, e pronto. Ou isso ou é amargar um terceiro lugar no mundial de construtores com um carro que iniciou o ano pressionando a Mercedes.
Duas Mercedes, duas Ferraris, duas redbulls e depois? A mclaren do Alonso! Kkkk! O cara é foda, entrega mais que o carro pode dar, gênio!
Mais do que óbvio, falta piloto na Ferrari!
Quero ver Maranello pegar fogo em Monza, Qdo ficarem atrás da force india, hehehehehe! Eu avisei…

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Se o PICARETONSO é tão bom assim, pq a FERRADA dispensou ele???

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Quem está atrás da Force Índia é a McLaren.
Se o cara realmente fosse gênio, no mínimo estaria na Red Bull e no máximo, na Mercedes.

#DezAnosSemTítulo!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

kkkkkk…….Se isso acontece em Monza vai ter neguinho aqui despirocando!! hahahahaha.

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Por que se fala em acabar com corridas de Monza,interlagos,hockenhaim e essa merda que chateia o campeonato a anos ninguém quer acabar?

Renato F1
Renato F1
Reply to  Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Esta é muito fácil de responder: estes lugares pagam muitos $$$$$$$$$ para o Tio Bernie! Aí, ele fica feliz e renova o contrato com as pistas até o final do século.
Já as pistas que estão vendo os custos irem para a estratosfera e a receita para o fundo do oceano, querem pagar menos para (tentar) equilibrar a conta. Menos dinheiro, o Tio Bernie fala que vai cancelar o contrato!
Audiência? Público? Emoção? Nada disto importa! Só dinheiro no bolso!

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Acho que esse final de semana marcou o fim da linha para Massa na Williams

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

Corridas chatas e modorrentas sempre houveram e parece que sempre será assim. Ok.

Mas a bizarrice da Fórmula 1 está cada vez maior. Punir o Button pela instrução do engenheiro? O que foi aquilo? O cara estava em último quando foi notificado pelos comissários. Em último. No processo de “reinicialização” do carro ele já foi punido por perder mais de 1 minuto em relação ao líder, voltou em último e ainda tomou corretivo. Isso sim é difícil de suportar.

Falando em suportar, a transmissão foi a graduação épica máxima da fanfarronice e do abuso por parte do LR. Ele tentou o tempo todo imprimir uma falsa emoção que jamais viria a existir sobre um possível embate entre os caras da Mercedes. Mano, ele teve a audácia de entoar “demônios da garoa”, enquanto os tiozinhos tentavam erguer a tocha, naqueles flashes ridículos. E a empolgação barata de terceira categoria também só faz piorar. Vai bem não..

Marcos Gomes
Marcos Gomes
7 anos atrás

Sobre o Massa, será que a culpa é mesmo do carro ou da estratégia que ele adotou? Lembrando que o Bottas largou em décimo e terminou em nono, acho que Massa poderia ter feito duas paradas andando com os pneus super e ter ganho algumas posições.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Iceman perdeu o duelo para o “moleque”, o que já era esperado. Em contra-partida, fez a melhor volta da prova, consolidando sua posição de segundo piloto mais rápido da história da F-1.

Verstappinho não quer saber quem vem atrás. Nome ou marca, tanto faz. Se for bem conduzido em consonância com boas escolhas, será campeão.
Vettel, sem saber, abriu caminho para o seu herdeiro na Red Bull.

Pilotinho Xiliquento
Pilotinho Xiliquento
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Segundo piloto que está na frente do primeiro piloto, nunca vi uma (beep) dessas na vida….
Vettel deve estar rasgando o cu com a unha vendo a Redbull ultrapassando a Ferrari, vai sentir na pele o que Alonso sofreu, com uma diferença, vai lutar pra ser terceiro, kkkkk!

Vai Viceonso!
Vai Viceonso!
Reply to  Pilotinho Xiliquento
7 anos atrás

Viu sim, Vicellez! No ano passado, quando Button ficou à frente de Alonso ao final do campeonato.

Só saberemos qual será a segunda força do campeonato entre as equipes, após a última prova da temporada.

Esqueceu, cara-pálida? Vettel é tetra!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Pilotinho Xiliquento
7 anos atrás

Na Ferrari, nunca vi. A mclaren não tem primeiro e segundos pilotos, e outra coisa, Button é campeão do mundo, não é um Ricciardo da vida, que nunca fez nada a não ser bater o Vettel.
Aliás, Qdo Vettel bater o Kimi vc volta aqui. Ahh, é bater o Kimi, não bater no Kimi, como foi na China, hahahaha!!

Mister cingapura
Mister cingapura
Reply to  Pilotinho Xiliquento
7 anos atrás

Acorda, Vicellez… isso não passa de um detalhe para quem é tetra e está no oitavo ano à frente do espanhol.

Ewerton
Ewerton
7 anos atrás

Olha pro Vestappen, quinto lugar no campeonato a 15 pontos do terceiro colocado, e olha que ele começou só em Barcelona, imagina se tivesse começado na Australia, estaria com mto mais pontos hoje. Grande piloto e bom campeonato q tá fazendo, com o carro bom ano q vem acredito q briga pelo titulo.

Tom
Tom
7 anos atrás

A ferrari caminhando para o abismo,mas empresa italiana,…não dá para esperar muito….

luigi
luigi
Reply to  Tom
7 anos atrás

Concordo ,mas é um castigo bem merecido pois ela jogou no abismo ,duas irmãs ,uma da qual surgiu e outra contra qual competia ,e isto foi deliberado por um ex diretor geral que não queria que nenhuma outra equipe italiana brilhasse mais que a Rossa di Maranello, mesmo que em outra categoria .
Pelo rodar da carruagem vermelha ,dentro de algum tempo a Itália que já esta sem um piloto de respeito a muito tempo ,ficará sem uma equipe que a bem represente ,também. E trouxeram um “Omo” que vendia cigarros ,para comandar uma equipe de corsa,esperavam o que ? Il Comendattore deve estar se revirando na cova !