FOTO DO DIA

SÃO PAULO (ninguém é de todo ruim) – Quase não acreditei quando vi a ESPETACULAR reportagem do Victorino Chermont em Medellín, entrevistando o irmão mais velho de Pablo Escobar, Roberto. Ele mantém uma espécie de museu provado com muita coisa que foi do maior narcotraficante da história, e entre essas coisas está um… WARTBURG!

wartescobar

Bom, claro que fui ver do que se tratava. E uma busca “Pablo Escobar Wartburg” no Google desvendou o mistério. Antes, falei com o amigo Davi Troncoso, de Brasília, que tem uma Wartburg Station Wagon com a mesma frente desse aí — carro maravilhoso, como se vê neste vídeo. Ele me contou que nos anos 60 a IFA mandava carros para a Colômbia no sistema CKD — completos, mas desmontados. Foram cerca de 1.700 unidades exportadas pela Alemanha Oriental entre 1963 e 1965.

Encontrei uma pequena nota informando que o Wartburg azul da foto foi o primeiro carro da família Escobar GaviriaAqui, descobri o ano dele: 1965, do último lote enviado para a Colômbia. Era uma picape, carroceria que na Alemanha nem existia. Os colombianos faziam essas adaptações.

[bannergoogle]Aparentemente, na trajetória criminosa de Escobar, tudo começou com esse DKW alemão-oriental: as primeiras incursões no mundo das drogas, o início das atividades de compra e venda de cocaína, os contatos preliminares com bandidos locais, abrindo o caminho para a fortuna e o poder.

Vejam como são as coisas… Fico imaginando se no primeiro encontro de Escobar com algum chefão de cartel o carro quebra no meio do caminho. Talvez ele desistisse de tudo, visse como um sinal divino para não entrar nessa vida, voltasse para casa de ônibus para procurar um mecânico.

Bom, acho que o Wartburg não quebrou.

Tem bastante coisa sobre os carros de Pablo Escobar na internet, como esta página que mostra, inclusive, os restos mortais de vários deles — utilizados em atentados, fugas e patifarias em geral. Consta que muitos foram queimados pela polícia na fazenda Napoles, hoje um parque temático que conta a vida do traficante. Isso explica seu estado.

Que baita história, a desse cara. E tinha um Wartburg no meio do caminho. Cacilda.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ags
ags
7 anos atrás

Duas vidas..dois tipos de poder..
Beira Mar.. tinha 3 carros.. o melhor era um Nissan preto.. onde ele descia o paraíso ia até o inferno zua com a lora de sociedade carioca.. E olhe, segundo dizem.. fazia até 2 viagem por dia para ter um plantel digno..loras de prais. madames..rss
Outra vida outro poder..
Cachoeira.. tem um Cayman.. blindada..nível 3.. 2 Robson preto..preto.. onde ele anda para tirar o stress..e na garagem em Anápolis..um Ferrari Mondial.. p.r.e.t.a…..
Bom.. nada mal né.. é a realidade do pais.. muito rico..né..
Ambos são pessoas que pagando os impostos para o governo..
E não abate no IR..
ps.. Cachu.. tá no RJ.. pagando;R$ 3.520 a diária…não pode sair da cidade.. pois não tem tornozeleira numero dele..rsssss

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
7 anos atrás

É Flavinho… Ver a SL 300, o segundo carro mais lindo de todos os tempos, o primeiro é o e-type (minha humilde opinião) queimada (foi vendida uma há alguns dias no Barret-Jackson leilões por US$ 2 milhões) é dolorido pra quem gosta de carro.

Só aproveitando a mensagem (nada a ver com o assunto ), você que gosta de arquitetura e de São Paulo, se tiver tempo de uma olhada no que estão fazendo no castelinho da Rua Apa. Uma das casas com a história mais legal (bem trágica é verdade) que já vi… Estava apodrecendo e estão restaurando… É lindo demais… Abraços…

Durvaldisko
Durvaldisko
7 anos atrás

O que 15 toneladas de cocaína, por dia,para os EUA,fazem com humilde colombiano…

Marcelo #49
Marcelo #49
7 anos atrás

Aqui em floripa tem um desse, sedã, azul clarinho, quase Lilás. Um Sr esta sempre rodando com ele.

Guilherme Oliveira
Guilherme Oliveira
7 anos atrás

E possuía um Porsche 911 RSR 1974, que foi pilotado pelo Emerson Fittipaldi na IROC e com uma 24h de Daytona no currículo…

Marcelo Rocha
7 anos atrás

FG, na TV a cabo passou uma série sobre a vida de Escobar produzida por um canal latino, talvez colombiano, sem qualquer relação com a do Netflix, com jeitão de novela
Agora não me lembro se foi naquela ou na do Netflix, mas em certa parte conta o início da vida de crimes do Escobar com seu irmão mais velho, transportando mercadorias contrabandeadas (tv, videocassete, telefone sem fio etc.) pelas estradas colombianas com uma “pickupinha”, sendo parados por policiais ou do exército e praticando o nosso velho conhecido suborno Talvez seja ela.
Só depois o malandro entrou para o mundo das drogas.
Abraços.

jose goncalves
7 anos atrás

“Foram cerca de 1.700 unidades exportadas pela Alemanha Oriental entre 1983 e 1965.”

Estas datas estao certas ?